Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Fabio Shiva 16/01/2017

Pistas e despistes
Que alegria descobrir um livro de Agatha Christie que eu ainda não havia lido! Uma leitura deliciosa como um belo chá inglês com torradas e geleia... e um pouco de veneno, é claro!

Uma aventura de Miss Marple, com direito a uma sequência de assassinatos inspirados em uma canção infantil, bem no estilo de Agatha.

Achei relativamente fácil descobrir a solução, mas talvez isso se deva apenas ao fato de já ter lido por volta de 80 livros da mesma autora, alguns duas e até três vezes, sendo que essas releituras foram feitas como estudo, buscando o aprendizado sobre a construção de uma trama policial, mais que a diversão em si. O que não quer dizer que eu não tenha me divertido, e muito!

É sempre muito bom observar a maestria com que Agatha exibe todas as pistas para o leitor, sempre cuidando de apresentar um despiste... Embora hoje eu goste mais de outros escritores policiais, no quesito “jogo do detetive” Agatha Christie é mesmo inigualável!

site: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862
Laura.SertA 18/01/2017minha estante
Oi, Fábio! Td bem? De quais outros escritores você gosta mais? Se puder, me indique algum. Obrigada!

Nil 18/01/2017minha estante
Oi, Fábio. Agatha foi a minha primeira experiêcia na literatura policial, eu estava entrando na adolescência e meu irmão começou a comprar os livros dela. Claro que eu lia primeiro (enquanto ele trabalhava). :)
Amei na época e ainda amo. Também gosto muito de outros escritores policiais, mas vou ter sempre um cantinho no meu coração para Agatha Christie.

Fabio Shiva 21/01/2017minha estante
Oi Laura! Dentro da literatura policial meus autores favoritos são Georges Simenon, P. D. James e Ruth Rendell. Na literatura de ficção como um todo recomendo muitíssimo Rubem Fonseca (que também é um autor de romances policiais, né?), Anthony Burgess, Aldous Huxley, Umberto Eco, George Orwell.
Mas o melhor livro que li na vida não é uma obra de ficção: "Autobiografia de um Iogue", de Paramahansa Yogananda.
Espero ter sido útil! Tudo de bom e boas leituras!

Laura.SertA 31/01/2017minha estante
Foi muito útil! Irei buscar suas indicações. Muito obrigada!

Mila F. @delivroemlivro_ 03/07/2020

Mais um que não consegui descobrir o assassino...
Logo nas primeiras páginas de Cem Gramas de Centeio vamos acompanhar um dia normal no escritório em Londres, do rico empresário Rex Fortescue, porém, após uma xícara de chá oferecida por sua secretária o sr. Fortescue passa mal, é socorrido, mas vem a óbito no hospital.

Todo o ocorrido é muito suspeito e o médico responsável pelo caso cogita morte por envenenamento, logo a policia é acionada e o inspetor Neele se torna o responsável para conduzir o caso, todavia, ao iniciar as investigações no escritório ele começa a perceber que talvez a raiz do problema não esteja na empresa, mas na família do morto, afinal, quem "lucraria" com sua morte, se não sua família?

Pouco tempo depois, os resultados da autópsia saem e o veneno descoberto não tem efeito imediato, ou seja, para que o efeito fosse sentido enquanto o Sr. Fortescue estivesse no escritório ele precisava ter ingerido o veneno durante seu café da manhã.

O inspetor Neele, então, precisa ir para o Chalé do Teixo, onde é a residência da família Fortescue (fica numa localidade próxima a Londres) e começa a investigar toda a família e percebe que todos naquela casa tem algo a esconder, até mesmo os empregados, porém, destrinchar todo esse quebra-cabeça não será nada fácil sobretudo porque, aparentemente, os possíveis suspeitos de cometerem o crime também acabam morrendo.

É, finalmente, com a morte de uma das empregadas, a Gladys - depois que muita coisa acontece -, é que Miss Marple é introduzida na história, justamente por conhecer Gladys e ter achado muito estranho a morte da jovem, tendo em vista que conhecia sua personalidade e caráter.

Após Miss Marple aparecer no Chalé do Teixo e entrar em contato e observar todos os membros da família Fortescue, nossa detetive não oficial se alia ao inspetor Neele para solucionar o caso, inclusive mencionando uma canção da infância que tem muito a ver com as mortes que estão acontecendo.

Mesmo com a grande demora de Miss Marple ser introduzida em Cem Gramas de Centeio e de ter me questionando como a presença dela poderia fazer sentido depois de decorridos tantos capítulos e tantos fatos da história, a presença dela fez um grande sentido e moveu demais as engrenagens desse enredo para a condução e solução do caso.

Uma coisa bem interessante é que o fato de Miss Marple aparecer muito depois da história já ter começado, lembrou-me outro livro de Agatha Christie que traz o detetive Poirot, A Mansão Hollow, porém, nesse livro Poirot parece meio deslocado e não contribui tanto para a investigação, como Miss Marple em Cem Gramas de Centeio.

Obviamente, não consegui desvendar o assassino de Cem Gramas de Centeio, porém cheguei bem perto e, confesso que ao descobrir fiquei com o coração partido, porque amava o personagem. Uma sacada bem genial e clichê de Agatha, criar um assassino super simpático e sociável para depois mostrar sua faceta obscura.

A propósito, quem já leu alguma das minhas outras resenhas de livros com a Miss Marple deve lembrar que costumo dizer que amo essa personagem, mas, por ela não fazer muito parte da investigação oficial e sempre trabalhar por "debaixo dos panos", aparecendo muito ocasionalmente no livro (isso também acontece aqui, pois nós acompanhamos realmente o inspetor Neele), acabo não me envolvendo tanto e nem elegendo suas histórias como favoritas.

Contudo, vou voltar atrás nessa afirmação, me vi absolutamente presa em Cem Gramas de Centeio e devorei o livro, aliás, quando não estava lendo estava pensando na história, logo tem elementos que gosto demais: é um verdadeiro caso de família, intrigas familiares são maravilhosas de se acompanhar, ver cada personagem escondendo alguma coisa, um falso tratamento entre os familiares, mistérios do passado, etc. Adoro.

Enfim, amei Cem Gramas de Centeio e estou aqui para recomendar fortemente este livro. Boa Leitura!

site: www.delivroemlivro.com.br
Nick 03/07/2020minha estante
Ameei

Nick 03/07/2020minha estante
Já quero ler???

Mila F. @delivroemlivro_ 03/07/2020minha estante
Você vai mar, é muito, muito incrível e surpreendente.

Adriana1161 28/01/2022

Canção de criança
Uma delícia ler/reler a rainha do crime!
Por indicação da @maeliteratura resolvi ler este livro, parte do projeto #readchristie2022, @lpmeditores
Eu digo reler, pq sinceramente não sei se já havia lido! Na minha adolescência, li muitos livros da Agatha Christie, e não lembro exatamente quais. Mas também, isso foi há mais de 40 anos atrás, então tb não lembro das histórias!
Ótimo passatempo, escrita impecável! Vou tentar ler periodicamente, um livro da autora. A @dudabmenezes tb tem um projeto legal de leitura de Agatha Christie.
Personagens: Rex Fortescue, Inspetor Neele, Percival, Lancelot, Jennifer, Elaine, Pat, Jane Marple, Gladys, Vivian Dubois, Sra. Ramsbottom, Adele, Mary Dove
Local: Baydon Heath- Londres/ por volta de 1950
@driperini
Sáh 28/01/2022minha estante
Agatha é simplesmente incomparável ??

Amanda3913 28/01/2022minha estante
boa tarde! como é esse projeto?

Adriana1161 28/01/2022minha estante
@amndfrnc é só uma hashtag para colocar os livros da Agatha lidos nesse ano. Mas dá uma olhada no perfil da @maeliteratura que sempre tem uns projetos de leitura bem legais, e talvez esse ano ela faça algum da Agatha

Bebella 30/09/2020minha estante
Simmm eu tb n queria q ele fosse o assassino gostava dele principalmente ele com a pat

Mizu 01/10/2020minha estante
Mas no fim das contas ficou bom kkk

Bebella 01/10/2020minha estante
mtooo

Michele Rayane 04/11/2023

Não sei oq comentar
Eu ouvi esse livro em audiobook e talvez por isso a experiência não tenha sido tão boa.

Agatha sempre coloca um milhão de personagens e vc acaba se perdendo (ainda mais com audiobook fazendo outras coisas).

Achei a história cheia de nós e um tanto sem sentido mas o final me supreendeu.
Isabela Gatto 07/12/2023minha estante
Acabei de escutar e estou igual

Isabela Gatto 07/12/2023minha estante
????

Michele Rayane 07/12/2023minha estante
Ler os livros dela ja é difícil, escutar é pior! Kkkkkkkkkkk

Raquel 18/04/2022

Meu deus ? eu sou uma palhaça pra essa gata triste mano?? Como pode eu errei tão feio kkkkkkk [*****]
uvinha.books 18/04/2022minha estante
É bom o livro? Vc indica?

Raquel 18/04/2022minha estante
Todos da Agatha Christie são bons

Mizoca 06/03/2023

Cativante.
Sou muito suspeita pra falar sobre os livros da Agatha Christie, então releve minha resenha.
É um livro cativante. Desde o início, gostei e me interessei pelos personagens e adorei como a narrativa fora construída. Como sempre, o desfecho inesperado que o mundo da Agatha nos proporciona é sempre muito bem servido. É um daqueles livros que você tenta entender diversas partes e busca uma resposta de todo o acontecido que antecede ao ocorrido e tenta encaixar as peças e finalmente descobrir o que de fato aconteceu com aquele velho rabugento. Modéstia a parte, queria entender a fissura da autora em sempre colocar velhos ricos que são pessoas péssimas pra serem mortas porque isso nunca faz a gente criar uma certa "compaixão" do morto. Foi um final inesperado no limite, mas se você encaixa as peças e não se deixar levar pelos personagens, até que consegue encaixar. Não é um dos meus melhores livros já lido dela, mas com certeza pode estar entre em um dos bons.
ChristianoMB 06/03/2023minha estante
é a maioral

Mizoca 06/03/2023minha estante
Simm, eu amo ela demais. É muito mamãezinha dos livros policiais

Ezequiel 07/04/2021

VII - IV - MMXXI - Wednesday
07/04/2021 - Quarta - Feira

CEM GRAMAS DE CENTEIO... Que livro sensacional!,muito bom,e que,ao contrário da minha expectativa inicial ao passo da leitura da primeira parte do livro,não pude acertar,de novo,o(a) assassino(a).
Rex Fortescue,presidente da Consolidated Investments Trust,tomara numa certa manhã,como sempre,seu chá... Tomou seu último chá!. A perícia confirmara,pois,que a morte do Sr. Fortescue foi por envenenamento. Mas por quem? Todos da família Fortescue são considerados suspeitos e antipáticos pelo inspetor Neele,que,se não bastasse ter de descobrir o(a) responsável por esta estranha morte,pouco tempo depois depara-se com mais duas,totalmente estranhas também. Essas duas outras mortes ocorrem no Chalé do Teixo,propriedade dos Fortescue,e Miss Marple,famosa personagem dos contos da Agatha Christie,entra em cena com toda a sua perspicácia,e junta-se a Neele para desmascar o culpado.
O final não podia ser mais surpreendente(trata-se da Agatha,né?haha),fiquei satisfeito com o livro todo. Lembra,em um aspecto específico,o clássico livro da Agatha E NÃO SOBROU NENHUM,e,tal como neste,toda a trama é espetacular,tudo pensado e calculado.É assombrosa a variedade de idéias e a articulação que tem os livros dessa autora.
Neste conto,paira em TODOS os membros da casa aquele clima de desconfiança,todos eles com algum motivo ou suspeita de eventual ímpeto assassino em seu comportamento,cada qual sendo assim considerado pelo seus colegas de habitação. Como diz a crítica de Margaret Maron,autora premiada por suas histórias com a personagem Deborah Knott,: "Não importa o quanto acreditamos seguir a lógica quando lemos suas obras(da Agatha),ela sempre consegue nos colocar na trilha de suas iscas enquanto ignoramos a enorme baleia que estava bem ali,à margem da piscina".
Por fim,mais uma vez,que livro sensacional,e a capa é uma das mais bonitas para mim.
Ique 07/04/2021minha estante
Aquela carta no final foi triste :/

Ezequiel 08/04/2021minha estante
Demaaais hein. Acho q adicionarei isso na resenha rss

RUDY 31/12/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Dizer que a autora é uma expert em escrever seus romances policiais, é ‘chover no molhado’, porém, o que mais chama minha atenção, é que ela escrevia seus romances na década de 50, quando as mulheres ainda não tinham tanta acessibilidade a determinadas profissões, principalmente como escritoras e ver o tamanho da criatividade que impinge em seus livros, é simplesmente fantástico. O título de Rainha do crime é mais que merecido.
Nesse exemplar já deu para notar que muitas são as personagens e todas são muito bem descritas com suas personalidades diferentes e diversos pontos de vista. Claro que pode até confundir um pouco, entretanto, todos são tão bem delineados que não dá para confundi-los.
Toda trama é muito bem descrita e evolui através das pistas e conversas bem feitas, levando o leitor a acompanhar de maneira angustiante, o desenrolar do mistério carregado de um raciocínio lógico absurdo.
Quando Miss Marple entra em cena de maneira bem despretenciosa, se aproximando das pessoas e conseguindo ‘arrancar’ delas seus segredos mais profundos, montando seu própria cenário dentro de sua lógica excepcional, mostra o quanto sua genialidade criativa chega ao ápice.
Duas coisas não me fizeram dar a nota máxima: primeiro a quantidade de personagens e por último, o fato de Miss Marple só aparecer no livro, depois de mais da metade dele, acredito que ela merecia a presença durante todo o livro.
O final é totalmente surpreendente, como sempre. De onde menos esperamos, é que sai o assassino ou assassina...
Se que uma leitura perfeita de um romance policial, pode ler sem medo.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/03/resenha-16-cem-gramas-de-centeio-uma.html
Michelle 04/12/2021minha estante
preciso ler A Gata Triste kkkk ela é um ícone

Angela Cunha 16/03/2022minha estante
Sim, não é somente escrever. É sobre uma mulher que escrevia em uma época onde mulheres eram presas dentro de si mesmas e não podiam muita coisa!
Eu consegui meus três primeiros livros dela em uma troca recente, espero poder ler em breve!
Beijo

Bia 03/07/2021

Feita de palhaça
Eu fico me perguntando quantos livros da Agatha Christie eu vou ter que ler pra conseguir acertar pelo menos um final ?? ?
Que história envolvente, personagens muito bem desenvolvidos, que idéia sensacional da cantiga de criança, que genialidade esse livro, impossível não amar as histórias da Rainha do Crime!!!
yasliarte 03/07/2021minha estante
eu li 1 livro dela, acertei no 1 capítulo? foi bem triste, não consegui ler mais nada de tanta decepçãokkkkkkkkkk ?

Ana Paula FZ1 09/07/2021minha estante
Bia eu so queria deixar aqui registrado que me sinto solidária à voce kkkkkk.. EU leio Agatha Chistie desde os 14 anos e NUNCA consegui acertar quem é o criminoso, porque sempre penso no óbvio e enxergo a culpa do óbvio, mas sempre me surpreendo... E digo que esse é o encanto de ler os livros da Rainha do Crime rrss

AnaJu76 31/08/2021

"São todos muito desagradáveis"
Segundo livro que eu leio da Agatha Christie e como sempre ela não me decepcionou, achei o desenvolvimento muito bom, apesar de ser um pouco arrastado, desconfiei do assassino, assim como desconfiei de todo mundo do livro KAKAKA
Nessa 01/09/2021minha estante
Tô louca pra começar a saga dela?

AnaJu76 01/09/2021minha estante
Ela é a rainha do crime literalmente, amo os livros dela

Daly 14/04/2014

Bom... mas monótono!
Minha primeira leitura da Agatha Christie e confesso que não foi grande coisa, com certeza ela tem melhores.
Não que o livro seja ruim, não é.
É até cativante, nos prende a atenção até descobrirmos afinal quem matou Mr. Fortescue.
Um final não tão previsível, embora, se analisarmos a maioria dos policiais ou suspenses, uma coisa é previsível: que o personagem que aparentemente não tem nada a ver é sempre o culpado.
Os autores encontram uns ganchos retirados lá do âmago de sua criatividade e implanta na história! se funciona? nem sempre. Mas nesse caso funcionou. Gostei desse final.
O que me desagradou foi a monotonia, tanto de cenário, quanto de diálogos, sei lá... achei monótono!

Mas ainda assim eu recomendo, vou ler outros da autora.
Raul Neris 09/07/2014minha estante
Olá, Daliane. Ainda não li esse. Sou fã da autora. Recomendo que leia O Caso dos Dez Negrinhos. Muito bom mesmo!

Ismael 26/12/2018minha estante
Tbm achei monótono. Esperava mais ação.

Paula 10/08/2022

Como todos os livros da Ágatha Christie esse livro foi extremamente envolvente. Final nada óbvio. Ainda prefiro os do Hércules Poirot mas Miss Marple também é ótima.
L P 10/08/2022minha estante
Extremamente?

Paula 10/08/2022minha estante
Obrigada Larissa o corretor do celular me trolou nessa, mas já corrigi.

Will 06/05/2020

Uauuuuu
Agatha Christie é Ágatha Christie

Ela não decepciona né? Caminha a história para uma pessoa, você pega ranço dela, e quando vai ver NADA.
Faz você se apaixonar pelo vilão, tira ele da reta! Com certeza me dedicarei a outros livros dela, porque ela arrebenta!
Leia, você vai gostar!
liliana 06/05/2020minha estante
já leu Cinco Porquinhos? é surpreendente, Poirot é magnífico

Will 06/05/2020minha estante
Ele ainda não, com certeza colocarei na minha lista
Obrigado ?

Cris Paiva 29/11/2017

Não acredito que consegui acertar o culpado!! Primeira vez na vida! Nas outras vezes que eu "acertei" foi mais naquele estilo de atirar para todos os lados, mas desta vez eu fui seguindo as pistas, grifando as frases e pegando as dicas que eu autora escondeu no texto e acertei o culpado e o modus operandi, mas ainda me escaparam os detalhes.

O assassinato é bem curioso, um homem de negócios morre envenenado e é encontrado no seu bolso um punhado de centeio, o porque disso escapa a todos, e mais dois assassinatos seguem o primeiro, até que a Miss Marple aparece na história, pois um dos mortos era conhecido seu, e ela vem para fazer a sua justiça no caso.
A velhinha só vai aparecer depois da metade do livro, e como o inspetor encarregado do caso já conhecia o nome da Miss Marple da Scotland Yard, ele deixa a nossa velhinha bisbilhotar a vontade, e ela logo mata a charada do centeio, o que acaba explicando também as outras mortes.

Me diverti muito com esse livro, acho que a melhor maneira de ler Agatha Christie é esse mesmo, com um lapis na mão e muitos post-its para marcar todas as dicas. Meu livro ficou todo rabiscado, mas valeu a pena.
Andrea 11/12/2017minha estante
Opa, vou tentar fazer isso na próxima vez que ler algum livro com a querida Miss Marple!!

Luana.Fiasqui 24/01/2018minha estante
Somos duas, esse foi o primeiro caso que eu consegui acertar o assassino. /0/ Fiquei muito feliz kk