Nova Antologia Poética

Vinícius de Moraes

Resenhas - Nova antologia poética

Thici 30/03/2012

Como não amar?
Eu vou falar a verdade, eu nunca gostei de poesia e nunca me interessei em ler Vinicius até o meu professor passar um trabalho de Literatura que seria o tema da prova e fiquei justo com o Vinicius!
Então logo fui procurar ler um de seus poemas e encontrei esse livro, que por acaso salvou a minha vida.Quando eu o comprei não li por 10 dias e fui ler no dia anterior a prova com a certeza de que eram poesias chatas e sem nexo ,mas para a minha surpresa eu me apaixonei completamente e perdidamente por ele e me entreguei em seus poemas , com eles eu aprendi, amei e chorei.
Hoje eu o idolatro pois percebi o que estava perdendo.

Gisa 11/09/2022

Vinicius dispensa maiores comentários, nesse livro estão os maiores sonetos e poemas, pra ler com calma, degustando um por dia, perfeito

Áquila 18/08/2022

Poesia que brilha
Vinícius faz parte do nosso universo cultural mesmo antes de sabermos o que é poesia. Então visitar e revisitar sua obra apresenta caminhos, ideias e trechos que conhecemos mesmo sem saber daonde.

Schädell 08/07/2010

Retirando alguns dos poemas com críticas políticas, gostei bastante do enfoque feminino que o autor apresenta, mostra isso com maestria e bom gosto.

De resto é uma obra massante para se ler por inteira, gostei de retirar algumas partes melhores.

Me serviu muito para conhecer melhor a forma e o estilo poético do Vinicius bem como sua mudança durante os anos de experiência da sua vida.

Yasmim 18/03/2023

É um livro bem interessante com diversos poemas intensos e inexplicáveis, tem poemas com histórias no meio o tornando mais envolvente , recomendo muito pra quem gosta de poesias .

tella 02/05/2024

Vinicius de Moraes é um sentimento
?Trecho

Quem foi, perguntou o Celo
Que me desobedeceu?
Quem foi que entrou no meu reino
E em meu ouro remexeu?
Quem foi que pulou meu muro
E minhas rosas colheu?
Quem foi, perguntou o Celo
E a Flauta falou: Fui eu.

Mas quem foi, a Flauta disse
Que no meu quarto surgiu?
Quem foi que me deu um beijo
E em minha cama dormiu?
Quem foi que me fez perdida
E que me desiludiu?
Quem foi, perguntou a Flauta
E o velho Celo sorriu.?

isabelicirino 26/06/2022

Alguns poemas não me pegaram mas temos uma menção honrosa a Soneto de Fidelidade ??.
Me inspirou a escrever um dos meus melhores poemas.

Maria 15/05/2023

Apesar de não estar na vibe de poesia, gostei. Vinicius de Moraes sabe escrever tão bem! Nova antologia poética é profundo, intenso, espontâneo, romântico e tudo mais um pouco.
Valeu a pena a leitura apesar de não ser um favorito.

Joyce.Kelly 12/02/2024

Preciso ser delicado,porque dentro de mim, mora um ser feroz
Esse foi meu primeiro contato com Vinícius de Moraes, na verdade, havia lido somente seu popular "soneto de fidelidade". O poeta despertou minha curiosidade devido a sua fama de "namorador", até porque se casou com nove mulheres. Assim, Vinícius escreve sobre a vida, sobre o amor e a dor. Diversos poemas são claros, outros nem tanto com mensagens tão subjetivas que só depois de uma pesquisa sobre sua vida e alguma análise escrita por alguém. Tal fato me fez remover uma estrela. Enfim, são ótimos poemas que contém essa capacidade de passar o tempo de uma maneira única.

Mariana 21/05/2014

Uma seleção de palavras deliciosa!

Quase não escolho esse livro, por puro preconceito: ah, um livro só com poesia?
Mas Vinícius tem a técnica, tem o sentimento. Não foi por acaso que me apaixonei perdidamente por quase todos os poemas. Li e mudei a ideia inicial, afinal, esse cara é irresistível.

Volnei 29/07/2018

Nova antologia poética
Um simples livro de coletânea das poesias deste autor . Nada que mereça qualquer outro comentário

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Viviane.Kaori 06/08/2021

horrivel
após a leitura desse livro confirmo que vinicius de moraes é bem pau mole

nunca mais vou ler nada dele pois pra mim ler esse livro foi torturante

Thiago740 12/04/2021

De resenha pra totalmente mudei de emprego assunto....
Achei bastante interessante essa nova antologia de Vinícius de morais, com várias temáticas a serem discutidadas.
Eu não entendo muito de poesia, mas mesmo assim eu vivo lendo ... no geral achei bastante interessante os poemas ''a rosa de Hiroxima","balada das duas mocinhas de botafogo"," a casa", etc...

PS. Preciso contar outra coisa que não tem nada a ver com os poemas de Vinicius de moraes e sim com o livro físico.
 O livro "nova antologia poética de Vinicius de moraes" foi o livro que eu escolhi pra fazer um trabalho na escola.. só que veio a pandemia, o isolamento social e todas as mazelas possíveis que ocorreu em 2020. Conclusão, a professora se esqueceu do trabalho, o ano acabou, eu terminei o ensino médio e ainda continuo com o livro ?. O estado pode me processar por tomar posse de algo do ministério da educação???? Talvez,mas como é só um livro ninguém irá se manifestar. Isso me deixa puto, pois outra pessoa podia tá lendo o livro, entendendo e gostando. Fazer oq, ele vai continuar aqui na gaveta do casado-mudo eu poderia entregar?? Sim, mas a uma série de fatores que me impedem de fazer isso uma delas é a preguiça, transporte e preguiça de novo. enfim... talvez o livro vire um relíquia de família e eu passe para meus filhos no futuro e meus filhos podem botar fogo nele ... nossa que pensamento tóxico eu nem sei se era pra tá escrevendo isso aqui. Boa leitura

Biblioteca Álvaro Guerra 13/04/2022

Vinicius de Moraes tinha o "fôlego dos românticos" e a "liberdade dos modernos", na expressão de Manuel Bandeira, que participou da edição da primeira antologia do autor no começo dos anos 50. Cinco décadas depois, uma outra seleção de seus poemas vem à luz. A Nova antologia poética lança um olhar renovado sobre a produção de um dos poetas que mais influenciaram a cultura brasileira do século XX, tanto na literatura quanto na música popular. A poesia de Vinicius de Moraes (1913-1980) é comumente dividida em duas fases distintas e antagônicas. A primeira, resultante de suas convicções cristãs, costuma ser definida como transcendental, metafísica e, muitas vezes, mística. A outra representaria um "movimento de aproximação do mundo material, com a difícil mas consistente repulsa ao idealismo dos primeiros anos", segundo o próprio poeta. Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz rejeitam as leituras cristalizadas e os lugares comuns que se formaram em torno da obra do autor. O resultado é uma seleção que servirá tanto para apresentar Vinicius aos leitores não iniciados, como para oferecer ao público familiarizado com sua obra uma nova chave de compreensão. A pertinência da nova coletânea pode ser explicada por uma declaração de Drummond: "Daqui a vinte, trinta anos, uma nova geração julgará estética e não emocionalmente o poeta, com uma isenção que não somos capazes de ter. Eu acredito que a poesia dele sobreviverá, independentemente de modas e teorias, porque responde a apelos e necessidades de todo ser humano". Vinicius chega ao século XXI como o autor de uma poesia viva e apaixonada, que, nas palavras do professor e crítico Antonio Candido, "combina de maneira admirável o requinte da fatura com a expressão íntegra das emoções".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535912647

Alice.Almerindo 15/10/2022

Sensacional!!
vinicius sempre encantando ao jeito de ser íntimo e sensível.
Realmente incrível e tocante, me apaixonei a cada página. Adoro seus sonetos
Só digo uma coisa: LEIAM!!!! Vinicius deveriam ser uma leitura obrigatória nas escola, realmente sensacional