Austenlândia

Austenlândia Jane Austen
Shannon Hale

Resenhas - Austenlândia

Leilane 26/12/2014

Na verdade é você a minha fantasia... #suspiros
Fiquei sabendo desta história quando saiu a notícia de que a autora Stephenie Meyer estava produzindo o filme Austenlândia. Minha vontade de conhecer a história só aumentou quando descobri que era baseado num livro, então fiquei aguardando ansiosamente o lançamento dos dois; assisti ao filme primeiro, já que este ficou disponível antes do livro, e gostei tanto da história que fui atrás para ter o livro o quanto antes.
A premissa da história é que o personagem do Sr. Darcy arruinou todos os homens para Jane Hayes, a principal do livro. O personagem tão e distinto de Jane Austen tornou-se uma obsessão da personagem de Shannon Hale e, depois de tantos relacionamentos fracassados e corações partidos, Jane praticamente já tinha se decidido a permanecer solteira pelo resto da vida, porém, ela tem a oportunidade de passar as férias num local recluso que oferece aos seus clientes a experiência de viver como uma personagem de Jane Austen, dos espartilhos aos romances ideais em bailes. Decidida a dar um rumo a sua vida, ela vai mergulhar de cabeça nessa experiência, mas será que é tudo atuação? Nesse jogo perigoso chamado amor, tudo pode acontecer.
Tornei-me fã de Jane Austen ao ler Orgulho e Preconceito no ano passado, quando vi a adaptação cinematográfica de 2005 então… Bem, não fiquei obcecada como a personagem – que no caso foi com a versão da BBC que traz Colin Firth no papel do Sr. Darcy –, mas já revi o filme com Matthew Macfadfey e Keira Knightley muitas vezes e ainda pretendo ver muitas, afinal, como resistir as palavras apaixonadas “Eu te amo… Muito ardentemente” e a este sorriso: (entre no link do blog para conferir o sorriso)
Dá para se imaginar que tinha grandes expectativas para a história e, felizmente, elas foram muito bem atendidas, obrigada. O livro conta uma história de uma pessoa sem esperanças para o amor mas irrevogavelmente romântica. Para enfatizar sua má sorte, a personagem dá descrições no início de cada capítulo de todos os homens com se envolveu ao longo da vida e como cada um desses relacionamentos terminou. Uma história divertida e reflexiva com uma inversão de enredo bem interessante, mas o que realmente me conquistou foi a intenção da autora, um livro que se intitula Austenlândia tem de fazer jus a um romance de Austen e com esta simples frase a autora definitivamente o fez:
“… você parou para pensar que pode ter entendido tudo errado? Que na verdade é você a minha fantasia?” (p.233)
Como eu disse, assisti ao filme antes, ou seja, foi uma felicidade ver a frase exatamente do mesmo jeito nos dois, o que me fez gostar de ambos na mesma medida. Aliás, o filme é muito parecido com o livro, há algumas adaptações que ficaram melhores e outras que preferi o descrito no livro, mas ambos proporcionam a mesma experiência em relação à história, por isso recomendo os dois. Até deixo uma das diferenças para melhor em relação ao livro, pois a Jane acaba se rebelando em Austenlândia e esta é uma cena que não apenas demonstra sua inaptidão para música, mas também seu lado rebelde: Hot in here de Austenland!
Sugiro que o livro seja lido sem que o leitor fique criando enredos previamente, ou seja, não espere que o livro seja um Jane Austen, mas sim que ele seja uma carta apaixonada de uma fã dela em formato de livro.
O livro tem uma sequência, com outra personagem principal, chamada Midnight in Austenland (tradução livre: Meia-noite em Austenlândia) e torço para que a Record também o lance no Brasil e com uma capa tão linda quanto esta – este perfil com aspecto do século XIX me remete imediatamente a Austen, muito bem pensado –, pois quero embarcar para Austenlândia mais uma vez.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/05/12/austenlandia-shannon-hale/

Cristina Henriques 10/11/2014

"Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros."

Depois de ter assistido ao filme "O Clube de Leitura de Jane Austen" com Hugh Dancy, um ator que adoro e que nesse filme interpretava Grigg, uma representação de todos os incompreendidos personagens masculinos de Austen, fiquei muito curiosa sobre o universo da autora e, desde então, busco sobre ela.
No momento em que li a sinopse fiquei interessada e até me identifiquei um pouco, o romantismo da época me encanta e a ideia da imersão parecia brilhante. Criei muita expectativa pela história e acabou sendo decepcionante.
Jane, é uma mulher romântica mas moderna, uma nova iorquina acelerada, cercada de tecnologia e comodidades, que de repente está em um mundo com um ritmo totalmente diferente do seu habitual, tendo que usar espartilho, penteados e roupas estranhos. Mesmo sendo seu sonho, a mudança é demais e ela se sente incomodada. Não era o que imaginava. Tudo é uma grande mentira, fica cansada das encenações e começa a achar que não vai ajudar a curar sua obsessão. E, quando vai embora de Pembrook Park, ela percebe que toda a ilusão que criou por tantos anos, não passava disso: ilusão. Apesar de tudo, ela amadurece o suficiente para perceber que tem que reconstruir sua vida de verdade.
O livro não é uma obra especial, é divertido e leve, porém muito superficial. Rápido, fácil de ler, mas bem clichê, óbvio mesmo. A autora deixou muito a desejar nas possibilidades de exploração do mundo de Austen e de Pembrook Park, o que foi um tanto decepcionante.
Alguns dias antes de ler acabei vendo o filme, por acaso, na tv. Como passatempo, o filme é melhor, o que já diz muito sobre o que achei do livro...
Livro lido para troca.
Silvana Barbosa 10/11/2014minha estante
Xi...Também criei expectativas sobre este livro . Vi o filme , achei fofo . Mas o fato do filme ter sido melhor que o livro é mal sinal ...

Ana Saka 28/08/2015minha estante
Eu também achei o filme bem melhor que o livro, o que me assustou. Pena. Uma boa ideia mal explorada.

Rafa 17/08/2014

Esse é um chick-lit super fofinho e engraçado. Dedicado as fãs de Jane Austen e do Colin Firth! Aliás, nunca assisti ao filme com ele, preciso! Porém, creio que o filme "novo" com o Matthew MacFadyen não fica muito atrás *.*

Orgulho e Preconceito, para mim, é daquelas obras que todos nós temos, as quais com uma certa periodicidade relemos. Anualmente, eu releio. Anualmente, eu me apaixono. Anualmente, me decepciono ao voltar para a realidade.

Jane tem 33 anos e é obcecada pelo Sr. Darcy. Porém, não é qualquer obsessão normal, que todas nós ocasionalmente desenvolvemos. Ela acaba com todos os seus relacionamentos ao compará-los com o personagem de Jane Austen. E é "descoberta" pela sua tia-avó Carolyn, que posteriormente deixa uma viagem toda paga para Jane ir a Austenlândia. Adentrar em Pembrook Park e viver na era regencial com tudo que tem direito, bailes, regras de etiqueta, roupas de época e, claro, cavalheiros de época também.

O livro é um romance bem leve, porém tem seus atrativos. Além do óbvio, que é ser uma releitura dessa excelente obra da Jane Austen. Os personagens secundários são hilários e fazem toda a diferença na história. A tia-avó Carolyn, embora apareça somente no prólogo, é o tipo de personagem que eu amo. Ela é uma idosa sem papas na língua e que já viveu o suficiente para entender os sentimentos humanos e não é regida por falsos pudores, ela fala mesmo.

Os atores da Austenlândia, assim como as outras "visitantes" do parque trazem um alto tom de comicidade. Aliás, no filme, a personagem da Srta. Charming é feita pela atriz Jennifer Coolidge, foi uma escolha perfeita! No livro, a personagem é daquelas senhoras que não tem muito o que fazer, não tem vergonha de seu jeito de ser e quer mais encontrar felicidade em tudo que faz.

O Sr. Darcy, ou Sr. Nobley, ficou muito bem caracterizado também. Odiei - odiei - odiei com todas as minhas forças ele no início, assim como o Darcy original. E o Sr. Wickham... apaixonante de início, pena que não se mantém.

O final é um clichezão e não poderia ser diferente. Achei linda a maneira que terminou e aqueceu meu coração, como eu esperava (haha). Esse livro é o primeiro de uma série e, com toda a certeza, preciso do segundo livro! Já foi lançado com o título de Midnight in Austenland, e pela sinopse, não segue os personagens desse livro e, sim, é uma nova história em Austenlâdia.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Liachristo 26/04/2014

Austenlandia - Shannon Hale - Editora Record
Como fã de Jane Austen, é sempre uma grande alegria para mim, quando um novo livro baseado em sua obra é lançado. Por isso criei uma grande expectativa quando vi que a Editora Record, tinha lançado este livro de Shannon Hale (uma autora famosa lá fora por seus livros YA). E mais ainda quando soube que tinham lançado um filme baseado neste livro.

Não vou dizer que me decepcionei, mas o livro acabou não sendo aquilo tudo que eu esperava, mas Shannon tem um jeito gostoso de contar uma história e sabe descrever muito bem seus personagens e desenvolve muito bem o enredo de sua história. Por isto, eu acabei gostando do livro.

O livro conta a história de Jane Hayes, uma mulher de Nova York, inteligente, bem sucedida, mas que ainda tem o seu lado romântico em alta. Ela é fã de Austen, e desde seus 16 anos mais ou menos, é apaixonada por Mister Darcy (como não se apaixonar), o personagem masculino mais famoso da autora. E seu Mister Darcy favorito é nada menos que Colin Firth, um famoso ator inglês.

Por isso, ela acabou não se dando bem em seus relacionamentos, pois acaba sempre colocando grandes expectativas em seus parceiros, sempre querendo que os seus romances fosse iguais aos romances de Austen, e nós sabemos que infelizmente nos dias de hoje, e no mundo real isto não funciona.

Depois de muitas decepções e casos mal resolvidos, ela resolve se fechar para o amor, e acaba se tornando obssessiva em relação ao romance Orgulho e Preconceito(O meu preferido também). E resolve abandonar de vez a procura pelo homem ideal.

Até que recebe a visita de sua mãe, com quem não tem grandes afinidades, que tras sua tia avó para uma visita surpresa. Durante esta visita sua tia avó, vê que Jane mantém vários DVDs de Orgulho e Preconceito, escondidos(ou ela achava que estavam), e durante o almoço, conversa com ela sobre o assunto, e faz Jane começar a pensar em sua vida e querer mudá-la.

Algum tempo depois, ela recebe a notícia da morte desta sua tia avó e descobre que sua tia lhe deixou uma viagem com tudo pago para Austenland, um local onde as pessoas passam 23 dias vivendo como se ainda estivessem na época de Austen.

Lá neste local, ela terá que se vestir, falar e se comportar como se fosse uma jovem daquela época e poderá até mesmo ter um romance de mentirinha, aos moldes de Austen. A partir daí vários acontecimentos e muitas confusões vão acontecendo com Jane e ela acaba descobrindo que viver naquela época não era tão bom assim. E que nem sempre o homem que achamos ser o ideal, pode não ser o certo para nós.

Isto faz com que ela comece a mudar seus ideias e comece a repensar suas decisões em relação a relacionamentos e acabe se descobrindo e amadurecendo mais.
Esta parte do livro foi a que mais gostei. Pude até mesmo me identificar com Jane em algumas passagens e também em algumas decisões que ela toma.

E ao final dos seus 23 dias de confinamento em Austenland, ela volta para sua vida real, modificada e muito mais certa de seus sentimentos em relação a vida.

E o final do livro foi simplesmente uma delícia, para quem é uma leitora romântica e sonhadora como eu. Um final que poderíamos chamar de clichê e talvez seja mesmo. Mas, um final que nos deixa encantadas, e satisfeitas por ainda acreditarmos que coisas improváveis e impossíveis possam acontecer.

Eu recomendo esta leitura a todas as fãs de Austen, que estão espalhadas por aí. E mesmo para os que não são fãs da autora, mas que gostem de ler um romance leve, divertido e muito interessante.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br
Silvana Barbosa 01/05/2014minha estante
Tô doida para ler este livro .

@literariame 01/07/2020

Jane Hayes é uma mulher de 33 anos com uma obsessão: Mr. Darcy. Ok, talvez seja melhor dizer que a obsessão se estende aos romances de Jane Austen, mas ela com certeza estava mais focada na existência de um homem tão perfeito quanto Mr. Darcy.

Quando sua tia avó morre, Jane recebe um presente um tanto inesperado: férias no Pembrook Park. Pelo pouco de informação que Jane encontrou sobre o lugar, ela percebeu que era uma imersão no mundo de Austen.

As clientes deveriam se vestir e se portar como se estivessem em 1816. Eram férias com direito à uma mansão e um romance.

Jane decide ir e passar suas últimas três semanas fantasiando com Mr. Darcy para então, deixá-lo ir.

A mulher se vê no lugar e na época que sempre sonhou e se encontra dividida entre fantasia e realidade. E ela perceberá que deixar Darcy para trás não é tão fácil assim

Eu já tinha assistido ao filme algumas vezes e era completamente apaixonada por ele. O livro possui alguns detalhes divertidos e importantes a mais, mas confesso que gosto do filme um pouquinho mais.

A história é diferente de tudo que já li, o clima do livro é uma delícia e muito engraçado.

Garota Escapista 29/01/2022

Austenlândia
Jane sempre foi uma grande fã de "Orgulho e Preconceito". Assim como das outras obras de Jane Austen. Então, começou a buscar em seus relacionamentos alguém como o Sr. Darcy. Mas, depois de muitas desilusões, surge uma oportunidade: passar as férias na Austenlândia. Lugar que oferece aos visitantes uma experiência da vida no Período Regencial. Para ela, seria uma chance de abandonar suas fantasias. Pelo menos, é o que ela pensava.

Um livro leve e que me fez sorrir! Recomendo! ?

Daniella.Mancino 27/01/2024

Até para fãs de Jane Austen fica difícil
Um livro leve com várias referências rasas aos personagens e enredos de Jane Austen. Talvez eu tivesse que ter lido esse livro aos 15 anos.

Gabi 28/02/2021

Como uma boa fã de Jane Austen eu me identifiquei com a personagem logo na sinopse e fiquei bem animada com a ideia de um lugar todo voltado para os livros da minha autora favorita. Shannon Hale construiu um cenário bem divertido, mas apesar disso não me envolvi muito na história. Mas foi um romance leve de ler e bom para passar o tempo. Nada muito surpreendente, mas gostosinho. Recomendo mais para quem ama Jane Austen, porque só como um romance qualquer o livro não chega a ser envolvente, mas as referências aos livros da autora são o suficiente para fazer quem ama as obras dela não querer parar a história.

P.S.: De coração partido pelo fato da personagem (e aparentemente a autora também) não gostarem de 'A Abadia de Northanger'. Esse livro tá no meu Top3 entre os da Jane e não aceito que não tenha o reconhecimento que merece.

Portal JuLund 17/07/2015

Austenlândia, resenha, @editorarecord
Começo explicando que este livro é para aquelas pessoas que como eu, são apaixonadas por Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Se você ama o Sr. Darcy, você vai se divertir lendo este livro.

Austenlândia nos apresenta uma protagonista engraçada, Jane Hayes em seus 30 e poucos anos é uma solteirona que não teve muita sorte no âmbito amoroso, não que todos os homens do mundo não são muita coisa, mas sim porque ela tem um verdadeiro amor – ou melhor, dizendo uma obsessão- pelo tentador Sr. Darcy da tão aclamada escritora Austen.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/austenlandia-resenha-editorarecord

jessylins 12/03/2022

Clichê
Esperava muito mais. O filme é péssimo, então imaginei que me surpreenderia com o livro, mas não foi o que aconteceu. Tudo corre bem até o final, que é o clichê dos clichês e tornou a leitura toda uma decepção. E se você assistiu ao filme, o livro não é tão diferente

Jacqueline 09/04/2014

nota: 3,5
Jane Austen sem dúvida influenciou e muito o meu gosto pela leitura. Orgulho e Preconceito sempre será meu favorito eternamente, e Mr. Darcy fará parte das minhas paixões literárias até eu estar banguela e com 60 anos. Quando coloquei meu olhos nessa capa foi paixão à primeira vista. Como não se apaixonar por um livro que te faz revisitar o mundo (mesmo que seja fake) de OeP?
Por ter depositado muitas expectativas, acabou que a história não correspondeu a toda minha euforia. Ainda assim foi um romance deliciosamente divertido de ler.

" Aqui estava ela em um novo começo, com os dedos encolhidos na beirada do trampolim. Estava pronta para mergulhar. Adeus para a lista estranha de namorados numerados e para a intensidade mutante e inspirada por Austen que a levara de um fim a outra. Ela estava confiante de que essas férias, ao contrário de qualquer um dos relacionamentos anteriores, teriam um final feliz."

Jane Hayes, uma nova-iorquina de 33 anos, nunca perdeu a esperança de que seu Colin Firth (ator que interpreta Mr. Darcy na adaptação de OeP) da vida real está lhe esperando para viverem um romance digno dos livros de Austen. Porém, na vida real seus namoros são uma sucessões de fracassos, deixando-a prestes a desistir completamente dos homens.
Contudo, ela é surpreendida na abertura do testamento de sua tia, que lhe presenteia com uma viagem de férias para Austenlândia, onde todos precisam se portar como se estivessem em uma obra da famosa escritora. Será que Jane viveria seu conto de fadas?

A narração é feita em terceira pessoa, o que me impediu de embarcar completamente na história e me conectar emocionalmente aos personagens. Teria sido muito melhor se a autora tivesse utilizado a narração em primeira pessoa, já que o narrador não possuía múltiplos pontos de vista.
A estadia de Jane em Austenlândia me passou a impressão de ter sido mal aproveitada. Hale perde um tempo relativamente grande narrando as conversas entre Jane e uma outra moradora, quando poderia focar mais no romance e nas reviravoltas, que infelizmente ficaram aquém do esperado.
Mesmo não sentindo aquela conexão, foi impossível não me afeiçoar a Jane, e torcer pelo seu final feliz. Afinal, quem nunca sonhou em ter um Mr.Darcy pra chamar de seu?

No quesito humor o livro não fica devendo nadinha. Apreciei muito as tiradas inteligentes que a autora fazia ao comparar Jane com outras mocinhas de Austen, e também os personagens secundários, com destaque para a Srta. Charming.
Outro toque super engraçado foi a lista de namorados numerados por Jane, no início de cada capítulo. Dá pra entender o porque da bichinha ter se tornado tão desiludida no amor de uma hora pra outra rs

" Você não precisa decidir nada agora. Se me permitir ficar perto de você por um tempo, poderemos ver (...) E se eu não fizer você a mulher mais bonita do mundo todos os dias da sua vida, então não mereço estar perto de você"

Pra quem já devorou a maioria dos livros da Austen - como eu - será uma viagem no tempo, já que muitas personagens são citadas, e os atores de Austenlândia precisam obrigatoriamente utilizar a linguagem regencial. As menções aos romances são claras, e até quem não leu nadinha da diva Austen, certamente não se sentirá perdido.
Se o início do romance foi um pouco morno, e sem muitos acontecimentos surpreendentes, as últimas 30 páginas foram de fazer qualquer um suspirar. Eu não esperava por uma reviravolta nos 45 do segundo tempo, e não conseguia desgrudar das páginas. Adorei o final, mesmo o romance não ser daqueles de soltar faíscas.

Os fãs de Austen certamente se deliciarão com essa comédia romântica pra lá de divertida. Recomendo.
César 10/04/2014minha estante
excelente,Jacqueline.

Mia Fernandes 03/05/2020

Como não sonhar em viver um dia neste mundo Austelandioso?
Tenho que dizer primeiramente que nunca tinha mergulhado no mundo de Jane Austen e também nunca li nenhuma de suas obras. Mas, romântica do jeito que eu sou é claro que já assisti as inúmeras adaptações cinematográficas, como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. Aquele mundo de bailes, flertes contidos, vestidos rodados e cheios de babados, e principalmente, cavalheiros refinados e sotaques britânicos... Como não sonhar em viver um dia neste mundo Austelandioso? Shannon Hale nos proporciona esta viagem gratuita através de Austenlandia.

Jane Haves é uma mulher adulta de 33 anos, independente, com a carreira estabilizada e mora em Nova York. Tudo lindo né, se não fosse sua obsessão romântica que sempre arruinava a sua vida social. Ela é fã de Austen, não uma poser qualquer, mas aquela que desde os 16 anos está num relacionamento passional – e claro não correspondido fisicamente – por Sr. Darcy, o personagem mais famoso e marcante criado pela autora. E o homem que encarna este ser, é o nada mesmo que o ator inglês, Colin Firth. Agora, me diz que homem humano poderia competir com um personagem literário? Jane com suas grandes expectativas em seus parceiros acaba sempre colocando os pés pelas mãos. Pois nenhum poderia ser Darcy e muito menos os relacionamentos de hoje em dia poderiam ser baseados nos romances de Austen.

Cansada das decepções amorosas e dos péssimos homens que cruzaram a sua vida, Jane está decidida a fechar a fábrica para o amor e viver a sua fixação com a série da BBC Orgulho e Preconceito. Pois esse sim era um relacionamento que nunca iria machucá-la.

“A terra dos contos de fadas era um ligar seguro onde andar, arrumar problemas, entender a situação e sair sem arranhões.”
Numa visita de sua mãe, com que mantém o contato estritamente básico, acompanhada pela tia avô, Carolyn, que apesar de sua fragilidade física acaba descobrindo o grande segredo de Jane: obsessão por Sr. Darcy. E durante o almoço, ela faz com que Jane comece a mudar certos conceitos de sua vida. E rever esta “doença”.

E para a surpresa de Jane, no testamento da sua tia avô que viera a falecer, esta lhe deixou uma viagem com tudo pago para Pembrook Part, em Kent, na Inglaterra. Local este onde as mulheres passam 23 dias vivendo como se estivessem na época de Austen. Perfeito, para uma aficionada por Austen, né? E que herança peculiar, produção?

Mesmo com receio, ela aproveita as férias gratuitas, e finalmente poderá viver a sua fantasia por completo. Será a maneira perfeita para dar adeus a Sr. Darcy. Fechar este ciclo longo de sua vida em alto estilo. Pois lá, ela terá que se vestir, falar e se comportar com todos os trejeitos tal como uma jovem do ano de 1816, e ainda poderá usufruir de um romance a la Austen. Já podemos prever que não vão faltar aventuras e muitas confusões para Jane. Pois como separar a realidade da fantasia? E será realmente tão fácil se adaptar aquela época? Pois, em Austen você não tem celular, internet e muito menos água encanada! O que te resta a fazer? Bordar, bordar, caminhar...

A autora criou uma história não somente para os fãs do mundo de Austen e de seus personagens, mas também para aqueles que gostam de um bom romance. Pode até parecer água com açúcar, mas quando a protagonista finalmente tem a chance de viver a sua fantasia, ela começa a perceber que tudo que imaginou não é bem como ela idealizou. E até onde a realidade se encaixa naquele mundo? Com fantasia e realidade misturadas será que Jane está pronta para desistir dos homens e de Sr. Darcy? Ou preparada para ter um relacionamento verdadeiro e real?

Venha para Austelandia, curtir seus 23 dias de férias e alguns passeios com cavalheiros bem afeiçoados e um tal de Darcy, para bailar contigo, que tal?

p.s: Este livro tem a sua versão cinematográfica! Que eu simplesmente AMEI! Confesso que vi o filme primeiro, mas que ambos estão muito bons :D Algumas mudanças no roteiro, mas que nada ofusque ou faça o corpo de Austen se revirar no túmulo XD

XOXO
Mia Fernandes.