Um Amor, Um Café & Nova York

Um Amor, Um Café & Nova York Augusto Alvarenga

Resenhas - Um Amor, Um Café & Nova York

Laiz7 20/04/2021

Never Let Me Go
Um romance misturado com a busca de sonhos! Encheu meus olhos de lágrimas algumas vezes.
Clara3730 15/02/2024minha estante
Lindo!!! Um sonho!! Preciso do segundo !!

Sophia.Cueto 01/02/2015

Um Amor, Um Café & Nova York por Augusto Alvarenga
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

O livro “Um amor, um café e Nova York” é aquele tipo de livro que ganha muitos amores das pessoas, não apenas pelo fato de ser um livro de gênero contemporâneo e com bastante amor envolvido, como também pelo fato do próprio autor, o Augusto Alvarenga, ser simplesmente uma das pessoas mais fofas que eu já conheci na face da terra. Sério. Tem como alguém não adorar esse menino?

Mesmo eu não sendo uma pessoa romântica – tipo, mesmo. -, eu fiquei muito animada com o lançamento desse livro por exatamente se tratar da primeira obra do Guto, e também é sempre bom quando autores não apenas nacionais, mas também locais, conseguem realizar o seu sonho de ter um livro publicado por uma editora, não é mesmo?

Eu infelizmente não pude ir no lançamento oficial que aconteceu aqui em Belo Horizonte no final de outubro do ano passado, mas eu sabia que eu iria esbarrar com ele na Bienal, que foi quando eu fugi do stand onde estava trabalhando por uns minutinhos para conversar com ele e adquirir o seu livro, no qual ele me deu uma dedicatória super fofa!

Enfim, vamos falar da história. Esse livro é contado do ponto de vista da Camila, uma menina na véspera dos seus dezenove anos que tem o sonho de viver uma vida de cinema, mas ela estava mais próxima disso do que ela esperava: Guilherme, o seu namorado a quase três anos, decidiu dar para ela como um mega presente de aniversário e aniversário de namoro uma viagem para os dois à Nova York, onde ela não teria de se preocupar com absolutamente nada a não ser em realizar os seus próprios sonhos. Mas os brilhos da cidade podem fazer muito mais com o casal do que eles esperavam.

A primeira coisa que eu posso dizer sobre o livro é que realmente deu para ver que o autor teve todo o cuidado do mundo com os detalhes que ele descrevia, tanto da cidade onde se passa a primeira parte do livro – que é BH – quanto nos momentos onde os personagens estão em Nova York, de uma forma que não ficava nem um pouco cansativa ou que parecesse um guia turístico, o que pode ser perigoso quando se trata de um livro que tem uma viagem como o plot principal. Você vê os pontos turísticos de ambas cidades e acompanha todos os momentos deles como se você estivesse junto com eles, eu em momento algum ao longo da história me senti entediada – inclusive, super senti vontade de passar por todos os pontos que os personagens passam ao longo de todo o livro!

Outro fato que deixou o livro bem realista do livro pra mim foi o fato de realmente se tratar de pensamentos e comportamentos de jovens adultos. Acho que um dos principais fatores para isso ter dado certo é o fato do próprio autor ser novo (é um bebê!

site: https://lepaperwings.wordpress.com

Isabel 04/07/2022

Só não é perfeito pq sofri
Esse livro é lindo, é leve e ao mesmo tempo tocante. Chorei quase o livro inteiro, talvez pq tava na TPM. A história da Camila e do Guilherme é linda. Pra mim são o casal perfeito ?

Larissa 02/07/2020

Romance bem água com açúcar, alias acho que sem açúcar porque achei bemm chatinho e bobinho, mas ok.

Maiah 18/05/2015

Um Amor, Um Café e Nova York, conta a história da brasileira Camila, que é estudante de Belas Artes. Ela namora a quase 3 anos o Guilherme que trabalho como administrador na empresa do pai.
Em uma noite, o Guilherme a liga, e a diz que tem uma surpresa para o aniversário de 3 anos de namoro deles, que será dali a 3 meses, e ao subir ao apartamento da Camila, ele a surpreende com uma viagem para Nova York, que era um sonho da Camila a muito tempo.

Ela no início, apesar de ficar feliz, fica meio sem jeito por não ter dinheiro para pagar uma viagem desse porte. Mas seu namorado que já pensou em tudo, acalma ela e enfim Camila pode aproveitar para esbanjar sua felicidade, por ter a oportunidade de realizar esse sonho.

O Casal Camila e Gui que tem uma ligação e um amor enorme um pelo outro, embarcam nessa viagem e vivem um mês incrível em Nova York. Com direito a muitas compras, jantares inesquecíveis, shows da Beyoncé (Leia-se: Diva ♥) e uma ceninha de ciúmes. Mas será que todo o brilho dessa cidade pode ofuscar o amor do casal? Isso vocês terão que ler o livro para descobrir!

O livro tem uma narrativa e uma linguagem muito simples, e a leitura flui de maneira muito rápida, dá pra ler o livro em um dia facilmente.

Os protagonistas apesar de serem um casal muito fofinho, me irritaram um pouco ao decorrer do livro. A Camila sempre faz questão de ressaltar o quanto o Guilherme é perfeito e maravilhoso, e isso me irritou durante a leitura, pois as pessoas são humanas e tem suas falhas, e eu particularmente não acredito em pessoas perfeitas ou relacionamentos perfeitos, eu acredito sim, em grandes amores que são capazes de superar as dificuldades e os defeitos que possamos ter. Mas isso é minha opinião é claro.

Algumas situações que aconteceram ao casal no decorrer do livro não me convenceram muito, sabe aquele tipo de coisa que você lê e pensa, "nem sonhando que isso ia acontecer", em algumas cenas eu me senti assim.

Algo que eu gostei muito no livro foi a narrativa do autor. Eu me senti como se realmente estivesse em Nova York lendo esse livro, as coisas, os lugares, tudo é narrado de uma maneira tão gostosa e ao mesmo tempo tão simples, que é impossível não se imaginar caminhando pelo Central Park, ou tomando um chocolate quente no Starbucks.

O final da trama foi bem convincente e bem emocionante também, e foi impossível não derramar algumas lágrimas ao final da leitura.
Recomendo esse livro para você que ama um romance com altas doses de açúcar! E parabenizo o autor e a editora pelo trabalho maravilhoso que tiveram nesse livro, que está lindo ♥.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/03/resenha-livro-um-amor-um-cafe-e-nova.html

Fabricio~Raito 29/10/2014

Romance conterrâneo
Belo Horizonte, Savassi, UFMG, Praça da Liberdade... "Um Amor, Um Café & Nova York" é, além de um livro e um sonho realizado pelo autor, aquele cantinho na sua casa onde você se sente à vontade e chama de seu. Acolhedor, especial e único, assim como a linda relação dos protagonistas Camila e Guilherme.

#1amor1cafeNY é o romance de estreia de um amigo conterrâneo, Augusto Alvarenga, "um garoto que escreve como um adulto, mas tem a alma de um menino". A história narra o romance de dois jovens que são colocados à prova com as surpresas súbitas e inevitáveis da vida, ao passo em que nutrem um amor genuíno e arrebatador. Amizade, companheirismo, ciumes, desafios, vida adulta e futuro, partidas e valores. Tudo o que cerca Guilherme e Camila certamente cerca também seus leitores que, em inúmeras passagens, se identificarão de imediato. E, assim como os protagonistas, terão de lidar com a complexidade e consequências de suas escolhas, que afetam não apenas as suas vidas, mas também as vidas de todos que estão ao seu redor.

A escrita é rápida e fluida. O livro é divido em partes e separado por capítulos, que trazem sempre trechos de músicas e desenhos deveras graciosos. A narrativa opta por ser simples e práticas, focando nas emoções e sentimentos dos personagens, que são carregados de características inerentes à todo ser humano: o desejo de um romance de filme, de realizar uma viagem mágica, de ser reconhecido por aquilo que sempre batalhou. Acredito que a descrição de alguns locais visitados pelo casal do livro poderia trazer um maior panorama aos leitores, além de aguçar a curiosidade. O desfecho, que se revelou não ser o fim da história (e assim espero), é de apertar o coração e propõe uma questão importante: você abriria mão de tudo o que tem para viver seu grande sonho?

Parabéns Augusto por este primeiro passo, iniciador de uma longa caminhada (e de muitos outros passos-livros). Sucesso e continue imprimindo em páginas sentimentos e emoções tão calorosos! É impossível não te ver nos parágrafos que compõem o que parece ser um pedaço do seu imenso universo particular.

Dea 16/06/2022

Um pouco de água com açúcar?
14º livro de 2022. Este eu usei como refrigério mental depois da última leitura de um tema mais pesado. Bem levinho, até meio bobinho. Não tenho muita paciência para declarações exageradas de amor entre jovens, tanto que ainda não me animei de ler ?Romeu e Julieta?. Prefiro a abordagem de um amor mais maduro. De qualquer forma, deu para distrair e para relembrar momentos deliciosos que vivi em Nova York com meu amor, com e sem café. Não fui ao show da Beyonce como a Camila e o Guilherme, os protagonistas, foram, mas me diverti muito vendo um jogo da NBA no mesmo Madison Square Garden e passeando no Central Park (meu lugar favorito do mundo). Recomendo o livro se vc for um pouco mais romântica(o) que eu? rsrsrs.

Sâmella Raissa 27/09/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Já fazia um tempo que eu acompanhava os lançamentos da Editora D'Plácido e sempre ficava empolgada em conhecê-los de verdade por tamanha atenção dada aos autores mais jovens e estreantes na literatura. Dentre o catálogo cada vez mais crescente da editora, Um Amor, Um Café e Nova York era um dos que me chamavam atenção por prometer uma singela, porém romântica história de um jovem casal numa viagem que promete ser dos sonhos, e sendo assim, ao fechar a parceria, não hesitei em solicitá-lo. Qual foi minha satisfação ao me deparar com uma narrativa fluida e ágil que me fez devorar o livro em menos de 24h, o que não acontecia há muito tempo. Infelizmente, isso não evitou que eu me deparasse com alguns outros detalhes no decorrer da leitura que me fizeram baixar sua nota, e vocês já saberão quais foram eles.

O livro conta a história do casal Camila e Guilherme. Ela, uma jovem de dezoito anos recém-completados sonhadora por natureza; ele, romântico e completamente apaixonado por esta, então responsável por programar toda uma viagem de um mês para Nova York para comemorar o aniversário de sua amada e abrir seus olhos para novas e mais distantes aventuras também. Eles só não imaginavam que a viagem inicialmente tranquila e romântica poderia mostrar-se muito além e apresentar oportunidades inesperadas e consequentes decisões a serem tomadas que poderão balançar o casal se eles não estiverem preparados para enfrentá-las.

“— Eu quero acordar sabendo que tem alguém pensando em mim. Melhor ainda, eu quero dormir sonhando com alguém. Eu quero ter para quem me arrumar, para quem passar perfume, para impressionar e cativar. Eu quero realmente ter alguém.”

Naquele que fora o seu livro de estreia, Augusto Alvarenga já começa com uma narrativa leve e fluida que envolve o leitor facilmente e que, aliada a capítulos curtos, avança rapidamente, tornando-se possível concluída em pouquíssimas horas. Seus personagens são bem apresentados, e o enredo se desenvolve de forma ágil. Camila é uma garota sonhadora e romântica que, no auge dos seus recém-dezoito anos, vê-se realizada em uma viagem tão inesperada mas tão mágica e surpreendente como Nova York, ao lado de quem ela tanto ama.

Apesar do jeito meigo e simpático da personagem, porém, confesso que um dos fatores que prejudicaram um pouco minha leitura foi, no decorrer desta, ser apresentada de uma forma tão intensa ao namorado dela, o Guilherme. Por tratar-se de uma narrativa em primeira pessoa, é normal que a protagonista descreva o rapaz com encanto e amor como bem é apaixonada por ele, mas acho que a partir de um certo ponto essas descrições e pensamentos apaixonados em torno dele começaram a parecer um pouco repetitivas ou forçadas demais. Eu já havia entendido que ele era incrível para ela e que ela o amava, não precisava reafirmar isso a cada vez que ele parecia surpreendê-la de alguma forma.

“Eu costumava ser uma daquelas pessoas apressadas. Mas, agora, a única pressa que eu tinha era a de captar todas as memórias que eu pudesse antes de partir. Se havia uma coisa uma coisa que iria me acompanhar de Belo Horizonte aonde quer que eu fosse, seria a saudade.”

E por isso mesmo, ainda que eu seja uma eterna romântica como vocês bem sabem, não me apeguei muito ao casal por achar que, em alguns momentos, algumas interações soavam um pouco forçadas. Além de que, também, apesar de ter simpatizado com os personagens em geral, não acho que o Guilherme seja 'isso tudo' que a Camila descreve; inclusive, até, acho que ele saiu descrito de uma forma que soou como se ele fosse perfeito demais, sem defeitos, o que acabou soando ainda mais forçado para mim e me distanciou um pouco da leitura.

Ainda assim, Um Café, Um Amor e Nova York foi uma leitura leve e despretensiosa que conseguiu me satisfazer de alguma forma, ainda que não tenha sido realmente o que eu esperava, mas não deixa de ser uma boa história. Só acho que fiquei com um pé atrás com algumas atitudes dos protagonistas no final, com relação a decisões que precisavam ser tomadas de uma forma mais séria e consciente, e não seguindo simplesmente o pensamento de que 'era o certo a fazer e pronto', mas, ok. Recomendo a e leitura para quem procura uma história sem grandes dramas e que seja envolvente na medida certa.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/08/Resenha-UmAmorUmCafeNovaYork.html

Marianna 10/01/2016

Livros Nacionais que você precisa conhecer e amar
Se você ainda não leu Um Amor, um Café & Nova York 1 e 2, pode adicioná-los à sua lista de desejados no Skoob.

A trilogia conta a história de Camila, uma mineirinha que sonha com um amor de cinema, e acaba conseguindo isso e muito mais ao lado de seu amado Guilherme. O menino é um fofo, crush literária na certa. Além de lindo na minha imaginação ele é o James McAvoy e um doce, ele ainda surpreende a namorada com uma viagem para Nova York!

Mas pode segurar esse sorriso no rosto, acredite em mim você vai precisar dele ao longo da história. Isso porque durante a viagem, Camila vai ter que fazer uma escolha que vai mudar sua vida para sempre.

A cereja no topo do bolo são as músicas antes de cada capítulo. Confesso que demorei um pouquinho mais para ler porque parava para cantá-las.

site: http://estanterecheada.blogspot.com.br/2015/11/livros-nacionais-que-voce-precisa.html

Adriana1037 27/11/2014

Romance
Livro de estreia do autor, narra um romance leve de um casal apaixonado que acontece em Belo Horizonte e Nova York. Uma leitura agradável que vale a pena. Estou esperando continuação.... Só achei que a personagem principal é muito chorona, afinal ela já estava com 19 anos. Ela chora (e muito) de alegria, de tristeza, de saudade, de dúvida etc.... Acaba ficando meio cansativo, mas fora isso gostei de todo o resto.

Mila F. @delivroemlivro_ 19/12/2014

Fofo, Encantador!
Que difícil começar a escrever sobre Um Amor, Um Café & Nova York! Sempre sinto dificuldade de escrever quando gosto de um livro. Este livro é nacional e o escritor Augusto Alvarenga me surpreendeu bastante.
Este livro já me surpreendeu na hora da chegada dele as minhas mãos: eu não estava esperando, depois tem esse lance da capa [não jugue um livro pela capa, mas isso não me impede de gostar de uma capa à primeira vista, né?], por último eu tinha lido um livro muito, muito forte e intenso – que abalou meus sentimentos e me levou a muitas lágrimas – então eu não estava disposta a ler algo que me machucasse e lendo a sinopse de Um Amor, Um Café & Nova York vi que era o tipo de leitura que eu precisava: um livro viciante e fofo.
O escritor Augusto nos apresenta dois personagens incrivelmente fofos: Camila (minha xará ❤) e Guilherme (Gui) que são os namorados mais lindos e maduros que já conheci na nossa atual literatura brasileira. Os dois vão completar mais um ano de namoro e o Guilherme ao conhecer o sonho de Camila de um dia ir para Nova York, decide realizá-lo e programa toda a viagem que ocorrerá no período de um mês.
A viagem é linda, maravilhosa e podemos visualizar um pouquinho de Nova York e ver o quão intenso e firme é o relacionamento dos dois, mas algo vai acontecer e abalar as estruturas desse romance. De um lado eu entendo as atitudes tanto de Camila quanto de Guilherme, ambos não querem atrapalhar a vida um do outro, mas também não podem viver longe um do outro, importantes decisões deverão ser tomadas e isso pode quebrar um coração.
Detalhe, Um Amor, Um Café & Nova York tem um final bem aberto no sentido de que se Augusto Alvarenga quiser, algum dia retomar a história de Camila e Guilherme ou só de um dos dois é completamente possível, mas também se o autor não quiser prosseguir o final dá a entender muitas coisas e o leitor fica com a interpretação que lhe agradar mais. Eu tenho o meu final [mental] da história ❤.
Comentei, em minhas redes sociais, enquanto lia Um Amor, Um Café & Nova York que este livro não era “o livro”, mas ele tinha o mérito de ser uma leitura agradável, charmosa, romântica, leve e, sobretudo, fofa. Li ele num período favorável o que me fez amá-lo muito, então recomendo a leitura desse livro após uma leitura pesada, porque ele tem a leveza de uma pluma e sua leitura nos leva a tomar um avião e encarar um voo internacional rumo à Nova York. Se esta Camila que vos escreve não conseguiu ainda conhecer NY, com certeza a Camila do livro realizou uma boa parte do meu sonho e dividiu sua experiência comigo o que foi demasiadamente gratificante.
Para finalizar quero parabenizar o Augusto Alvarenga por ter escrito um livro fofo e profundo que exalta os valores: familiares, a importância das amizades e de se ter alguém para amar. Também tenho que dizer que a capa e as ilustrações no decorrer do livro, bem como as introduções dos capítulos com letras de músicas deixou ainda mais charmoso o conjunto da obra.

site: www.delivroemlivro.com.br

Debb Cabral 16/02/2015

O Gato leu: Um Amor, Um Café & Nova York
Antes de mais nada, eu tenho que dizer, essa capa foi a mais linda que já chegou na minha mão esse ano! Gente, o que é isso? Que delicada, que carinho… E toda essa beleza continua nas ilustrações de dentro do livro.

Na história, Gui (que é o melhor namorado do mundo), surge com uma surpresa na véspera do aniversário de três anos de namoro com a Camila e dos 19 anos dela.

Eles vão passar um mês em Nova York, lugar que ela sempre sonhou conhecer. Acontece, que durante a viagem, um outro sonho da Camila pode se realizar e esse sonho pode ofuscar o amor deles.

site: Leia mais: https://gatoqueflutua.wordpress.com/2014/12/01/o-gato-leu-um-amor-um-cafe-e-nova-york/

Arca Literária 26/04/2015

O livro “Um amor, um café & Nova York” ao meu ver é um livro Romance Teen, do tipo de livro que pode ser lido por qualquer pessoa que curta um romance. Bem escrito e com um bom desenvolvimento… o final… é do tipo suspense, deixa o autor com sede de uma nova leitura… Infelizmente não encontrei nada na internet que me desse idéia de que o autor escreveria uma continuação, mas deixo logo o aviso que seria muito bom uma continuação apesar de que não ficou nada em aberto.

Leia toda resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/um-amor-um-cafe-nova-york-gustavo-alvarenga/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/um-amor-um-cafe-nova-york-gustavo-alvarenga/

Augusta Saraiva 28/07/2015

"Ele estava me libertando, mas eu não queria voar."
O livro conta a história do casal Camila e Guilherme, que vão comemorar o aniversário de 3 anos de namoro na cidade mais badalada do mundo: Nova York. Inicialmente, eles são perfeitos - só que de um jeito irritante. Sabe aqueles casais que ficam de mimimi o tempo todo? Então. Mas conforme o livro vai evoluindo, isso vai mudando aos poucos, até que eles atingem uma sintonia muito agradável.

Camila é uma universitária de 18 anos que sempre sonhou em conhecer Nova York, e quando seu namorado, o administrador de empresas Guilherme, a presenteia com uma viagem para lá, tudo parece um sonho. Na minha opinião, essa foi a melhor parte do livro: conhecer NYC pelo ponto de vista dos personagens tornou tudo mais real. Além disso, também pude conhecer um pouco de BH, uma cidade que eu sempre quis visitar.

A história começa a se desenvolver de verdade só na segunda metade do livro, quando, ainda em Nova York, Camila recebe uma proposta que pode mudar sua vida de cabeça para baixo, fazendo com que ela tenha que escolher entre um antigo sonho ou seu futuro ao lado de Guilherme. A partir desse ponto a história fica bem intensa e se desenvolve muito rápido, de um jeito que prende o leitor até o último capítulo.

Outra coisa que eu amei foi a diagramação - desde a capa até as ilustrações que separam os capítulos, tudo foi muito bem planejado e encaixou em harmonia perfeita com a história. Além disso, no início de cada capítulo há um trecho de alguma música que tem a ver com o que vai acontecer. Achei que o autor acertou muito nas escolhas, e por causa disso eu adicionei várias músicas novas na minha playlist. ♥

Gostei bastante do desfecho da história e do final que ficou em aberto para o próximo livro, Um Amor, Um Café e Nova York 2, lançado ainda nesse mês de Julho. Por mais que o mimimi inicial quase tenha me feito desistir da história, fiquei muito feliz por ter continuado, já que Augusto Alvarenga me surpreendeu muito, e acabou entrando para a lista dos meus autores nacionais preferidos. Desejo a ele todo o sucesso do mundo, e que continue emocionando a todos com a história do casal 20!

site: http://www.opinada.com/2015/07/resenha-um-amor-um-cafe-nova-york.html