O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

@lendocomjulian 19/03/2022

Surpreendido
Ouvi faz muito tempo o Nerdcast de RPG medieval, e fiquei animdado para ler esse livro. Finalmente consegui (por audiolivro) e gostei bastante. Não sei muito o que esperava dessa história fora o Martelo que em alguma hora precisaria aparecer. Gostei bastante do Ruff, do Corin, Axia, Prior, até mesmo Zamir.
Recomendo!

Vitão 14/03/2022

A trilogia que eu precisava, mas não sabia.
"- Os deuses são a única coisa que faz sentido absoluto - disse Ruff. - Eles são nosso parâmetro.

- Aí está o erro, se quer saber o que eu penso. As pessoas acham que existe o bem ou o mal. Que os deuses definem tudo isso. Mas o mundo é como o metal, humano iludido. O metal transforma-se em ferramentas. E essas ferramentas são usadas para o bem ou para o mal. Você pode forjar uma espada, e então usá-la para assassinar um orfanato cheio de crianças bonitinhas! Ou pode usá-la para derrubar um tirano. A espada é má? Ou é boa?"

Kaio.Zorzan 09/03/2022

Um livro mediocre
Leonel Caldela fez tudo que podia com uma premissa tão fraca, é esperado que um mundo feito para uma aventura de RPG não possua a mesma profundidade de outros mundos autorais como de Martin ou Tolkien.

Entretanto, o autor falha em abusar de arquétipos batidos do genero. A narração de Spencer Toth é um dos poucos pontos positivos do livro, torna o texto maçante em uma experiência prazerosa e suave, recomendaria o livro me baseando apenas nesse fato.

No geral, personagens fracos e mal desenvolvidos não dão o peso necessário que a trama pede. Um livro recomendado apenas para quem não tem nada melhor para ler ou ouvir.

Gustavo 04/03/2022

Mediano
O livro começa muito bom, no entanto, na minha opinião, no meio do livro tem uma barriga desnecessária. Comecei a ler por causa do Jovem Nerd, acreditando no selo de qualidade do grupo, mas não vi nada de mais. Não me arrependo, mas também não indico.

Jessy 28/02/2022

A Lenda de Ruff Ghanor - O Garoto Cabra
Agradável e envolvente. A leitura flui com facilidade e deixa com vontade de sempre continuar mais e mais. Apresenta os elementos de RPG e o desenvolvimento de algumas classes de forma muito legal, atiçando nossa imaginação. E um plot final muito show. Vale a pena.

Zelliks 22/02/2022

É.... história bem genérica
Pra quem gosta de história genérica é um excelente livro, o jovem escolhido pelos céus para combater o mal na terra...., mas para outros que preferem uma história de desenvolvimento de personagens mais elaboradas, fica bem complicado....., eu inclusive nem sei como fzr comprei a trilogia inteira e não gostei desse primeiro livro......

igorteuri 04/02/2022

Uma leitura rápida e divertida.
Este é o primeiro livro que leio do autor, e gostei bastante da experiência. É uma leitura fluida e rápida. As páginas voam, sem perceber. A descrições são diretas, mas no ponto certo para atiçar a imaginação.

Muito interessante como o autor conseguiu expandir o universo de Ghanor com as poucas informações obtidas à partir do jogo de RPG. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive os vilões. que tem motivos claros e relacionáveis para agir como agem.

Em alguns momentos, senti que as coisas aconteciam rápido demais, alguns aprendizados e evoluções. Mas creio que faz parte do clima e objetivo do livro. É mais uma questão de estilo e gosto do que qualquer outra coisa.

O livro termina com um cliff hanger muito interessante, e que foi antecipado durante todo livro, por isso não soa forçado. Fica claro para mim o background do autor com o RPG de Mesa, as belas descrições de magias, dos descansos, das curas. Além é claro, de ter a facilidade de trabalhar colaborativamente na construção desse universo.

site: https://www.youtube.com/dadoscriticos

Stee Bruno 03/02/2022

Korin tudinho melhor personagem.
Assim, foi uma leitura divertida e tals. O final me deixou ? e tudo, mas várias outras coisas já tavam bem na cara.
A escrita foi boa, mas algumas vezes tinha umas falas meio "teatro" demais. Acho que vou continuar.
Rafael Kerr 03/02/2022minha estante

Adib 02/02/2022

....
O livro é simplesmente muito fluido. E saindo de uma ressaca foi um excelente remédio.
O trabalho que foi feito na construção da lenda que fez parte dos rpgs do jovem nerd é incrível. A forma como Leonel Preenche o mundo é absurda.
Sabemos parte da história, sabemos o fim. Mas a jornada até lá é que trará as grandes emoções.
espro

Juan Weitzel 06/01/2022

8 ou 80!
Este livro na verdade são "2 em 1":

Ele é EXCELENTE: Se voce conhece a historia contada nos nerdcasts e assim com seus elementos, acaba aproveitando melhor a narrativa dos autor, que brilhantemente amarrou vários elementos do que havia sido contado criando uma mitologia por trás: Ghanor ser um exímio forjador, Zamir Humano, São Arnaldo, Devorador de mundos... Então pra quem ja tinha ouvido isso nos episódios citados, foi divertidissimo conhecer mais ou saber o motivo de algo.

O livro é "MEDÍOCRE", (não me entendam errado, eu adorei) porém da perspectiva de um leitor que não conhece a estória do Nedcast, esse livro é apenas mais uma aventura fantástica recheada de clichês, um grupo onde cada umtem a sua habilidade que vão em busca de um objetivo, tem um dragão malvado, o "escolhido" com habilidades especiais, o melhor amigo do protoganista que oferece o contra-ponto, a mocinha misteriosa... Ou seja a estória acaba por se tornar (na minha opinião) uma estória simples, aliás mais uma...

Porém como tenho os livros, escutei os podcasts e gosto ja3vou iniciar o livro 2, na torcida por mais elementos inesperados.

Myke 19/12/2021

Fantasia Nacional.
O livro é um prequel da história contada no Nerdcast RPG, ele conta a Ascensão do mítico herói Ruff Ghanor, já retratado como grandioso no RPG, porém no livro ele começa como um garoto, um garoto cabra.
Uma boa leitura, Leonel Caldela manisfesta muitas influências no livro, mas conta uma história inédita.
Particularmente não fiquei ansioso para ler as continuações, pois achei que a história está toda ali, neste primeiro volume.
A literatura nacional vive em até gêneros completamente dominados pelo exterior!

Junior Lima 14/12/2021

Um Ótimo Livro de Fantasia
O livro tem todos os arquétipos que uma alta fantasia pode ter, e isso pode acabar caindo nos clichês para quem já leu bastante livros de fantasia. Mas para quem não é acostumado ou quer adentrar ao universo fantástico, o livro acaba sendo uma boa porta de entrada para o estilo.

Logo nas primeiras páginas do livro, o protagonista Ruff Ghanor já mostra uma parte considerável do seu poder, mostrando que o garoto é um ser particular. E o livro não acompanha somente a sua jornada de crescimento para se tornar um herói, mas também mostra que ele é o escolhido para libertar o povo da tirania e o quão cheio de pressão é carregar esse fardo.

Vou ser sincero com vocês: o vilão quase não aparece no livro. Então como podemos detestar o vilão do livro e acompanhar o desenvolvimento do herói e o antagonista, se o oponente quase não aparece? Pelo ambiente que o tirano criou no universo do livro. Através de injustiças e violências gratuitas por parte de seus lacaios, a cada capítulo odiamos mais a presença oculta do vilão e torcendo para que tudo isso acabe de uma vez.

Geralmente em livros de fantasias, principalmente que tem como pano de fundo a jornada do herói, o livro é preenchido pelo treinamento do protagonista e o desenvolvimento do background, para que no final ocorra uma grande batalha. No livro, já acontece diversas batalhas e cenas de ação de tirar o fôlego, mostrando que a prática das batalhas que vai moldar o heróis, através de sacrifícios de pessoas próximas e derrotas infligidas.

Contém alguns clichês do estilo Fantasia? Sim. Mas isso não me incomodou, porque a narrativa fluida foi bem construída para que tudo aquilo acontecesse. E mesmo com alguns clichês premeditados, a leitura é de tirar o fôlego, nos deixando curioso para o que viria a seguir. E o cliffhanger do final do livro é o ápice dessa curiosidade, já desejando ler o próximo livro!

Fabio293 10/12/2021

Que vontade de jogar RPG
Caldela criou uma obra espetacular derivada de uma mesa de rpg. Os personagens são muito bons e ajudam a história a fluir de forma bem organizada. Agora é continuar a trilogia.

rangel.sardinha 30/11/2021

Empolgante
Na melhor tradição do rpg medieval fantástico, uma viagem empolgante. Um livro redondo e bem fechado.

Tati Freitas 04/11/2021

Uma delícia de leitura
Pela primeira vez leio um livro baseado em um RPG e não o contrário. Foi uma leitura gostosa que me transportou de volta à minha adolescência e aos fins de semana dedicados a invadir masmorras e lutar contra inimigos monstruosos tentando salvar o mundo com meus amigos enquanto bebíamos refrigerante e comíamos biscoito com textura de isopor. Eu amei a jornada e o final me pegou de surpresa. Tô pronta pra segunda parte.