Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Joice 24/06/2022

O tempo do desprezo
Livro 4 da saga do Bruxão, um livro muito parado, na minha opinião. Com vários acontecimentos importantes para a sequência da história, só um pouco confuso pelo tanto de personagens, Reis e feiticeiros que da um nó na cabeça.
Ciri sofre igual cachorro abandonado. E muitas coisas ficam no sem solução.

Mike Wazowki 12/11/2020

Livro 4
É difícil não falar sem dar spoiler
Só digo q vc vai comer esse muito rápido
Se delicie

Everton Vidal 16/05/2020

Quarto livro da série. É o segundo romance, mas o primeiro com estrutura e estilo bem definidos. O ritmo é impressionante. Alguns dos momentos mais grandiosos da série estão aqui.

Thaisliz 01/09/2020

O livro foi bom, a narrativa foi mais focada no desenvolvimento da personagem Ciri. O que tornou a leitura um pouco massante foi os diálogos extensos de personagens aleatórios sobre assuntos que deixam o leitor um pouco entediado, mas faz parte. Enfim, o livro termina com grandes expectativas para as próximas leituras.

Victor 21/01/2021

Mantendo o Padrão The Witcher
Tempo do Desprezo mantém o excelente nível dos contos do Bruxo Geralt.
Nesse quarto livro vemos um pouco da inversão de protagonismo e usando mais a Ciri que está em perigo pois Nilfgaard está atrás da Princesa a todo custo.
Geralt eu senti que apareceu menos que nos outros livros mas sempre que aparece mantém a imponência do personagem que tenta encontrar Ciri e impedir que caia nas mãos do Emyr, Imperador de Nilfgaard.
Nilfgaard continua em seu expansionismo em uma guerra que por enquanto está a seu favor após a tomada de vários Territórios.

Portanto espero que o nível se mantenha nos próximos pois a saga de Cirilla e Geralt está até agora em bom nível.

Leonardo.Santos 16/10/2020

Muito bom, ritmo engajante, história bem construída, com toda a construção de mundo trazida nos livros anteriores. Deixou, no entanto, uma sensação de um capítulo de uma história, em vez de um livro completo. No geral, uma excelente sequência para a série.

Jessika.Frizzero 07/12/2021

Sempre me surpreendo com a releitura de contos e mitos feita pelo autor, misturado com intrigas políticas e cada vez mais detalhes que explicam a trama.
Os livros são excelentes e eu estou apaixonada pela saga, apesar de nao estar conseguindo ler tanto quanto eu gostaria

littlelen 09/07/2022

Filhos do desprezo
Esse livro passou a ser uma surpresa, por ser uma continuação, estava esperando mais ação e crescimento da pequena Ciri, e demorou pra ser entregue.
Acabou focando demais na parte política, com muitos momentos tediosos e confusos (complicado de lembrar de todos os nomes que foram citados na trama e toda a treta envolvida).
A maior parte do livro foi chata, mas o final foi incrível, acabei gostando bastante do desfecho e do significado por trás do ?Tempo do Desprezo?.

Ps: personagem favorito: unicórnio (gente boa demais)

Manu 05/10/2022

Chegamos na metade da série com um livro mediano
Ser amante de um universo não me faz cegar os olhos. Podemos criticar sem desgostar. Tempo de Desprezo, o quarto livro de um total de 8 da saga do bruxeiro Geralt de Rívia é o menos envolvente deles. Muita política e pouco protagonismo do personagem título.

Percebo que o autor polonês se prolonga demais em partes políticas a ponto de desprezar um pouco a inteligência do leitor, fora que adentra diversos territórios, povos e personagens as quais continuo achando em excesso para o que a história tem a oferecer. Nesse livro em questão, Geralt, Ciri, Yennifer e Jaskier dividem diferentes núcleos, porém, ainda assim há pouco deles na história. Com exceção da lobinha de Cintra - que tem um último capítulo emocionante e totalmente dedicado a ela, como um episódio de série exclusivo - nenhum dos três protagonistas possuem momentos muito interessantes. Faltou muito a participação do próprio Witcher. Por sinal, o livro começa sem ele e termina sem ele. É como um Harry Potter sem Harry Potter, e isso é golpe, já diria Maurílio.

Acredito que há momentos politicamente arrastados e a narrativa possui um ritmo inconstante. O final salva, e nos estimula a continuar lendo toda a saga, pois oferece bons ganchos que desperta nossa curiosidade. Mas, ao mesmo tempo, é que nem alguns filmes nada memoráveis da Marvel no qual só lembramos mais da sensação do final, da cena pós-credito e do que poderá vir do que exatamente da trama em si.

Pedro4038 06/02/2023

A saga de Ciri
Gostei muito de como a Ciri ganhou um protagonismo maior nesse livro. Depois de treinar combate com os bruxos de Kaer Morhen e magia com a Yennefer, ela deixa de ser aquela garotinha indefesa fugindo de seus captores. Quando a guerra entre Nilfgaard e os reinos do Norte estoura, Ciri acaba sendo separada de Geralt e Yen. Agora a inexperiente guerreira e feiticeira terá que enfrentar grandes obstáculos sozinha (ou quase).

Espero que ele continue sendo um dos focos principais da narrativa daqui pra frente, afinal ela é a criança da profecia.

Cynthia.Grezzani 14/10/2020

Todo livro de The Witcher me deixa confusa logo no início, me pergunto se deveria continuar a leitura ou esperar um momento mais tranquilo. Felizmente, a curiosidade é sempre maior e sigo a leitura, a imersão completa demora boas páginas, mas quando finalmente acontece, é impossível largar o livro.

O maior ponto positivo são os personagens carismáticos (embora nem todos) e bem construídos, vê-los interagir ao longos dos capítulos é extremamente interessante. É impossível ler sem se perguntar quais são os personagens em que podemos confiar, e quais estão apenas agindo por interesse próprio, e este fator adiciona uma camada muito interessante para o livro.

Este, em particular, foi o melhor da saga até agora. Sem medo de colocar Cirilla num papel de protagonismo maior, sendo uma personagem forte que tem muito para oferecer para a história. Além de mostrar mais sobre as politicagens dos reinos deste universo, que foi muito bem explorado nos diálogos presentes no livro (outro forte ponto, uma vez que as conversas entre personagens são sempre intrigantes).

Recomendo especialmente pra quem já tem familiaridade com os personagens (seja pelos jogos ou pela série) ou é fã de fantasia... Acredito que apesar de não ser um clássico, é um livro muito necessário e a história não vai deixar a desejar.
Gosto da possibilidade de entender a fundo estes personagens, especialmente de entender melhor a história de origem deles.

Amanda 24/07/2021

Na maior parte do tempo, o livro é meh
Os acontecimentos são interessantes ainda que a condução do autor seja truncada, parece que nunca deslancha completamente. Ele demora 150 páginas e nada acontece, de repente ele movimenta toda a trama em umas poucas e você pensa "agora vai". Não, não vai, ele muda a velocidade novamente e apenas reposiciona as peças sem andar muito com a história. Vamos para o próximo.

Jessica891 16/12/2021

Como sempre, mais um livro que devorei ferozmente. Cada vez mais os mistérios vão se desenrolando, e a ansiedade so aumenta. Me supreendeu mais uma vez.
Em algumas partes fiquei um pouco confusa sobre os reinos que estavam em guerra, mas o Google está aí pra isso. Vamos lá, para o próximo livro.