Nova Antologia Poética

Vinícius de Moraes

Resenhas - Nova antologia poética

Cami 13/09/2022

Adorei.
Estou numa fase amante de poesia e essas aqui me surpreenderam demais.
O autor é muito romântico, todos os seus textos expõem algo sobre as diferentes formas do amor.
Eu até fui procurar fotinhas dele, pq o homem diz que já pegou meio mundo de mulher, eu não achei grandes coisas, mas tem um charme ali.
Ele me passou total uma vibe de esquerdomacho, as palavras me passaram total a sensação.
Mas, a escrita é incrível e ele transpassa a alma pro papel, foi uma leitura ótima.
Kassiely1 04/11/2022minha estante
por conta da sua resenha eu irei começar a ler esse livro! espero gostar tanto quanto você. ?

Cami 04/11/2022minha estante
aaaaaaaaa ? que amor, espero que vc goste mesmo, boa leitura

wwlfstar 13/04/2021

Uma releitura sempre bem-vinda! Não lembrava muito do livro, por tê-lo lido muito jovem pela primeira vez. Agora, porém, saio encantada com a poesia de Vinicius.

mari 02/10/2021

m&m
misoginia e marxismo.

"a morte" e o "operário em construção" são obras primas. leio e releio a ponto de ter os versos tatuados na minha mente. essa coletânea tem poemas absurdamente bons e estrofes muito inteligentes e sensíveis, mas, como de costume, não consigo ignorar as conotações problemáticas... curti a (re)leitura, mas fiquei com um gostinho azedo na boca.

Evy 08/11/2010

Fantástico!
Foi de repente que eu comecei a ler esse livro. É claro que já sou fã de Vinícius há muito tempo, mas foi hoje que eu tive que escolher um autor do modernismo brasileiro pra ler para os alunos do EJA aqui na Biblioteca onde eu trabalho e aí, eu peguei esse livro do Vinícius na mão. Claro que tinham outros ótimos autores que também sou fã, como Carlos Drummond, Cecília, Clarice. E esta última podia ter sido minha escolha pois é minha autora favorita, mas eu já tinha lido um conto dela pra eles, então foi Vinícius.

Comecei a folhear o livro para procurar um poema legal e li um, dois, três, voltei ao começo do livro e comecei a ler na ordem. Quando dei por mim, tinha lido tudo! Porque Vinícius é assim, viciante e impossível de largar.

Das maravilhas neste livro publicadas, destaco os seguintes poemas: "Ausência", porque é de tirar o fôlego de tão lindo; "Dialética", porque também "acontece que eu sou triste..."; "Uma música que seja", porque as vezes é só isso que precisamos; "O Operário em construção" pra nos lembrar da realidade, da vida, do dia a dia, da simplicidade; "A Rosa de Hiroshima" pra nos lembrar da crueldade da natureza humana; "O Rio" pra despertar e renascer; "Soneto de Separação", porque nada dura pra sempre!

Simplesmente fantástico! Leitura recomendadíssima...
Gabriely 04/06/2014minha estante
E eu achava que só eu gostava do "O Mergulhador"!! Vocês sabem se há alguma diferença da antologia antiga (ps. foi a que eu li)?

dan 10/04/2021

Primeira vez que li Vinicius de Moraes e ele roubou meu coraçãozinho como "alguém que me falasse do mistério do amor"

Vitória Marcone 27/02/2020

Com exceção de alguns poemas, não gostei do livro. Claro que isso é uma opinião pessoal e leiga.
Achei alguns poemas com conotação bem machista, o que contribuiu bastante para que eu não gostasse da obra.
Mas considero uma leitura interessante para quem gosta do gênero, é um livro que, no mínimo, nos lembra da importância de uma leitura crítica.

Kassiely1 08/11/2022

Nova Antologia Poética
Devo dizer que não sou tão fã de poesia e depois meses com esse livro na estante, resolvi dar uma chance. Até que gostei, o livro fala bastante sobre sentimento o que fez com que emarcasse várias páginas. No começo até que a leitura fluiu e eu li de certa forma rápido, mas depois da metade senti que a leitura não fluía mais e demorei um pouco pra concluir.

KarolDMelo7 04/07/2020

Sensível e simbólico
A poética simbolista do autor te faz vivenciar varias facetas diferentes de experiências vividas.
Sua escrita tem a presença forte de autores modernos, em especial os simbolistas, aos quais ele mesmo se dedica em homenagear com textos exclusivos e tributos honestos.
É um livro que fala sobre amor, religião, morte, vida, tantos temas e de forma tão metafórica e simbólica que não poderia jamais passar despercebido.

Antologia necessária!

Regina 09/04/2021

Além da Rosa
Vinicius de moraes é famoso pela Rosa de Hiroshima, e faz jus à popularidade. Não por que mantém a qualidade poética, mas vai além disso. Nova antologia Poética revela as diversas facetas do poeta, todas encantadoras, inexatas, fazem uma obra ímpar.

Paty 16/02/2023

Sem duvida o melhor livro de poesia que eu já li. Muito bom mesmo. Quem está começando a ler poesia deve super ler esse daqui

Gisa 11/09/2022

Vinicius dispensa maiores comentários, nesse livro estão os maiores sonetos e poemas, pra ler com calma, degustando um por dia, perfeito

Thici 30/03/2012

Como não amar?
Eu vou falar a verdade, eu nunca gostei de poesia e nunca me interessei em ler Vinicius até o meu professor passar um trabalho de Literatura que seria o tema da prova e fiquei justo com o Vinicius!
Então logo fui procurar ler um de seus poemas e encontrei esse livro, que por acaso salvou a minha vida.Quando eu o comprei não li por 10 dias e fui ler no dia anterior a prova com a certeza de que eram poesias chatas e sem nexo ,mas para a minha surpresa eu me apaixonei completamente e perdidamente por ele e me entreguei em seus poemas , com eles eu aprendi, amei e chorei.
Hoje eu o idolatro pois percebi o que estava perdendo.

Alannys 04/02/2020

Vale a leitura
O livro é a reunião da obra poética do autor brasileiro Vinicius de Moraes. O carioca além de poeta era dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor.

Nesta obra, o mesmo apresenta poemas espontâneos sobre diversos tópicos (desde românticos a políticos). O escritor tem um tom específico, usufruindo de analogias e metáforas que complementam os versos dele - que contam com um atributo menos rimado e mais ritimado.

Vinicius tem uma bagagem como artista, sendo venerado. Tal fator cativou expectativas em mim que - infelizmente - não foram atendidas, já que eu esperava algo extraordinário. Isso não significa que a leitura foi ruim, só não foi o estrondo que eu imaginei.

O que me incomodou foram minuciosas falas machistas, como exemplo um trecho do poema "Receita de mulher": "As muito feias que me perdoem/Mas a beleza é fundamental", ou outro que diz: "É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos/Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas".

Entendo que os trechos superficias não impactaram na época em que foram escritos - 1955 -, já que faziam parte dos paradigmas da época. O próprio comentário nos arquivos do exemplar cita que esse foi um dos maiores sucessos do autor entre as mulheres, porém sinto que hoje tal discurso de padronização e objetificação do corpo feminino não deve ser passado para frente.

Enfim, a leitura é bastante válida, apesar das problemáticas. Fiquei feliz em conhecer a obra do autor. Mesmo tendo altos e baixos, marquei alguns poemas com post-its e grifei diversos trechos encantadores que proporcionaram belíssimas reflexões.

Não deixo de recomendá-lo, inclusive pretendo revisitar alguns versos, entretanto, desejo que não nos esqueçamos de analisar tudo criticamente, para não reproduzir determinadas falas que não devem perpetuar.