Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Moises110 15/05/2024

Uma porção de lágrimas, no final.
Eu leio as obras da Agatha Christie desde 2019, sou completamente apaixonado por essa atmosfera que ela é capaz de criar e de seus ambos personagens marcantes, Miss Marple e Hercule Poirot.

Aqui temos um caso nas mãos de Miss Marple, que começa de forma bem direta e assertiva, Ainda que nossa própria protagonista em si apareça apenas mais para a metade da história.
Utilizando de seu método favorito de morte para personagens, envenenamento, temos uma trama de assassinato bem construída, que por vezes pode se confundir com algo arrastado, dependendo do ponto de visto do leitor. Eu particularmente opto por ficar em um meio termo, não diria que foi algo extremamente cansativo, já que toda história requer lá o seu desenvolvimento. E isso é uma coisa que temos bastante aqui.

O que reforça a ideia de isso parecer uma história maçante é a família em questão aqui apresentada, os Fortescue. Personagens mesquinhos e tediosos, mas que escondem segredos e de alguma forma te instigam a continuar a leitura. Mas perto do fim eu consegui acertar dois pontos em questão da trama, um de forma total e outro de forma menos completa, o que se apresentou para mim como uma reviravolta e deixou sim muito interessante.

O desfecho desse livro é algo que, ao que me recordo, nunca tinha lido até o momento em nenhum livro da Agatha. Temos um final que nos toca ao falar sobre ingenuidade e a fraqueza, no aspecto de ser humano. Dai o título de minha resenha, "Uma porção de lágrimas", pois o final da história trousse a revelação de uma verdadeira vítima e algo mais triste do que o comum nos demais livros da escritora.

A criminalidade exposta aqui não fica impune, porém não foi garantia para que não atingissem, de fato, pessoas que não mereciam.

O livro é excelente, a história é cheia de pontas, mas no final todas são costuradas. E apesar dos pontos que citei acima sobre o desenvolvimento ser mais lento, eu gostaria de deixar claro que achei sim, necessário!
Assim como a existência de personagens tão irritantes e sem escrúpulos, pois as obras da autora retratam justamente esses aspectos da psique do homem, tudo que possa representar o que seriam coisas que levariam a essa ruptura na alma e posteriormente esse atos horríveis.

E para alivio final, em palavras de própria Miss Marple:

"Mas é importante, sabe, que a maldade não triunfe"

Catharine.Ledur 15/05/2024

Cem gramas de centeio
Jamais existirá alguém mais enganado do que eu tentando adivinhar esse final kkkkkkkkk
Que ódio não acertei em nada

Coxinha 14/05/2024

Fui Tapeado! (Novamente)
Agatha Christie não é chamada de "Rainha do Crime" atoa. Nesta trama onde temos três mortos, uma família rica, com vários empregados, um detetive e uma senhorinha muito conhecida das obras da autora, ela desenvolveu um mistério em que quase todo mundo é suspeito, a maioria com motivos, nos entregando um culpado surpreendente, mais com várias pistas sobre. Além do plot principal, ela também fecha bem os secundários e mesmo com muitos personagens e poucas páginas, todos eles são bem distinguiveis, assim como suas personalidades. Mr Marple é ótima, e mesmo aparecendo pouco, rouba a cena completamente ( espero que Poirot seja tão bom quanto), .Apesar de ser apenas o segundo livro que li dela, já me apaixonei por sua escrita.

Cl.lcs 14/05/2024

Lamentei pelo final
Agatha Christie e a sua perfeita ambientação e o seu mistério maravilhoso, a história faz você não querer largar e o ainda tem o carisma da Miss Marple, a história desenvolve um mistério do qual você está seguindo muito bem a linha, fico feliz por ter acertado quem era pelo menos a filha do homem que o Rex Fortescue fez mal, mas o final é totalmente anti clímax e por isso não é 5 estrelas

Anne778 04/05/2024

Longa história
Muitos personagens, muitas informações, você vai desconfiar de todo mundo.
A pessoa culpada é óbvia, assim como todas as outras seriam, mas os meios, a forma como tudo acontece é muito interessante e bem construído. É normal que a trama não agrade a todos, é uma história que requer paciência mas que não chega a ser chata. Enfim, fui enganada, fritei meus neurônios e adorei. Recomendo.

Camila241 01/05/2024

Gostei muito, uma história muito bem construída, nada muito enjoativo ou maçante, a cada página tive mais ansia se ver terminar de ler. Me senti meio decepcionada com a forma que o assassinato foi feito, mas pessoalmente gostei muito da reviravolta na revelação do assassino não estava esperando, simplesmente perfeito!

Anderson.Lucena 28/04/2024

Miss Marple ex machina
A história até o ponto de resolução do crime é super instigante. Vários assassinatos acontecem e todas as minhas teorias iam por água a baixo por cada página que eu virava. Até faltar, mais ou menos, 30 páginas pra acabar o livro parece que tá tudo em aberto, mas alguns acontecimentos são jogados na nossa frente e do mais puro nada, nossa querida velhota tá com a solução do crime debaixo do braço pronta pra esclarecer tudo e mais uma vez nos deixar com o seguinte questionamento: a Scotland Yard serve pra alguma coisa? Kkkkkk Brincadeiras a parte, o livro é bom, mas achei bem corrido na parte da resolução do crime, fui chegando no final do livro achando que ainda haveria muita coisa pra acontecer, mas acho que AC tava com pressa nesse dia

@gabrielekellyf 27/04/2024

Primeiro que li da autora
Genteee é realmente tão legal quanto eu ouvi falar, ela escreve muito bem, nós prende. Fiquei intrigada o livro todo!!! Ameiiii

Leonardo 25/04/2024

Ao longo da história, a autora habilmente tece uma teia de suspeitos e motivos, mantendo o leitor intrigado e tentando adivinhar a identidade do assassino.

Cassia.Valadares 20/04/2024

Agatha Christie, a rainha dos casos de crimes
Adorei a escrita da Agatha Christie. Achei uma leitura fluida. Fiquei chocada com o final. Gostei da história.

Mariana 16/04/2024

Feita de besta com sucesso.
Essa é uma história bem rapidinha de Miss Marple que eu gostei bastante.
No outro livro que li dela: O Mistério no Caribe, achei ela bem chata, mas neste ela foi sucinta e necessária. O investigador não teria ido muito longe sem ela, apesar de eu ter gostado dele também.
O Percival era bem chato, porém era bom kkkk e Lance me enganou direitinho. Fique com dó da Pat, ela ganhou o troféu Dedo Podre Pra Macho.
Gostei bastante.

Naju.Corvelo 14/04/2024

Essa família é muito unida e também muito ouriçada
(Sintam a ironia no título)
Novamente, mais uma história da Agatha que a gente vai por um caminho achando que está certo mas quando chega no fim bate a cara na parede, pelo menos acertei uma coisa sobre um personagem dessa vez.
Gostei de como a história foi prosseguindo, tem muitos personagens então abre um leque de possibilidades de suspeitos, e sendo sincera, aqui, todo mundo parece esconder algo (e a maioria escondia mesmo), me lembrou um pouco o filme "Entre Facas e Segredos", e parece que o filme é inspirado mesmo em alguns livros da autora.
A resolução do mistério foi um pouco mirabolante em alguns pontos e óbvia em outros, mas até que foi bem amarrada e trouxe reviravoltas interessantes.
Não foi o livro que mais me prendeu da Agatha, não gostei um pouco do final pois achei meio abrupto, acho que poderia ter sido melhor explicado, como, oque tinha na mina do Teixo, o que realmente aconteceu com o cara que morreu lá, eles conseguiram provar o crime do abençoado lá?? Mas ainda é um livro da Agatha Christie, e como a maioria deles, pode estar meio chato no meio ou você não estar entendendo nada, mas não consegue largar de jeito nenhum

NathaliaPink 14/04/2024

Esperava mais por ser Agatha Christie
Leitura bem fluida, livro pequeno, não parei de ler um segundo.
Porém, por ser da minha autora preferida, e ter lido obras tão incríveis dela, esperava mais.
Teve plot twist, a história te mantém preso do meio para o final somente, é um livro bom para um suspense porém, achei fraco comprado com as outras obras já lidas da mesma autora.

Gabi 14/04/2024

Final interessante
O livro começa com uma boa premissa mas não consegui me apegar a nenhum dos personagen e enrolou muito para realmente descobrir o assassino. O final é bom.

Silva Sousa 11/04/2024

Personagens antipáticos mas homicídio surpreendente
Eu diria que por estar me acostumando com a leitura dos livros da Agatha Christie, eu não me engano muito com relação aos possíveis assassinos. Apesar disso, durante a leitura, eu não busco saber de antemão quem foi o responsável pela morte, mas agora eu não perco o foco, aqueles que mais parecerem culpados, muito provavelmente não o são. E, apesar de não ter me apegado a nenhum personagem em particular, a maioria era bem antipática sendo honesta, foi bem interessante saber.
Pelo menos esse livro o título realmente fazia sentido pra história, o que eu li anteriormente não tinha muito haver.