O Guardião Invisível

Dolores Redondo

Resenhas - O Guardião Invisível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ket 29/07/2021

Uma mistura de suspense com história cultural
Fui conquistada pelo livro, primeiro suspense basco que leio.

A história gira em torno da inspetora Amaia e da investigação de uma série de assassinatos de adolescentes que estão acontecendo às margens do rio Baztán. Os corpos são expostos de forma ritualística e cheios de significados ocultos que precisam ser desvendados para que Amaia e sua equipe encontrem o culpado.

Além da investigação forense clássica, o livro fala muito sobre a influência espiritual e mística das lendas e do passado local que acabam se embrenhando no caso. Amaia, uma pessoa que se tornou cética com o passar do tempo, precisa reabrir esse canal para se conectar com o aspecto sobrenatural da região basca.

A inspetora é, com certeza, um personagem interessante que precisa equilibrar passado e presente, enquanto lida com um mostro sem rosto e conflitos familiares tensos. É uma mulher cativante, que sabe a força que tem.

Uma pena que a Planeta não tenha (ainda?) traduzido os dois volumes seguintes. Mas quem estiver preocupado com sequência, pode ler O Guardião Invisível de forma tranquila, pois a trama dos assassinatos do rio Baztán, se fecha neste livro.

Beatriz 18/04/2021

Investigação mística
Gostei muuuito da ambientação, da carga mística. Das referências a religiões antigas, das discussões que os personagens vão trazendo de forma orgânica pra história. Eu só imaginava um outro final, que foi um pouco decepcionante. Mas amei muito o livro em até 80%
Agatha73 23/04/2021minha estante
Com a TBR cheia mas vindo aqui adicionar ele no quero ler depois do seu vídeo ??? Para de me dar dica boa Beatriz!

Marci 04/01/2021

Livro muito bom, uma pena ser Trilogia

Quando decidi ler "O Guardião Invisível", eu imaginei que a história seria sobre o guardião, mas na verdade é uma história policial que se desenrola em torno de um assassino que cometia crimes de uma maneira que quisesse deixar a sua marca e uma investigadora que ao mesmo tempo que precisa solucionar esse crime, precisa também lidar com os fantasmas do seu passado na sua antiga cidade, que é onde os crimes estão acontecendo.

Tudo começa quando um corpo é encontrado na beira de um rio com com características bem diferentes de um assassinato qualquer. Amaia é escalada para chefiar essa investigação e precisa lidar com as dores e traumas do passado para que consiga avançar e limpar a mente para o que ou quem pode ter cometido os crimes.

O livro bem completo, envolve drama, problemas familiares, um pouco de romance, o folclore local e as crenças. Mas achei que deixou um pouco a desejar pois não me prendi a nenhum personagem. Talvez ao marido de Amaia, de quem o livro mal fala.. É como se, ela fosse a protagonista e todos os outros personagens apenas uma ponta pra chegar aonde é preciso. Também assisti ao filme e tive o mesmo sentimento.

Como eu disse no título, por ser uma trilogia, você se sente tentado a ler o próximo livro e o próximo.. Mas me rendi aos filmes e não sei se vale a pena ler todos.

Mas pra quem quer ler apenas este, poucas pontas ficam soltas para os próximos,os livros, dá pra ler e parar por aí ou assistir aos filmes e tirar as próprias conclusões. De qualquer forma, indico a leitura sim, pra quem gosta de livros policiais. É diferente!

Gabriel 08/12/2020

Livro extremamente cativante, que te prende muito no enredo que te deixa apreensivo até a última página pra descobrir quem e o assassino, personagens bons mas principalmente amaia muito bem desenvolvida e cativante.

null 04/10/2020

Quando cheguei 20 páginas perto do final, ainda me ocorriam mil dúvidas e por ser o "livro 1", imaginei que ficaria com todas elas. Ao mesmo tempo que sabia que estava próxima de entender tudo perfeitamente e não queria terminar de ler pq não queria deixar o universo em que essa história se passa.
Como imaginei, fui arremessada pra fora do cenário. Porém, tenho só coisa boa sobre esse livro.
Em pouquíssimas páginas fez links perfeitos, ligando coisas lá do começo, explicou tudo direitinho e não colocou o assassino de forma que ficasse nada a ver. Me deixou só uma dúvida, mas provavelmente a resposta está nos próximos livros.

José Carlos 14/08/2020

Muito bom!
Comprei em uma promoção relâmpago sem nem mesmo ler a sinopse, de tão barato que estava! Quando li, fiquei um pouco decepcionado por descobrir que era uma trilogia! Depois descobri que já tinha filme dos dois primeiros livros na Netflix! E então tirei da estante, e iniciei a leitura! Primeiro: a história é fechadinha! Não fica nada pendente para os demais livros, e não é necessário lê-los! Segundo: a leitura mistura assassinato, investigação, e folclore local da Espanha, que desconheço totalmente! Por fim, após terminar o livro, irei assistir ao filme! Recomendo a leitura!
drezapassos 12/11/2020minha estante
Oii, saberia me dizer o nome desses dois filmes? Grata! ??

José Carlos 13/11/2020minha estante
Mesmo dos livros: O guardião invisivel, Legado de ossos e o terceiro não lembro, mas aparece no catálogo junto com os outros dois!

drezapassos 13/11/2020minha estante
Muito obrigada! ??

danda 26/06/2020

Uma história com romance,drama,problemas familiares,e vários e assassinatos...
Na metade do livro,tive uma suspeita do assassino,mas adivinhe?Errei!
O responsável era uma pessoa que não esteve em nenhum momento em minha lista. Indico

Marcelo.Oliveira 17/06/2020

O guardião invisível
A autora concebe a narrativa em torno de Amaia Salazar às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, região basca da Espanha, onde é a terra natal da protagonista da obra.
Pode-se definir como um suspense cativante, envolvendo questões pessoais conturbadas de família e trabalho de Amaia, um serial killer meticuloso, e as crenças pagãs de figuras como Mari e Basajaun, que rodeiam a obra.
Sem dúvidas, um dos melhores suspenses que li recentemente, conheci através do filme que leva o mesmo nome, entretanto, mesmo o filme sendo excelente, não há comparação com a riqueza de detalhes que o livro apresenta.
Débora Galter 19/06/2020minha estante
Que Resenha incrível!

anabê @anabialeiroz 06/05/2020

Envolvente e mágico
O primeiro livro da trilogia do Baztán é um livro que procurei ler apenas depois de assistir ao segundo filme, Legado nos Ossos. Quando descobri que o filme era o segundo de uma trilogia derivada de livros, procurei no kindle unlimited e estava lá disponível o primeiro volume.

Acompanhamos em O Guardião Invisível a Amaia Salazar, uma inspetora da Divisão de Homicídios que é enviada para sua cidade natal, no território basco e às margens do rio Baztán. Amaia é incumbida do objetivo de investigar a morte de uma jovem no bosque da região. Extremamente técnica e bem preparada, Amaia reúne sua equipe e começa a descobrir aspectos relativos ao modus operandi do assassino, que se revela um serial killer logo no começo e que provavelmente habita seu povoado.

O mistério começa a obter traços sobrenaturais pela rica mitologia da região basca, onde se passa a história e um grandes trunfos da narrativa, sendo o assassino chamado pelo nome de Basajaun (o guardião do bosque na mitologia).

Apesar de eu ter descoberto alguns dos rumos da historia logo que passei da metade, confesso que não consegui desgrudar do livro por querer saber como tudo se desenrolaria. Amaia é uma personagem extremamente assombrada por fantasmas de seu passado e, de volta ao seio de sua família, tem experiências dignas de terror. E justamente por isso é uma personagem fantástica.

O livro não é perfeito e tem algumas inconsistências na evolução, mas não deixo de recomendar. E procure logo o segundo volume porque tenho certeza de que você estará curioso.

Dulce 23/04/2020

Irresistível!
Suspense policial e fantasia fazem de O Guardião Invisível, um livro difícil de largar. A mitologia basca é abordada de forma envolvente com aspectos espirituais deixando a trama irresistível!

Ah, tem na Netflix o filme baseado no livro, muito bom por sinal.

Leia o livro e depois veja o filme!

Sinopse:

"O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, o guardião invisível. Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial."

#DulceLeu2020
#EditoraPlaneta
#DesafioSkoob2020
Marina 25/04/2020minha estante
Também estou entrando na saga recentemente. Sabe onde consigo o segundo e terceiro livro?

Dulce 25/04/2020minha estante
Estava procurando e achei no site da Fnac os outro dois volumes. Vou comprar agora final do mês. Foi o único lugar em que encontrei!

Ro 12/05/2020minha estante
Olá...onde consigo os três volumes?

Dulce 15/05/2020minha estante
Oiê... Então, o único lugar que encontrei foi no site da FNAC, uma plataforma tipo Amazon, só que é compra internacional, infelizmente...

Ro 15/05/2020minha estante
Uhhh....obrigada, vou dar uma olhada

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
Eu comprei na Amazon, por 10,00 numa promoção dia 18/07. Hj já nem encontra mais no site. Mas no Estante Virtual tem.

Eu conheci pela Netflix, assisti o segundo e descobri que era umat

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
...trilogia, ai um dia assisti ao primeiro, sem saber que era da mesma série... quando vi alguns atores e o nome da policial, amei.

Dulce 22/07/2020minha estante
Débora, bom dia. Então... Eu também conheci o livro através do filme e achei fantástico! Infelizmente não tem no Brasil os outros dois livros. Na realidade encontrei na Amazon por um valor exorbitante! Mais de R$500,00 um livro! Não dá...

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
Dulce, o segundo volume rem na Amazon Brasil, uns 30,00. O terceiro eu achei no Estante Virtual, mas ainda nao comprei. Está mais facil achar se for a edição em inglês

Mateus 03/06/2019

Foi uma leitura até gostosa, a história tinha todo o potencial para um final eletrizante e surpreendente, mas infelizmente foi bem frustrante, não sei se foi o fato de ser o primeiro livro de temática "thriller" da autora que tenha a feito desandar no processo de finalização do livro. Mas ainda sim acho que foi uma boa leitura e prentendo dar continuidade a essa trilogia. Fiquei bastante triste quando ao procurar descobri que apenas esse volume foi traduzido e publicado no Brasil, o jeito será recorrer a importar as edições originais em espanhol. Agora é só assistir ao filme e fazer as devidas comparações.!

Nilson 09/01/2019

Macabro
Enfadonho no inicio e macabro ate o fim . Pra quem gosta de suspense e crimes ediondos é uma boa leitura. Li ate o fim porque nao costumo parar mo meio o que começo. Nao recomendo.

Rafaela Regis 22/11/2018

O Guardião Invisível - Dolores Redondo
Eu sempre tive uma quedinha por livros de suspense policial, sim é emocionante você correr contra o tempo e descobrir quem é o culpado pelo crime ou pelo acontecimento que culminou na cadeia de eventos que deu a origem a história, mas é claro que tudo isso deve ser muito bem escrito e não entregar de bandeja logo de cara o tcham da história.

O Guardião Invisível deixa no ar um suspense, como o nome já diz, o que estamos em busca é invisível e ainda para piorar a situação parece que quem cometeu o crime foi um ser mitológico. E por isso acompanhamos a protagonista para descobrir o culpado pelos assassinatos.

Amaia Salazar é uma mulher forte, inteligente e muito boa no seu trabalho e trabalha como investigadora fica encarregada como chefe desse caso e para isso ela precisa voltar a sua terra natal, um lugar para onde ela pretendia nunca voltar, porque existem muitos fantasmas em sua vida lá, porém além das dificuldades relacionadas ao próprio andamento das investigações ela ainda precisa lidar com o machismo dos seus colegas de trabalho, que não acreditam muito em sua capacidade de investigação.

O Guardião Invisível é um livro que além do suspense nos traz uma mistura de mitologia Basca que é um pouco de realidade com fantasia que deixa o leitor sem saber ao certo o que é real ou não. Até porque a série de assassinatos cometidos têm em comum o fato de serem praticados contra garotas que estão entrando na fase da puberdade e sempre enfocam na representação da pureza que essas garotas deveriam ter nessa fase, o que é um tanto inusitado.

Não conhecia o trabalho da Dolores, mas confesso que me encantei com sua escrita , pois ela soube mesclar direitinho a parte racional e lógica de uma investigação policial com as crenças da mitologia, o que deixa o livro ainda mais interessante é acompanhar a forma que a protagonista se porta nomeio disso.

Conhecemos também um pouco sobre a Amaia e seu passado, juntamente com o porque dela não querer voltar para sua terra natal, que está relacionando com o relacionamento que a protagonista tem e teve com sua família.

Quanto a parte da investigação policial , a autora não poupou detalhes e soube encaixar tudo direitinho na narrativa, deixando a história ainda mais intrigante, porém teve certas coisas que para mim poderia ter sido feito de forma mais comedida, por um lado é muito bom a autora descreve tudo minuciosamente, mas por outro deixa a leitura um pouco cansativa e lenta em certos trechos.

O guardião Invisível é o primeiro volume da trilogia Batzáne devo confessar me surpreendeu bastante, pois além da autora escrever um livro instigante ela me apresentou a uma nova mitologia (que eu confesso não conhecia, mas me encantei por ela) o que deu um up na leitura, e logicamente me deixou ainda mais ansiosa para ler os outros livros dessa trilogia. Recomendo!

site: https://dlivros.blogspot.com/2017/08/o-guardiao-invisivel-dolores-redondo.html

Rai 25/10/2018

Suspense!
Me prendeu do começo ao fim, nunca tinha lido nas dessa autora, mas virei fã ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6