Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Nice Santos 28/12/2017

Sei lá...
Pra mim foi bem demorada a leitura, não que a história seja ruim, longe disso, só não me fisgou.
Empurrei o livro, mas desfrutei dele, me fez rir, chorar, me tocou, me ensinou coisas sobre amizade, o ser humano, o autoconhecimento, dedicação aos filhos, relacionamento mãe e filha...
Retornarei às inúmeras marcações sempre que puder.
Elda.Pimentel 28/12/2017minha estante
Esse eh um dos que menos curti dentre os livros da escritora

gleicepcouto 11/06/2014

Novela da Globo. Não há melhor descrição para Amigas Para Sempre (Arqueiro), primeiro volume de uma duologia escrita por Kristin Hannah (estranhamente, a continuação - Por Toda a Eternidade - foi lançada pela Novo Conceito). Essa descrição é uma faca de dois gumes: há quem ame, há quem odeie, há quem não ligue (para) novelas. Fico no terceiro grupo, com forte tendência para fazer parte do segundo em um futuro próximo, porém.

Por isso que talvez esse livro não tenha funcionado para mim. Os clichês pipocam por toda a obra. É tudo tão previsível que muitas vezes me perguntei qual o motivo de terminá-lo já que o desfecho estava na cara. Resumindo: achei Amigas Para Sempre chato, maçante, sem foco. Teve que rolar muita força de vontade para conseguir terminar a leitura.

A culpa, porém, nem é da narrativa de Hannah, que é até bacaninha. É do enredo mesmo, que é mega arrastado. Fiquei me perguntando qual o cerne do livro. Tá, amizade e as vicissitudes da vida, mas... E daí? Tinha que ter algo mais. Contar uma história de amizade entre duas mulheres desde a adolescência até a idade adulta é... ZZzzZZzz. Têm acontecimentos interessantes, todavia, no geral, bocejei. Muito.

As duas amigas também não ajudam. São o extremo oposto uma da outra, mas, mesmo assim, em alguns momentos, parecem ser a mesma pessoa. É meio contraditório. Fruto de personagens que foram desenvolvidas utilizando fórmulas seculares sem um quê especial... A caracterização de ambas ficou bem aquém do que eu esperava.

O que salva no livro é que, como a passagem de tempo se dá atravessando diversas décadas, a história absorve as mudança sociais e culturais de cada período. Então, vemos as músicas (a playlist é ótima!), costumes e acontecimentos influenciando de certo modo na vida das amigas. Esse recurso ficou bem interessante e Hannah soube explorá-lo.

Apesar de não ter curtido Amigas Para Sempre, tenho plena consciência que pode ser o tipo de história que cai no gosto popular. Não me deixo influenciar pela maioria, de toda forma. Só fico um pouco triste por ter começado a ler a autora nesse tipo de livro. Todos falam tão bem dela... Quero pensar que essa mesmice de enredo e personagens é característica apenas dessa obra e que as demais têm uma qualidade superior. Não vou me arriscar, todavia, na continuação.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-amigas-para-sempre-kristin-hannah-editoraarqueiro/
Sol 24/10/2016minha estante
Olá!
Faltou só você acrescentar que a Tully era uma narcisista e egoc~entrica.

alvarengamarina 14/10/2021

Kate porque tanta insegurança?
Fui ler o livro por curiosidade de saber o que acontece na série. Expectativa frustrada por saber que a série mudou muito a história, de forma que o livro não respondeu as perguntas da série.

Por outro lado o livro trás uma história ainda mais dramática e profunda.

Johnny da série: que ódio de você!
Johnny do livro: ahhhh
Nina 08/02/2022minha estante
Na série eu não curti ele. Lendo o livro(até a página 400) eu só quero alguém como ele.

Aline 26/06/2022

Amizade
Tully Hart, tem 10 anos, mora com a avó, sua mãe a abandonou, mas vez ou outra aparece e leva a menina a acreditar que fará parte de sua vida, até ir embora novamente. Então, Tully cresce achando que o problema é ela, mas é que sua mãe é viciada em drogas e consegue se manter limpa. Aos 14 anos, ela se torna uma garota popular, bonita, vaidosa e um pouco rebelde. Sua mãe volta e a leva para uma cidade do interior, neste cenário a vida de Tully se transforma, na Alameda dos Vaga-lumes ela conhece Kate. Uma garota tímida, nerd, amorosa, no momento está vivendo algumas transições na adolescência, como a falta de amigos, mora com uma família estruturada e sempre teve o amor e dedicação dos pais. A amizade de Tully e Kate se inicia. É o princípio de uma sólida amizade entre as duas. Sim poderia ficar falando horas desse livro, ele é tão rico em detalhes, impossível parar de ler. Kristin Hannah tem esse dom, envolver você em cada história que escreve, fazendo você rir e chorar, em muitos momentos. É um mix de sentimentos esse livro, mostrando a verdadeira amizade, seja na dor ou na tristeza. Nos mostrando que ninguém é perfeito, até os que se amam podem se ferir. Tully e Kate ao longo de décadas viveram muitos momentos, mas independente de tudo, foram amigas.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

_Gerzilaine 12/09/2023

O que esse livro tem de grande, ele tem de incrível. Eu simplesmente flutuei entre as páginas, eu amo a escrita da Kristin, é muito envolvente desde os momentos em que ela esteja narrando cenas de gargalhar, até aquelas que nos fazem chorar em público.
Um livro de duas amigas com personalidades tão distintas, com tantas camadas, tantas nuances e dilemas. Lembrei das minhas amigas em vários momentos, não tem como não se identificar.
Gabriela 20/05/2024minha estante
Vim tirar ele da lista e encontrei sua resenha! Vou ler kkk

Mila F. @delivroemlivro_ 06/10/2023

Foi uma releitura que serviu para me provar os motivos de eu amar esse livro e tê-lo favoritado. Perfeito!
Saudações Leitores!

Já faz alguns anos que li AMIGAS PARA SEMPRE, de Kristin Hannah, porém como eu queria assistir a série adaptada desse livro, resolvi ler este volume e a sequencia, que depois falaremos dela.

Na primeira leitura que fiz de AMIGAS PARA SEMPRE o volume teve um super impacto em mim, lembro muito de chorar lendo o livro e ficar arrasada com os acontecimentos, ao passo que fiquei vidrada na narrativa bastante fluida. Nesta minha releitura só pude confirmar o quanto o livro é realmente incrível e segue sendo meu favorito, além disso agora com a bagagem que tenho consegui fazer várias outras ligações com a situação histórica e socioeconômica da época que o enredo se passa e a leitura ficou ainda melhor.

Vamos acompanhar Tully Hart e Kate Mularkey que se conhecem desde adolescentes na Alameda Vaga-lume e daí nasce uma amizade improvável, visto que Tully tem todas as características para ser a garota popular e Kate as características de uma garota nerd.

No entanto, Tully passa toda a sua vida em busca de amor, pois vem de uma família complicada, não sabe quem foi seu pai, sua mãe era dependente química e a abandonou com os avós. Já Kate é a filha boazinha de uma família tradicional norte-americana, porém, está em busca de amizade, por se sentir sozinha.

O fato é que tanto Tully quanto Kate são uma influência uma para a outra e muita coisa boa e ruim irá acontecer com as duas, o mais interessante é que mesmo que briguem e que passem anos, a amizade perdura. Ambas são a rede de apoio uma da outra, até que elas crescem, terminam a faculdade e Kate casa e forma sua família, enquanto Tully investe em sua carreira de jornalista/apresentadora.

Essas escolhas fará com que aconteçam inúmeras outras coisas e que haja diferenças difíceis de superar até que algo muito ruim acontece e as duas tem que aprender a viver com as consequências, sobretudo viver uma sem a outra.

AMIGAS PARA SEMPRE é um livro que fala sobre amizade e amor, algo que está sempre em uma corda bamba, mas que há um equilíbrio quando são verdadeiros. Simplesmente me emocionei com o livro novamente, sofri tudo de novo com esta releitura e o mais incrível é que eu lembrei de várias partes do volume mesmo tendo lido há anos. Acredito que a leitura me impactou tanto que guardei muito bem os detalhes.

Eu não mudaria nada nesse livro, tudo é absolutamente necessário e, com essa releitura, percebo que mesmo aquilo que não gostei é algo coerente com as situações, idades e âmbito da história. No entanto, mesmo tendo chorado horrores na primeira vez que li este livro, nesta releitura isso não me aconteceu, mas ainda assim me emocionei.

site: www.delivroemlivro.com.br
Italo Bernardo | @wesleyliterario 06/10/2023minha estante
Miga, tô doido pra reler! Esse é umd dos meus favs da vida!!

Stella 29/08/2022

O livro conta sobre como uma amizade entre pessoas completamente diferentes, e como essa amizade verdadeira pode ser maravilhosa, mas principalmente como pode ser difícil e complicada.
A história é emocionante, chorei, senti raiva, empatia e fiquei muito envolvida com os personagens e curiosa para saber qual rumo a vida de cada uma seguiria.
Queria que tivesse terminado de um jeito diferente, mas acredito que foi um final real, assim como o restante da história!!
Giullia 29/08/2022minha estante
????

Juliana 14/01/2023

Bonito, mas previsível
Já li dois excelentes livros de Kristin Hannah: O rouxinol e Jardim de inverno. Depois já li outros, mas nenhum outro me cativou. Este é mais um livro mediano. A história é muito bonita, é bem contada, com bastante detalhes e diálogos, o que faz a leitura ser fácil e gostosa. Mas é uma história bem previsível. Aos poucos o leitor é conduzido para um fim que ele já sabe. É emocionante, é bonito, mas... deixa a desejar. Agora tem série na Netflix. Talvez eu assista.
Viniii 14/01/2023minha estante
Já leste Os Quatro Ventos? Foi meu primeiro contato com a autora. Eu amei.

A adaptação de amigas para sempre é boa.

Vivian.CastAo 25/03/2023minha estante
????

Giullia 13/10/2022

Um livro que conta a história de uma amizade incrível e verdadeira, de como muitas vezes temos de ceder em momentos que não queremos, ou aguentarmos certas atitudes para não perder uma amizade. Kate e Tully faziam isso, suportavam muitas coisas uma da outra, mas no fim sempre estavam juntas e mantiveram essa amizade até o fim.
A história é contada de uma forma onde acompanhamos toda a vida das duas, então no fim do livro já sentia como se fossem membros da família de tanto que me apeguei a elas.
O fim foi uma grande reviravolta para mim, chorei até não aguentar mais, mas acredito que sem todas esses acontecimentos o livro não seria tão real quanto é.
Stella 13/10/2022minha estante
Amei a resenha amiga!!!

Valéria Medeiros 15/06/2021

Amizade!!!
Acabei hoje e a carta da autora é incrível! Tem vários gatilhos no livro pra aviso sexual,abandono paternal entre outros! Mas é uma história boa sobre amizade e quero continuar os próximos livros da autora me emocionei em várias cenas e recomendo!!!
Valéria Medeiros 26/07/2023minha estante
Abuso*

Adriane120 03/06/2020

Emocionante e surpreendente!
Superou todas as minhas expectativas, uma história de amizade real, com altos e baixos. Essa autora sabe mesmo expressar personalidades, sinto que os personagens são parte da minha vida agora. Um livro que mostra a importância dos detalhes, das prioridades, e que o que realmente importa é o amor, que damos e recebemos. E que o orgulho não vale a pena, ceder é uma virtude necessária para se viver bem.
Juliana Rodrigues 04/06/2020minha estante
Muito emocionante! ?

Mari 08/03/2014

"Às vezes, ser uma boa amiga significa não dizer nada."

Existe um elo mágico, que poucos possuem. Uma cumplicidade, um laço inabalável. Algo forte e lindo. É graças a esse elo que entendemos a relação das duas amigas e é assim que nos emocionamos ao conhecer toda a história de Tully Hart e Kate Mularkey. Uma história inspiradora que promete grandes emoções.

Tully morava com seus avós e tinha uma vida tranquila rodeada do carinho e atenção, principalmente, da avó. Mas, foi em um dia que deveria ser comum, o barulho da porta da frente guardava grandes mudanças. Dorothy, a mãe de Tully, que a muito tempo não a via, voltou decidida a levá-la embora da casa da avó. Tully, no fundo, ainda tinha esperança de ter o amor de sua mãe, já que nem pai ela tinha, então resolveu acompanhá-la. Essa esperança dura muito pouco pois a decepção chega rapidamente. Os anos passam, Tully volta para a casa da avó, e para se libertar desse fardo, ela lidava com a ausência da mãe falando que a mesma havia morrido em um acidente de barco. Graças à decepção, a menina tão carente se tornou determinada e enquanto se ocupava, não tinha tempo de se lembrar do que a entristecia.

A vida a surpreendeu quando Tully, após a morte dos avós, teve que se mudar e viver com Dorothy. Talvez essa convivência fosse muito difícil, mas foi devido a essa mudança que sua vida mudaria de vez. Viver com a mãe drogada e cheia de alucinações, era seu maior problema, mas a mudança traria um presente para o resto da vida: uma amiga para sempre.

Kate morava com seus pais, tinha um irmão e muitos conflitos com sua mãe. Esses conflitos eram banais, só que incomodavam muito Kate. Acontece que sua mãe achava que ela deveria ter vários amigos e lhe cobrava isso como se fosse culpa dela. No fundo Kate sentia falta de ter uma amiga de verdade, mas como ela mesmo acreditava que não chamava atenção de ninguém, acabava sozinha. Quando uma garota descolada, que chama atenção e que tem atitudes rebeldes para ser notada passa a observá-la diariamente no colégio, ela, de tão tímida, não consegue nem puxar assunto. A menina nova é sua vizinha e, assim como ela, também precisa de uma amiga.

"A amizade das duas era mais importante do que qualquer relacionamento. Namorados vão e vem, amigas são para sempre."

Kristin Hannah nos apresenta a uma história admirável! A cumplicidade e a sinceridade das duas é única e no decorrer da história acompanhamos o crescimento da amizade de Tully e Kate, enquanto as duas dividem sonhos, momentos e segredos. Quando lemos a sinopse, podemos pensar que se trata de uma história onde a amizade das duas personagens principais é a única coisa abordada no livro, mas não é. A autora consegue, de uma forma surpreendente, escrever sobre situações dolorosas e situações incríveis com a mesma emoção. Ela mostra como as duas personagens são parecidas e totalmente diferentes ao mesmo tempo: uma acaba se realizando na profissão, porém não realiza o desejo de ter uma família; a outra realiza o desejo de ter uma família, mas não tinha se realizado profissionalmente. Uma era o oposto da outra. E as duas se completavam.

"Você tem muito medo do amor, mas muito amor para dar."

Um erro, ou talvez a tentativa de acertar essa amizade, acaba abalando a relação das duas e é nesse momento que percebemos como a autora sempre se supera. A narrativa em terceira pessoa é envolvente e, sem dúvidas, é o que mais transmite as emoções das duas personagens. A história é bem construída, temos momentos de sorrisos e momentos de lágrimas (é inevitável terminar a leitura em meio a elas) e personagens muito marcantes.

Uma das coisas que me agradou no livro é que Kate e Tully se tornam jornalistas. Além de Kate mencionar o livro "O Hobbit" (no livro, ela conta que este se tornou o livro da sua vida quando ela tinha apenas 13 anos), Tully menciona datas memoráveis como a morte da princesa Dyana, o ataque às Torres Gêmeas e vários outros. Além de, ao longo da leitura, a autora montar uma playlist da amizade de tantos anos das duas. Escutei cada uma das músicas e com certeza irei ouvi-las sempre.

CONTINUE LENDO EM: http://www.magialiteraria.net/2014/03/resenha-amigas-para-sempre-kristin.html

Juliana Vicente 04/05/2014

Faz dias que conclui a leitura desse livro, mas só agora me senti apta a escrever algo sobre ele. Ler Kristin Hannah é sinônimo de pura emoção e nesse livro ela não deixou a desejar em nenhum momento. Iremos conhecer duas personagens incríveis que se tornam amigas na mais inusitada das situações.

Tully e Kate tem personalidades completamente diferentes; Tully é expansiva e conquista pessoas com facilidade. Seu passado conturbado a impede de confiar nas pessoas, mas com Kate ela pode se mostrar de verdade, sem medo de ser abandonada. Kate teve uma infância feliz, sempre teve certeza que é amada, mas nunca conseguiu fazer amigos como Tully, por isso é tão difícil dizer não a sua grande amiga, mesmo quando não concorda com ela.

A relação dessas personagens tem altos e baixos, Kate sempre abre mão das coisas por Tully, fato que vai criando pequenas fissuras nessa amizade. Tully é como um rolo compressor, passando por cima de tudo na busca pelo sucesso, não consegue entender como kate se sente feliz com sonhos tão “pequenos”.

É fantástico com a autora consegue nos levar pela vida dessas duas mulheres, desde os pequenos erros até os grandes, momentos felizes ou desesperados. Tudo é parte importante da história, que leva ao leitor a se identificar com Kate ou Tully, é impossível não torcer para que a amizade seja forte o suficiente para superar tudo.

Só de escrever essa resenha e relembrar tudo que vivi através delas, fico emocionada. É impossível não lamentar alguns fatos e sorrir ao lembrar de outros. Esse é um livro completo que permite ao leitor uma cartilha completa de emoções.

Ao terminar a leitura você irá precisar de uma pausa para enxugar as lágrimas, respirar fundo, ligar para aquela pessoa especial e dizer o quanto a ama, porque algo que a Kristin Hannah faz com perfeição é mostrar o quanto a vida é frágil e quanto tempo a gente perde com coisas sem importância.

Esse livro é o primeiro de dois volumes, sendo que o segundo foi lançado pela Novo conceito e se chama “Por toda a Eternidade”. Em breve será lido e resenhado, não tive coragem de seguir com a leitura imediatamente, como eu disse antes, preciso acalmar meu coração.

Recomendo mil vezes que vocês leiam esse livro, espero que se apaixonem tanto quanto eu.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/04/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html

Alineprates 02/05/2014

Esse é um daqueles livros difíceis de falar, pois sei que minha resenha nunca ficará a altura do que esse livro significou para mim, jamais conseguirei expressar em palavras a emoções que a história despertou em mim e o quanto me comoveu, mas vou tentar.

A história começa apresentando Tully, uma garotinha que mora com a avó e que tem uma mãe viciada. Tudo o que Tully mais quer no mundo é que sua mãe a ame e tenha orgulho dela. É muito triste acompanhar a infância da Tully, vemos ali uma situação tão real e tão comum no mundo de hoje, que dói o coração.

Em um lugar conhecido como alameda dos Vaga-lumes temos Katie, uma menia que possui um família maravilhosa, cheia de amor, problemas, tudo completamente normal, porém Katie é a excluída da escola, ela não tem amigos e não é bonita, vive em meio aos livros para tentar amenizar sua solidão, até que um dia Tully se muda para a casa do outro lado da rua. Embora elas não tenham nada em comum, elas se tornarão melhores amigas para sempre.

A história vai transcorrendo por épocas, o leitor vai acompanhar a adolescência das meninas, o início da amizade delas, onde Tully que é uma beldade na escola ajuda Katie a se enturmar e se tornar popular e Katie por sua vez se torna o porto seguro de Tully, a menina que a ajuda, que dá carinho, atenção e amor.

Conforme o tempo passa as duas se tornam amigas inseparáveis e cada vez mais unidas. Vão para faculdade juntas, batalham pela carreeira, vivem sonhos, amores, desilusões e vitórias, sempre juntas. Até que um dia algo as afasta e poem em risco uma amizade de quase trinta anos.

Quando peguei o livro para ler já sabia que a história ia mexer comigo, a Kristin Hannah é mestre em emocionar os leitores. Ela cria personagens tão incríveis e tão reais, que o leitor se vê ligado a eles de forma intensa, quase mágica mesmo.

Katie é uma personagem sensível, romântica, amável e apesar das suas inseguranças ela cai fácil nas graças do leitor, como não admirar uma mulher como a Katie? Tully é ambiciosa e impetuosa, uma mulher determinada que faz qualquer coisa para conseguir o sucesso, mas no seu íntimo é uma pessoa tão carente. As duas são o inverso uma da outra, mas se complementam de forma perfeita. Os diálogos entres elas são tão bem construídos que o leitor sente uma amizade real e autêntica ali.

É difícil falar do enredo sem soltar spoiler, pois como eu disse a história vai desde a adolescência até a idade adulta delas e tudo o que acontece com elas é importante e vai formar que elas são. De forma que não posso adiantar nada.

O final do livro é de arrasar o coração, sério mesmo gente, tive que parar diversas vezes para secar meus olhos, as palavras embaçavam e em alguns momentos eu simplesmente não consegua continuar, precisava parar e respirar.
Quando fechei o livro me vi perdida em sentimentos, com o coração apertado e uma vontade louca de abraçar aquelas duas mulheres. Mais uma vez a autora criou uma bela história e soube passar uma grande lição de vida através dela fazendo o leitor refletir sobre amizade, perdão e pelo que vale realmente viver.

Obs: Por Toda a Eternidade é a continuação desse livro e eu aconselho a ler na ordem. Aliás a sinopse do segundo livro já tem um MEGA SPOILER do primeiro, então não leia. Acredite, vale muito a pena ler na sequência.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/05/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html#.U2Q4bvldWpc