Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

MARCIA MARIA 17/05/2024

Mais uma jornada de um herói ?
Estória repleta de aventura, ação, magia, dragões, conspirações e um herói construído às custas de amor e dor.
O livro conta a história de Eragon, um rapaz que vive na terra de Alagaësia e que foi abandonado pelo pai e mãe, sendo criado pelo tio. Encontra um ovo de dragão e se descobre como um dos lendários Cavaleiros de dragões, daí a sua vida se torna uma verdadeira batalha. Sua família é ameaçada e ele se vê numa jornada com Brom, um contador de histórias que passará todos os ensinamentos que possui, e Saphira, sua dragão. A sua missão consiste em destruir o Império e seu chefe, o Cavaleiro Galbatorix. A história nos coloca em um mundo mágico, cercado de elfos, anões e os malignos espectros e urgals.
Ao meu observar, ele seguiu à risca a cartilha da Jornada do Herói. Isso sem falar na clara inspiração em Frodo, Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi, Terra média, Sauron, Saruman, orcs. "Apenas pra citar alguns elementos presentes no livro".
A história não é de um todo original, os personagens seguem uma linha que já conhecida.
Muito interessante, é a relação de cumplicidade entre Saphira e Eragon, nos mostrando o quanto os personagens conseguiram crescer ao longo da jornada e de como cada treinamento e cada perda teve um significado especial específico no seu desenvolvimento.

Kezia 15/05/2024

Esse é um livro q eu queria ler faz muitoooooo tempo, mas finalmente tomei vergonha na cara e li kkkk kkkk. Gostei muito do livro a história é ótima os personagens a imersão na história como o escritor criou o idioma. Porem.... Ele demora demais nas viagens, a viagem foi o livro inteiro e só no final q teve algo épico e divertido. Espero que no próximo não seja assim. Mas gostei muito da história.

Eudanilomaia 13/05/2024

Não desista de mim!
Todas as reviews, sem spoiler, que assisti ou li sobre Eragon tinham algo em comum, todas diziam que você não poderia desistir dessa leitura, e de fato isso é realmente necessário. São muitos elementos, muitas histórias, muitos seres, muitas interrogações, muitas, muitas?

Por várias vezes eu me peguei quase desistindo, mas meu desejo de sempre saber mais sobre esse pequeno rebelde que topa com um ovo de dragão só aumentava. Fiquei surpreso ao saber que Paolini era apenas um adolescente quando concluiu o que com certeza não escaparia de ser um grande sucesso, e passei a entender que todo exagero sobre o mundo de Alagaesia se justificava na mente de um adolescente fascinado pelo mundo de fantasia.

Deixo o mesmo conselho de todas as reviews que procurei no intuito de saber o motivo de criarmos tanto apego pelo mundo de Eragon, mesmo que toda a jornada nesse primeiro volume acabe nos cansando tanto quanto ao seu protagonista. Levei alguns meses, mas fico feliz por finalmente ter tido a oportunidade de conhecer mais dessa aventura.

Não desista de Eragon e de O Ciclo da Herança!

LKChagas 12/05/2024

Fascinante
Eu sempre gostei do filme de Eragon, quando descobri que era baseado num livro e que era uma saga, eu já quis ler e posso dizer que o Livro é INFINITAMENTE melhor que o filme, o universo é muito interessante, o sistema de magia, as tribos e raças tem diferenças tangíveis, os personagens são muito bem escritos, não são genéricos, tem personalidades bem marcadas e cativantes.
Recomendo muito!!!

alsdrdgs 08/05/2024

Gostinho de infância!
Eu havia assistido ao filme quando era criança, e por incrível que pareça gostei daquela bomba. Bom, aqui estamos, peguei o livro e agora vejo que ele é infinitamente melhor que o filme.
o livro conta a história de Eragon, um jovem que vive numa vila distante no Reino de Alagaesia, e que encontra uma pedra azul estranha em uma de suas caçadas pela floresta. após levar a pedra pra casa, por achar que pudesse valer algo e visando trocar por comida, ele descobriu que a pedra era na verdade um ovo de dragão. A partir disso, ele embarca em uma aventura épica com sua dragão Safira, em um reino repleto de magia, anões, elfos, monstros e muito perigo.
Eragon é algo que reflete muito a minha infância, fiquei muito feliz por revisitar tudo isso depois de adulto.
A história é muito bem escrita, o autor apresenta muito bem o cenário de alagaesia, a guerra que aconteceu e tudo o que eragon passa ao longo do livro. quero muito ler as sequências.
é uma ótima fantasia, recomendo!

Bre 03/05/2024

Extenso, bem desenvolvido e cativante
Eragon foi uma leitura extensa, e não me refiro ao número de páginas. A maior parte do desenvolvimento do personagem é contada neste livro. As pessoas que conheceu, a magia, o treinamento, os segredos e os perigos são apresentados de forma detalhada e muito bem escrita. Acontece que, talvez por escolha do autor, ele tenha preferido aprofundar a vida de Eragon logo no começo para que todos vissem que na verdade ele não é um herói que ficou forte de um dia para o outro. E sim um jovem que aprendeu muito, com muita gente, em todos os lugares que passou. O relacionamento dele com Safira foi o auge da história. Me peguei sorrindo em diversos momentos, lendo os diálogos dos dois. É muito prazeroso acompanhá-los.

Ket 27/04/2024

QUE LEITURA GOSTOSA
Eragon marcou minha infância por causa do filme, sempre amei muito o filme e por isso fiquei com as espectativas muito alta para o livro
E não me desapontei, ler esse livro foi como voltar pra casa, a narrativa é maravilhosa, os personagens são incríveis, Saphira a parte é maravilhosa
O mundo é fantástico, só tenho elogios
Dou 4 estrelas, pois ainda achei algumas partes um pouco enroladas, mas tenho grandes esperanças que os próximos livros vão superar esse primeiro, a partir de agora a história tem tudo pra se expandir e ficar cada vez mais incrível

Milenna.Pessoa 17/04/2024

O livro de fato q meu levou para o mundo da leitura, eu me apaixonei de cara pela Saphira, pela história e por tudo. E quando vi o filme fiquei revoltada, deveriam banir aquele filme do planeta.

Jennifer.Cavalheir 15/04/2024

Maravilhoso
Eu sempre quis ler esse livro por ser apaixonada pelo filme, porém sou uma leitora pobre e depois de muito resistir, decidi ler em PDF mesmo. E minha nossa, agora entendo porque o filme não teve continuação kkkkk que decepção perceber que o livro é tão rico de detalhes e no filme não tem um terço do que tem no livro, fora que mudaram tanta coisa que parece que fizeram o filme baseado em outro livro. Mas assim, não tô dizendo pra deixarem de gostar do filme, hein.

Eragon, personagem principal cujo livro leva o nome, passa por muitos perrengues, já começando desde criança: abandonado pela mãe pra ser criado pelos tios, perde a tia, passam dificuldades financeiras e alimentar e mesmo depois de receber a única coisa boa em sua vida, logo percebe que com a chegada dela, Saphira, a dragão, vem mais perrengues e perdas extremamente tristes para ele. Nosso menino conta com o apoio de um velho chamado Brom, porém muito esperto e habilidoso que conforme eles viajam juntos por longos caminhos e grandes aventuras, vamos percebendo o quanto Eragon cresce e evolui tanto fisicamente quanto mentalmente para se tornar o que ele nasceu pra ser: um Cavaleiro de Dragão.
Eu amei cada personagem que foi apresentado, principalmente aqueles que foram excluídos do filme como o anão Orik e o Rei dos anões. Gostei mais da Arya do livro e odiei o fato de que excluíram também o fato de ela ser uma Elfa e uma das mais poderosas e nobres.
Descobrimos aqui muitas coisas sobres os inimigos também, como Galbatorix, o Cavaleiro traidor que se diz Rei do Império e até mesmo sobre o Espectro que não me deixou com nenhuma pena. Descobrimos também a história de Murtagh que sempre tive dúvida sobre seu passado e gostei de como foi bem esclarecido aqui. Espero que ele e Eragon continuem amigos para sempre.

Maria 15/04/2024

Não sei
Não sei qual nota dar exatamente, provavelmente eu vou mudar com o tempo. Sobre a história parece que acontece e não acontece coisas ao mesmo tempo, mas tem potencial para os próximos livros

hammezita 15/04/2024

Um bom livro de fantasia! super leve e fácil de ler, apesar de no final eu demorar demaaaais - em partes pela rotina, em outras porque começou a ficar um pouco mais cansativo mesmo. acho que se fosse um pouquinho mais curto seria incrível. mas vale muito a leitura! curiosa pros livros seguintes

MissKeaner 13/04/2024

Finalmente, eu li e adorei!
Sonho em ler esses livros há anos. Finalmente, li o primeiro. Gostei muito da história. Demorei mais do que gostaria pra ler inteiro, devido a minha rotina, mas isso não muda. O livro é bem simples de entender, a história nunca fica parada. É uma leitura bem agradável. A construção dos personagens é boa e as emoções bem descritas. Já estou no segundo.

thais.ponciano 12/04/2024

Eragon
Um bom livro de fantasia onde o autor conseguiu criar um mundo próprio cheio de detalhes. A ação fica mais para final porem isso não torna o livro cansativo.
Impressionante que um livro com tantos detalhes tenha sido escrito por um garoto de 15 anos.

beeresenhas 12/04/2024

Coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita.
Em Eragon somos transportados para um universo medieval, na terra de Alagaësia, repleta de magia, dragões, anões, elfos, espectros e outros seres. É uma fantasia com muita ação e mostra um império impiedoso e cruel governado pelo rei Galbatorix.

O enredo conta a história de Eragon, um garoto órfão de quinze anos, que vive em uma pequena fazenda em uma vila chamada de Carvahall, juntamente com seu tio Garrow e o primo Roran. Um belo dia quando Eragon sai para caçar nas montanhas próximas da sua vila, ele acaba encontrando uma pedra azul escuro muito diferente e bonita, mas o que o jovem não esperava é que essa descoberta mudaria a sua vida, que ele começaria uma jornada em busca de respostas, que seria enviado em uma missão para trazer de volta os extintos Cavaleiros de Dragões, e que passaria de um simples fazendeiro a um jovem aprendiz de magia.

Essa história foi inspirada em J. R. R. Tolkien mas também podemos ver outras referências como nos livros de Andrzej Sapkowski e George R. R. Martin, e para quem quiser também tem o filme do primeiro livro da série que foi lançado em 2006.

"Quanto aos assuntos do amor... o meu único conselho é que vocês sejam sinceros. É a ferramenta mais poderosa para abrir um coração ou ganhar um perdão."

"Saber quem você é, sem qualquer ilusão ou piedade, é um momento de revelação do qual ninguém sai ileso."

"Você deve estar disposto a proteger a si mesmo e as coisas às quais dá valor, não importa a que custo."

"Eu não sinto compaixão ou misericórdia por traidores e destruidores de ovos como aquele falso rei."
PotterBlake 12/04/2024minha estante
Parece ser bem daora! Gostei

Ulisses San 12/04/2024minha estante
Uma pena que fizeram apenas um longa metragem da série.

JGuSoul 13/04/2024minha estante
Todas as reviews deveriam ser assim!

beeresenhas 13/04/2024minha estante
@JGuSoul obrigada ?