Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

lau 14/05/2021

lindo
Eu sempre quis ler esse livro. Claramente é um infantojuvenil, mas que, na minha opinião, todos podem aproveitar a leitura.
A única coisa que me incomodou foi que o livro foi construído todo na trama do Capricórnio e do que ele queria com Mo, o que ele queria tirar do livro e etc, mas o desfecho em si senti que foi muito rápido e muito apressado. Mas, como é um livro infantojuvenil acho que atende a esse público! Muito bom

Mari 31/08/2020

Apaixonante
Gostei muito desse livro.

A história realiza nosso sonho de trazer o personagem de um livro para a vida real.

Meu sonho!

kathrein.oliveira 16/02/2021

Chocada estou! Que livro incrível!!!
Não acredito que demorei tantos anos pra ler esse livro!

Um livro que virou uma das minhas adaptações favoritas de infância. Fiquei com esse livro na estante por 8 anos antes de lê-lo. Isso mesmo! E me arrependo profundamente.

Um livro que fala sobre livros, que te aventura, amor, drama , fantasia e tudo! Um livro que as palavras saltam das páginas, que os personagens parecem reais e com uma escrita musical. E como se tudo isso não bastasse? Os capítulos são curtos e cada um deles começa com um trecho de livro diferente!!! Estou apaixonada!

Pretendo pegar a sequência pra já!

Debs 07/11/2020

"O ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia"

Mo é um típico "médico de livros". Ele encardena, mantém limpos os livros mais antigos, entre outros ofícios. Mas ele também é um leitor muito poderoso. Tudo o que ele lê, torna-se realidade.

Quando, em uma noite, um dos personagens de um livro que ele leu aparece em seu sítio, ele percebe que a vida dele e da filha mudará.

"Coração de tinta" é cheio de magia e com personagens incríveis. Todos os acontecimentos do livro te passam a sensação de realidade e credibilidade. É algo vívido e sensitivo.

Léo 12/02/2022

Uma carta de amor para jovens leitores...
Coração de Tinta me pegou em uma época muito propícia. Tinha bastante tempo pra ler e uma vontade de ler livros que estavam fora do Mainstream. Na época, as séries como Harry Potter e Percy Jackson tomavam as estantes de todos, mas eu tava afim de algo diferente.

A ambientação rica e a trama de pai e filha, com todos os problemas, me ganharam de início. Um encadernador de livros que não lia mais em voz alta... A trama nos conduz para a cidadela de um vilão que me impressiona até hoje: Capricórnio. Seja o nome, seja a personalidade, o som do nome dele me deixa apreensivo até hoje, para não falar de Basta, seu capanga com lâminas de navalha e hálito de hortelã... Cornelia Funke deixou isso impresso na minha mente e até hoje relaciono "hortelã" a essa memória.

O livro poderia ser apenas "bom" o suficiente pela dinâmica de fuga e resgate que conduz. Mas a criação de personagens como Dedo Empoeirado, o herói covarde, e tantos outros que ganham espaço na trama, conseguem transportar a mente e o coração pra dentro das páginas do livro, sem a necessidade de uma Língua Prateada. Definitivamente, eu tenho um Coração de Tinta.
Bruna 12/02/2022minha estante
Uma das minhas metas esse ano é ler esse livro!!
Já estou mais motivada ?

Léo 12/02/2022minha estante
Certamente vai adorar. E leia os livros seguintes depois! Cornelia Funke tem a habilidade de nos transportar pra dentro da história. O mundo é vivo demais! É como viajar no sofá!

Bruna 12/02/2022minha estante
Já me deixou mais ansiosa ?

Matheus 24/04/2022

"É bom ter os próprios livros quando se está num lugar novo"
Livro ?: Coração de Tinta
Autor ?: Cornelia Funke
Faixa etária ?: +10
Nota ?: 4.5 ?
Marcações ?: 42

Um livro sobre livros, uma história de fantasia envolvente sobre o poder da leitura e da escrita... mas eu realmente esperava muito mais.

Coração de Tinta (ou Tinterherz do inglês) é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta e escrito pela autora Cornelia Funke. Eu li esse livro por recomendação da booktuber Maiara Miranda do canal Estante Cósmica e devo dizer que realmente me decepcionei.

Acho que já faz um tempo que leio um livro com intenção de favoritar e acabo me decepcionando. Ah, mas você deu 4.5 estrelas, não? Sim, mas daria menos se não tivesse o começo instigante e as citações literárias.

Em "Coração de Tinta" nós vamos conhecer Meggie Folchart, que mora com seu pai Mortimer "Mo" Folchart. Mo tem o poder de trazer coisas dos livros para a realidade quando lê os livros em voz alta, no entanto, ele também coloca algo da realidade para dentro do livro.

Certo dia, ele estava lendo para a esposa um livro chamado Coração de Tinta (daí que vem o nome da obra) e acabou colocando sua esposa dentro da história e trazendo Capricórnio, o vilão, para a vida real.

A história em si é divertida, mas a escrita é muito rasa e considero que não gostei do modo que a Cornelia escreve. Os personagens são muito rasos e a descrição de lugares mais ainda, a história podia ser muito mais divertida e interessante mas acho que a autora não colocou toda sua criatividade na obra.

A estrutura do livro também não é das melhores, visto que muitas coisas se repetem e o livro podia ser bem menor. Também não acho que mereça continuação, então não vou ler a sequência "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta".

O livro podia ser muito melhor, muito mesmo e aquele velho ditado "venha e faz melhor" infelizmente não funciona muito aqui. Entretanto, eu me diverti em algumas partes da história, já que ela é bastante infantil e é bastante leve.

"Coração de Tinta" é uma ode aos grandes escritores e tem menções a vários livros como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Senhor dos Anéis, O Hobbit, A Ilha do Tesouro, As Mil e Uma Noites e outros obras clássicas.

Eu gostei bastante das frases e pensamentos dos personagens e foi isso que me fez aumentar a nota de 3.5 para 4.5. Estas frases, creio que todo bookstan vai se identificar.

Recomendo "Coração de Tinta" para quem procura uma leitura leve e infantil (que não era o que eu estava buscando) e creio que o fato de eu não ter gostado do livro é problema do meu gosto, não da história.

Entretanto, não recomendo para quem quer uma história com aventura que vai te deixar de boca aberta e super impressionado (a).

Comentário final: Recomendo, mas depende muito do que você busca. O livro não é de todo ruim, pelo contrário.

Viane 16/07/2023

??
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, até porque já estava saindo de uma ressaca literária daquelas e só queria alguma leitura básica pra me distrair. Mas Coração de Tinta acabou me surpreendendo e virando uma das minhas histórias favoritas. Cornelia Funke tem uma sensibilidade impressionante para desenvolver personagens tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão carismáticos. Fui conquistada primeiramente por Meggie e por Mo, mas logo tia Elinor se tornou a minha personagem favorita, então acabei me apaixonando por Dedo Empoeirado e me intrigando profundamente com Basta. O que me surpreende é a complexidade de cada uma dessas pessoas: Elinor com seus livros e sua solidão transparente, pela qual a tia só percebeu depois que resolveu botar o pé para fora de casa; Dedo Empoeirado, enrabichado pra voltar para casa, cheio de enigmas e uma máscara de deboche que, assim como Elinor, usa para disfarçar a tristeza, sem falar no:
?[...] E ele a expulsara de seu coração, como sempre fazia quando alguém queria se acomodar ali de forma duradoura.?
Além de Basta e suas superstições, que foi uma característica chave para diferenciá-lo de todos os outros homens de Capricórnio, pois ela nos leva também ao fato de que Basta é sim, lá no fundo, inseguro, emocional e um pouco medroso.
Algumas partes me deram medo. Isso porque pela proposta, linguagem, história e toques de contos de fadas, eu achava que era um livro leve. Que os vilões eram malvados, mas praticamente tão inofensivos quanto eram dentro de seus próprios contos. Mas essa visão, em algumas partes do livro, é abruptamente corrompida, pois surgia bem do nada um simples comentário ou a citação de algum acontecimento estranhamente forte e mais profundo do que deveria, e nesses momentos eu ficava bem chocada.
Não consigo nem expressar o quão esse livro é lindo. A beleza eu encontrei nas paisagens escritas pela Funke, na delicadeza em que ela descrevia os sentimentos e pensamentos dos personagens, principalmente de Meggie. Na habilidade de não deixar nada escapar, sendo cuidadosa até nos mínimos detalhes (Como num dos últimos capítulos, Sombra, em que ficou perceptível a genialidade de Fenoglio ao escrever aquele final).
Eu amei o final!!!!
Claro que ficaram alguns assuntos para tratar depois, quero bastante ler a continuação.

Monik Lemos 09/05/2022

Uma boa história
Um livro de fantasia misturado ao mundo real, com uma proposta bem diferente, no entanto não me prendeu tanto, talvez por ser um livro infanto-juvenil e assim muito recheado de repetições e alguns diálogos um tanto bobos, mas tirando isso é uma história bem divertida. Achei esse livro numa feira e o nome me chamou a atenção, me recordo de já tê-lo visto em algum lugar ou já assisti ao filme, não tenho certeza.

Vanessa 21/06/2022

Um mundo encantado de letras e magia
Se você gosta de livros no estilo "A história sem fim", essa com certeza será uma leitura para você! A autora tem uma escrita gostosa, mágica que te envolve no Universo que o livro acontece. Mo e Meggie são apaixonantes, o amor entre eles e o amor pelos livros transborda das páginas e te atinge de forma certeira. Animada para ler o próximo!

bbia 20/03/2021

Coração de tinta
Um livro bom, mas q não me chamou tanta a atenção.
A pequena do livro me deixou encantada com o jeito q ele ver o mundo literário, mas a leitura não me prendeu.

sgwbane 14/08/2020

amei mds
eu demorei pra ler ele pq era essa a minha intenção, fazia tempo que eu lia um livro só por ler e nao por "obrigação", e amei, a história é tão envolvente, a trama me fez sofrer com os personagens e era tudo muito visual, estou ansiosa pra ler o segundo

Manassés Vieira 10/10/2020

Encantador
Quem nunca quis conhecer um personagem do seu livro preferido? Pois Coração de Tinta toca exatamente nesse desejo de, senão todos, a maioria dos leitores.
Mortimer, ou simplesmente Mo, tem a habilidade da leitura: Quando lê em voz alta, consegue trazer alguns personagens para o mundo real, porém sempre mandando algo aleatório para dentro do livro em troca. E numa noite, enquanto lia para sua esposa, Mo acidentalmente trouxe os vilões do livro que lia. E nove anos após isso, Capricórnio, o vilão do livro, volta a procurar por Mo para que ele traga mais um de seus amigos vilanesco para o nosso mundo.

Devo dizer que fiquei impressionado com o livro que Cornélia Funke entregou, nunca havia assistido o filme e sabia pouco sobre a história dos livros, porém sempre achei que se tratava de uma história leve, com personagens maus porém não tão maus assim, mas me deparei com personagens incrivelmente maléficos, com cenas de violência, intrigas, sequestro e incêndios por quase toda a parte. Consegui me divertir, ficar triste e ansioso pelo desenvolvimento das personagens e o desfecho da história. Adorei Mo e Maggie, sua filha de 12 anos, adorei Elinor (apesar de às vezes ela ser um tanto petulante) e também adorei Dedo Empoeirado e os violões de Coração de Tinta.
Acho que não posso falar muito mais sobre a história do livro para não estragar a experiência dos possíveis leitores, porém posso dizer que vale totalmente a pena se aventurar pelas páginas dessa história. Já estou ansioso para o próximo!

Kell 14/12/2021

Coração de Tinta é um livro legal, o problema é que não me prendeu, foi uma leitura forçada, não pretendo ler a continuação, porque quem me indicou o livro falou que a continuação continua na mesma narrativa, e foi o que me incomodo . Mas indico para leitores iniciante

Steh 29/07/2022

É um livro fofo
Não dei mais estrelas pq não achei nada assim de impressionante, o universo é bem construído, a ideia central do livro é bem bacana, mas não sei, falta algo no final.

Pra quem gosta de história contada por crianças talvez ame esse livro, pq de fato faz tudo ser muito fofo e mais mágico pela visão dela.

Mas eu esperava que os encontros fossem mais marcantes, e as despedidas mais emocionantes, a história tinha tudo pra fazer a gente chorar, são muitos encontros e despedidas, mas faltou esse ar mais ?melancólico? em algumas partes, o que pra mim, parece que tirou um pouquinho da magia.

É um livro fácil de ler, bom pra quando você quer algo levinho, não que seja necessariamente leve, mas a narrativa leva a isso?