A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa Emma Marriott

Resenhas - A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

Marina | @booksbymarina 05/06/2016

vale a pena
Leitura finalizada! Adorei o livro. Ele não é profundo, afinal são 5000 mil anos de história em 200paginas né gente?! Ele é muito bom para quem quer ter um conhecimento geral e superficial sobre os principais acontecimentos da história mundial! Numa narrativa clara, em ordem cronológica e dividida por regiões, ele faz uma explanação sobre toda a história mundial, o que nos dá uma visão muito ampla sobre as principais nações da história, desde as pequenas civilizações até o cenário que vivemos hoje. Minha conclusão final: O livro é muito bom para ter um conhecimento geral sobre a história mundial, e posso afirmar que o mundo e sua história foram construídos sobre guerra! Leiam, leiam e leiam, pra ontem gente! Esse livro é leitura necessária.. e olha que foge muito do meu gênero de leitura.
Marcos.Coelho 04/12/2017minha estante
Vou compra esse, tá na Wishlist já ha um tempinho.

raquel 23/10/2020minha estante
Me interessei

Marcos.Santana 18/08/2021minha estante
Como eu faço pra ler

Mizael 14/01/2016

A história do mundo
o livro é bom no que se propõe, contar a história do mundo de forma resumida.
pode ser interessante para quem tem um conhecimento apenas superficial, no entanto se você conhece um pouco mais vai achar extremamente resumido e nesse caso recomendo procurar um livro mais completo.
Indiamaris 06/03/2016minha estante
"Mais completo" como qual por exemplo???
o que indicarias???

Marcos.Coelho 04/12/2017minha estante
Pelo título já se sabe que não é completo, só se engana quem quer.

@Caroline 28/01/2024

A minha experiência foi similar a realizar a leitura de um capítulo de livro de escola, rs. Acredito que a intenção do livro é ser uma espécie de resumo. Alguns assuntos foram abordados um pouco mais profundamente do que outros.

O livro é muito bom, embora contenha relativamente poucas páginas, é bem completo com relação ao desenvolvimento da humanidade.

Não é o tipo de leitura que dá para fazer rapidamente, devido ao seu tipo de conteúdo. Porém, é uma leitura bem agradável.

No geral, gostei. Porém com essa ressalva de que, principalmente no início, senti que assuntos
"menos" importantes tiveram mais destaque do que temas "mais" importantes, como o Holocausto, por exemplo.
Rogéria Martins 30/01/2024minha estante
Gostei da resenha, Caroline!

@Caroline 31/01/2024minha estante

Américo 07/01/2021

Atende o que se propõe
O livro traz um breve relato de alguns dos principais acontecimentos no mundo, cobrindo o período de 3500 a.C. até pouco depois de 1945, com as consequências da Segunda Guerra Mundial.

Está dividido em seis capítulos, e cada capítulo é subdividido por continente ou área geográfica (Europa, Américas, Ásia/Extremo Oriente, África/Oriente Médio e Oceania).

O livro se detém principalmente nos aspectos políticos e geográficos, deixando a desejar com relação às questões culturais e artísticas. Por ser um resumo de aproximadamente 5 mil anos de história, acho que pode-se dizer que ele atende ao que se propõe.

Na minha opinião no entanto, acho que ele ainda possui uma base bastante eurocêntrica, destacando muito mais as subsessões relativas à Europa que o restante do conteúdo.

Indico para quem gosta de ler sobre fatos históricos e ter uma visão superficial do todo.
Carolina 07/01/2021minha estante
Questões culturais e artísticas são as que eu acho mais interessantes...

Américo 07/01/2021minha estante
Pois é Carolina, mas fazer o quê né, livro curtinho...

Dan 01/03/2023

Legal!
Um livro legal, as páginas passam e nem se percebe. Achei que as regiões da Oceania e América do Sul ficaram um pouco com menos informações, mas acho que em âmbito mundial não tiveram tanto impacto. Como o livro deve ser conciso, tudo bem. Um livro legal, mas só isso mesmo.
anna_tavora 01/03/2023minha estante
vc sabe onde vende?

Dan 02/03/2023minha estante
Anna_tavora - procure no google o nome do livro, vão aparecer diversas lojas como Amazon, estante virtual, enjoei.com entre muitos outros. Aí é só pesquisar o melhor preço e frete para você.

André 08/01/2019

Não tenha pressa ao estudar História.
Quando li o título e subtítulo do livro, meu primeiro pensamento era de que seria praticamente impossível conseguir resumir com sucesso mais de 5 mil anos de História em 200 páginas. Quando de fato comecei a lê-lo, vi que estava parcialmente certo.

Para início de conversa, o livro não possui 200 páginas de conteúdo histórico. Na verdade, se excluirmos tudo que vem antes da Introdução (página 11) e tudo que vem depois da Bibliografia Selecionada (na página 181), vemos que o livro possui apenas 170 páginas de conteúdo histórico, uma quantidade ínfima para resumir 5 mil anos de História. Episódios como a Revolução Industrial, o Império Franco e Carlos Magno (ambos com uma página e meia de conteúdo) e a Guerra dos Cem Anos (com pouco mais de uma página), só para citar alguns exemplos, foram momentos marcantes e complexos da humanidade e acabam sendo negligenciados pelo óbvio problema que é gerado ao tentarmos resumir milhares de anos num único volume com menos de 200 páginas.

Na Introdução, a autora afirma que a proposta do livro é: "...esclarecer uma parte do confuso emaranhado da história, de modo a obter alguns de seus fatos essenciais [...], os quais ainda influenciam nosso pensamento e fazem de nós o que somos hoje." Entretanto, o livro não atinge esse objetivo, pois, apesar de efetivamente possuir os fatos essenciais desses momentos históricos, como consequência do pouco espaço para cada momento histórico, os capítulos se tornam apenas uma chuva de dados, podendo confundir ainda mais o leitor. Muitos personagens históricos são apenas brevemente citados no livro, aparecendo apenas uma vez ou duas, o mesmo acontece com datas e lugares. A sensação após alguns capítulos é de que há muita informação e que os capítulos são apressados. Imagine tentar aproveitar uma paisagem por meio da janela de um trem-bala: é possível ver os contornos, mas não os detalhes. essa é a sensação ao ler esse livro, de que você passou por um lugar, mas não o visitou. Por consequência, o livro torna-se um produto não muito amistoso àqueles que buscam um primeiro contato com alguns temas históricos. A brevidade de seus capítulos também desagradará aqueles que buscam aprofundamento nesses temas. Portanto, gera o seguinte problema: para quem é este livro? Não à quem foi pensado, mas quem efetivamente terá proveito da leitura?

Os únicos que consigo pensar que possuirão este tipo de proveito são estudantes que já possuíram contato prévio com os temas abordados e buscam relembrar o conteúdo para alguma prova ou exame, haja visto que ele possui de fato os principais e essenciais dados históricos exigidos nos mesmos, e é o resultado de um grande esforço em resumir a História. Porém, se você não se encaixa nessa descrição de leitor, apesar do livro NÃO SER RUIM e conseguir ver o mérito da autora ao resumir milhares de anos em um único volume, recomendo, para um melhor aproveitamento dos outros episódios históricos, que busque uma outra leitura.
sendy 08/09/2019minha estante
Gostei da análise crítica. Você tem alguma indicação de leitura mais aprofundada?

André 10/01/2020minha estante
Oi, Sendy, peço perdão pela demora para responder, fazia tempo que não entrava no Skoob. Ainda não li muitos outros títulos que possuam a proposta de resumir a história da humanidade em um único volume, no entanto, duas recomendações que podem ser interessantes: "Uma breve história do mundo", de Geoffrey Blainey, que procura romantizar um pouco mais a descrição de cada período histórico, o que, na minha opinião, o torna bem interessante como uma referência da vida cotidiana dos mesmos, e "O Livro da História", da coletânea "As Grandes Ideias de Todos os Tempos", que possui uma proposta similar à deste, resumindo períodos da História, mas dessa vez com um aspecto muito mais enciclopédico, e de maneira mais eficiente para um primeiro contato.
Ademais, acredito que para um real aprofundamento na História, é necessário a leitura de volumes específicos para cada um dos episódios que lhe interessa.
Abraços.

Mercia50 20/10/2021

Resenha desse livro para quem tem pressa
Não tem como resumir a história do mundo em 200 páginas.
Deixa muito a desejar, simplesmente não tem como, nem mesmo de maneira introdutória.
AqueladoAprisco 20/10/2021minha estante
Ótimo título para a resenha. ?

Le Foltran 09/06/2021

o livro tem um bom propósito, de explicitar muitos acontecimentos de forma rápida. o problema é que não acredito que essa seja uma boa ideia, porque coloca tudo de forma muito simplista, e ignora em muitos momentos o que aconteceu antes de determinado fato, como por exemplo os levantes para abolição da escravatura na América.
pode ser por questão de gosto, mas me incomodou imaginar que tudo o que foi escrito pode ter sido tão resumido, que não reflita de fato a realidade de quem realmente tenha vivenciado esses momentos importantes.
Vivi 09/06/2021minha estante
Resenha interessante!

DH 09/09/2016

Compacto
Pense nos acontecimentos importantes do mundo, sua história, guerras, navegações, religiões, e pessoas influentes. Junte tudo, clique em Arquivo > Compactar. O .zip resultante é este livro. Extremamente bem resumido, dá uma excelente orientação sobre como e em que ordem ocorreram todos esses fatos. Para quem não quer detalhes de cada acontecimento histórico, eis o livro certo. Devore-o.
DH 09/09/2016minha estante
Por erro no app, não consigo demonstrar, mas classifico o livro como 5 estrelas.

Laura Rezende 04/04/2021

Interessante para os curiosos
Demorei um pouco para terminar, confesso, mas é um livro muito interessante.
De forma sucinta e objetiva você aprende 5 mil anos de história.
Recomendo para aquelas pessoas que gostam de saber um pouco de cada coisa porque não terá muitos detalhes, apenas a história de forma resumida e você poderá saber sobre grandes momentos para não ficar perdido quando alguns desses assuntos surgirem.
Nathy.Braganca 04/04/2021minha estante
Os livros dessa série são bem interessantes. Já li dois

yvnvitx 07/06/2022

A história do mundo pra quem tem pressa, de Emma Mariot
Esse livro pertence a uma série que se propõe a explicar de forma resumida, alguns tópicos que podem interessar aos leitores ao redor do mundo. Esse em específico, busca explanar a história do nosso planeta desde os antigos sumérios até o fim da segunda guerra mundial, separando a história em "eras" e regiões.

Muita gente torce o nariz para esse tipo de literatura por dizer que não dá pra confiar nas informações e que como não tem como explicar os pormenores da história em 200 páginas, alguns fatos são omitidos, o que muda totalmente a verdade dos fatos e prejudica a interpretação do leitor quanto a eles.

Eu entendo a indignação das pessoas quanto a apuração histórica dos ocorridos necessitar de uma análise mais precisa, mas sinceramente, em alguns casos eu acho uma leitura válida.

Eu leio mais por hobby do que por qualquer coisa, logo, eu jamais vou usar esse livro pra escrever um trabalho da faculdade, além do mais, eu sou bem ignorante em história, esse livro é meio que uma luzinha no meio da escuridão para que eu possa pelo menos ter noção do que ocorreu beeem por cima.

Dito isso, gostei demais, apresenta fatos históricos bem interessantes, mantém uma linha de raciocínio que até o mais burro em história consegue compreender (eu) e traz mapas pra ilustrar o que é dito, valeu muito a pena.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

biamendeesc 12/09/2021

Mesmo sendo apaixonada por história esse livro não me prendeu, leitura muito arrastada e achei MUITO chato. Pulei vários trechos e comemorei ao finalizar, não aguentava mais.
Pimentinha 13/09/2021minha estante
Infelizmente tive essa mesma experiência um tempo atrás

Thais.Valverde 03/07/2022

Rapidez necessária porém confusa
Entender 5 mil anos em 200 páginas faz com que seja BEM rápido e superficial, muitas coisas confesso que passaram batido sem entender mto bem, mas depois tudo vai se encaixando! Gostei da ideia em si, porém poderiam ser 400 páginas e ter ido um pouco mais a fundo.

Ps: se quiser ler com um mapa do lado ou ir acompanhando o mapinha do livro conforme a leitura é uma boa ideia pra não se perder!
Jenner Azevedo 19/07/2022minha estante
Tem um livro muito bom de 2008 que é Uma breve história do mundo, com 344 páginas. É bem detalhado e como o século XX se destaca muito no livro, posteriormente ele também lançou o ótimo Uma breve história do século XX. Se vc gostou desse, acho que vai gostar desses outros dois

Mica 16/03/2017

Sobre o Livro
É um livro bom, realmente o título faz jus à história, mas somente consegue ler quem já tem pelo menos uma noção de história mundial. É um livro sem muita descrição de detalhes.
Não gostei muito do livro.
Marcus.Vinicius 06/09/2017minha estante
Mica a proposta é justamente essa, ser sintético. Afinal são 5 mil anos de história e o título já avisava que é pra quem tem pressa.

Silva Júnior 15/08/2017

Livro péssimo!
Um dos piores livros que já li! Muito ruim mesmo. Livro começa meio confuso com a decisão da autora em não usar a.C. na maioria das vezes, deixando o entendimento dos fatos meio confuso. Entender acontecimentos históricos já não é muito fácil imagine misturando antes e depois de Cristo. Mas querer o quê de um livro com um título tão ambicioso! Ah, mas por falar nisso, a autora não cumpre o que promete no título, ou seja, são 5 mil anos em menos de 180 páginas. Pra completar, ela vai até a Segunda Guerra Mundial, ou seja, os últimos 70 anos foram praticamente ignorados...

Poderia continuar mas vou resumir dizendo que é uma leitura enfadonha e chata. Não recomendo mesmo!

Ponto positivo? infelizmente não achei...
Nadia.Dibiasi 26/09/2017minha estante
undefined