Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Helô 23/02/2023

No começo eu tava confusa, e no final parecia que tava no começo.
costumo amar quando não entendo o que tá acontecendo no livro, porque fico lendo obsessivamente até entender. mas com esse livro fiquei frustrada, porque o leitor não tem uma resposta.
sei que é uma trilogia e que o autor não pode entregar tudo no primeiro livro, mas eu gostaria de ter tido alguma explicação do que tá acontecendo nessa história.
acabou fazendo eu não ter vontade de ler os próximos.

J.D.A 22/02/2023

"É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: ...
...de fora para dentro, forçando você a viver aquela outra realidade." - Pág 110

Esse é um dos meus livros de ficção científica favoritos (apesar de fazer parte o nicho 'ficção estranha'). Toda a construção do cenário e da narrativa fazem você se transportar para a Área X e fazer todo o percurso da história com a bióloga.
Aliás, a protagonista narradora é simplesmente cativante: apesar de não ser a pessoa mais amável do mundo, faz com que a gente se sinta impelido a continuar a ler sua história.
Jeff Vandermeer fez um ótimo trabalho no que se refere a este livro de abertura da trilogia. Não vejo a hora de ler os próximos e espero que estejam á altura do primeiro.

Giulia 31/01/2023

Olha, não tem quase nada do filme no livro.
Escolhi começar a resenha assim porque eu amei o filme, e coloquei o livro na lista de leitura só por causa dele. E ai.... a história é toda diferente. Mas não vi isso como algo ruim, porque a historia do livro é igualmente boa, e com o plus de termos acesso aos pensamentos da protagonista. Achei que dosou perfeitamente a ficção do universo e toda a estranheza da Área X com os pontos de realidade da vida cotidiana, por meio dos flashback de infancia, trabalho e casamento. É um livro que você fica imerso, entra nele, sente ele e sinceramente, não entende nada tbm, pelo menos foi o que eu senti. Então se você espera respostas... Não é aqui que vai encontrar.

Rodrigo 27/01/2023

Leitura interessante
Este é o primeiro livro da trilogia comando sul. Nele somos introduzidos na chamada área X, local onde fenômenos inexplicáveis, ainda, ocorreram, sendo uma área selvagem e isolada. Uma expedição formada por quatro mulheres, uma de muitas expedições, entra na área para explorar. A partir daí entramos em uma boa trama envolvendo mentiras que enredam as personagens e dramas e angústias muito envolventes. Fiquei ansioso para continuar, é um livro bastante original em sua construção.

Beta 27/01/2023

Maravilhoso
Decidir ler o livro por causa do filme, pois queria uma explicação para o final, mas desde o começo da leitura soube que tanto o final quanto todos os acontecimentos seriam totalmente diferentes da adaptação, e foram muito melhores embora eu entenda a mudança para o roteiro, pois os acontecimentos seriam muito maçantes em forma de filme, já que a parte mais interessante está na parte de dentro da personagem. De certa forma, ainda estou sem respostas no final e ansiosa para ler o segundo livro apesar das resenhas negativas. Ler esse livro é como ingerir uma droga muito doida, boa e ruim ao mesmo tempo.

Freitas 22/01/2023

ANIQUILAÇÃO
5/5 ?? - Descobri esse mundo de aniquilação quando vi um trecho do filme no tiktok e me interessei, pois achei que era de terror Kkkkkkk.
Vi o filme com uma amiga e fiquei apaixonada pelo conceito da natureza e as mudanças de DNA, achei tudo muito interessante e sombrio e lembro de ficar com medo ao pensar em que tipo de bicho deve existir nesse mundo. Apesar de tudo, o final do filme não me agradou.

Depois, no twitter, vi pessoas comentando sobre um fungo que tem no filme e como ele é assustador, mas que no livro as coisas são piores, e foi desse jeito que descobri que existia um livro, e que era mais focado na natureza do mundo fictício (ponto que tinha mais me interessado) e então resolvi ler o livro literalmente no mesmo momento, em pdf que achei na internet.

Eram 19h de uma quarta, e só parei de ler o livro as meia noite e meia, quando terminei por completo. UAU! Me diverti demais. Fiquei obcecada pela descrição da natureza imaculada e com gostinho de quero mais, com vontade de descobrir todos os segredos e o que está acontecendo nesse mundo. Leitura muito fluida e que me tirou da ressaca de leitura que as festas de fim de ano causaram. Recomendo com certeza a quem gosta de ficção científica e procura uma nova leitura e vou começar a ler o próximo da trilogia imediatamente.

Dei 5 estrelas pois me diverti demaissss e não por fatores como escrita ou edição!

Jonathan 13/01/2023

É um ótimo suspense. Você se sente imerso no ambiente, a construção da Área X é incrível, é possível sentir a atmosfera de mistério que a bióloga também está sentindo. A cada nova descoberta me senti cada vez mais dentro da história. Estou muito ansioso para ler os outros dois livros da trilogia.

Rodrigo 10/01/2023

E haja imaginação!
Que livro visceral! Super intenso, super bem escrito, tramado e direcionado. É um daqueles que não sai da sua cabeça, que força sua mente, te obriga a pensar muito e imaginar coisas que foram idealizadas por outra pessoa. Se por num lugar tão surreal como a Área X, conhecê-la, explorar... De alguma forma, me remete aquela sensação da primeira vez que li Encontro com Rama. Aquele sensação de estar num lugar novo e desconhecido, junto com os protagonista, numa ignorância fadada ao absurdo do conhecimento. Eu amo esse livro!!!

JiPaiva 20/02/2023minha estante
Concordo plenamente com sua resenha...tô decidindo se vou continuar a saga ou me darei por satisfeita em não entender nada.

Marcio.Caldas 25/02/2023minha estante
Me dei por satisfeito. Rs

Gabriely 06/01/2023

Para mim a leitura fluiu muito bem, a história me prendeu e eu queria saber o que ia acontecer em seguida. Indicaria a leitura para quem gosta de livros bem viajados estilo 2001

RinSB 03/01/2023

Intrigante
Comecei o livro achando que saberia o que iria acontecer, não vou dizer que me surpreendeu, mas foi intrigante.
A leitura é leve contendo apenas algumas palavras diferente.
Achei o início meio tedioso, só comecei a gostar da metade pro final.
Apesar de a história ser boa, não me instigou a curiosidade de ler a continuação.

Patcha 03/01/2023

Além do Estranho
Tive muito preconceito por esse livro, principalmente por ter inspirado um filme que conquistou o público jovem. Após ver muitas reviews negativas de espectadores do filme, dizendo que o livro não fazia sentido, resolvi dar uma chance. E que livro incrível!
Basicamente, ele desconstrói e reconstrói o horror cósmico. Te coloca num lugar que você não entende, com personagens que você não conhece e contra perigos também desconhecidos. Você não sabe porque, mas fica aterrorizado do início ao fim. Não dá para dizer mais que isso. É estranho e é delicioso. Recomendo a leitura