O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Carol 02/07/2020

Amei!
Entrou para minha lista de favoritos da vida. Muito bom!
Se vc está procurando aventuras, fantasia e muitas referências ao clássico Alice no país das maravilhas , além é claro de ver um lindo romance nascendo , pode ler sem medo!
Ainda bem que tem continuação porque não estou pronta para dizer adeus aos personagens rs

Lari 02/08/2020

Decepção
Acho que fui com expectativas demais, porque me indicaram falando que era maravilhoso e etc, mas vamos lá

A proposta era muito cativante, então fiquei curiosa pra ver como seria abordado o País das Maravilhas, mas, pra mim, ficou faltando alguma coisa que eu na hora não soube identificar, mas depois entendi: a atmosfera criada não me passou a impressão que deveria, o que me deixou meio chateada.

Provavelmente, foi o fato de ter triângulo amoroso o que me deixou mais irritada, porque o Jeb não fede nem cheira, enquanto o Morfeu, do jeito misterioso e meio sombrio dele, me ganhou.

Enfim, não gostei, mas continuei lendo os outros pra ver se gostava.

Nat Nat 29/04/2022

Favoritei há anos atrás, hj em dia acho que não favoritaria
? "Silêncio é felicidade."

Alyssa ouve pensamento de plantas e insetos, e se não bastasse as alucinações que luta para esconder daqueles que ama, ela ainda é tataraneta de Alice, a mesma do conto de Lewis Carroll.

Excêntrica e peculiar nos gostos. Alyssa se veste com umas roupas para lá de exóticas (que sério, nem crianças de 5 anos se vestiriam de tal forma), curte arte e andar de Skate.

? "Você sabe muito bem que não são as roupas que fazem uma mulher."

O Lado Mais Sombrio é uma releitura de Alice no País das Maravilhas, da qual fez parte da minha infância e me fazia ansiar em conhecer a toca do coelho e todas as aventuras que acontecia por lá. Preciso salientar, que desde que me apaixonei pelo mundo da leitura, sempre gostei de ler releituras dos contos. Com esse não foi diferente, quando o vi eu não resisti em botar-lhe as mãos.

Pois bem, da primeira vez em que li, eu amei a história e todo o universo reciclado pela autora, tem uma ideia legal e até que original, faz diversas referências aos livros que já conhecemos, e trás elementos novos, talvez para aqueles que não tenham lido os livros de Alice, fique um pouco perdido, mas nada que atrapalhe muito no entendimento.

Já como releitura, eu confesso que não curti tanto quanto da primeira vez, talvez por hoje enxergar alguns pontos problemáticos dos quais não havia visto quando li de primeira. Exemplo disso é o triângulo amoroso forçado que rola ao longo do livro, além da questão de posse que os personagens exalam, um deles até que é "compreensível" já que sua personalidade é duvidosa, mas os outros eu achei meio Bleeeh. Salvo, é claro, duas cenas que li e que me encantei como se estivesse vivendo-a pela primeira vez, que provavelmente tenha caído no esquecimento.

No geral, é um livro bom, um tico arrastado, pelo universo cheio de detalhes como o País das Maravilhas. Mas uma fantasia fascinante se levar em consideração toda a parte fantasiosa.

? "-Não parta meu coração.
-Eu arrancaria o meu primeiro"

Leticia 12/08/2020

Me impressionei MUITO com esse livro! Ele só aumentou o meu amor pelo País das Maravilhas
Kate_Black 15/08/2020minha estante
Ahhhh quero ler

morbidcurious_ 31/08/2020

Esse livro definitivamente me deixou muito confuso, do início ao fim. Em primeiro por conta de tudo que estava acontecendo e em segundo fiquei tão dividido quanto a Alyssa entre "escolher" o Morfeu ou o Jeb. Mas apesar de tudo ainda gosto do Morfeu e aprendi a apreciar o Jeb.

julia4958 11/09/2021

a maior decepção do ano
eu comecei esse livro totalmente encantada pelo mundo e pela história, mas ao longo do livro, tudo desmoronou. eu ODEIO triângulos amorosos e isso fez a quantidade de estrelas cair drasticamente. a maioria dos personagens é insuportável e os que salvam, tiveram menos de um parágrafo de fala no livro inteiro. a incoerência dos personagens é abominável. não posso me aprofundar sobre isso por causa dos spoilers, mas sem hor. sobre os livros, achei totalmente desnecessário uma continuação. o gancho que foi deixado para um próximo livro é insignificante e eu, sinceramente, não acho que aguentaria os personagens por mais 3 livros. eu, que amo Alice no País das Maravilhas, me senti ofendida.

enviarei um convite ao jeb para sairmos. na porrada.

natholvr 15/09/2020

Incrivel
Comecei a ler com poucas expectativa e fui completamente surpreendida. Uma história maravilhosa e viciante, amei todos os personagens. Só achei que o livro teve um final bom e não sei se precisa de uma continuação, porém darei uma chance para os próximos livros e assim que puder irei lê-los

Hixuxuzinha 30/06/2021

Tava cheia de expectativas com esse livro, ele era super amado na minha época de ensino médio. No começo eu tava amando que tudo tava acontecendo de uma forma incrível, depois eu tava sem entender nada e pra compensar os personagens só irritam. A única pessoa que presta nesse livro é a Alyssa, minhas partes favoritas do livro eram quando ela tava sozinha. Só terminei de ler por causa da LC que tava participando.

AnaRamoss 25/09/2021

Que livro, meus amigos, que livro...
Sinceramente, me surpreendeu. Eu não esperava gostar tanto assim dele. Mas me apaixonei.
Foram muitas revelações, uma atrás da outra, uma mais chocante que a outra.
Alyssa, eu amo essa mulher. Ela tem duas partes dentro dele, cada uma com seus próprios desejos e necessidades. E ela escolhe um lado, mas vamos ver as consequências desta escolha no próximo livro.
Jeb e Morfeu são ambos perfeitos, ao seu modo.
Vi muita gente falando mal do Jeb e, honestamente, não entendo. Eu acho ele um amor; protetor e sonhador, querendo viver longe da sombra do pai e garantir um bom futuro para a mãe e a irmã. E só quer o melhor para a Alyssa.
Sobre o Morfeu, gente, que homem perfeito! Ele me lembra um pouco o Warner, levando a Alyssa até o limite para que ela alcance todo o potencial, independente do extremo da situação. Manipulador, mas a gente perdoa.

Eu me apaixonei por este história, pelos personagens, e mal posso esperar para continuar está aventura em "Através do Espelho".
Maysa Dias 01/10/2021minha estante
Ok, esse livro me ganhou quando vc disse ''Ele me lembra um pouco o Warner''
Vai ser minha próxima leitura

Minhas Galáxias 29/06/2021

"Você chora por ele, mas sangra por mim."
Terminei esse livro com bem mais entusiasmo do que achei que terminaria, que bom que o segundo já estava me esperando aqui em casa para ler.
Alyssa é uma protagonista de personalidade e estilo próprios, adorei as descrições de seu visual alternativo e um tanto sombrio em contraponto à estética que contos de fada normalmente têm. No decorrer da história, ela se mostra focada em seus objetivos e bem madura para uma garota de 16 anos. A narrativa é realista a mostrar seus conflitos sobre as revelações feitas a ela no país das maravilhas.
Sobre o subterrâneo, gostei da construção mais sombria dos personagens desde à Rainha vermelha até as gêmeas que não tem tanto destaque no conto original. Mais uma vez, as descrições da autora fazem um ótimo trabalho, deixando um espaço para que nossa imaginação complete algumas lacunas. Morfeu se tornou um personagem que eu amodeio como um bom moreno sarcástico (mesmo que ele tenha cabelo azul) e meu tipo de vilão favorito, manipulador e com intenções sombrias.
Jeb, que tem um nome bem esquisito que não me arrisco a tentar escrever, podia ser um pouco melhor explorado, mas acredito que isso acontecerá nos próximos livros da série. Durante a leitura, eu não estava muito curiosa sobre ele (na verdade não fui muito com a cara dele, no geral), mas depois de alguns dias percebo que um pouco mais sobre ele poderia ter sido apresentado.
O livro é uma fantasia com romance e não o contrário então é muito mais focado no desenvolvimento de Alyssa e todas as suas provações.

A meia estrela que faltou tem uma explicação simples, estou cansada que livros com triângulo amoroso, inclusive aceito indicações de livros de fantasia sem eles.

site: https://www.youtube.com/watch?v=g9SG3sE4PTE
elyrix 01/07/2021minha estante
Só o título da resenha me convenceu a ler meu deus quero

Minhas Galáxias 01/07/2021minha estante
Ely, estou lendo o segundo agora e essa série está cada vez mais se tornando uma das minhas preferidas

elyrix 01/07/2021minha estante
eu preciso AAAA

Tati Freitas 14/04/2021

Uma visão diferente do País das Maravilhas
Confesso que só li porque a temática me interessou. Eu amo Alice no País das Maravilhas, e não resisti à curiosidade. Não me arrependi, a história é legal cheia de personagens e lugares fora do comum e descrições que desafiam a imaginação. Eu só não gostei muito do romance e da dependência da personagem principal. Mas quero acreditar que isso tem um objetivo final que veremos nos próximos livros.
vecchio 14/04/2021minha estante
a série é perfeita, eu amo!!!! uma das minhas favoritas

Tati Freitas 14/04/2021minha estante
Esse seu comentário me empolgou, amanhã começo o próximo

vecchio 14/04/2021minha estante
começa sim, acho que o segundo livro é um dos melhores da saga

Mariane30 19/04/2021

"Às vezes uma chama deve nivelar uma floresta às cinzas antes que algo novo possa crescer."

Tarci 20/05/2021

Sinto que ficarei de ressaca literária
Se você é fã de Alice, esse livro foi feito pra você, e não pra mim, que fico contestando coisas mesmo que sem respostas, e que acho a história tão viajada que me dá um nó na cabeça. Bom, aqui vamos ter uma história bem parecida com o clássico de Alice no país das maravilhas, mas dessa vez com a bisneta da Alice, acho que o início do livro é maravilhoso, a Alison com crtz é a minha personagem favorita do livro, mas no meio a história se perde muito, e ao mesmo tempo finaliza muito bem igual ao início, sim, estou com uma opinião muito dividida.
giu! 30/05/2021minha estante
quero MUITO ler esse livro

Gabi 13/12/2020

Criativo e intrigante
Pontos positivos:
? A primeira coisa que deve ser mencionada é a criatividade da autora ao transformar o universo infantil de Lewis Carroll em algo sombrio, e misterioso, o que eu achei brilhante;
? Howard descreve sentimentos de Alyssa (protagonista e narradora) de uma maneira intensa, oq cria uma conexão muito forte com o leitor;
? Acho o desenvolvimento do enredo e a narrativa perfeitos, amo a escrita da autora;
? Os personagens são muito marcantes e me despertaram interesse desde o início;
? Os plot twists são incríveis, assim como a história.

Pontos negativos:
? O senso de "super proteção" de Jeb é exagerado na parte do "super" e, apesar de Alyssa pensar sempre nisso, ela nunca deixa esse defeito claro para ele, e isso é necessário, então falta certo controle na relação por parte dela.

Gostei?
10/10
(Eu amo dms esses livros ?)

bia 30/12/2021

As histórias do Lewis Carroll são, além de conhecidas por todos, totalmente imersíveis.
Essa releitura ganhou meu coração por vários motivos: conseguiu ser inovadora, criou uma atmosfera muito sombria sobre o país das maravilhas e apresentou uma nova versão dos personagens que eu já estava familiarizada.
Eu já tinha lido esse livro há uns anos, foi uma (re)leitura muito tranquila e nem um pouco cansativa.
Alyssa é uma ótima protagonista. Apesar de me irritar em alguns momentos, é nítido o quanto ela cresce no decorrer da história. No começo é uma menina assustada, mas se joga na toca do coelho quando percebe que não há saída para salvar sua mãe e o resto de sua linhagem.
Os personagens secundários - aka Morfeu - me ganharam totalmente.

É uma ótima escolha para quem quer imergir novamente nesse universo ?