A cor do leite

A cor do leite Nell Leyshon

Resenhas - A Cor do Leite

Natalicia Iza canella 22/01/2022

a cor do leite
Sinopse: " esse é o meu livro. e eu
estou escrevendo ele com
as minhas próprias mãos. "

Resenha: Que história recomendo a leitura ? menina Mary você me emocionou no início tava tranquilo em termos porque a Mary tinha uma vida dura na roça com sua família aí parecia que a vida ia melhorar sou surpreendida no final do livro chocada.
Leiam esse livro!

Xoxofana 12/01/2022

A história que foi apagada
Eu me emocionei do começo ao fim desse livro, devorando todas as sílabas, palavras e frases que me apresentava. Não conseguia me manter longe desse livro porque eu simplesmente precisava saber mais, entender mais e chegar ao final de tudo. E talvez esse tenha sido meu erro: li rápido demais, cheguei ao fim rápido demais e não tive tempo suficiente com essa história.
Para ler esse livro, precisa entender que ele vai te destroçar, te abrir ao meio e jogar álcool. A história contada nele não é algo bonitinho e fofo, não é um conto de fadas ou algo agradável. É uma verdade dura e quente, feita para te deixar embasbacado e ainda pedir por mais: mais explicações, mais momentos, um pouco de ajuda e alguma maneira de mudar toda a trajetória dessa história.
Às vezes me pego pensando nesse livro, mesmo depois de tanto tempo de o ter finalizado, sobre as coisas que me mostrou, a história que foi escrita com lágrimas, sangue e sacrifícios. Eu não esperava pelo final, pelo que me fez sentir e a perda que foi fechar esse livro e perceber que eu chegara ao final, que eu havia lido e entendido tudo, que o final foi dilacerante. Mas eu leria esse livro mais 300 vezes apenas para poder passar mais um tempo com Mary.

site: https://www.instagram.com/mil.tsurusdepapel/

Amani.Cruz 08/01/2022

Mary, mary!
Já aviso logo: não tem final feliz.

Esse livro me fez ficar grudada nas páginas e enquanto não acabou eu não sosseguei.
Durante a leitura sentimentos diversos me envolveram e quando fechei a última página o que fez morada em mim foi a tristeza.

Tristeza porque cheguei a pensar que eu poderia ter mudado a história da personagem. Quis pegar a Mary (personagem principal) pela mão e trazer ela pro meu mundo. Mostrar a ela coisas que naquela realidade ela não teve acesso. Proporcionar para a vida dela momentos agradáveis.

É, acho que me afeiçoei a ela.

Para cada personagem tive um sentimento diferente e não posso dizer se senti algo bom por algum dos que a história me apresentou.

Se você for ler esse livro, ele possui gatilhos e se eles não fizerem mal a você vá em frente, caso contrário é melhor escolher outro.

Finalizo essa resenha te contando que gostei do livro. Dei a ele 5 estrelas e se você tiver outro dessa autora para me sugerir, vá em frente!

PatrAcia.Barros 05/01/2022

Estou chocada!
Tudo o que o eu imaginei mudou completamente de uma hora para outra. Que história!!!!! Isso pra mim foi sair da minha zona de conforto literalmente?. Foi uma leitura maravilhosa e tensa ao mesmo tempo, e o final me deixou estarrecida real!!!!

Tatiane.Gatto 27/12/2021

1830, a época da sociedade machista, onde mulheres só prestavam pra obedecer e tinha que fazer o que mandavam.

Cristina 21/12/2021

Desnecessário
Aquele livro que retrata pessoas pobres, ingênuas e que não tem conhecimento de seus direitos a situações de abuso e exploração e no final não tem justiça nem nada de bom para elas.

Celia.Mattos 19/12/2021

O livro é narrado por Mary, uma garota de 15 anos, que leva uma vida difícil na fazenda em que vive com o avô, os pais e as irmãs. O pai é bastante duro e violento, e culpa as filhas por não terem nascido homens. Ela é enviada a um presbitério para ajudar a cuidar da esposa do pastor, porém, ela não se adapta à nova casa. Após aprender a ler e escrever, ela corre contra o tempo para contar sua versão da história e explicar os motivos para que tenha feito tudo o que fez.
A forma da escrita causa um pouco de estranhamento, por buscar se adaptar a como seria a escrita de alguém com pouca instrução, mas não atrapalha o acompanhamento da história. A personagem principal ganha nossa simpatia por sua franqueza e tragicidade, mas senti falta de um desenvolvimento maior de alguns acontecimentos. Um bom passatempo, mas nada muito arrebatador.

ELOISA 13/12/2021

Brutal
Nunca li algo tão pesado até essa leitura.
Preciso avisar dos SPOILERS, pois não tem como NÃO relatar aqui, ok?

Por onde começar????

Tive que engolir em seco muitas vezes.
Que livro frio e visceral
!!!! CUIDADO.... ESTEJA PREPARADO!!!!

Temos Mary uma protagonista adolescente, 14 pra 15 anos.
Uma menina portadora de uma deficiência física, que não mede as palavras. Uma menina analfabeta, muito forte, amorosa, ingênua, imatura e muito, muito, muito sofrida.

Mary sofre com a vida precária que leva com a sua família em uma fazenda. Mary tem uma vida miserável em relação a afeto familiar, carinho, alimentação, escolaridade, condições do trabalho, higiene, moradia etc etc etc.

Temos uma família que sofre com abuso de poder masculino, temos agressão física, verbal e psicológica, temos trabalho infantil, agressão a idosos, e por aí vai...

Mary é "vendida" pelo pai!!!
Sim! Nas circunstâncias, essa é a palavra certa.
Na nova "casa" Mary sofre, Mary é maltratada, Mary é desvalorizada, Mary é abusada.

É lá que Mary realiza um dos seus sonhos, ler e escrever. Mas calma! Nada melhora pra Mary, pelo contrário, e também lá que toda a ingenuidade, a bondade, a esperança, as palavras na ponta da língua, os inúmeras "porquês" são tirados de Mary.

Eu li angustiada, querendo terminar logo. Sim! Terminar, pois torcia por Mary, queria um final feliz, queria Mary feliz, bem, protegida, amada.
Queria, né?
O final, ainda piora.
. E pensar que tudo isso foi a realidade de muitas famílias, de muitas filhas, de muitas Mary nos tempos passados e que até hoje, infelizmente ainda temos vivências semelhantes por muitos, aí na nossa sociedade.
E isso dói, corrói, assusta, amedronta

Bia 13/12/2021

Esse livro me surpreendeu de diversas formas é uma história profunda e visceral, eu não esperava que fosse achar ele tão bom nem que ele fosse me abalar tanto.
Conforme você se encaminha para o final você consegue sentir como as coisas vão se desenrolar o que só aumenta a angústia que vc sente pela personagem.
É um livro com vários gatilhos.

kksousa 11/12/2021

A cor do Leite - Nell Leyshon
No começo me incomodava muito a forma de escrita do livro, mas com o passar da história foi me incomodando mais ainda o sofrimento da protagonista. Infelizmente não viveu a vida que queria, o que me deixou muito triste, mas conseguiu espalhar sua história de força por aí...

Iza Macharette 10/12/2021

Que livro é esse !!!!!!!!!
A cor do leite

O ano é 1831 , Mary vive na fazenda com sua mãe ,pai e irmãs e seu avô , numa situação precária e todos são muito rudes em questão de higiene ,moradia e muito ignorantes e falam o que vem à cabeça trabalham do nascer do sol até o por do sol e são analfabetos, inclusive Mary. Ela fala o pensa e age por impulso .Até que um dia por ordem de seu pai ela tem que se mudar para casa do Pastor da Cidade para cuidar da esposa dele que está doente e seu pai será pago por isso , e , ela não teve escolha a não ser ir . No início corre tudo bem ,e ela começa até a gostar de trabalhar lá , e começa até a aprender a ler e escrever com o Pastor , até que um dia tudo mudou e pra ela continuar à aprender a ler e escrever ,teve que se sujeitar a algo terrível ,mas que no final ela soube se vingar .
Recebi esse livro no @clubeskoob , quando era assinante , e , não dava nada por ele ,achava que era aqueles livros fofos com uma história fofa #soquenao . Mary passa da menina meiga , rude e inocente para uma menina que aprendeu a agir e falar na hora certa à seu favor , o livro é ela escrevendo e contando sua história , na sua maneira de escrever , sem paragráfos, vírgulas e palavras certas , mas te prende uma maneira que você não quer parar de ler .

Iza Macharette 10/12/2021minha estante
Mas no livro explicava ,que ela estava escrevendo o próprio livro ,eu consegui entender porque ele era escrito daquele jeito.

Suely.Fernandes 27/11/2021

Tocante.. e triste!
Não tem como não sentir empatia com a personagem do livro. A Mary é quem escreve o livro da própria vida, contando de tudo o que acontece com ela. No final dá pra imaginar toda a situação e sentir o que se passou com ela.
Uma história muito sofrida pra uma menina tão inocente...