Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Kelly @foinumlivro 27/08/2020

Uma história sobre o amor aos livros
Tive muita dificuldade para pensar em como descrever esse livro, pois ele é um livro com uma pegada bem infantil e inocente mas ao mesmo tempo tão bonito sem ser bobo que é difícil de explicar.

Basicamente tudo gira entorno do fato de tudo que Mo, pai de Meggie, le em voz alta sai dos livros e toma vida, o problema é que sempre que uma coisa sai dos livros outra deve entrar nele para "substituir", e em uma dessas ao ler Coração de Tinta (um livro sobre um vilão que tem o coração tão preto como tinta), Mo acaba tirando do livro Capricórnio (vilaozaço), Basta (capanga que no fundo tenho dó) e Dedo Empoeirado (aquele que estava no lugar errado na hora errada), e no lugar deles a esposa de Mo e mãe de Meggie entra no livro. O problema é que Mo não sabe exatamente como esse poder funciona e não consegue tirar nem colocar personagens específicos dos livros.

Tudo isso aconteceu quando Meggie tinha apenas 3 anos e agora aos 12 que ela começa a ter contato com esse povo não tão do faz de conta assim já que Capricórnio volta a procurar por Mo para que ele possa trazer seu "monstro de estimação" para nosso universo, para que ele possa tocar o terror.

O livro além de falar sobre personagens que tomam vida e passam a habitar nosso mundo não mais somente nossa imaginação, também trata sobre o amor aos livros, o cuidado com eles já que Mo é um encadernador e restaurador de livros e desde sempre ensinou a filha o amor pelas palavras.
Além disso parece que todo mundo perto deles tem uma história de amor pelas livros o que deixa tudo muito lindo!

Uma coisa que gostei muito é que cada início de capítulo do livro tem uma citação de algum outro livro (sim fazem sentido) o que nos da a oportunidade de ter um gostinho de novas histórias, aliás minha lista de desejados crescer por isso haha.

Quotes:
"Eu acho que ela se alimenta de letras. Toda a casa dela está atulhada de livros. Ela os prefere à companhia de seres humanos" Pág 114

"Pensando bem, talvez ela fosse semelhante a ele: o lar dela também consistia em papel e tinta de impressão, como o dele. Talvez ela se sentisse tão estranha quando ele no mundo real." Pág 300

igor 06/09/2021

livro perfeito!!!
por ser uma fantasia mais infantil, eu achei que não ia curtir tanto no momento. eu amo livros de fantasia no geral, mas minha vibe atual não tá sendo muito essa. eu tinha pego o livro pra ler então resolvi terminar e me surpreendi. logo no começo eu já fiquei prevendo várias coisas achando que tudo era óbvio de acontecer, porém o livro me surpreendeu com o plot e a forma como as coisas foram acontecendo. realmente, muito criativo e inesperado. se tornou um dos meus livros favoritos.

SaraBorges 11/03/2023

Gostei bastante
Achei uma história muito gostosa de ler. Tem uma barriguinha no meio q deixa as coisas um pouco repetitivas, mas nada q chegue a estragar a experiência.
Achei o Mo mais inocente que a própria filha, e já adorei ele por isso. Recomendo pra quem quer uma leitura suave e livre pra toda a família.
Tô curiosa pra saber o que vai acontecer nos próximos livros.

Pedro Schabarum 01/05/2020

Coração de tinta
Coração de tinta conta a história de um restaurador de livros que tem a habilidade de trazer os personagens à vida. E em uma noite ele dá vida aos personagens de Coração de Tinta...

Achei o livro bom. Estou ansioso para ler a continuação (embora pareça que ninguém sabe que ela existe).
@pedro.h1709 30/12/2020minha estante
Tem até filme sobre

Pedro Schabarum 30/12/2020minha estante
Sim, mas quero terminar de ler a trilogia antes

Brielle 24/05/2023

Queria ter levado menos tempo para ler esse livro, mas ele é maravilhoso, os personagens são apaixonantes e tudo parece ser narrado com tanto carinho que é impossível não se apegar à história.

Line Secco 12/03/2022

Coração de Tinta ??
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.

Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Carol 13/12/2020

Não consegui me envolver,a proposta da história é muito boa,mas não rolou. Não consegui gostar nem do filme.

Fernanda 02/09/2022

é uma história de fantasia bem legal, porem chega uma parte do livro que fica bemmmmmm chato, por pouco q eu n desisti desse livro
skuser02844 04/09/2022minha estante
Senti o mesmo!! Ficou meio enrolado mais pro final

Itazin 04/09/2022minha estante
Eu quase abandonei quando eles foram pegos pela segunda vez kkkkk mt enrolação

mundinfeysand 02/11/2020

"Simplesmente esplêndido."
Não foi uma leitura que fluiu rápido como imaginei que iria acontecer. Por mais que tenha amado todo o livro e todo o desenrolar dos acontecimentos, só fiquei de fato presa a ponto de não conseguir largar já nos últimos dez últimos capítulos. Mas sem dúvidas me surpreendeu positivamente. Desde bem novinha, pós assistir o filme (que por sinal, agora sei, é horrível) sempre quis ter essa trilogia em mãos para ler, me recusei a ler em e-book, e finalmente consegui. Foi uma leitura que sem dúvidas, mesmo com toda lentidão, entrou pros favoritos. Sério, um livro de fantasia sobre livros... sem palavras pra descrever. Já vou começar o segundo me preparando pras novas aventuras da Meggie com aquele famoso e gostoso frio na barriga.

Claire Scorzi 09/06/2010

Prosa encantatória
Um encantamento das palavras. Prosa poética. O fascínio da leitura. O poder dos livros.
É certo que deixarei de observar alguns dos pontos valiosos do romance, e de outros vou me esquecer. Mas quero apontar aquilo de que me lembro.
Cornelia Funke expõe o poder da leitura em mais de um sentido; implicitamente, na trama, quando um personagem é capaz de trazer para o nosso mundo personagens dos livros que está lendo; explicitamente, ao contar essa história através de uma prosa altamente trabalhada, esmerada, poética - verdadeiro 'feitiço' no uso das palavras, de cada frase; não foram poucas as vezes em que me vi lendo em voz alta passagens da obra. Sua linguagem belíssima e contudo nada hermética encantou-me. Uma façanha que obviamente a tradutora conseguiu transpor para o português, o que merece elogios.
O ponto fraco de Funke parece estar na concatenação das peripécias da trama; como irá acontecer também em "Sangue de Tinta", a sequência, ela repete situações tensas, com seus heróis impotentes (eles são aprisionados mais de uma vez durante a história). É como se ela não soubesse fazer a trama andar, criar conflitos, senão dessa forma; ou como se julgasse seus personagens 'do bem' mais fracos, menos dinâmicos, do que os vilões.
Ainda assim, "Coração de Tinta" impressiona por sua prosa repleta de poesia, seu estilo cuidado e todavia descomplicado; um notável exemplo de que é possível escrever livros 'para crianças e jovens' sem sacrifício da beleza literária. Aliás, o livro é muito melhor escrito do que dezenas de obras 'para adultos'.

Sarah.Macedo 28/04/2021

O livro não é clichê. No começo a leitura não é tão empolgante mas do meio para o fim vai ficando mais instigante! Os personagens são bem desenvolvidos; a leitura é fácil mas tem algumas partes chatas, enfim. Quem ficou com vontade de ler, aconselho que reúna determinação para chegar pelo menos até a metade, o resto é de boa!