Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Italocpinheiro 27/05/2024

Uma porção de centeio
Um intrigante caso em que o Inspetor Nele foi chamado para resolver e que parecia um verdadeiro quebra-cabeças enigmático que apontava somente para uma única e óbvia solução.

Mas a investigação logo sofreu uma reviravolta pois foi desvendada por Miss Marple, uma senhorinha encantadora que apareceu do mais absoluto nada e que com muito bom humor e boa prática de escuta, conseguiu enxergar o que ninguém mais estava enxergando? ou melhor, o que negavam enxergar.

Viviane 26/05/2024

Sinceramente, tive várias teses de que poderia ser o assassino, porém só para variar me enganei tremendamente. Somente Mr. Marple para desvendar este mistério

Kore.Rodrigues 24/05/2024

Passarinhos
Que livro incrível cada capítulo um supeito diferente, esse é mais um livro que conta com a Miss Marple para ajudar a solucionar o caso.
Nessa história começamos com a morte de um magnata financeiro que estava começando a apresentar sinais de demência que assinado por envenenamento ao ingerir Taxina (fruto do teixo), o incrível inspetor Neele foi chamado para investigar o caso.
Após uns dias de investigação a Sra Fortescue tbm foi assassinata com cianureto em seu chá da tarde e no mesmo dia a empregada Gladys foi encontrada estrangulada com uma meia calça de nylon e prendedor no nariz.
Realmente mortes muito dramáticas e sequenciais como pode, mas o que mais foi impressionante é o fato do bolso do Sr Fortescue cheio de centeio, Sra Fortescue com uma espécie de pão com mel e a empregada com o prendedor de roupas no nariz.
Miss Marple chega após noticiado todas as mortes misteriosas.
Suspeitos não faltaram, inicialmente a própria esposa foi considerada suspeita já que era quase 30 anos mais novas e tinha um caso com um jovem, apossa morte o amante claro virou o principal suspeito ainda mais depois da descoberta do testamento dela. Tinha também o noivo da filha mais nova do Sr Fortescue um "comunista" revolucionário que precisaria de dinheiro para suas ideias. A empregada Mary Dove sempre centrada, dizia coisas com duplo sentido tinha um certo ar de malícia, mas com expressão sempre seria. Há também a Ruby que teve o pai supostamente assassinado por Sr. Fortescue e foi incentivada por uma mãe doida a se vingar e para isso se infiltrou na casa. Além do mais provavel de todos que mais se beneficiaria dessas mortes, o filho mais velho o mesquinho Percival que ao ver o pai quase falir a empresa quase ficou louco, tentou interditar o pai mas não deu certo estava no beco sem saída iam perder toda a fortuna, mas com a morte do pai a madrastra herdaria 100 mil libras que a empresa não teria como pagar.
Só que não foi nenhum desses...
Bem antes de terminar não posso deixar de falar de Lancelot, o filho do meio foi expulso pelo pai por uma suposta fraude de cheque na empresa, foi viver uma vida de aventuras e se estabeleceu no Quênia onde se casou e morou por 2 anos lá até ser chamado de volta para casa, mas infelizmente chegou no dia seguinte da morte do pai dia dos últimos 2 assassinatos.
E nada melhor que para um assassino deixar que os outros pensem que é louco assim teria chance de escapar da execução após preso, e nada melhor que usar a cantiga de criança para lidar e ter motivos para matar.

Aralcana 23/05/2024

Agatatriste
O que dizer além de: é um livro da Agatha Christie?
Foi perfeito em me deixar confusa e não me fazer descobrir o verdadeiro assassino, as motivações e os meios antes de o livro me contar tudo. Gostei do inspetor mas o achei burro as vzs.
Agora: o audiobook é perfeito! Todas as vozes eram diferentes e automaticamente identificáveis, e olha que difícil identificar as pessoas aqui!

Clara.Dailly 19/05/2024

Gostei bastante do livro! A história gira em torno do assassinato de Rex Fortescue, envenenado de uma maneira bem intrigante. Os personagens são todos suspeitos em potencial, o que mantém a tensão e o suspense.

Consegui adivinhar dois dos plots, o que foi bem legal, mas previsível. Porém o desfecho envolvendo a empregada realmente me pegou de surpresa.

No entanto, senti falta do Hercule Poirot como detetive. Gosto muito mais dele do que do inspetor Neele e até da Miss Marple. Poirot tem um jeito único de resolver os casos que torna a leitura ainda mais empolgante. Mesmo assim, foi uma leitura divertida e cheia de reviravoltas, típica da Rainha do Crime.

Ainda não superou "Morte no Nilo", que continua sendo o meu favorito da Agatha. Mas foi uma leitura boa.

Recomendo!

Millss 18/05/2024

Uma boa pessoa
Ok, admito que Agatha Christie conseguiu me enganar direitinho nesse livro.
Primeiro, me confundi com a quantidade de personagens e seus nomes.
Depois, segui suspeitando de quem estava muito óbvio e fazendo ligações mirabolantes pra fazer sentido com a história.
No fim, investiguei junto com Neele e Miss Marple, mas fui péssima, ainda bem que não trabalho com isso, caso contrário, seria mais uma vítima kkkk
Foi inusitado e gostei de um final mais aberto, me deixou intrigada.

Moises110 15/05/2024

Uma porção de lágrimas, no final.
Eu leio as obras da Agatha Christie desde 2019, sou completamente apaixonado por essa atmosfera que ela é capaz de criar e de seus ambos personagens marcantes, Miss Marple e Hercule Poirot.

Aqui temos um caso nas mãos de Miss Marple, que começa de forma bem direta e assertiva, Ainda que nossa própria protagonista em si apareça apenas mais para a metade da história.
Utilizando de seu método favorito de morte para personagens, envenenamento, temos uma trama de assassinato bem construída, que por vezes pode se confundir com algo arrastado, dependendo do ponto de visto do leitor. Eu particularmente opto por ficar em um meio termo, não diria que foi algo extremamente cansativo, já que toda história requer lá o seu desenvolvimento. E isso é uma coisa que temos bastante aqui.

O que reforça a ideia de isso parecer uma história maçante é a família em questão aqui apresentada, os Fortescue. Personagens mesquinhos e tediosos, mas que escondem segredos e de alguma forma te instigam a continuar a leitura. Mas perto do fim eu consegui acertar dois pontos em questão da trama, um de forma total e outro de forma menos completa, o que se apresentou para mim como uma reviravolta e deixou sim muito interessante.

O desfecho desse livro é algo que, ao que me recordo, nunca tinha lido até o momento em nenhum livro da Agatha. Temos um final que nos toca ao falar sobre ingenuidade e a fraqueza, no aspecto de ser humano. Dai o título de minha resenha, "Uma porção de lágrimas", pois o final da história trousse a revelação de uma verdadeira vítima e algo mais triste do que o comum nos demais livros da escritora.

A criminalidade exposta aqui não fica impune, porém não foi garantia para que não atingissem, de fato, pessoas que não mereciam.

O livro é excelente, a história é cheia de pontas, mas no final todas são costuradas. E apesar dos pontos que citei acima sobre o desenvolvimento ser mais lento, eu gostaria de deixar claro que achei sim, necessário!
Assim como a existência de personagens tão irritantes e sem escrúpulos, pois as obras da autora retratam justamente esses aspectos da psique do homem, tudo que possa representar o que seriam coisas que levariam a essa ruptura na alma e posteriormente esse atos horríveis.

E para alivio final, em palavras de própria Miss Marple:

"Mas é importante, sabe, que a maldade não triunfe"

Catharine.Ledur 15/05/2024

Cem gramas de centeio
Jamais existirá alguém mais enganado do que eu tentando adivinhar esse final kkkkkkkkk
Que ódio não acertei em nada

Coxinha 14/05/2024

Fui Tapeado! (Novamente)
Agatha Christie não é chamada de "Rainha do Crime" atoa. Nesta trama onde temos três mortos, uma família rica, com vários empregados, um detetive e uma senhorinha muito conhecida das obras da autora, ela desenvolveu um mistério em que quase todo mundo é suspeito, a maioria com motivos, nos entregando um culpado surpreendente, mais com várias pistas sobre. Além do plot principal, ela também fecha bem os secundários e mesmo com muitos personagens e poucas páginas, todos eles são bem distinguiveis, assim como suas personalidades. Mr Marple é ótima, e mesmo aparecendo pouco, rouba a cena completamente ( espero que Poirot seja tão bom quanto), .Apesar de ser apenas o segundo livro que li dela, já me apaixonei por sua escrita.

Cl.lcs 14/05/2024

Lamentei pelo final
Agatha Christie e a sua perfeita ambientação e o seu mistério maravilhoso, a história faz você não querer largar e o ainda tem o carisma da Miss Marple, a história desenvolve um mistério do qual você está seguindo muito bem a linha, fico feliz por ter acertado quem era pelo menos a filha do homem que o Rex Fortescue fez mal, mas o final é totalmente anti clímax e por isso não é 5 estrelas

Anne778 04/05/2024

Longa história
Muitos personagens, muitas informações, você vai desconfiar de todo mundo.
A pessoa culpada é óbvia, assim como todas as outras seriam, mas os meios, a forma como tudo acontece é muito interessante e bem construído. É normal que a trama não agrade a todos, é uma história que requer paciência mas que não chega a ser chata. Enfim, fui enganada, fritei meus neurônios e adorei. Recomendo.

Camila241 01/05/2024

Gostei muito, uma história muito bem construída, nada muito enjoativo ou maçante, a cada página tive mais ansia se ver terminar de ler. Me senti meio decepcionada com a forma que o assassinato foi feito, mas pessoalmente gostei muito da reviravolta na revelação do assassino não estava esperando, simplesmente perfeito!

Anderson.Lucena 28/04/2024

Miss Marple ex machina
A história até o ponto de resolução do crime é super instigante. Vários assassinatos acontecem e todas as minhas teorias iam por água a baixo por cada página que eu virava. Até faltar, mais ou menos, 30 páginas pra acabar o livro parece que tá tudo em aberto, mas alguns acontecimentos são jogados na nossa frente e do mais puro nada, nossa querida velhota tá com a solução do crime debaixo do braço pronta pra esclarecer tudo e mais uma vez nos deixar com o seguinte questionamento: a Scotland Yard serve pra alguma coisa? Kkkkkk Brincadeiras a parte, o livro é bom, mas achei bem corrido na parte da resolução do crime, fui chegando no final do livro achando que ainda haveria muita coisa pra acontecer, mas acho que AC tava com pressa nesse dia

@gabrielekellyf 27/04/2024

Primeiro que li da autora
Genteee é realmente tão legal quanto eu ouvi falar, ela escreve muito bem, nós prende. Fiquei intrigada o livro todo!!! Ameiiii