Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Evandro199 23/08/2022

Expedição irreal.
"Quando passamos a ver beleza na desolação, algo muda dentro de nós. A desolação tenta nos colonizar."

Nesse livro acompanhamos uma bióloga e suas colegas em uma expedição. A missão: retratar o que se encontra em uma área, área qual ocorreu um determinado evento.
Que evento? Ela não sabe.
Como ela chegou? Ela não lembra direito.
No local a natureza tomando o pouco que sobrou dos vestígios da civilização que ali existiu antes do evento. E situações inexplicáveis, muitas.

Lentamente somos imersos em vários mistérios. Como esse é o primeiro livro de uma série, não espere muitas respostas agora. Tenha paciência. Ainda temos dois livros pela frente, e o autor prometeu mais um: "Absolution"
Um livro muito bom.
Talvez apenas não para todo mundo.

claradebolacha 12/08/2022

Mistério e ficção científica
Não entendi a nota tão baixa, mas eu gostei do livro! Achei instigante, entendi o motivo e achei mais pertinente o fato delas não terem nomes, porque poderiam ser qualquer pessoa de qualquer lugar. Senti medo, senti angústia e o mistério é fascinante nesse primeiro livro. Eu nem sei mesmo se quero saber a resposta, seja porque perderia o mistério, seja porque pode ser mais horrível do que o ser humano possa imaginar, como em um tipo de escrita lovecraftiana. Recomendo.

thiagojk33 07/08/2022minha estante
Todo mundo me falava super bem desse livro e foi uma tortura terminar de ler kkkkk

Júlia 18/07/2022

Área X
Sou suspeita pra falar sobre Aniquilação porque simplesmente amei o filme desde a primeira vez que vi. E se você, assim como eu, decidiu ler o livro depois de já ter visto o filme, precisa saber que há uma diferença gritante entre um e outro. Eu acredito que o filme foi baseado não somente no livro um, mas em toda trilogia comando sul. No livro acompanhamos a narrativa da bióloga ao longo da expedição, que foi escrita em um diário desde o primeiro dia em que atravessaram a área X. A sua mudança, ao contrário do filme, acontece de forma natural e explícita, enquanto no filme só é descoberta no final. Tanto o livro quanto o filme apresentam um toque de terror ecológico gigantesco, cada um de uma forma diferente, mas igualmente especiais

THALES76 13/07/2022

Li sem grandes pretenções
É uma historia que você acompanha a partir da ótica da protagonista, uma bióloga na profissão e na sua essência. Tudo se passa na famosa Área X, um local onde ocorreu uma catástrofe climática. Não se sabe muito sobre essa área, é até um dos pontos centrais da trama, tentar descobrir o que aconteceu nesse local. Também não é dito em que época se passa, mas sabemos que diversas expedições são enviadas a décadas para onde aconteceu tal catástrofe, e como já é de se esperar, essas incursões não dão muito certo.

Não é uma história incrivel que te fez ficar pensando no livro 24 horas, entretando o que de fato me prendeu e que deixa tudo mais intrigante é que esse mistério que circunda a Área X parece que vai se desenrolando no decorrer dos acontecimentos, mas no final cada esclarecimento, outro vem a tona, só aumentado o mistério.

Outro ponto que me fez seguir lendo, é que a protagonista fala muito de si, e tenho muito apreço por esse tipo de escrita, me sinto mais próximo do personage, como se ela estivesse desabafando para mim, um amigo próximo. Com certeza se nos conhecêssemos na vida real, seríamos amigos.

Zihtuan 07/07/2022

Tem como se perder bem fácil pelas descrições, mas eu gostei de como o livro foi escrito: uma espécie de diário de memórias. Vou continuar lendo os próximos pois a ficção e mistério de fato me prenderam.

primrose 24/06/2022

Um favorito, com certeza
Que experiência incrível foi ler esse livro. A estranheza da área X se misturando a estranheza das personagens, tanta coisa nova a cada página e tantos mistérios para ficar pensando e tentando desvendar com a bióloga... eu amei. Amei também ficar imaginando como seria cada elemento novo, por mais abstrato que fosse, inserido na história. Mal posso esperar para saber o que acontece nos próximos livros!
THALES76 28/06/2022minha estante
Tô pra começar ele hoje

primrose 28/06/2022minha estante
Espero que goste!! ??

Ricardo 19/05/2022

Ótimo livro de sci-fi.
Bom, creio que muita gente viu o filme (este lado pela Natalie Portman) para só depois descobrir que era a adaptação de um livro. Eu realmente gostei, é um livro bastante instigante, no qual fiquei imerso naquele ligar maluco conhecido como Área X. Nada é aquilo que parece, nada tem uma explicação humanamente aceitável, e isso é muito bom, na verdade. Um livro que não explica nada, mas que me deixou extremamente curioso.

Como é uma trilogia, espero que os próximos livros sejam tão bons quanto o primeiro (espero encontrar os volumes 2 e 3). E que eu possa descobrir o segredo por trás da Área X. Esse primeiro só preparou o terreno.
kaio 19/05/2022minha estante
É um dos meus favoritos esse livro, já li duas vezes. Conheci pelo filme ?

Ricardo 20/05/2022minha estante
Preciso comprar os outros, mas estão bem caros. Vou ficar monitorando os preços.

kaio 20/05/2022minha estante
Queria muito ler os três, mas nunca entendi os valores absurdos!

Isla 16/05/2022

O que foi isso???
Após uma leitura um pouco conturbada eu finalmente cheguei ao final desta obra.

Desde o princípio eu já havia ficado fascinada pelo livro, não pela sua história mas sim pela sua ambientação que me deixou muito cativada, de fato se o leitor apreciar cenários naturais e vividos ele pode gostar de se imaginar na imponente área X.

Uma coisa que me incomodou um pouco no livro foi a indiferença da personagem principal. Sim, eu entendo que essa provavelmente tenha sido a intenção do autor mas acompanhar a jornada da personagem e vela tão a vontade com uma situação completamente atípica fez com que eu não ficasse tão confortável com a leitura.

Enfim. Muitas perguntas, poucas respostas e mais dois livros pela frente.

Dawison 04/05/2022

De onde jaz o fruto asfixiante...
Eu tinha muito pouco interesse em ler "Aniquilação" desde que vi a adaptação da Netflix e não gostei (sim, eu vi o filme antes de ler o livro), mas acabei lendo mesmo assim porque estava na minha meta de 2022. Porém, o livro me surpreendeu. É um bom livro, apesar de não me deixar com vontade de ler o restante da trilogia. Não acho que precisaria de uma continuação

Aniquilação consegue criar uma sensação de mistério e de "o que vai acontecer em seguida?, misturado com um terror ao refletir nos questionamentos da personagem principal, a bióloga. Lê-lo me fez lembrar um pouco do conto "Nas Montanhas da Loucura", do Lovecraft.

Por falar na bióloga, inicialmente me identifiquei com a personagem pelas características que ela apresentou. Mas, com o passar do tempo, e ao descobrir mais da vida pessoal "antes da Área X", prefiro retirar o que disse (risos de nervoso). Achei ela bem complicada, e um tanto insuportável.

O final é um tanto previsível, mas nada que cause frustração ao ler. Na verdade, não acho que o final deveria (ou poderia) ser de outra maneira.

Enfim, pra quem busca um livro relativamente pequeno de mistério e que consiga te prender na leitura, Aniquilação é uma boa pedida. Mas recomendo ler sem muita expectativa.

Trechos interessantes fora de contexto:
"Nada que esteja vivo e respire é capaz de objetividade total - nem mesmo no vácuo, nem mesmo se tudo que aquela mente possuir for uma ânsia pela verdade capaz de qualquer sacrifício."

"É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: de fora pra dentro, forçando você a viver aquela outra realidade."

"[...] algumas perguntas podem nos destruir por dentro se a resposta nos for negada por tempo demais."

"Se não tenho respostas verdadeiras é porque ainda não sabemos que perguntas devemos fazer."

Gabi 01/05/2022

Leia, simples assim
Acho que não tenho muitas coisas para falar sobre esse livro para convencer você a lê-lo, mas alguma coisa nele chama atenção. Talvez o mistério que envolve toda a Área X, talvez o ímpeto de querer descobrir mais sobre as personagens, "Quem são? O que faziam antes disso? Por que estão ali? O que aconteceu naquele lugar?". Essas foram perguntas que surgiram na minha mente durante todo o livro e eu apenas seguia em busca das respostas para as minhas e quanto mais eu seguia, mais perguntas eu encontrava para serem feitas, mais a história e o mistério da Área X empregnavam na minha mente me instigando a continuar. Não tenho palavras para descrever o quão vívido toda essa história se tornou dentro de mim. Não consigo dicernir a partir de que momento toda essa viagen se instaurou como uma prioridade para terminar este livro, mas tudo aconteceu tão rápido, que eu simplesmente tenho apenas UM conselho: leia esse livro o mais rápido possível.

Wagner 05/04/2022

Uma agradável surpresa
Antes de ler o livro, vi algumas resenhas que diziam que ele era ruim por levantar várias perguntas e oferecer poucas respostas, e não sei se eu concordo.

Quer dizer, ele de fato levanta várias perguntas e oferece poucas respostas, mas não achei isso ruim. Ele propõe questões existenciais em uma narrativa que pretende borrar o limiar entre a realidade e uma percepção alterada dela.

Achei um texto super fluído, gostei da protagonista e gostei da história. Ele de fato não oferece respostas contundentes, pelo menos não nesse primeiro volume, mas não senti que o autor não tinha as respostas, e sim que o propósito das perguntas não era ter elas respondidas. É difícil essa abordagem me agradar, admito, não consigo afastar um sentimento de que os autores que escrevem dessa forma por vezes só não querem se comprometer e se limitar com uma interpretação específica, mas esse não é o caso desse livro.

Achei as personagens interessantes (pontos por serem todas mulheres). Achei as diferentes especialidades delas bem exploradas, gostei muito da descrição dos ambientes, muito imersivas. Mesmo nas partes mais surrealistas o texto se mantém claro o suficiente. Pra mim é um achado nesse gênero, e fiquei muito curioso por ler os próximos. Mais pontos por ser um livro "curto".

Recomendo

febooks_ 29/03/2022

o olhar da bióloga sobre o relato da história de seu ponto de vista é cativante. mantive a guarda baixa para o livro e acabei por gostar muito.

Fabio 03/03/2022

Overhated
Um livrinho que vai de qualquer canto até lugar nenhum, não entendi o motivo do hype quando saiu o filme na Netflix, é tão mais ou menos que acho que eu devo ter pulado alguma parte, não é possível.

Laris | @larislendo 25/02/2022

Não é uma leitura fácil, não é qualquer que vai gostar. É tudo muito vago, realmente como um diário de observação de uma cientista durante uma expedição, assim ficamos reféns das percepções dela e muitas lacunas são deixadas ao final da leitura. Pretendo ler os livros restantes da trilogia esse ano ainda pois tenho expectativa que todos sejam 5 estrelas e favoritados.