Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Su 06/08/2009

Livre para voar
Este romance marcou diversas gerações de adolescentes.
A vida dessa gaivota inspirou atitudes otimistas, que levaram a felicidade a muitas pessoas, que, até então, não tinham a coragem necessária para lutar por seus sonhos e ideais.
Uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.
Vale a pena voar, nas asas desta gaivota e descobrir que a vida é muito mais do que os olhos podem ver...

Murilo Cello 21/08/2010

O Grande
Fernão Capelo Gaivota é um dos livros que traz uma história realmente única, capaz de proporcionar novos rumos a todo livre pensador, por mais sólido que este seja em relação a seus ideais e concepções.
Fernão, um ser incomum, por mais esforço que faça, não é capaz, não pode comportar-se conforme aquilo que as tradições lhe ensinaram. Está em sua natureza a crítica, o auto-questionamento. Isso o faz aprender muito mais, o que o torna cada vez menos adaptado ao “seu mundo”.
Assim, naturalmente, Fernão Gaivota é rejeitado, mal visto, banido. Não faz parte da natureza humana temer aquilo que não entende? E o temido não é melhor ser afugentado? Mas o isolamento em nada o prejudica, pelo contrário, o oferece tempo para encontrar-se e evoluir pessoalmente ainda mais, muito mais, sempre mais.
Será possível aprender-se em uma vida aquilo que outros levam cem vidas para dar-se conta que se possa existir? A realidade, e isso a tenra lógica pode demonstrar-nos, é altamente individualizada. É o conhecimento que molda a visão do mundo que temos. Assim, Fernão atinge um lugar muito mais alto após sua morte física, para o qual, mesmo sem conhecimento direto, preparar-se pela vida toda.
Percebe ele, então, para surpresa da maioria dos leitores, que sua existência só teria sentido caso retomasse, ao seu lugar de origem, ao seu antigo bando, para tentar dar-lhes o que aprendera. Sabia que não era o que desejavam, mas talvez ali houvesse alguém que o quisesse, não? E obviamente, havia.
O conhecimento é a única ferramenta que dispomos para individualmente progredirmos, evoluirmos. Entretanto, este mesmo conhecimento, capacitador de vôos cada vez mais altos, torna-nos mais sensíveis, provoca-nos mais dor, pois ficamos suscetíveis aos frutos das adversidades mundanas, ilusórias e materiais. E, talvez não seja acrescentador mencionar, a maior parte delas desconhecidas à multidão. E certamente nosso personagem sabia deste fato, mas, como fora mencionado no princípio, não se trata de uma questão meramente opcional.

Felipe 30/12/2009

Nao gostei...
nao achei nada nesse livro q me atraiu!

Ravena 01/01/2010

Viver com propósito

O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. O autor usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. Este está preocupado com a beleza de seu próprio vôo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos vôos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso.

barbarafreire 06/12/2009

Não gostei deste livro, confesso. Tive que ler para fazer uma prova no ensino médio e apesar da história de "superação" eu achei-a muito curta e com muitas páginas com fotos de gaivotas. É meio tosco, haha!

Jonathan239 14/02/2010minha estante
Releia-o daqui a alguns anos. Tenho certeza de que a sua percepção não será a mesma.

Braz 05/10/2009

Fernão a gaivota
Fernão Capelo Gaivota é uma obra de Richard Bach.É uma clássico mundial e muitas pessoas o leram e adoraram.
É um livro que nos passa uma maneira diferente de viver a vida,e Fernão a gaivota nos passa isto com sua historia.É uma historia tão boa que você tem que ter sutileza ao ler para pegar a mensagem.
É realmente uma historia que digo que todos deveriam ler.

Halley 11/09/2009

uma grande lição.

MERSO 13/07/2009

Um clássico...
Qualquer criança de qualquer geração devia ler este clássico da literatura infanto-juvenil... Aprendemos junto com Fernão Capelo Gaivota que nossa vida é movida pelo objetivo de evoluir, sempre...

rdCassia 28/05/2009

Clássico
Esse é clássico...adoro...li e reli....muito bom!

claudioschamis 27/03/2009

Melhor nem comentar em que ano li esse livro. Mas sei que é um livro que marcou a vida de muita gente em algum sentido. Como a minha.

Dani Rodrigues 27/05/2010minha estante
Shiii, tb não vou comentar o ano em que li esse livro!!! rs Um livro mto bonito...

Simone de Cássia 13/01/2012minha estante
Todo mundo já leu né?? rs rs Virou ícone da nossa juventude... Outro muito bom do mesmo autor é o "LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE"; a gente lê em 10 minutos. Parece literatura infantil, mas, traz reflexões lindas!

Fedato 10/12/2009

Lindo!
Uma leitura leve e agradavél! Uma lição!

Ana C. 19/03/2009

Para se ler na Infância
Li este livro pela primeira vez na 5a ou 6a série, lembro que fiquei emocionada pela bela história de liberdade e perseverança da gaivota. Ao reler, depois de adulta, achei simplista e com toques óbvios de espiritismo. Acho que alguns livros só podem ser lidos quando se é criança.

Lenita 19/03/2009

Um culto à liberdade
Este livro mostra com poesia a a batalha que é defender nossas crenças, nossos sonhos, não apenas por acreditarmos ser diferentes, mas por acreditarmos em algo que está dentro de nós e é nossa razão de seguir. Isso traz uma grande liberdade.

Geógrafo da Alma (Poeta) 05/02/2009

Li essa obra há muitos anos e ela marcou minha essência até os dias de hoje. Pretendo lê-la novamente com os olhos encorpados das experiências cotidianas, pois talvez agora eu possa valorizar ainda mais esse belo livro.

Amanda Aline 29/01/2009

ÓTIMO!ADOREI ESSE LIVRO, LI HÁ MUITOS ANOS, E PRETENDO LER NOVAMENTE

MENSAGEM - "QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA"