Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Patcha 03/01/2023

Além do Estranho
Tive muito preconceito por esse livro, principalmente por ter inspirado um filme que conquistou o público jovem. Após ver muitas reviews negativas de espectadores do filme, dizendo que o livro não fazia sentido, resolvi dar uma chance. E que livro incrível!
Basicamente, ele desconstrói e reconstrói o horror cósmico. Te coloca num lugar que você não entende, com personagens que você não conhece e contra perigos também desconhecidos. Você não sabe porque, mas fica aterrorizado do início ao fim. Não dá para dizer mais que isso. É estranho e é delicioso. Recomendo a leitura

Pamella 06/12/2022

Li esse livro há uns meses, mas simplesmente esqueci de escrever sobre kkkkkk
Comprei pq vi o filme, fiquei curiosa e resolvi ler. É bem escrito, mas sinto que li com certa preguiça e não tive uma experiência muito boa como tava esperando.
Fiquei muito confusa em vários momentos, foi difícil imaginar alguns cenários.
Mas foi um livro ok, de maneira geral.
Talvez eu releia e termine a trilogia ano que vem.

Guilherme.Ferraz 29/10/2022

Ficção Científica + Pitadas de horror cósmico
Aniquilação trabalha muito bem o mistério do livro, a Área X. Os personagens são aprofundados de uma maneira que se encaixa com o enredo, que é por meio de relatos da bióloga.
Mesmo curto é um ótimo livro de ficção científica com algumas pitadas do horror cósmico de Lovecraft.
Acredito que irei ler os próximos livros da trilogia.

Agnaldo Alexandre 20/10/2022

Uma história fascinante
Aniquilação é um excelente exemplo de ficção weird, com elementos de estranho e suspense aplicados na medida certa. Ao acompanharmos a protagonista, sentimos suas angústias, medos, e partilhamos de suas motivações para explorar o local e os elementos estranhos. Esta não é uma história de ficção científica, mas de ficção weird mesmo, sendo uma verdadeira homenagem ao gênero.

Recomendo 5?
VK 99 12/09/2023minha estante
Super curioso com esse livro

Agnaldo Alexandre 12/09/2023minha estante
Baita livro, gostei demais. Curti muito a escrita dele, e a forma como desenvolveu os personagens.

HARROWCODED 19/10/2022

ficção-científica e mulheres sigmas
simplesmente amei este livro, não consegui largar dele por três dias, eu almoçava pensando nele, estudava pensando nele, dormia pensando nele.
não entendo por que tem tanta gente que não gosta mas é a vida né nem tudo mundo tem bom gosto pra livro.

Polliana.Francine 16/10/2022

Esse livro foi uma grande decepção pra mim.
Não esperava que ele fosse tão confuso, e eu sei que por ser uma trilogia o primeiro volume não iria dar todas as respostas, mas ele ficava confuso a cada capítulo e isso cansa.
A personagem principal é um grande pé no saco de chata, extremamente focada na razão, o que deixava até a relação dela com o marido uma coisa estranha, apática. Talvez essa seja o sentimento que senti ao ler esse livro: apatia. Não senti nenhuma emoção com os mistérios da Área X ou com qualquer outra coisa que aconteceu no livro. Fico triste pois queria continuar a trilogia mas desisti por achar tão entediante.
Só não dou 1 estrela pela escrita do autor que não é ruim.

Didi_ 16/10/2022

Tão gostosinho de ler
"- Aniquilação! - gritou ela para mim, agitando os braços em confusão. - ????????çã?! ????????çã?!"

A protagonista, a bióloga, é simplesmente incrível, eu amei ela (e isso não tem nada a ver com o fato de eu ter visto nela o mesmo bloqueio emocional que eu tenho ok?), e o autor desenvolve ela muito bem, já os outros personagens, por mais que não tenham esse mesmo desenvolvimento, são bem elaborados e com características bem pontuais.

O enredo é interessante, assim como o suspense, o desenvolvimento da história e tudo mais. Quero ler o resto da trilogia para ver no que isso tudo vai dar, por mais que o livro em si tem um começo, meio e fim, porém deixa perguntas.

"[...] A sujeira e a agressividade de uns cidade grande, a interminável vigília em que ela prenuncia a nossa destruição... Nenhuma dessas coisas me atraía."

Thaisa 06/10/2022

Um fever dream lovecraftiano totalmente inacreditável!
Uma determinada zona terrestre, conhecida como Área X, é um lugar onde as leis da natureza não se aplicam. Desde a descoberta do local, o governo já mandou diversos grupos para explorarem o lugar, mas todos as pessoas que tiveram contato com a área acabaram morrendo de alguma forma.
É assim que, nesse 1° volume da trilogia Comando Sul, acompanhamos uma nova expedição indo até lá com o intuito de mapear a região, estudar seu ecossistema e descobrir mais sobre o que realmente acontece ali. Quatro mulheres tentarão cumprir essa missão (nenhuma tem o nome revelado): uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga e uma bióloga, que é a narradora do livro.
Após o falecimento do marido (que esteve na Área X), a bióloga decide explorar o local, mas a maneira como ela enxerga as coisas dentro desse microcosmo é diferente do que as outras vêem, levando a protagonista a querer estudar mais sobre a fauna e a flora... O que pode ser demasiado perigoso, pois as plantas soltam esporos que talvez sejam contagiosos.
Já preciso deixar claro que gostei bastante da história: a melhor forma de descrevê-la é como um fever dream lovecraftiano com uma narradora não-confiável, o que funciona bastante, pois não só estamos lidando com algo que não compreendemos como também só acompanhamos o ponto de vista de alguém que está inserido nesse meio, cujo objetivo é analisar a biologia local, principal fonte das estranhezas da Área X, além de alternar seu presente com seu próprio passado, demonstrando não só as motivações que a trouxeram até ali, mas também o que faz com que ela tenha outra percepção do lugar.
VanderMeer acerta quando escolhe dar ao leitor apenas as informações básicas sobre o que está acontecendo ao invés de tentar justificar tudo; o que pode não agradar muitos leitores foi o que me fez gostar tanto da narrativa: ela levanta muito mais perguntas do que nos dá respostas - e numa situação como essa, onde o real e o insano se encontram e nada é certo, a incerteza é justamente o que me fascina aqui.
Assim como a escrita confusa e turva faz sentido quando a história possui o mesmo clima inacreditável, colocar uma bióloga como o centro do enredo é uma escolha genial, já que é tão interessante a maneira como ela encara os obstáculos e as loucuras do lugar por ter a profissão que tem e estar vivendo o luto de alguém que também já esteve ali - e quanto mais ela explora e mergulha fundo em suas descobertas, mais claro fica o fato de que a grande protagonista da trama é a própria Área X.
Me lembrando bastante a novela "Who Goes There?", de John W. Campbell (que inspirou o filme "O Enigma de Outro Mundo"), "Aniquilação" (que também foi adaptado para as telas) foi uma grata surpresa que, estranhamente, me fez não ter vontade de ler os outros livros da trilogia: o final condiz perfeitamente com o que é apresentado ao leitor e as dúvidas que cercam o local caracterizam o melhor aspecto da história, que é o medo do desconhecido - e, por isso, não pretendo ler as continuações, pois quero continuar conjecturando acerca dos segredos que compõem a temida Área X.

jarinha 06/10/2022

confuso e sem emoção
teria potencial, mas a narrativa é confusa e fraca, a leitura acaba cansativa, tanto que levei mais de um mês para terminar esse livro.
não consegui me apegar a nenhum personagem - não existe um bom desenvolvimento deles - e nem a própria história.
acho que o mistério e suspense que o livro queria transmitir não foram bem escritos, já que em momento nenhum me senti curiosa ou instigada a entender o q tava acontecendo, creio que os elementos usados para criar o suspense foram meia boca.
Patcha 10/12/2022minha estante
É um livro pra quem gosta de horror cósmico. Pra quem não é familiarizado com o gênero, soa muito estranho mesmo

jarinha 18/12/2022minha estante
nunca tinha ouvindo sobre esse gênero, poder ser por isso q eu não consegui entender muita coisa. obrigada por explicar ??

(mas sinceramente ainda achei a narrativa um pouco chata de acompanhar kkkk)

Patcha 18/12/2022minha estante
Super compreensível! Acho que todos os livros desse gênero são assim haha.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre, dá uma olhada na obra do H. P. Lovecraft. É bem datada e tão arrastada quanto Aniquilação, mas tem alguns filmes mais intensos baseados nele, que podem ajudar a gostar desse tipo de história
Tem o A Cor que Caiu do Espaço, que é bem parecido com Aniquilação, inclusive. Tem no YouTube, é bem bacana ?

jarinha 19/12/2022minha estante
já tinha ouvido falar sobre esse autor nos vídeos do Quadro em Branco.

obrigada pela indicação, vou dar um conferida e mais uma chance para o gênero ?

Dd/Ju 30/09/2022

Blow na minha cabeça
Há muito tempo que um livro não me prendia assim, sempre com coisas bastante previsíveis, mas essa ficção científica ficou f0d4.
Imagine ter uma vida meio que "sem graça", como uma pessoa introvertida ao extremo, daquelas que parecem que não fazem parte desse mundo, e se envolver em algo gigantesco (meio que o sonho de muita gente), depois do seu marido morrer por conta da mesma experiência.
O autor constroi a narrativa inteira sem nomes, apenas com designações como "psicóloga" e "bióloga" para as personagens e tudo o que temos são seus sentimentos para serem por nós analisados.
Basicamente 4 pessoas vão para uma área isolada, da qual apenas uma delas tem um maior "conhecimento" do lugar, não sabem como chegam lá e nem o propósito, apenas descobrem que tudo não faz muito sentido no lugar. Esse lugar, a Área X, é fascinante, natureza intocada de criaturas estranhamente humanas, sons desconhecidos, dos quais não se sabe quase nada e a cada ano a fronteira que separa esse lugar do "nosso mundo" está se expandindo e não se sabe se os efeitos do lugar são bons ou ruins. Muitos não voltam desse lugar, mas as pessoas continuam indo, por curiosidade ou porque são induzidas a isso, por meio da hipnose, ponto muito alto da história. A hipnose é a arma dos psicólogos da missão que bloqueiam as memórias das pessoas sobre a fronteira, controla elas, como também podem mata-las se essas saírem do controle, uma jogada muito incrível nessa história.
A bióloga, narradora da história, chega bem fundo nas questões da Área X, como em questões do seu passado, junto com seu marido (os diálogos dos dois são muito legais) e também, ela se depara com uma criatura e vive uma experiência inexplicável.
Tudo nessa história é interessante, as criaturas inexplicáveis, as histórias dos passados dos personagens, o Comando Sul e muito mais. O fim é para a continuação dos próximos livros e estou fula da vida, pois eles são esgotados nas lojas. Ficamos com aquela questão da curiosidade de que precisamos de respostas para as perguntas deixadas para trás. E as principais delas: será a Área X boa ou ruim? Será aquelas palavras da parede da "Torre" (que é um ser vivo) algum tipo de profecia?

Clara 26/09/2022

Achei extremamente descritivo, muita descrição de TUDO, algumas vezes confundindo tanto quanto a protagonista está confusa, me senti ficando meio louca que nem ela na fase final, achei meio arrastado no meio, o começo me prendeu mas o meio me perdeu, achei que ia engrenar novamente mais pro final mas continuei confusa, mas não achei um livro ruim, só não entendi kkkk

Letícia 18/09/2022

Entendi, mas não entendi.
Me interessei a ler o livro depois que assisti a adaptação na netflix e foi a melhor escolha que tomei kkk
O livro é muito bom, a escrita é muito boa e envolvente, o autor sabe como te deixar curioso com todos os mistérios da Área X.
Alguns momentos você fica perdido com o que está acontecendo, é difícil tentar imaginar as coisas quando elas fogem tanto da nossa realidade, mas ao mesmo tempo é incrível sair da nossa zona de conforto e criar cenários e coisas tão diferentes.
Ao finalizar o livro, fiquei alguns minutos sem saber o que fazer. Eu entendi o livro, mas ao mesmo tempo, as ideias do autor para à Área X são tão doidas e dificeis de imaginar, que parecia que eu não tinha entendido nada. É confuso, eu sei, mas foi exatamente assim que eu me senti
A experiência de leitura foi uma das mais diferentes que já tive e fiquei muito curiosa com os outros dois livros.
Enfim, recomendo demais a leitura.

Obs: O filme é diferente do livro, mas na minha opinião os dois são bons a sua maneira.

Weslley.Luciano 06/09/2022

Sobre transição e autodestruição
Por mais que excepcional, definitivamente não será um livro que vou indicar para todo mundo.

Aniquilação é daqueles livros que, se você permitir, te transportam para um local diferente.
Com uma narrativa em primeira pessoa que trás referências que vão do horror cósmico lovecraftiano ao terror romântico de Mary Shelley, o texto é denso em descrição e em auto-analise, frequentemente mergulhando no ambiente ou na mente da protagonista enquanto mantém os mistérios em aberto.

Daí um dos grandes acertos do livro: conseguir apelar ao nosso imaginário enquanto é aceitável e, quando não é mais, trazer desfechos quase tão horripilantes quanto os que imaginamos.

Aos que procuram algo semelhante ao filme, talvez se frustrem. É clara a inspiração no material original, mas mais do que o enredo o argumento do livro é outro.

A excelente película de Alex Garland trás um estudo sobre a capacidade (e talvez necessidade) humana para a autodestruição, enquanto o livro de Jeff VanderMeer trata sobre as transições, sobre a mudança e a aceitação do mudar.

Não é um livro simples, mas definitivamente se tornou uma jovem referência no gênero.

Leitora 28/08/2022

Começou bem mais ou menos, aí chegou no meio e deu uma empolgada na história, mas aí o final eu achei meio decepcionante, esperava mais, mas como tem mais livros dessa trilogia eu talvez tente continuar a história pra ver como continua