Um Amor, Um Café & Nova York

Um Amor, Um Café & Nova York Augusto Alvarenga

Resenhas - Um Amor, Um Café & Nova York

Sophia.Cueto 01/02/2015

Um Amor, Um Café & Nova York por Augusto Alvarenga
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

O livro “Um amor, um café e Nova York” é aquele tipo de livro que ganha muitos amores das pessoas, não apenas pelo fato de ser um livro de gênero contemporâneo e com bastante amor envolvido, como também pelo fato do próprio autor, o Augusto Alvarenga, ser simplesmente uma das pessoas mais fofas que eu já conheci na face da terra. Sério. Tem como alguém não adorar esse menino?

Mesmo eu não sendo uma pessoa romântica – tipo, mesmo. -, eu fiquei muito animada com o lançamento desse livro por exatamente se tratar da primeira obra do Guto, e também é sempre bom quando autores não apenas nacionais, mas também locais, conseguem realizar o seu sonho de ter um livro publicado por uma editora, não é mesmo?

Eu infelizmente não pude ir no lançamento oficial que aconteceu aqui em Belo Horizonte no final de outubro do ano passado, mas eu sabia que eu iria esbarrar com ele na Bienal, que foi quando eu fugi do stand onde estava trabalhando por uns minutinhos para conversar com ele e adquirir o seu livro, no qual ele me deu uma dedicatória super fofa!

Enfim, vamos falar da história. Esse livro é contado do ponto de vista da Camila, uma menina na véspera dos seus dezenove anos que tem o sonho de viver uma vida de cinema, mas ela estava mais próxima disso do que ela esperava: Guilherme, o seu namorado a quase três anos, decidiu dar para ela como um mega presente de aniversário e aniversário de namoro uma viagem para os dois à Nova York, onde ela não teria de se preocupar com absolutamente nada a não ser em realizar os seus próprios sonhos. Mas os brilhos da cidade podem fazer muito mais com o casal do que eles esperavam.

A primeira coisa que eu posso dizer sobre o livro é que realmente deu para ver que o autor teve todo o cuidado do mundo com os detalhes que ele descrevia, tanto da cidade onde se passa a primeira parte do livro – que é BH – quanto nos momentos onde os personagens estão em Nova York, de uma forma que não ficava nem um pouco cansativa ou que parecesse um guia turístico, o que pode ser perigoso quando se trata de um livro que tem uma viagem como o plot principal. Você vê os pontos turísticos de ambas cidades e acompanha todos os momentos deles como se você estivesse junto com eles, eu em momento algum ao longo da história me senti entediada – inclusive, super senti vontade de passar por todos os pontos que os personagens passam ao longo de todo o livro!

Outro fato que deixou o livro bem realista do livro pra mim foi o fato de realmente se tratar de pensamentos e comportamentos de jovens adultos. Acho que um dos principais fatores para isso ter dado certo é o fato do próprio autor ser novo (é um bebê!

site: https://lepaperwings.wordpress.com

Mila F. @delivroemlivro_ 19/12/2014

Fofo, Encantador!
Que difícil começar a escrever sobre Um Amor, Um Café & Nova York! Sempre sinto dificuldade de escrever quando gosto de um livro. Este livro é nacional e o escritor Augusto Alvarenga me surpreendeu bastante.
Este livro já me surpreendeu na hora da chegada dele as minhas mãos: eu não estava esperando, depois tem esse lance da capa [não jugue um livro pela capa, mas isso não me impede de gostar de uma capa à primeira vista, né?], por último eu tinha lido um livro muito, muito forte e intenso – que abalou meus sentimentos e me levou a muitas lágrimas – então eu não estava disposta a ler algo que me machucasse e lendo a sinopse de Um Amor, Um Café & Nova York vi que era o tipo de leitura que eu precisava: um livro viciante e fofo.
O escritor Augusto nos apresenta dois personagens incrivelmente fofos: Camila (minha xará ❤) e Guilherme (Gui) que são os namorados mais lindos e maduros que já conheci na nossa atual literatura brasileira. Os dois vão completar mais um ano de namoro e o Guilherme ao conhecer o sonho de Camila de um dia ir para Nova York, decide realizá-lo e programa toda a viagem que ocorrerá no período de um mês.
A viagem é linda, maravilhosa e podemos visualizar um pouquinho de Nova York e ver o quão intenso e firme é o relacionamento dos dois, mas algo vai acontecer e abalar as estruturas desse romance. De um lado eu entendo as atitudes tanto de Camila quanto de Guilherme, ambos não querem atrapalhar a vida um do outro, mas também não podem viver longe um do outro, importantes decisões deverão ser tomadas e isso pode quebrar um coração.
Detalhe, Um Amor, Um Café & Nova York tem um final bem aberto no sentido de que se Augusto Alvarenga quiser, algum dia retomar a história de Camila e Guilherme ou só de um dos dois é completamente possível, mas também se o autor não quiser prosseguir o final dá a entender muitas coisas e o leitor fica com a interpretação que lhe agradar mais. Eu tenho o meu final [mental] da história ❤.
Comentei, em minhas redes sociais, enquanto lia Um Amor, Um Café & Nova York que este livro não era “o livro”, mas ele tinha o mérito de ser uma leitura agradável, charmosa, romântica, leve e, sobretudo, fofa. Li ele num período favorável o que me fez amá-lo muito, então recomendo a leitura desse livro após uma leitura pesada, porque ele tem a leveza de uma pluma e sua leitura nos leva a tomar um avião e encarar um voo internacional rumo à Nova York. Se esta Camila que vos escreve não conseguiu ainda conhecer NY, com certeza a Camila do livro realizou uma boa parte do meu sonho e dividiu sua experiência comigo o que foi demasiadamente gratificante.
Para finalizar quero parabenizar o Augusto Alvarenga por ter escrito um livro fofo e profundo que exalta os valores: familiares, a importância das amizades e de se ter alguém para amar. Também tenho que dizer que a capa e as ilustrações no decorrer do livro, bem como as introduções dos capítulos com letras de músicas deixou ainda mais charmoso o conjunto da obra.

site: www.delivroemlivro.com.br

Gaby 08/12/2014

Resenha Um Amor, Um Café e Nova York | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O livro de estreia de Augusto é narrado por Camila, uma jovem de 19 anos, belo horizontina que sonha em conhecer Nova York. A obra gira em torno do romance de Camila com Guilherme, o namorado que grande parte das garotas deseja ter...

Para comemorar três anos de namoro, Guilherme prepara uma surpresa para Camila. Ele combina com os pais da namorada e a convida para passar um mês em Nova York. Camila mal podia acreditar, um mês com seu amor na cidade dos sonhos? Parecia impossível! Mas, era real, e eles foram. A viagem é maravilhosa, porém no final da estadia do casal na cidade, algo acontece, e a vida deles vira de cabeça para baixo...

A capa e a diagramação do livro são fantásticas! Utilizando ilustrações do próprio autor, a capa apresenta dois cenários: Belo Horizonte (em cima) e Nova York (embaixo). Perceba que quando se está em um dos lugares, o outro está de cabeça para baixo, detalhe que tem relação com o enredo. No interior do livro também encontramos ilustrações que condizem com cada capítulo. E as introduções dos capítulos, feitas por trechos de músicas, nos coloca ainda mais dentro da história.

A viagem para Nova York foi muito bem descrita, fiquei nostálgica lembrando de alguns lugares por onde passei quando visitei a megalópole. Augusto criou um universo perfeito para se perder e esquecer da vida real, mergulhar nas experiências incríveis que Camila e Guilherme tiveram em Nova York foi gratificante. Além disso, o romance do casal principal é invejável, neste livro, você reflete se realmente é possível um amor como o que os jovens vivem no enredo, e se existir, você torce para um dia você ser o sortudo de tal romance.

Por fim, terminei o livro louca por mais e fiquei feliz em saber que ano que vem o livro 2 chega às lojas. Augusto é um jovem escritor talentoso que, por meio de suas palavras, consegue com que nos percamos do tempo e espaço, somente nos preocupando com os capítulos que lemos.

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2014/12/resenha-um-amor-um-cafe-e-nova-york.html

Adriana1037 27/11/2014

Romance
Livro de estreia do autor, narra um romance leve de um casal apaixonado que acontece em Belo Horizonte e Nova York. Uma leitura agradável que vale a pena. Estou esperando continuação.... Só achei que a personagem principal é muito chorona, afinal ela já estava com 19 anos. Ela chora (e muito) de alegria, de tristeza, de saudade, de dúvida etc.... Acaba ficando meio cansativo, mas fora isso gostei de todo o resto.

Fabricio~Raito 29/10/2014

Romance conterrâneo
Belo Horizonte, Savassi, UFMG, Praça da Liberdade... "Um Amor, Um Café & Nova York" é, além de um livro e um sonho realizado pelo autor, aquele cantinho na sua casa onde você se sente à vontade e chama de seu. Acolhedor, especial e único, assim como a linda relação dos protagonistas Camila e Guilherme.

#1amor1cafeNY é o romance de estreia de um amigo conterrâneo, Augusto Alvarenga, "um garoto que escreve como um adulto, mas tem a alma de um menino". A história narra o romance de dois jovens que são colocados à prova com as surpresas súbitas e inevitáveis da vida, ao passo em que nutrem um amor genuíno e arrebatador. Amizade, companheirismo, ciumes, desafios, vida adulta e futuro, partidas e valores. Tudo o que cerca Guilherme e Camila certamente cerca também seus leitores que, em inúmeras passagens, se identificarão de imediato. E, assim como os protagonistas, terão de lidar com a complexidade e consequências de suas escolhas, que afetam não apenas as suas vidas, mas também as vidas de todos que estão ao seu redor.

A escrita é rápida e fluida. O livro é divido em partes e separado por capítulos, que trazem sempre trechos de músicas e desenhos deveras graciosos. A narrativa opta por ser simples e práticas, focando nas emoções e sentimentos dos personagens, que são carregados de características inerentes à todo ser humano: o desejo de um romance de filme, de realizar uma viagem mágica, de ser reconhecido por aquilo que sempre batalhou. Acredito que a descrição de alguns locais visitados pelo casal do livro poderia trazer um maior panorama aos leitores, além de aguçar a curiosidade. O desfecho, que se revelou não ser o fim da história (e assim espero), é de apertar o coração e propõe uma questão importante: você abriria mão de tudo o que tem para viver seu grande sonho?

Parabéns Augusto por este primeiro passo, iniciador de uma longa caminhada (e de muitos outros passos-livros). Sucesso e continue imprimindo em páginas sentimentos e emoções tão calorosos! É impossível não te ver nos parágrafos que compõem o que parece ser um pedaço do seu imenso universo particular.