Unicelular

Unicelular TARSIS MAGELLAN
TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

Patty Amanajás 20/10/2022

Adam e Nancy estão brincando em uma praia em Mundaú, quando encontram uma coisinha na areia que parecia uma cápsula oval rosada. Enquanto isso acontece, Kylie os observa. Ela está confortavelmente em uma cadeira de praia a alguns metros de distância de seus filhos. A mãe cochila e só acorda quando ouve o choro e os gritos de ambos.

Algumas horas depois um grupo de mestrandos de biologia estão em uma excursão em Fernando de Noronha. Quando observam alguns esferas felpudas flutuando no ar. Elas grudam nas roupas. Em seguida algumas pessoas começam a passar mal.

Após esses dois casos, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) começa uma investigação.

O que a agente responsável pela investigação não esperava era descobrir a existência de um ambicioso projeto com a ligação de membros da embaixada americana e uma empresa chinesa.

O projeto tem o nome de: Iniciativa Unicelular.

Assim inicia Unicelular.

O livro é um techno-thriller nacional, numa bela edição e que tem uma premissa muito boa e interessante.

"É uma Disneylândia restrita à comunidade científica. Biólogos, farmacêuticos, universitários. Não há nada igual no mundo. É a maior coleção de micróbios do planeta."

Esse trecho define do que se trata a iniciativa. Um museu feito com essas criaturinhas microscópicas. Um Jurassic Park de micróbios, sendo todos aumentados dez mil vezes ou mais do seu tamanho normal.

A ideia é boa, mas após alguns capítulos, eu já estava achando o livro cansativo e repetitivo. A escrita é boa e os capítulos são curtos, mas existe muita informação com relação aos procedimentos e muitos detalhes com explicações sobre os seres. Pra mim quebrava muito o ritmo de leitura.

Chegando na metade do livro eu já não tinha tanto interesse em tentar descobrir os mistérios e as revelações no final também não me empolgaram.

Acabou que o livro não funcionou pra mim. Acontece!

Camaradalopes07 08/01/2024

Como a vida microbiológica é fascinante!
O livro conta uma história de aventura e investigação a qual leva o leitor a deliciar-se e envolver cada vez mais com cada página lida.

"- Acho a medicina pouco inspiradora. A vida ao redor dela é mais rica no que tange à biologia dos organismos, ao comportamento das pessoas, da natureza. Tudo isto sempre me fascinou." (P. 38)

A citação supracitada traz uma mensagem de como a vida ao redor tem seus mistérios e fascínio. A própria natureza inspira e move o sujeito investigar com curiosidade meticulosamente cada vida e o que tange à ela mesma.

thayne.monteneg 16/01/2022

Esse foi com certeza uma surpresa, escolhi pela capa atrativa e me surpreendi com o conteúdo. A forma como a história é retratada, os detalhes e a pesquisa por trás dói fundamental pra construção desse livro nacional, de ficção científica sem defeitos

acaoff 31/12/2021

Bem parecido com Jurassic Park
Quando comecei a ler, me espantei com a semelhança de escrita com jurassic park e mundo perdido. Óbvio que ambas as obras são sci-fi.

Eu gostei muito dessa leitura e ela me surpreendeu muito por ser nacional. É um misto de sensações e informações, eu me enrolei um pouco por que confesso, fiquei com medo HABAJAH
Gosto muito dessa aura de empresas secretas, pessoas do alto escalão no comando, as pessoas menos poderosas tentando descobrir por conta.

O livro é ótimo!
ramos1983 08/01/2022minha estante
Olá. Mas realmente uma homenagem ao autor de Jurassic park, Crichton! Inclusive há quem diga ser do mesmo universo por causa de alguns elementos que somente os fãs de JP conseguem perceber

Tha 01/12/2021

Orgulho e satisfação!
Obra frenética e surpreendente, sendo um completo deleite e satisfação para leitores biólogos!
De fato, é perceptível toda a influência de autores como Michael Ckrikthon, estilo de escrita e a construção de narrativas. Contudo, o mais interessante é que toda essa narrativa é mesclada com elementos brasileiros, sejam por dialeto, nomenclatura ou situações naturalmente conhecidas por quem é daqui.
Sinto orgulho por tal obra ser brasileira e tão boa!!! Além de claro, me sentir contemplada pelos assuntos acadêmicos/científicos. Por muito me fez sentir a mesma empolgação que sentia na graduação ao relembra certos temas.
Li em uma entrevista do autor o desejo de transformar o livro em série de TV, e honestamente aposto que seria incrível! Consegui diversas vezes conceber mentalmente as belas descrições dos organismos sendo representadas visualmente uma bela produção grafica.

Danniki 14/11/2021

Versão brasileira do autor francês Júlio Verne
A obra é totalmente ficcional, mas realmente existe o museu de micróbios: Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, localizado no bairro Ipiranga, da cidade de São Paulo. Conforme você vai lendo o livro, há o pedido para você acessar pelo QR e você conhecerá o museu e conhecerá os micróbios mencionados na história.

A história é bem elaborada e supera qualquer expectativa de quem curte sci-fi. Tive um certo medo pelas unicelulares e cheguei a pensar que é uma versão brasileira do autor francês Júlio Verne com o mundo jurassico. O autor não poupou quase nenhum personagem, tantas mortes para um livro não-série! Sorte minha não ter apegado a nenhum personagem! Não acertei o responsável pelas mortes e fiquei satisfeita com o desfecho da obra.Leitura obrigatória para quem gosta de mistério, sci-fi e ação.

Ando pensando que o livro merece virar filme, sobre a direção de José Padilha...

site: https://www.instagram.com/autora.daniellamartins

ana 27/10/2021

satisfatorio..
a ambientação desse livro foi muito bem feita, de fato passa uma vibe jurassic park (so que de micróbio). claro, a experiência vai ser muito melhor se você biólogo ou bióloga porque tem muitos nomes técnicos (sério...muitos) mas a maioria deles sao acompanhados de uma explicação, o que é massante no começo mas depois acostuma.
a história se passa principalmente no Brasil, a maior parte (pra não falar todo o livro) se passa na Ilha da Trindade no Espitito Santo, sinceramente o modo com que o tempo "passa" no livro é interessante , por exemplo , o autor conseguiu fazer um livro de 444 paginas tendo a ordem de tempo durando do dia 8 de fevereiro e terminando dia 11 de fevereiro (na introdução de capítulo tem a data e horário) e isso é relativamente pouco tempo mas confesso que deixou a história com mais cara de triller.
sobre os personagens,achei que nao aprofundou o suficiente na história deles, pelo menos nao que justifique todo o "lacre" que quis passar. nesse livro sao levantadas diversas discussões principalmente sobre machismo, feminismo e transexualidade, o que eu acho muito legal,mas tiveram uns comentários que sinceramente foram bem desnecessários, tipo, nao tinha nada a ver sabe .
enfim, foi bom de ler
escrita 9/10 (muito boa msm)
personagens 5/10
ambientação 9/10
dialogos 7/10 (mecânicos de mais)
final 8/10 (pouco desenvolvido)
plot 7/10 (previsível mas aceitavel)
epílogo 10/10 (se tivesse o 2 eu leria so pelo epilogokkk)
ramos1983 30/10/2021minha estante
O autor trabalha sempre com dois universos: o mundo real ou o mundo ideal. No mundo real, os personagens proferem incertezas, nem sempre são éticos, são muito mais complexos e nada esféricos, inclusive a Rosa, que ninguém sabe de que lado ela está. No mundo ideal isso não acontece. Ninguém na Iniciativa é ético, pois esse é um traço do mundo real e corporativista. Espero que você não confunda autor e autoria. É sempre bom ler opiniões, mas ela não dizem respeito ao autor, mas a obra. Quem sabe teremos o segundo livro. Mas o próximo vai incomodar os militares e se passará no interior da Amazônia. Rosa Villar voltará.

@Livrosdami_ 26/04/2020

Um livro que fará você ter medo até da praia. Leia!
Com uma viagem para um mundo real, Unicelular irá abordar temas como tecnologia, biologia e investigação.

Rosa Villar é uma agente secreta da ABIN (conhecida como a CIA Brasileira), comprometida, respeitada pelas autoridades da agência e famosa pelo seu trabalho excepcional. E também a agente que a agência escolheu para investigar o que aconteceu com um garoto no litoral do Ceará. Como a investigação envolvia uma empresa farmacêutica chinesa, o caso era confidencial e de extrema importância.

Assim, Rosa aceita o desafio e embarca para mais uma investigação. Disfarçada ela vai até a ilha onde a Biotech está instalada, e lá ela descobre criaturas que jamais imaginou.
Enquanto isso, a Biotech se convida alguns cientistas, biólogos para uma demonstração do que estava ali.
O ninguém imaginava era que dessa demonstração, segredos e criaturas seriam reveladas.
E novamente eu eu só tenho três palavras para descrever a leitura desse livro: AI MEU DEUS.
Em cada capítulo um novo susto.
Em cada capítulo, mais detalhes de uma história fantástica.
Rosa ou como gosto de chamar "A agente indestrutível", é uma força da natureza, juro que se eu passasse por um terço do ela passou, morreria no primeiro capítulo.

Alguns personagens também se destacam, e é o caso de Alex e Éder, professor e aluno, ambos me conquistaram desde o ato heroico de Éder para salvar uma vida, logo no começo do livro. Juntos eles tentam desvendar cada mistério que aparece e O final deles... Não posso falar.

"Os Vilões" foram perfeitos, daqueles que você fica com raiva e depois sente pena, sabe? Pois é, eu fiquei com pena deles no fim.
A edição ainda tem termos técnicos, mas agora contamos com um QR Code para melhor explicação.

Por isso, minha nota aumentou, afinal Unicelular é uma viagem por um mundo que ao mesmo tempo que me assusta, me fascina.

Amei reler e quero agradecer ao Tarsis por me convidar para falar sobre esse livro novamente.

Parabéns a editora pela edição linda e impecável. Com letras confortáveis e uma diagramação maravilhosa.
Bom, acho que é isso. Se você não conhece Unicelular e gosta de livros com tecnologia, investigação e um certo mistério, esse é o livro perfeito para você.

Lembrando que a edição física está disponível nas principais livrarias no Brasil.
ramos1983 16/07/2020minha estante
Rsrs amei a resenha! :)

Jeh Xavier @dramatica.literaria 14/07/2020

"Ele não ia parar enquanto não descobrisse mais acerca do incidente que havia testemunhado."

Nessa edição lindíssima da editora Martin claret temos o enredo inovador de uma ficção científica que nos prende já nas primeiras páginas.

O livro se inicia mostrando alguns acidentes com estranhos animais nas praias do Brasil, ninguém sabe o que realmente são esses animais e como eles conseguem causar feridas e mortes de formas tão rápidas.

Um grupo de estudantes de biologia esta visitando uma das ilhas de Fernando de Noronha quando uma das integrantes do grupo começa a passar mal depois de ficar em contato com uma espécie esfera felpuda. Intrigado com o acontecimento o professor Alex resolve investigar o que está acontecendo nessas ilhas.

Do outro lado da história conhecemos Rosa Villar uma agente da ABIN (agência brasileira de inteligência) ela é chamada para investigar o caso de uma criança que sofreu um envenenamento em uma praia no nordeste brasileiro.

Rosa não queria assumir esse caso, estava ansiosa pela sua licença depois de um caso complicado que trabalhou, mas ela é a melhor agente e quando fica sabendo do caso da criança resolve aceitar.

Rosa só não imaginava que esse caso é muito maior do que ela podia imaginar, envolvendo a grande empresa cinhesa farmacêutica Biotech, Rosa irá conhecer a iniciativa Unicelular um projeto grandioso que promete mudar a biologia existente.

Envolvida em uma rede de mentiras e conspirações, Rosa está disposta à descobrir tudo que está acontecendo e com isso ela colocará a própria vida em risco.

Um enredo completamente inovador, quando eu li essa ficção científica pela primeira vez em grupo de leitura coletiva de nacionais não imaginava encontrar uma história tão rica com um enredo instigante como esse. Unicelular é a prova incontestável de que nossos autores são capazes de escrever histórias incríveis, o nível de conhecimento do autor em se tratando de biologia é incrível e o fato de falar sobre a agência de inteligência brasileira foi algo que me agradou muito.

Um dos melhores nacionais que já li, Unicelular é um livro que merece ganhar o mundo.
ramos1983 25/07/2020minha estante
Obrigado pela resenha!

Ralva 02/08/2020

Recomendo muito!
A História prende o leitor de uma forma muito legal, ótimos personagens e um desfecho nada esperado, pelo menos não pra mim, porém incrível!!!
ramos1983 08/08/2020minha estante
Obrigado querida aluna rsrs

Bruno 12/08/2020

Ficção brasileira
Sem dúvida um dos melhores livros brasileiros de ficção que li. Ótimo livro
ramos1983 14/08/2020minha estante
Que bom que gostou!

Saturny 01/06/2021

Diferente
Esse livro é diferente de tudo o que já li na vida!

Apesar de trazer muitos termos técnicos da área da biologia, não deixa de ser interessante. Surpreende a cada capítulo e a ação toda do final foi bastante inesperada, de tirar o fôlego.

Também não posso deixar de comentar os cenários. Por ser ambientada no Brasil, a história traz familiaridade e sentimento de pertencer àquilo tudo que está acontecendo.

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Incrível
Olá literárioooos tudo bem com vocês?
Sabe aquele livro que você pega pra ler despretensiosamente e que começa a partir de um ponto que você nem consegue imaginar onde vai parar e ele acaba crescendo tanto que te deixa completamente viciado na história?
Pois hoje iremos falar de "Unicelular" livro nacional que foi sucesso no Wattpad e lançamento nessa edição lindíssima pela @editoramartinclaret .
Um um garoto que está passando férias no Nordeste do Brasil é envenenado de forma estranha, porém sua mãe é uma influente jornalista australiana. E para evitar qualquer desconforto diplomático é chamada Rosa Villar uma agente da ABIN, que é uma agência de inteligência do Brasil.

Quando suas investigações avançam, Rosa acaba chegando á uma empresa chinesa chamada Biotech, e depois desse ponto, ao projeto Unicelular, ela se infiltra numa excursão para saber mais do projeto só que ela acaba descobrindo uma trama muito mais complexa por detrás de tudo isso.

Em paralelo também temos a história de um professor e seu aluno de mestrado que também acabam investigando a situação.

Mas vou parar por aqui pra você descobrir por si mesmo qual essa trama toda. Pois isso aqui é literalmente um resumo do resumo. Pois o livro é muito rico em detalhes para caber num post só.
Como eu falei é um livro para se ler de uma vez só. Pois a escrita do autor é sensacional e os capítulos curtos ajudam a leitura a se tornar bem fluida. O autor se preocupou bastante em situar o leitor apesar dos termos técnicos e científicos. Isso é muito legal pois você fica 100% inserido na história.

Mais um livro nacional incrível que entrou para os meus favoritos. Adorei e super indico seja você fã ou não de ficção científica, pois ele também tem uma pegada policial muito incrível.
ramos1983 27/10/2020minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Rosa voltará

Natalia 12/08/2023

Açúcar, tempero, sal e tudo que há de bom!
Thriller, ficção, cenários incríveis e diversas etnias, os ingredientes ideais para uma história incrível!
Prometeu tudo, e entregou muito mais, confesso que não conhecia o autor, e comprei o livro totalmente pela capa e sinopse, mas não me arrependo, pelo contrário, o livro nos trás várias reflexões sobre a vida, ao mesmo tempo que trás conhecimento, me vi super interessada no mundo microscópico, e pesquisando tudo, só para entender mais a fundo a história.
Recomendo de olhos fechados, por ser uma leitura de qualidade e nacional! Mais um autor nacional que virou meu queridinho!

Julia 02/04/2023

Não foi um dos melhores livros da minha vida, mas é bem bom. Gostei da ideia, é bem interessante, a história toma um caminho do meio pro final que não imaginava. Só não curti muito a forma que ações foram descritas, achei meio cru. Em geral, recomendado.