Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Jansen 05/01/2015

Muito Bom. Li logo a seguir ao livro Mentes Assassinas e pude identificar o típico serial killer.

A autora teve muita imaginação e criatividade em descrever vários crimes cruéis cometidos pela mesma pessoa desde a década de 1920 até 1993. Objetos que seriam criados em 1980 são deixados em cenas de crime vinte anos antes. Incrível como somos envolvidos nessa trama fantástica e vamos desenrolando esse novelo em mais de trezentas páginas absolutamente inteligentes. É para ser lido com atenção.

Fernanda 14/06/2016

Iluminadas
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/06/resenha-iluminadas-lauren-beukes.html

Patricia 17/10/2015

Iluminadas é um livro de serial killer único. Isso porque o serial killer do livro, Harper Curtis, tem uma vantagem em relação aos outros. Ele pode viajar no tempo.
Tudo começa quando Harper está fugindo de uns caras que estão querendo espancá-lo, em 1931. No meio de sua fuga, ele rouba um casaco e dentro deste casaco existe uma chave. Sem saber direito como ou porque, ele é atraído através das ruas de Chicago até uma misteriosa casa, cuja chave para abril-a é justamente a chave que se encontrava dentro do casaco.
E de alguma forma Harper sente como já estivesse estado naquela casa ao mesmo tempo em que entra nela pela primeira vez. E não demora para que ele seja atraído até um quarto dessa casa, onde encontra nomes de diversas mulheres, escritos com sua própria caligrafia, e vários souvenirs. Ele consegue entender a casa e a casa o entende, então ele sabe perfeitamente o que aqueles nomes significam. Assim como ele percebe rapidamente que a casa o permite viajar no tempo.

Harper então começa a caçar suas vítimas através das décadas, sempre encontrando com elas ainda crianças, dando-lhes um presente, e depois voltando para matá-las quando adultas. Existe uma luz em suas vítimas que somente ele pode ver, elas são iluminadas para ele, e o seu maior desejo é ver essas luzes se apagarem.

E eis que uma de suas garotas iluminadas é Kirby. No início do livro ela, quando ainda é criança, ela é abordada por Harper, que lhe dá um pônei de brinquedo. Anos mais tarde eles voltam a ser encontrar, mas Kirby sobrevive ao ataque. Então, alguns anos depois, ela se junta a equipe de um jornal e vira estagiária do jornalista que cobriu o seu ataque. Ela tem um único propósito agora, que é encontrar o homem que tentou matá-la. E se for preciso ela irá revirar todos os casos de esfaqueamentos de mulheres em Chicago para encontrar outras vítimas. Agora resta saber se ela será capaz de rastrear um serial killer que consegue deixar lacunas de décadas entre seus ataques e que nem ao menos pertence ao tempo dela.

A narração desse livro é bem singular. Ela é em terceira pessoa e acompanha principalmente Harper e Kirby, mas às vezes se foca em outros personagens, como as outras vítimas por exemplo. E o que há de singular na narração são justamente os saltos no tempo. Variando entre os anos de 1929 e 1993, a cada capítulo, praticamente, a narração está em um ano diferente. Mas não se preocupe porque após o segundo capítulo você já entra no ritmo e consegue entender perfeitamente essas idas e vindas. O ritmo da narração é realmente muito bom, te prendendo do início ao fim. O Harper é um verdadeiro psicopata e Kirby uma sobrevivente cabeça-dura que não deixará que ninguém a impeça de encontrar o seu quase-assassino.

Uma coisa que eu gostei muito do livro foi que, mesmo ousando ao utilizar viagens no tempo, a autora conseguiu fechar o ciclo perfeitamente, pelo menos não encontrei nenhum fio solto. Quem gosta de livros e filmes sobre viagens no tempo sabe como é complicado contar uma estória sem deixar brechas. Ou seja, o livro fecha perfeitamente, com as explicações nos devidos lugares e cada momento encaixado onde deveria estar. Outro aspecto positivo é que você percebe que realmente houve um trabalho de pesquisa por parte da autora. Ela não saiu simplesmente escrevendo coisas aleatórias sobre diferentes épocas de Chicago, inclusive suas fontes são citadas nos agradecimentos.

Gostaria muito que esse livro virasse filme, pois acho que seria fantástico! Um livro realmente envolvente e repleto de mistérios. Sem dúvidas estou curiosa sobre os seus outros livros.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Samara 27/11/2022

Livros sobre viagem no tempo geralmente são confusos e esse é um deles. Eu queria mais ficção científica e menos drama. Mais suspense e menos detalhes macabros e visão doentia do assassino. Menos sobre a história de Chicago. E porque Iluminadas? Não ficou explicado. Em algumas eu entendi, mas em outras como Kirby não teve sentido. Uma ótima idéia mas o desenvolvimento deixou a desejar.

Laís Helena 07/03/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Iluminadas não é um romance policial comum. Possui um elemento fantástico que traz um diferencial à trama e a torna muitíssimo interessante: uma casa que permite que quem entre nela viaje no tempo (mais especificamente, para diversas épocas ao longo do século XX). Mas a casa parece possuir um propósito, e Harper o cumpre, assassinando várias mulheres em diferentes épocas, mesmo sem saber exatamente por quê. Em paralelo, acompanhamos Kirby, que quase se tornou uma das vítimas de Harper e busca desvendá-lo para fazer justiça.

A narrativa no presente, apesar de ter causado no início certa estranheza devido à falta de costume, me prendeu desde o início, envolvendo-me na história sem necessitar de descrições longas e detalhadas. Em terceira pessoa, acompanha diversos personagens além de Harper e Kirby, como Dan, o repórter que ajuda a protagonista com sua busca, e diversas outras vítimas de Harper. Desse modo, a autora consegue dar aos personagens o destaque que eles merecem, por isso todos convencem como pessoas. Todos têm desejos, medos, defeitos; mesmo a Harper a autora conseguiu dar a humanidade necessária para torná-lo convincente. Além disso, algumas vezes é usado o discurso indireto livre, que além de tornar cada ponto de vista único, ainda fortalece a caracterização dos personagens.

Outra coisa muito positiva foi a ambientação. Nota-se um trabalho de pesquisa detalhado e muito bem feito, independente da época a ser mostrada no momento. A cada nova época apresentada no livro, são trabalhados os contextos histórico, social e cultural, e mesmo detalhes de cotidiano estão presentes, por isso o livro realmente convence que determinado acontecimento poderia ter se dado em um determinado ano.

A trama se desvenda aos poucos, mantendo o mistério enquanto revela cada vez mais sobre os principais personagens e os objetivos da Casa e dos assassinatos, culminando em um desfecho satisfatório. Eu não esperava que o elemento fantástico envolvendo a Casa fosse ser explicado, mas no final foi, e se revelou muito mais interessante do que parecia no começo.

Em resumo, Iluminadas, com boa ambientação e excelentes personagens, nos apresenta a uma trama policial bastante inusitada, que certamente vale a leitura.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/02/resenha77.html

Dandara 17/11/2022

Poderia ser melhor
Foi criado todo um hype em cima do livro, devido a série, mas achei que o livro "não cheira, nem fede".
A sinopse é interessante, mas o desenvolvimento do livro é cansativo. A escrita é boa, tem cenas impactantes, mas não evolui.
Quando você pensa que o livro está engrenando, ele volta e perde-se todo o ânimo.
Não recomendo criar grandes expectativas com a capa.
Nicolas388 19/03/2023minha estante
"Nem cheira, nem fede" descreve perfeitamente o sentimento desse livro. Nem terminei a leitura e já estou assim.

MarcosQz 17/04/2022

A história vai e vem no tempo, mas por um motivo que é essencial para a história, sem as idas e vindas a história não existiria, as mortes não existiriam e talvez Kirby talvez jamais tivesse sido atacada.
Crimes brutais cometidos por um homem, ou seria pela casa? Ou talvez sejam um só? A história não possui um fim. O passado nunca tem fim.
O interesse pelo livro veio após o anúncio da série e realmente valeu a pena. Leitura maravilhosa, um livro excelente que te prende desde o começo, a curiosidade é intensa.
Não diria que é o melhor do gênero que já li, mas é quase lá.

Bia Kurgonas 24/02/2022

Um bom suspense!
O livro "Iluminadas" conta uma história muito bem construída, atraente e praticamente sem rodeios. Harper Curtis, é só mais um cara que vive uma vida dura durante a Segunda Guerra Mundial, depois de se meter em uma briga se vê obrigado a fugir e se esconder, é nesse momento que ele acaba encontrando "A Casa", uma construção que por fora, está completamente mal cuidada e abandonada. No entanto, A Casa parece aceitar sua presença, quase como se conversasse e estabelecese uma ligação com Harper, quando ele chega no quarto no andar de cima, observa que nas paredes estão escritos nomes de várias garotas que ele não conhece, mas as quais ele sabe que precisa caçar e matar, porque elas são diferentes, iluminadas.

Ao longo dos anos, o caminho de Harper cruza com o de Kirby, uma de suas vítimas, que por alguma razão conseguiu sobreviver a tentativa de assassinato, e que agora junto com seu colega jornalista Dan, faz de tudo para encontrar quem tentou assassiná-la. Enquanto isso, as coisas começam a sair dos eixos para Harper.

A leitura flui muito bem, a linguagem utilizada pela autora não é difícil de entender, o enredo é muito interessante, de forma que quanto mais você lê, mais sente vontade de continuar e saber o que vai acontecer. A única coisa da qual senti falta, foi ter mais detalhes sobre o que acontece com os personagens no final da história (em especial para Kirby e Dan).

Muiara 13/09/2021

"Tranquilo"
Fui achando que era um thriller, entrei no suspense "sobrenatural", obrigada L.C do Livro Imaginário...
Oook, vamos lá
Esse livro acaba sendo um pouco perturbador por contar da violência explícita, mas isso deixar tudo mais interessante (pareço psicopata escrevendo isso).
Fiquei um pouco confusa na linha temporal dos capítulos e os nomes das vítimas esparramados no decorrer do livro, mas depois eu me acostumei e até me empolguei com essa forma de escrita.
Livro muito bem feito e muito bem construído, senti muita raiva no final, passou despercebido pelos personagens.

Rosana.Oliveira 18/08/2021

Incrível.
Adorei! Daqueles livros que faz vc ficar pensando nele, remoendo. Me prendeu do começo ao fim. Recomendo!

Taty Vasconcelos 27/06/2016

Todo mundo tem medo
Este é o grande segredo você não sabe? Todo mundo tem medo.
O tempo todo.

Difícil não ter medo quando se passa por uma situação como
Kirby passou, ela foi atacada por um maluco com uma faca, teve várias perfurações na barriga e no pescoço e ficou entre a vida e a morte.
Felizmente ela sobrevive, e agora tudo que quer na vida é achar o culpado e fazer ele pagar.

Sobre o maluco: Seu nome é Harper, ele ouve um chamado, é uma casa que o chama, dentro dela tem objetos de várias mulheres "iluminadas" e sua missão é encontrar cada uma delas e mata-las, e para isso ele pode contar com uma porta que funciona como uma máquina do tempo.

Até ai tudo bem... se não fosse a maneira como a história é contada, o livro se passa de forma bem confusa, entre o presente e o passado, Detalhe: são vários passados e vários presentes, futuros e até tempos "atemporais" e todas essas épocas deu um nó na minha cabeça, é preciso ficar muito atento a todas as datas para não ficar perdida como eu fiquei, e isso consequentemente não deixou a leitura fluir como deveria.

Me apeguei ao livro quando ele já estava no final e fiquei com vontade que ele continuasse, quem sabe umas páginas a mais encaixaria um pouco de sentido em todos esses acontecimentos.

Qual a história por trás dessa casa misteriosa?
Por que Harper foi escolhido como assassino?
Qual o motivo para essas garotas serem mortas?
Por que elas sao chamadas de iluminadas?

Querem saber essas respostas?
Bom, eu também queria!

Aline Planellas 07/02/2021

Intrigante, mas poderia nos proporcionar mais.
1ª leitura do ano, graças ao clube do livro qual faço parte.

Uma leitura confusa e intrigante ao mesmo tempo.
Me fez querer devorar para saber logo o desfecho.

Confesso que eu esperava algumas respostas, e não encontrei. Decorrente disso não consegui avaliar com mais estrelas.

Mas foi uma leitura válida, da qual eu gostei muito de ter feito.

Marina 24/08/2020

Achei a premissa desse livro muito interessante! Um serial killer que consegue dar saltos no tempo e assim matar vítimas de épocas diferentes, o que dificulta a solução dos crimes.
Uma das sobreviventes fica obcecada em encontrar o assassino, e assim já sabemos que essa menina de alguma forma vai descobrir quem é o criminoso.

Os capítulos são curtos e vão alternando o foco dos personagens. Achei bem legal de ler, mas confesso que demorei um pouco pra engrenar na leitura. Acho que no começo não achei a narrativa tão fluida e só quando li mais ou menos 1/3 do livro é que consegui me apegar de verdade à história.
Acho que o plot também tem seus furos, o modo como a protagonista chega à conclusão de quem é o assassino força um pouco a barra.
No entanto, é uma leitura divertida pra quem gosta do gênero. Apenas deixando claro que o livro tem umas cenas bem gráficas e descritivas de assassinatos, então, se não é sua praia, melhor não ler!