A Rosa da Meia-Noite

A Rosa da Meia-Noite Lucinda Riley

Resenhas - A Rosa da Meia-Noite

Lane 29/12/2023

Difícil colocar em palavras a grandiosidade desse livro
" Tenho pensado muito, nos últimos anos, sobre o porquê de os jovens ficarem desconfortáveis na presença de velhos; tantas coisas úteis e necessárias eles poderiam aprender conosco. Cheguei à conclusão de que tal desconforto é proveniente do fato de que, na presença de nosso físico frágil, eles se conscientizam do que o futuro representa para eles. Eles podem enxergar, no brilho de seu pleno vigor e beleza, que também entrarão em declínio um dia. Eles não sabem o que irão adquirir."

🪷

A ideia de uma história misteriosa contada através de cartas e a cultura indiana envolvida me deixaram interessada nesse livro, e a leitura foi tão prazerosa quanto eu imaginei que seria. Assim que as cartas com a história da Anahita (Anni) começaram a ser lidas, já fiquei encantada. A minha preocupação era de que seria algo monótono por ser em cartas, mas os relatos eram contados por capítulo, e era tudo tão interessante e envolvente que eu não queria que acabasse nunca.

A escrita dos personagens é o ponto alto desse livro, todos eles têm uma personalidade própria e coerente, como se fossem pessoas reais. E a Anahita, figura central da narrativa, se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida! Ela é tão inteligente e tem um coração tão grande, fiquei encantada!

“Anni, você tem um coração sensível que bate mais forte do que cem tablas. Assim como seu pai, odeia a injustiça e defende a igualdade. Mas cuidado, minha Anni, pois os serem humanos são complexos, e a alma deles muitas vezes é cinza, não preta e branca. Onde você acha que vai encontrar bondade, pode encontrar maldade também. E onde só consegue ver maldade, talvez também haja alguma bondade.”

Esse foi o primeiro livro da Lucinda Riley que eu li, e já fiquei apaixonada pela escrita dela. A narrativa é crível e demonstra muita pesquisa sobre a época e os locais narrados (ao menos para mim, que não sou especialista e só sei o básico). As ambientações, os personagens e a forma como tudo foi narrado, fizeram com que eu me conectasse muito com a história. Chorei muito nas cem últimas páginas, e fiquei com saudades dos personagens depois que terminei o livro. Eu com certeza leria uma continuação ou outro livro que se passasse no mesmo universo.
â¡Branca 29/12/2023minha estante
Adoro essa autora...?

dudah40 29/12/2023minha estante
esse livro é muito lindo ??

Nathalia1007 29/12/2023minha estante
só pela capa linda já me conquistou

souraquel 29/12/2023minha estante
Sua resenha me convenceu, coloquei na minha lista!

ReHidalgo 17/12/2023

Grata surpresa
Não esperava me surpreender tanto com esse livro! Maravilhoso! Com certeza vou ler muito mais dessa autora.

vitoria.junger 17/12/2023

Choro e queixo no chão
Li esse livro já tem algum tempo mas não escrevi nada aqui e nem registrei histórico dele, por isso resolvi fazer essa resenha pra me lembrar de como foi lê-lo.
Comecei à ler em um ônibus que pouco tempo depois quebrou mas graças a Deus que eu tinha esse livro nas mãos, ele me fez viajar pra Índia e conhecer a história da Anahita, que é extremamente interessante. Esse livro realmente me prendeu e quando penso nele lembro com detalhe dos personagens, de tão bem descritos. É surpreendentemente triste! Quando eu pensava ?não dá pra piorar a situação? as páginas seguintes eram uma gargalhada pra esse minha frase.
Não soube muito bem o que achar, estava esperando um romance leve com final feliz (pelo menos o final né) mas recebi algo muito intenso e que deu intensamente com a cara na parede. :( irônico e um tanto quanto parecido comigo ?

Junior Rodrigues 08/12/2023

Uma bela história de amor que transcende épocas
Tendo lido apenas um livro de sua extensa lista e sendo esse um suspense, o que difere do gênero que acompanha sua reputação, fiquei surpreso ao iniciar esse A Rosa da Meia-noite de Lucinda Riley, já que a trama me remeteu imediatamente a Sidney Sheldon e seu livro O Outro lado da Meia-noite, seja pelo nome, mas acredito que foi mais pelo estilo de escrita que se assemelha ao que Sheldon utiliza em suas obras, o que é um excelente sinal, já que ele constrói histórias interessantes e personagens bem desenvolvidos. Com isso, Lucinda Riley já chamou minha atenção e espero que essa primeira impressão seja evidenciada no decorrer das páginas.

São histórias com contexto histórico que me fazem viajar por lugares que ainda não pude conhecer pessoalmente e esse livro possui uma rica trama sobre a Índia, seus costumes e como era o controle da Inglaterra sobre o país. Além disso, me peguei refletindo sobre como a adolescência é atemporal, digo isso por conta da personalidade, ideias, ideais, manias, a birra e as explosões que essa fase gera em todos nós em algum momento e aqui a autora coloca isso com muita propriedade e profundidade e é interessante refletir sobre essa fase.

Outra coisa que me peguei refletindo com mais intensidade foi a questão do trabalho invisivel das mulheres, ainda mais em uma época em que infelizmente, as mulheres não tinham alguns direitos e eram vistas como "simples donas de casas" e a verdade que a guerra - independente de qual - trouxe é que as mulheres são sensacionais em tudo o que fazem, os exemplos estão espalhados ao redor do mundo em várias épocas diferentes. O melhor é que com o decorrer da história, isso vai sendo moldado de acordo com a evolução das personagens e torna a leitura ainda mais rica. E o mais interessante é que o suspense vem sorrateiramente e consegue trazer ainda mais tensão a uma história que eu acreditava já ter tido um rumo definido.

Com uma história repleta de contexto histórico que consegue conciliar drama, romance e suspense na mesma medida, A Rosa da Meia-Noite é uma obra que merece atenção e com certeza é uma boa opção para quem busca uma trama cheia de profundidade.

Recomendo!

Leda Marun 10/11/2023

Sobre a Índia, castas e costumes? uma história de resgate emocional, busca pelas raizes e repleto de amor. Lindíssimo!

Rosinha.Correia 05/11/2023

Um livro puxado, mas muito emcolvente e interessante. A cada capítulo vc quer entender o ?caos? da história

Eliana Portella 23/10/2023

Uma leitura inesquecível
Viajando entre a Índia e a Inglaterra. Visitando o passado e voltando ao presente. Nesse vai e vem, vamos conhecendo a história de Anahita, uma mulher fascinante, inteligente, leal e dona de um coração de tamanho imensurável.

Anahita nasceu em uma família que, apesar de pertencer a uma casta alta, não possuía riqueza, fato que a obrigou a ocupar a função de acompanhante da prima princesa.

Ainda na adolescência, Anni conhece outra princesa, Indira, uma jovem espirituosa, aventureira e divertida, que se encanta por sua alma nobre e personalidade discreta. E dessa amizade surgirá para Anni a oportunidade de conhecer um novo mundo.

As amigas são enviadas para um colégio interno na Inglaterra. Indy é uma princesa, filha do mais poderoso marajá, e isso a coloca em um patamar muito acima de Anni, órfã e sem um dote e sem família.

As riquezas de Anni serão os livros, a pureza e a bondade tão presentes em seu coração, e sua vocação para ajudar as pessoas sem esperar nem mesmo gratidão.

Em uma trama repleta de história, novos personagens nos são apresentados. Alguns complexos e cativantes, outros nem tanto. Nada é por acaso, tudo tem um motivo, todos os acontecimentos são necessários, inclusive os mais tristes. Tudo levará ao presente, ao futuro tão ansiado por Anni no passado e por seu bisneto nos dias atuais.

Uma história rica, que transborda sensibilidade. Uma livro para reler e indicar. Inesquecível! Um presente da autora para os apaixonados pela literatura que entretém e ao mesmo tempo toca da maneira mais intensa.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Romance, cultura e suspense é o que encontramos em A ROSA DA MEIA-NOITE
A ROSA DA MEIA-NOITE (The Midnight Rose, 2014), escrito pela best-seller irlandesa Lucinda Riley já tinha sido publicado anteriormente no Brasil, porém este ano (2021) ganhou nova edição pela Arqueiro com uma capa nova e belíssima.

De antemão, antes de começar esse review quero dizer que, como já é de práxis nos livros de Lucinda, aqui também iremos acompanhar basicamente duas histórias, uma que se passa no passado e uma "contemporânea", o que dá uma dinâmica toda especial e emocionante aos livros da autora. Sou até suspeita para falar dela, porque já li alguns livros de Lucinda e gosto bastante da forma como ela escreve, do enredo e da construção e jornada dos personagens.

Especialmente em A ROSA DA MEIA-NOITE vamos acompanhar Anahita em seu aniversário de cem anos, no ano 2000, esta mesma personagem em sua história que se inicia em 1911 e na "contemporaneidade" a história do herdeiro de Anahita: Ari Malik em 2011, que irá embarcar numa jornada para descobrir uma grande segredo que Anahita guardou.

Além desse núcleo familiar que proporciona partes narradas por Anahita e partes narradas por Malik, também teremos como narradores Donald Astbury e Rebecca Bradley. Mas como estes personagens se conectam?
Durante o enredo de A ROSA DA MEIA-NOITE vamos viajar para a Índia de Anahita, vamos conhecer as cores, a animação e a cultura indiana de forma magistral. Porém, Anahita acompanha sua amiga para a Inglaterra e com o início da Primeira Guerra Mundial, vemos Anahita conhecer Donald Astbury que é um jovem herdeiro da Astbury Hall, uma belíssima propriedade. No entanto, além de Donald, Anahita acaba conhecendo a mãe do jovem que não vai medir esforços para separá-los. Preparem os corações para esse romance dramático.

Anos após a história de Anahita e Donald se desenrolar, Ari - que vive para o trabalho - acaba sendo chamado para uma reunião em família na casa de sua bisavó (Anahita), que acabada por escolhê-lo para ficar com seu diário e descobrir algo que não foi resolvido no passado.

De início, Ari não leva a sério o pedido da bisavó, mas posteriormente envolve-se para montar as peças do quebra cabeça e é aí que ele conhece Rebecca que é uma atriz e está gravando na antiga casa de Anahita, a Astbury Hall.
O fato é que ao destrinchar os mistérios do diário e da vida da avó, Ari também vai descobrir muito sobre seus antepassados e também sobre o amor. Sem dúvida, A ROSA DA MEIA-NOITE, é um livro que emociona e traz muitos desdobramentos.

Uma coisa que me pegou nesse volume é o quanto todas as histórias dos personagens me importaram e o quanto eu me envolvi com todos os protagonistas de modo que era quase impossível parar de ler. Outro ponto que sempre amo nos livros de Lucinda Riley é que ela sempre vai nos apresentar uma cultura nova, um conhecimento novo e muitas reflexões sobre as conexões que as vidas tem, por exemplo a minha vida está conectada com as escolhas que meus antepassados fizeram e isso pode ser tão importante do que viver minha vida sem me importar com minha árvore genealógica.

Simplesmente não tem como ler Lucinda Riley e não vir aqui correndo indicar para vocês. Caso você ainda não tenha lido nada da autora e esteja em dúvida por qual de seus livros começar A ROSA DA MEIA-NOITE é uma ótima pedida. LEIAM!

site: www.delivroemlivro.com.br

Mimila 02/10/2023

Como eu li quase toda série das irmãs, fiquei um pouco irritada pelas muitas semelhanças, pois esperava algo com mais "personalidade própria". Mas com o tempo os personagens cativam e as reviravoltas compensam bastante.

Camila.Oliveira 01/10/2023

Linda história triste
Uma linda história triste de amor.
Acompanhamos em retrospecto a história de Anahita, que viveu uma linda história de amor com Donald, um lorde inglês. Também tem a história da amizade da Anni com a Indira, que apesar dos pesares, a amizade se manteve no decorrer dos anos.
Apesar de reprovar as atitudes de Donald e Anni, consegui sentir amor entre os dois. Ao final do livro, refleti se valeu a pena todos os sacrifícios feitos pela propriedade, que acabou sem um dono e na ruína, de qualquer jeito.
Achei a história muito triste também e pulei algumas partes que me fizeram mal.
No presente, achei muito interessante a história da Rebecca e do filme que se passa na propriedade. Gostei do suspense no final com o Anthony, no entanto, achei um pouquinho forçado o final da Rebecca com o Ari. Achei que faltou um pouco de desenvolvimento neles, já que pretendiam formar um casal no finalzinho do livro.
No geral, não gostei tanto assim do livro e achei que em vários momentos parecia uma cópia de A casa das orquídeas, que por sinal é maravilhoso.
Mas recomendo a leitura pelo valor cultural e histórico que ela possui.

Elizabeth 29/09/2023

Bom livro. Escrita fluida. Narrativa entre passado e presente, q nos transportam da Índia e seus costumes á Inglaterra e suas tradições. Um livro q fala de amor e de amizade.

beatrizkevelly 27/09/2023

Anahita e Donald. Rebecca e Ari. ?
Que história, meus amigos!

Anahita, perto de morrer, quase centenária, deixa um manuscrito contando a história de sua vida para o filho Moh, que todos afirmam que faleceu aos 3 anos, mas ela afirma que não.
Anahita confia esse manuscrito a Ari, seu neto, para que ele leia sua história e vá em busca de saber o que aconteceu com o pequeno Moh e então, parte.
A partir daí Ari deixa a Índia e embarca em uma aventura na Inglaterra para descobrir o paradeiro de Moh e foi aqui que eu me derreti em lágrimas.
quem for mãe, esse livro faz a gente se desfazer em lágrimaaas, sentindo e compreendendo o desespero de Anahita sem o filho. quem não for, também vai chorar. kkk

_bbrcam 20/09/2023

Não sei exatamente como me sentir em relação à esse livro
Foi uma leitura que me prendeu, mas ao mesmo tempo tenho alguns poréms que eu entendo e não entendo. de qualquer forma, é um livro interessante para acompanhar.