O Fogo

Resenhas - O Fogo

1 | 2 | 3 | 4

Pri A. 21/07/2019

Amei!!!
Nesse terceiro volume vamos acompanhar os irmãos AllGood, tentando sobreviver ao furacão de maldade que é O Único. E o livro começa com um aviso da Whit:

"[...] SEJA BEM-VINDO AO SEU MAIOR PESADELO, OU TALVEZ A UM PESADELO TÃO TERRÍVEL QUE VOCÊ NÃO CONSIGA IMAGINÁ-LO. UM MUNDO EM QUE TUDO MUDOU. NÃO HÁ MAIS LIVROS, NEM FILMES, NEM MUSICA, NEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO. QUALQUER PESSOA COM MENOS DE 18 ANOS NÃO MERECE CONFIANÇA. VOCÊ E SUA FAMÍLIA PODEM SER PRESOS A QUALQUER MOMENTO. SUA VIDA É DISPENSÁVEL, ATÉ MESMO INDESEJÁVEL. QUE MUNDO É ESSE?? ONDE ALGO ASSIM PODE TER ACONTECIDO?? NÃO INTERESSA. O PROBLEMA AQUI É OUTRO. A VERDADE É QUE ACONTECEU. E CONTINUA ACONTECENDO AGORA MESMO. SE VOCÊ NÃO PARAR, PRESTAR ATENÇÃO E TOMAR CUIDADO, PODE ACONTECER COM O SEU MUNDO TAMBÉM.[...]"

Bom só por esse aviso podemos imaginar que as coisas estão péssimas, pior do que antes. E nesse volume, percebemos que O Único quer ainda mais os poderes de Wisty. Na verdade, é a única coisa que ele quer, para poder dominar esse mundo. E por um momento, quase que isso acontece.

Whit luta para a sua sobrevivência e também pela sobrevivência de Wisty, que se encontra terrivelmente doente. Na verdade toda a cidade está com a Peste do Sangue. E isso é terrível, pois pessoas estão morrendo, e Whit se vê em um fogo cruzado. Mas após ele comer o que o diabo amassou e sapateou, ele consegue salvar Wisty da morte. Mas nada fica muito tranquilo, por que eles são achados pelo exército do Único. Mas conseguem fugir e se esconder.

"[...]ESTALO MEUS DEDOS, COMO SE ESTIVESSE DESLIGANDO ESSA EXPLOSÃO DE ENERGIA, PARA IMPEDIR A ERUPÇÃO DAS CHAMAS, E, DE REPENTE...[...]"

Mas após a uma vista a Sra H. (como a Wisty a chama, e que aparece no segundo volume), os irmãos se separam para que possam vencer os seus desafios separadamente. Wisty teria que encarar o Único, face to face e Whit, teria que salvar seus pais da Terra das Sombras.

E é quando o livro fica muito bom (não que ele não estivesse bom)!!!

Bom quando estava em meu tempo livre (na volta do trabalho para casa), devorei o livro...mesmo. Achei a história muito mais bacana que o segundo livro. Na verdade achei mais envolvente, até por que, de alguma forma, sabia que poderia ser o fim o vilão ou não. Mas na verdade mesmo, queria era saber como tudo ia ser. E confesso que foi maravilhoso (pelo menos em minha opinião).

Depois que a Wisty se recuperou da Peste de Sangue, ela foi ficando forte mesmo sem ter seus poderes por completo. E nas páginas finais contada por ela, pude perceber o quão forte ela era. E com certeza ela é minha super personagem favorita. E o Whit?? É incrível o amor que ele sente por Célia. É simplesmente lindo, mesmo depois de ela virar uma Meia-luz, ele nunca deixou com que o amor que ele sentia morresse. E nos momentos finais do livro, quase chorei de tanto amor demonstrado. Mas ainda tem muita água para rolar.

"[...] CÉLIA LEVANTA O QUEIXO E SINTO O PERFUME DELA. FICO ZONZO DE AMOR E DE TANTO QUERER ESSA MENINA. POUSO MEUS LÁBIOS SOBRE OS DELA COM TODO O CUIDADO, MAS NÃO CONSIGO SENTI-LA; ELA É PURO AR. ENTÃO, CÉLIA SE ACONCHEGA COMIGO FAZEMOS UMA COISA NA QUAL VIVO PENSANDO E COM A QUAL VENHO SONHANDO DESDE A ÚLTIMA VEZ QUE A VI - NÓS NOS JUNTAMOS EM UMA ÚNICA ALMA, EM UM ÚNICO SER. [...]"

No geral, eu amei a história e como tudo "terminou" e confesso que estou louca para ler o quarto volume. E não poderia deixar de mencionar, que em nenhum momento a história ficou chata. E a maneira como é contada pelos próprios personagens, mostrando seus sentimentos nela, é incrível e super me adaptei. A história é bem coerente, e todo o envolvimento dos personagens é excelente e com certeza te faz viajar durante toda a aventura.

Recomendo muito.

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Carla Cristina 19/01/2016

Decepcionante
Enfim, eu não vou nem descrever a sinopse desse livro. Nem deveria colocar no título como decepcionante já que ele seguiu a linha dos últimos dois livros. Talvez decepcionante por ter sido assinado por James Patterson por quem eu tinha um certo carinho, mas que caiu muito no meu conceito!
Enfim, nunca antes em minha vida eu tinha desistido de um livro ou uma série, mesmo que não gostasse sempre terminava, mas essa série para mim fica aqui. Não vou ler o Beijo...
Não quero conhecer um novo malvado... não quero mais ver os irmãos Allgood!

Caverna 10/01/2019

Whit e Wisty são dois irmãos adolescentes, com 17 e 15 anos, respectivamente. Eles levavam uma vida normal de adolescentes do Ensino Médio, sendo Whit o exemplo de aluno, e Wisty a rebelde que mata aulas; até que um dia (que na verdade é o primeiro capítulo) eles acordam com sua casa sendo invadida pela polícia da Nova Ordem, e são levados como prisioneiros. Sem entender, a polícia os acusa de bruxaria e manipulação de Magia Negra.

O que os irmãos percebem, no entanto, é que seus pais parecem saber algo a respeito dessa história insana de bruxaria. E entregam para eles uma baqueta e um livro aparentemente em branco, para que possam levar com eles até o dia do julgamento.

Sendo maltratados e sem entender, no momento do desespero, Wisteria pega fogo sem se queimar e, um tempo depois, percebe que talvez eles sejam mesmo, bruxos.

A caminho da prisão, eles percebem que a Nova Ordem tomou conta do país: há bandeiras vermelhas com o símbolo da N.O. por todos os lados e as pessoas parecem realmente acreditar nessa história de bruxaria, como se de repente, estivessem no século XVII.

Presos, eles procuram saber mais sobre suas habilidades, bruxaria e o que está acontecendo com o mundo. E em quem confiar, e em quem não confiar, claro. Ao descobrirem um pouco de cada, descobrem também que eles são os dois bruxos de uma Profecia em uma parede, que diz que eles são os salvadores. Seria isso minimamente possível?

Bom, um resumo geral do livro sem soltar muito spoiler, é isso: eles precisam aprender a controlar seus poderes, fugir, enfrentar a Nova Ordem e tentar resgatar seus pais, que agora possuem suas caras estampadas em cartazes por toda a cidade.

Porém, eu achei a série muito, muito rasa. Senti falta de um desenvolvimento inicial dos personagens, afinal, somos introduzidos já no momento de prisão deles, quando nem eles entendem tudo o que está acontecendo. Aos poucos, vamos aprendendo sobre eles e sobre os amigos e personagens secundários.

O livro é dividido pela narração em primeira pessoa pelo ponto de vista de Whit e Wisty, porém, cada capítulo não tem mais do que três páginas, o que nos faz ficar mudando de POV a cada instante. Isso é bom, e é ruim, porque parece que não conseguimos manter uma linha única de raciocínio.

A leitura é rápida, sem muita enrolação no quesito de desenvolvimento da escrita, mas um pouco em alguns acontecimentos (principalmente pela mudança de ponto de vista), mas faltou muito desenvolvimento de personagens, da história política por trás da N.O. e até mesmo dos pais deles. Como assim do nada é instaurada uma ditadura onde o cara sai falando que magia é real e vamos perseguir os bruxos e todo mundo simplesmente acredita?

Em Bruxos e Bruxas conhecemos mais os dois personagens, e começamos a nos situar nesse Novo Mundo, sem aprofundar muito.

Já em O Dom, os nossos protagonistas começam a dominar seus poderes e entendem seus Dons e porque são tão perseguidos pelo Único que é O Único (acho que não comentei, mas nesse mundo, o cara que "comanda", basicamente, O Único, diz que não podemos chamar aos outros pelo nome, então eles viram O Úncio Que É Alguma Coisa e eu achei isso muito idiota).

Já em O Fogo, finalmente há lutas, desenvolvimento de personagens que ficaram para trás e... Não é o último livro. Mas eu parei de ler nele, porque achei que há um desfecho suficientemente bom para a série que é. Ou seja, se você não ler O Beijo, quarto e último livro da série, ainda assim, a sensação é de que acabou.

Eu percebi, depois que terminei de ler, que cada livro foi escrito pelo James Patterson e alguma outra pessoa. E eu nunca tinha lido nada dele, mas sempre ouvi falar muito bem, e, honestamente, a premissa do livro é muito boa, mas deixou muito a desejar. Então, acabei me decepcionando um pouco. É uma série para passar um tempo e ser lida bem rapidinho. Mas nada que chegue aos pés das Distopias que temos por aí, que fizeram tanto sucesso.

site: https://caverna-literaria.blogspot.com/2019/01/serie-bruxos-e-bruxas.html

1 | 2 | 3 | 4