A Lista de Brett

A Lista de Brett Lori Nelson Spielman

Resenhas - A Lista de Brett

Nane 19/11/2022

Fofinho
Livro fofinho ? gostoso de ler, história fluida e com um crescimento emocional da personagem principal.

Marcela.Borges 13/11/2022

Apesar do final, amei ??
de cara me identifiquei com a Brett.
Ela estava passando por um luto (no caso, a morte da mãe), estava insatisfeita com sua vida profissional e pessoal.
mas o livro não é sobre o retrato de uma mulher insatisfeita. O livro é sobre buscar sua verdadeira essência, é sobre se reconectar com a sua identidade e seus mais simples e sinceros desejos.
infelizmente o final não faz jus à leitura. a autora deixou pontos importantes em aberto e não esclareceu como terminou a jornada da realização da 'lista de brett'.
No mais, um livro que merece ser lido de coração aberto.

Cris.Roni 12/11/2022

Que lívro foi esse, meus queridos!!! No começo demorou pra desenrolar, tive muito ranço do Andrew e dos irmãos da Brett, mas depois... tudo que vai acontecendo deixa a gente faminto pra ler mais! E esse final mais que especial!

Pimps 04/11/2022

Não acredito que mataram árvores para imprimir esse livro
Ok, vamos lá. Esse livro estava na minha lista de desejos há anos e eu imaginava que seria uma comédia romântica clichê, mas com algumas lições de vida. Um livro leve e gostosinho, sabe?

Mas o que temos aqui, meus amigos, é um completo caos literário.

Primeiro que a protagonista tem 34 anos e age como se tivesse uns 16. É impressionante a falta de maturidade!

Segundo que a ideia de você cumprir uma lista de sonhos que você fez quando tinha 14 anos é bem legal, mas não como algo do tipo ?você precisa se reconectar com a sua VERDADEIRA EU?. Minha gente, nós amadurecemos, mudamos de opinião, cultivamos novos sonhos? e tá tudo bem! Se a autora tivesse seguido a linha do ?você precisa repensar suas escolhas, então faça essa lista aqui para se redescobrir?, ok. Mas não, ela aborda como se todos os sonhos da menina com 14 anos fossem os verdadeiros sonhos e que com 34 ela não tem mais nenhum sonho autêntico. Bom, se considerarmos a idade mental da protagonista, talvez isso faça sentido.

E é aqui que o livro fica problemático. O TEMPO INTEIROOO, do começo ao fim, a protagonista depende de afirmações positivas de outras pessoas para se sentir bem. Ela é incapaz de ter as próprias opiniões. O livro mostra como isso é ruim, essa necessidade dela de buscar aceitação, porém a protagonista não percebe que ela faz a mesma coisa com relação à mãe. Até o fim do livro ela fica ?mas será que é isso que mamãe queria? mamãe podia me dar um sinal pra eu saber se tomei a decisão certa?

Tem outros pontos negativos, tipo a amiga ter perdoado facilmente a homofobia dela, ou o fato de que a autora coloca 5 (isso mesmo, CINCO) potenciais pares românticos para a Brett e não desenvolve nenhum deles pq de repente ficou coisa demais para resolver em poucas páginas, etc etc.

A verdade é que esse livro tem tantos pontos negativos que eu poderia passar o dia inteiro falando deles.
Luisa1033 09/11/2022minha estante
"ela aborda como se todos os sonhos da menina com 14 anos fossem os verdadeiros sonhos e que com 34 ela não tem mais nenhum sonho autêntico."
Essa é a melhor frase para resumir esse livro. Adorei
Quanto a questão da Brett e a sexualidade da amiga não encarei como homofobia e sim uma adolescente, nos anos 90,não soube lidar. Na verdade, para mim, foi o melhor arco do livro a Brett entendeu o significava o que ela fez e se arrependeu. E Carrie fez o que a Brett não conseguiu que é amadurecer e seguir em frente.

Luisa1033 02/11/2022

O "presente" de Brett
A Lista de Brett conta a história de Brett, uma mulher de 34 anos que ao perder a mãe recebe a missão de cumprir uma lista de desejos escrita pela Brett de 14 anos.

A premissa do livro é ruim por si só. O livro estabelece que a relação de Brett com a mãe é bastante próxima e ela espera morrer para conversar de pontos importantes da vida de Brett de forma impositiva já que, a realização dessa é condição para o recebimento da herança de Brett.

É difícil saber quem é a mãe de Brett: Deus, Dr. Manhattan ou Márcia Sensistiva. Ela está sempre certa, conhece o pensamento de todos e já sabe o futuro.

Brett é uma péssima protagonista. Não há ingerência dessa personagem sobre a vida o livro quase todo. Os fatos acontecem e nada é realmente decisão de Brett. Ela é muito mais reativa às ações ou a falta de ações dela do que agente de algo.

Não há evolução em Brett. A personagem passa por mudanças que modificam a sua vida e por isso de certa forma ela modifica de prioridade porém, evolução não há. A mãe de Brett é descrita como um poço de reforço positivo, só que Brett possui uma autopiedade inexplicável.

Apesar de Brett se envolver muito amorosamente, é forçar bastante a barra dizer que esse livro é um romance. A autora faz Brett cometer o mesmo erro duas vezes e nem há razão para isso. O romance é lógico porém, não bem desenvolvido.

A medida que o livro vai se encaminhando para o final várias coisas são esquecidas.

É difícil acreditar no argumento, nas ações e justificativas que a autora busca passar para o leitor.

Por fim, há uma cena final (antes do epílogo) que é bonita. Não muda o fato de que parece que a autora lembrou que precisava terminar o livro nos 45 do segundo tempo. E existe uma ação da Brett para um dos desejos da lista que também é boa, mesmo a autora não sabendo conduzir as coisas direito e apresentando um discurso duvidoso.

Enfim, não é um bom livro porém, se há um consolo é rápido.

SubaLivros 25/10/2022

Foi uma leitura agradável. Confesso que no início não me prendeu tanto, mas no final eu gostei. Uma leitura leve e divertida.

Aline no mundo das maravilhas 25/10/2022

Se não fosse o final, seria perfeito
Brett é uma mulher aparentemente realizada na vida. Quando perde a mãe seu destino muda completamente. Sua mãe deixa uma lista para ser concluída, caso contrário ela não receberá a herança que tem por direito.
Amei tudo! Mas faltou a leitura da última carta e ao final do livro, uma maior explicação sobre a vida de Brett após encontrar o amor.

Aninha439 20/10/2022

A lista de Brett "
Esse é um livro que eu gostei muito..
Porque não focou só no romance.. mas sim na evolução da personagem com os seus medos e traumas..
Um amor de mãe e filha que faz da história ser cativante..
Nele você vai dar muitas risadas também..
Amei a escrita amei a história recomendo ??

Beth.Schmlter 28/09/2022

Brett
Delicinha de livro!!!!
Gostoso de ler e leve.
É daqueles livros que deixam o coração quentinho?. ??
Melhor do que eu esperava.

Paty 25/09/2022

Livro Perfeito
Livro que amei. Que faz a gente refletir sobre sonhos que tivemos no passado, que deixamos pra escanteios devido: agradar outras pessoas, ou pq crescemos então automaticamente a vida não é fácil e temos q adaptar.. Simplesmente fofo..

Alana 23/09/2022

tenho algumas críticas à escrita, à falta de aprofundamento em alguns fatos? mas não vou me deter a isso. apesar de tudo, foi um livro bom e leve, que me mostrou que há o tempo certo pra tudo.

?Mas onde fica exatamente a linha divisória entre coragem e arrogância, entre desejar o que é certo e esperar mais do que merecemos??

Rezinha 18/09/2022

Esse livro é encantador.
A escrita é toda em primeira pessoa e não tem como não se envolver com os sentimentos vividos pela personagem, torcer, se emocionar e até crescer um pouco com ela.
Ao longo das páginas, vamos aprendendo com a personagem sobre a vida, as escolhas que fazemos e, principalmente, o que deixamos de fazer por medo ou comodismo. Sobre a dificuldade de realizar qualquer mudança que nos tire da nossa zona de conforto.

Enfim, é cativante mesmo.