A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa Emma Marriott

Resenhas - A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

Nanda 22/09/2021

A História do Mundo para quem tem pressa
A autora mostra a História do Mundo de uma forma simples e fácil de ser compreendida, desde as primeiras civilizações.

Rafaela_ 13/12/2020

ótimo livro para conhecermos a história do mundo em que vivemos

Julia Carraro 20/10/2020

Interessante
Livro muito interessante que faz um apanhado dos principais eventos históricos (sob qual perspectiva?) mundiais. Mas descobri que eu não tenho pressa, e que queria saber um pouco mais de tudo.

Lilian 19/07/2022

Por alto
O livro conta a história do mundo por alto, só com os acontecimentos mais importantes e pouca análise

Américo 07/01/2021

Atende o que se propõe
O livro traz um breve relato de alguns dos principais acontecimentos no mundo, cobrindo o período de 3500 a.C. até pouco depois de 1945, com as consequências da Segunda Guerra Mundial.

Está dividido em seis capítulos, e cada capítulo é subdividido por continente ou área geográfica (Europa, Américas, Ásia/Extremo Oriente, África/Oriente Médio e Oceania).

O livro se detém principalmente nos aspectos políticos e geográficos, deixando a desejar com relação às questões culturais e artísticas. Por ser um resumo de aproximadamente 5 mil anos de história, acho que pode-se dizer que ele atende ao que se propõe.

Na minha opinião no entanto, acho que ele ainda possui uma base bastante eurocêntrica, destacando muito mais as subsessões relativas à Europa que o restante do conteúdo.

Indico para quem gosta de ler sobre fatos históricos e ter uma visão superficial do todo.
Carolina 07/01/2021minha estante
Questões culturais e artísticas são as que eu acho mais interessantes...

Américo 07/01/2021minha estante
Pois é Carolina, mas fazer o quê né, livro curtinho...

Letícia 03/02/2021

De fato é uma pincelada por todo a história do mundo, mas ainda sim senti falta de alguns poucos pontos que acredito serem tão importantes quanto. Vale o resumão.

Procyon 02/04/2022

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa ? comentário
O livro se trata de um guia básico e apresenta um panorama geral bem conciso sobre a história mundo, concentrando-se principalmente na construção, desenvolvimento e, claro, desmantelamento dos mais variados impérios e civilizações. Abordam-se também acontecimentos, eventos e fatos históricos que mudaram (ou não) os rumos da humanidade.

Como diz a própria autora, Emma Marriott: ?nosso objetivo neste livro foi englobar mais de 5 mil anos de história em um único volume de 200 páginas. [?] buscamos condensar a natureza vasta e muitas vezes complexa de nossa história. Além disso, decidimos dar o devido destaque às primeiras civilizações e aos antigos impérios, bem como oferecer uma história do mundo que ultrapassasse as trilhas batidas da história europeia.?

Achei interessante para ter essa noção mais geral da história, também para intercalar com minhas leituras/estudos sobre mitologia (que obviamente esbarram com a história e a literatura), além do fato de que conheci algumas civilizações que me eram desconhecidas até então. Um bom achado.

Nat @nat.amora 02/10/2020

Breve e organizado
Cinco mil anos em 200 páginas! Longe de pretender ser um guia completo da história mundial, a obra cumpre muito bem o papel que se propõe: expor os principais acontecimentos desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial de forma muito organizada, breve e objetiva.
Uma obra muito útil, eis que permite visualizar um panorama da história e estabelecer conexões de tempo e fatos em diversas partes do mundo. Um belo ponto de partida para estudos mais pontuais, como pretendo fazer com as histórias da Rússia e da França.
O livro conta também com diversos mapas explicativos, que são minha paixão (culpa de Tolkien rs)

Jaque 01/05/2020

O livro entrega o que propõe: um bom resumo sobre os principais eventos históricos. Mas deixa a vontande de se aprofundar sobre os temas.

Alice 31/03/2021

Interessante
Através deste livro temos uma ?pincelada? acerca da história do mundo, de forma abrangente, porém não profunda. Perfeito para quem não tem conhecimento do tema!

Larissa 09/05/2020

Bem resumido (como o título se propõe) mas vale a pena ler. Diria que esse é um bom livro de consulta rápida.

linibarross 22/05/2020

Sobre o livro...
Atende ao propósito. Oferece um conhecimento horizontal da história com os principais acontecimentos. Em alguns momentos, pode-se sentir falta de mais explanação, mas fugiria ao escopo da obra. Assim, o livro é útil porque funciona como uma apresentação geral dos marcos históricos mundiais, norteando o leitor. Este, a partir disso, poderá buscar aprofundar os pontos que, eventualmente, despertaram-lhe maior interesse.

Jonathan 25/05/2020

Indispensável
Livro simplesmente indispensável!
Se você é curioso e que entender um pouco mais do mundo ao seu redor este livro é recomendadíssimo.
Bem objetivo, dinâmico e completo. Contém desde os povos astecas, antigo Egito, invasões bárbaras, peste negra, guerras mundias, de forma muito didática.
Por meio deste livro tudo é bem ligado, não tem como dissociar as crenças ( e a origem de várias regiões) com as culturas dos povos locais e dos invasores, a mescla de cultura e conhecimento, além de entender as rivalidades que até hoje perduram.
Só meu deu vontade de continuar a explorar mais e mais.

Lanny 19/03/2022

Claro que pra quem busca profundidade, esse livro não é adequado. Afinal, é pra quem tem pressa. Mas pra quem busca um panorama geral, é muito bom.

Tem alguns trechos que resumem bem um período.

Já tem outros que citam coisas simples que vemos no nosso dia a dia mas que não sabíamos de onde vinha.

Exemplo: a expressão Rastafari. Quando li de um rei chamado Ras Tafari, eu fiquei me perguntando se tinha algo a ver, e mais adiante o texto falava que os rastafari vieram daí.

Um ponto negativo é que a origens e queda de um povo, de um reino ou de um império aconteceram em concomitância com outros e as datas se misturam. Daí agora é preciso focar nesse ou naquele reino, império, povo para entende melhor como as coisas aconteceram.

Preciso ler mais sobre a segunda guerra mundial pra entender o papel dos japoneses na história toda.

Muito interessante e bem resumido, recomendo

Helo 13/11/2023

A história do mundo pra quem tem pressa
Ótimo para ver a relação entre os acontecimentos já que muitas vezes estudando eles separadamente não dá pra identificar esses pontos, mas ao mesmo tempo tinham informações que PARA MIM eram desnecessárias mas no geral é muito bom