Unicelular

Unicelular TARSIS MAGELLAN
TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

ana bia 21/08/2021

um livro incrível, que me fez ficar curiosa e animada do começo ao fim, além que fez aprender um pouco mais sobre ciência e achei muito interessante

Rittes 27/11/2023

Um bom exemplo nacional
Tive o prazer de conhecer Tarsis Magellan num evento geek em Santos (SP) no começo de novembro deste ano, quando participamos como autores de um painel sobre a produção da Ficção Científica para o século XXI. Jovem amável, me presenteou com este seu “Unicelular”, um tecno-trhiller claramente inspirado nas obras de Michael Crichton, autor de quem Tarsis é fã confesso. O livro é mais uma das tentativas nacionais de se investir numa literatura de entretenimento que rende milhões aos autores norte-americanos, em especial, todos os anos. O livro tem um bom ritmo e segura o leitor até o final. Criativo e recheado de informações científicas e invenções do próprio autor, “Unicelular” garante bons momentos de diversão. Apesar da caprichada edição da Martin Claret, para uma possível próxima edição é preciso melhorar muito a revisão. Existe até uma troca de personagem num determinado trecho, sem falar numa horrível “empossada” quando o certo seria “empoçada”. Mas, isso não tira o brilho de Magellan, uma clara promessa num nicho de difícil aceitação, ainda, por aqui! Recomendo muito a leitura!

Alininha 18/04/2021

Aviso: prepare-se para uma viagem incrível
Narrativa incrível. Sentir medo (muuuuiitoo rs) , aflição, desespero...foi uma mistura de sentimentos e depois de 50% eu não conseguia nem respirar e só larguei o Kindle depois que concluir a leitura. Muito, muito, bom! Esse livro é um presente para biólogos e conhecedores da área, mas eu Indico a qualquer que goste de sentir imerso na leitura.
A minha experiência foi a de viver uma aventura. Sabe aquele filme Jurassic Park? Me sentir numa aventura daquelas kkkkk

Não conheço quase nada de biologia, mas a forma como o escritor conduziu a estória foi como uma aula para mim. Li a edição em e-books e parei muitas vezes para buscar a imagens das espécies no Google, por isso, acredito que a leitura no livro físico deve muito mais rica. A edição além de ser belíssima, conta com várias ilustrações e um QR code do site que com certeza trará muitas outras informações sobe o universo.

Sobre os personagens: eu não me apeguei a ninguém em específico, nem mesmo a protagonista. Houve momentos que inclusive eu tive raiva dela, mas todos foram muito bem conteúdos. Acho que o final de alguns poderia ser diferente, mas na vida nem tudo é perfeito não é? Rs

Uma outra coisa que me chamou muita atenção foi a abordagem do Tenho pouquíssima experiência com livros de Sci-fi, mas essa, sem dúvida, foi a melhor experiência. Principalmente por ser um livro nacional, eu me sentir mergulhada na estória do início ao fim.

Uma outra coisa que me chamou muita atenção foi a abordagem do feminismo no livro. A defesa do poder da mulher e a luta para a valorização do gênero foi muito presente. A cultura machista foi abordada de uma forma sutil, mas muito poderosa.

?...É reconhecer que mulheres podem mostrar toda sua competência. As construções sociais nos tacharam de seres emocionais, mas esta geração precisa ser reeducada a pensar diferente. Para isto, a competência feminina deve ser oportunizada.?

Leiam Unicelular e delicie-se com aventura no mundo microscópico.
ramos1983 20/04/2021minha estante
Teremos mais! Rosa Villar voltará

Alininha 30/04/2021minha estante
Aeeerehhh. Já estou com saudade dessa história ?

Rafa 28/04/2021

Já ouviram aquela expressão "não mexe com quem tá quieto?", foi isso que eu pensei durante todo o livro! Sou formada em Ciências Biológicas e minha área de interesse é Microbiologia, esse livro pra mim foi de encher os olhos!

O projeto Unicelular tinha tudo para dar errado desde do começo, mas a sede de conhecimento e de poder fizerem o projeto ir pra frente. Além das pessoas meio doidas que o comandavam, o grande problema do museu é querer algo megalomaníaco, com tudo muito muito grande. Os tanques eram tão grandes que vidro não suportaria a pressão, mas o problema não foi resolvido de maneira eficaz, a partir daí, tudo desanda.

A descrição dos microrganismos estão incríveis, e como a história foi apresentada também. A ambientação no território brasileiro foi o ponto alto pra mim, nunca havia lido um livro que se passa no Brasil tão bem escrito. Aliás, o autor é brasileiro, e me fez a pagar a língua por todas as vezes que tive preconceito com livros nacionais.
A.Paula.Sz 28/04/2021minha estante
Amei a resenha ?

Rafa 28/04/2021minha estante
Obrigadaaaa ????

ramos1983 29/04/2021minha estante
Hahaha Rosa Villar voltará

Julia 08/03/2023

VICIANTE
Que livro incrível! Não prometeu absolutamente nada e entregou TUDO E MAIS UM POUCO.
A história começa com acidentes com criaturas estranhas na costa brasileira. A medida que se vai investigando descobre-se uma trama muito complicada e cada vez mais complexa! Os personagens são ricamente detalhados e bem construídos, os diálogos são inteligentes e a história é muito bem elaborada. Além disso, há várias informações técnicas e científicas, você consegue aprender várias coisas interessantes sem se tornar algo maçante.
Existe drama, ação, suspense, romance? gente, tem de tudo! É muito bem escrito.
Não me arrependo nem um pouco do livro. Confesso que no início foi um pouco difícil, mas melhorou tanto que chegou um momento que eu só não conseguia parar.
Leiam!!

Sil 13/06/2021

Gostei do desenvolvimento da estória, das informações biológicas, os personagens são legais, só achei a fantasia um pouco exagerada perdendo a naturalidade em algumas partes.
É pq é
Gênero fantástico ? como era Júlio verne até criarem o submarino

__cabrera 22/09/2020

Maravilhoso!
Este foi daqueles livros que eu vi na loja e pensei "poxa, que lindo" e quando li o resumo achei que nunca leria: ficção científica, cheio de tecnologias e biologia. No entanto, comprei. Achei a edição linda, com uma capa chamativa e com cores vibrantes. Ainda por cima, para minha surpresa, era de um autor brasileiro. Sempre dou prioridade para autoras mulheres, mas como a personagem principal se chamava Rosa e, pelo que li, a pegada era diferenciada, resolvi dar uma chance.

Coisa da quarentena. Ele tava ali na estante me olhando, eu olhando para ele e, gente, foi amor as primeiras 100 páginas! Sério, sempre faço este teste. Dou 100 páginas de chance para o livro e quando eu vi já tinha passado há muito tempo deste objetivo. Me peguei completamente envolvida na trama e interessada pelos mistérios jogados pelo autor.

A primeira parte foi rápida. Apresentações de personagens e dos problemas. Muitos personagens, pulos de um continente para o outro e muitas informações que alimentaram a minha curiosidade. Na contracapa do livro um crítico compara o livro ao Jurassic Park e durante a minha leitura eu só conseguia pensar que se saísse um filme inspirado na obra eu assistiria na pré-estreia!

Não fiquei com medo durante a leitura, mas senti uma aflição. Não sou bióloga, então  me peguei pesquisando sobre os microorganismos apresentados para tentar entender melhor os perigos que Rosa e os outros estavam expostos. Foi uma aventura que passou rápido, e confesso que se tiver uma parte dois vou ler esperando algo na mesma pegada e cheio de aventuras e monstros gigantes!

Leitura leve, envolvente e visual. As descrições me ajudaram muito a imaginar a história criada por Tarsis Magellan. Super recomendo a leitura! A Martin Claret fez um projeto de diagramação impecável para esta edição e tem até QR Code para ajudar na compreensão técnica da obra. Lindo demais! Parabéns aos envolvidos!
ramos1983 27/09/2020minha estante
Feliz que gostou! Teremos sim uma nova aventura com a Rosa. Desta vez em um hotel de selva na Amazônia:)

ramos1983 16/11/2020minha estante
Obrigado ?

__cabrera 05/12/2020minha estante
?? Já ansiosa!

Bru 28/06/2021

As escolas deveriam pedir esse livro na leitura obrigatória.
Sejam sinceros, vcs já ouviram falar desse livro??
Ele é nacional e vai abordar vários assuntos como corrupção, direito e ciência. O autor traz a parte biologia a fundo mesmo, você se sente em uma aula de microorganismo real. No começo até a metade, eu achava que ia ser aquilo é blz. Mas caraaa, quando chegou depois da metade e a parte de suspense começou a dominar o negócio... papai do céu kkkkkkk.
O legal desse tipo de livro é que depois que vc lê tu fica ?mano será que isso é real, ou um dia poderá se tornar real?????
É isso gente, vcs já sabem... se algum dia vc já leu ou vai ler, me chama pra conversar bjss
ramos1983 04/07/2021minha estante
Que bom que gostou! Rosa voltará em Amazônida :)

Bru 04/07/2021minha estante
Ahhh mds, quando? Kkkkkk

ramos1983 04/07/2021minha estante
Depende muito do cronograma da editora. Eu quero lançar um livro de contos de horror antes, depois Amazônida, a Rosa vai investigar um parque de caça exótica na Amazônia densa, então se prepare rsrs mortes vindo

Bru 12/07/2021minha estante
Ansiosa ?

Barbie grew 14/01/2022minha estante
bem que eu queria ler, olha
mas o skoob me sorteou pra ganhar uma cortesia que nunca chegou hahah
Fico só passando vontade lendo as resenhas

Joi Coimbra 24/04/2021

?É mais que único, é unicelular.? ???
Começo essa resenha com um quote do livro, que tem tudo a ver com a experiência dessa leitura: ?[...] Estamos lidando com algo novo, perigoso, arriscado.?

Não é o gênero que costumo ler, aliás, deve ser um dos poucos que já li, mas me surpreendi e gostei muito. O livro não é apenas ficção-científica, ele traz um pouco de mistério e suspense, através de uma investigação policial, que te instiga a saber como que termina.

Dividido em 4 partes, com capítulos curtos e fluídos, separados por ambiente, dia e horário que acontece os fatos, o livro da uma aula de biologia. Incrível os detalhes, e a forma que tudo é retratado no livro.

Um livro nacional de extrema qualidade. O aviso inicial no livro indicado que o mesmo foi inspirado em documentos da ABIN, sugerindo um grande projeto científico no país me fez pensar a todo momento, quanto desse livro é ficção ou não? Só queria uma continuação, e tomara que tenha.

Aos amantes de ficção-científica, suspense, e principalmente biologia, super indico essa leitura. Superou todas minhas expectativas.
Rafa 24/04/2021minha estante
Vou ter que me render a esse livro!

Joi Coimbra 24/04/2021minha estante
Rafa se renda, acho que você vai gostar ??

ramos1983 25/04/2021minha estante
Rosa Villar Voltará em Amazônida:)

vaan 06/01/2021

Perfeito!
Comecei a ler por causa da capa, que é linda, e me surpreendi totalmente com a história. Um dos melhores livros de ficção científica que já li, mesmo com todos os detalhes de microbio (minha matéria preferida, por sinal), não fica nada maçante e só torna tudo mais interessante.

Ansiosa pelo retorno da Rosa!

Brenda 28/04/2021

Ideias Maravilhosas
Como estudante de biologia, esse livro me surpreendeu positivamente, pelos temas que aborda. Muitas perguntas que não possuem resposta são trazidas a tona por esse livro.

Só de saber que o autor é brasilero e que a história se passa no Brasil, traz um orgulho para mim, como leitora. Primeiro livro que leio que aborda esse tema de ficção científica e estreei com o pé direito.

O livro aborda temas intensos com responsabilidade, gerando um debate grande entre todos que lemos na leitura coletiva do livro.

Recomendo para biólogos, e não biólogos e principalmente para amantes de ficção científica.

Albert Lucas 25/02/2021

A única resenha sincera sobre ele kkk
Quem é Tarsis Magellan?

TARSIS MAGELLAN é professor de Literatura, resolveu se aventurar na ficção como contista, expondo os medos e obsessões humanas. Foi com este tema que publicou "Histórias de Monstros e Diabruras? (Novo Século, 2011), sob a alcunha de Tarsis Tindarsam, voltado para o público mais jovem. Influenciado por nomes como Dan Brown, Michael Crichton e Robin Cook, escreveu Unicelular, seu primeiro thriller, ao estilo Sci-fi com claras referências a ?Jurassic Park?, ?Alien, o oitavo passageiro?, ?Vinte mil léguas submarinas", e outras obras do gênero. O livro tem feito sucesso na plataforma Wattpad e já ultrapassou 100 mil leituras. Ele conta com quase 25 mil leitores que acompanham sua obra.

É UM NOVO JURASSIC PARK?

Particularmente eu prefiro a obra de Crichton, todavia se você trocar os dinossauros por micróbios geneticamente modificados, teremos o UNICELULAR. Mas ao contrário de Jurrasic Park que tem aventura e fantasia na dose certa e diverte o leitor, a obra de Magellan é tensa, cheia de informações científicas irrelevantes para história e por vezes cansa o leitor e parece livro didático.

PERSONAGEM PRINCIPAL

A Rosa é uma personagem bidimensional, é a mulher forte q luta e é agente da ABIN, nada mais. Não nos é apresentado o passado da protagonista, nenhum medo, nem trauma. Além disso, temos a adição de muitos personagens que não tem desenvolvimento e quando eles morrem não sentimos sua perda pq n nos importávamos.

CHEIO DE BANDEIRAS

Várias falas de personagens me fizeram revirar os olhos durantw a leitura. Uma cientista disse que só contrata mulheres pq elas são menos corruptiveis do quw os homens. E que o machismo fez ela ser do jeito q era... me poupe, né?Pensei que era a Lumena que estava escrevendo.

MUITA GORDURA

O segundo ato da trama é mais extenso que o necessário e somado as inúmeras explicações científicas dá cansaço. Eu tiraria umas 100 páginas.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Por ser uma obra brasileira eu queria ter amado, fui com muita expectativa por ser do nicho de ficção científica e fantasia (coisas q amo) e acabei me decepcionando.

Apesar das críticas a narrrativa é bem construída o enredo é interessante e o livro tem um capricho editorial incrível. Digno de coleção.

Por fim, acredito que se vc gosta do tema, ama biologia e investigações policias pode ir sem medo e se jogar na leitura, só não coloca muita expectativa.
Nota: 3,6
ramos1983 05/03/2021minha estante
Não confunda autor e personagem. A personagem age de forma independente do que o autor pensa. Ah ... o livro é uma homenagem ao Crichton e se passa no mesmo universo de Jurassic Park caso n tenha percebido ;)

Léo 17/04/2021minha estante
Estava bem empolgado para adquirir esse livro, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Não compro e não leio livros "CHEIO DE BANDEIRAS", isso me irrita. Pode até ser que algum dia eu o compre, mas saiu das prioridades. Tem muita coisa que quero ler ainda.

ramos1983 26/06/2021minha estante
Léo leia por você mesmo. Claramente o leitor aí em cima fez várias interpretações equivocadas. Faltou mais leitura.

Albert Lucas 27/09/2021minha estante
Hehe o cara pistola pq eu falei mal do livro q ele gostou kkkk q divertido

Julia 26/06/2021

Cadê o pessoal da biologia?
Gente, sério, recomendo o livro primeiramente pra qualquer pessoa que tenha afinidade com essa área, porque vai ser um deleite ler uma obra que aborde tantas questões a respeito disso.

Mas se você não é da área e nem gosta tanto, não se preocupe! Eu sou desse mesmo jeitinho e gostei muito do livro, consegui aproveitar a experiência da leitura e não foi um problema.

O livro narra uma história investigativa a respeito de um laboratório de pesquisas muito peculiar. Ele tem muitos capítulos, mas eles são curtos e intercalados, o que facilita bastante a leitura (assim como faz as quase 500 páginas passarem voando!).

Essa é uma leitura muito interessante, tanto pelo tema, pela forma como ele é construído (com toques de suspense), mas também por se passar aqui no Brasil, com nossas terras sendo colocadas como pano de fundo para os surtos desse enredo. Recomendo muito!
Barbie grew 14/01/2022minha estante
menina, eu queria muito ler. até fui uma das sorteadas para ganhar uma cortesia QUE NUNCA CHEGOU hahah

Jóice 31/05/2022

Essa obra merece ser aplaudida de pé!
Que orgulho ter uma obra nacional de ficção científica tão bem entregue!
Toda a biologia, toda a parte científica e os desdobramentos dos acontecimentos foram demais.