Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Biahhy 10/10/2015

Inspiraçao
Este livro é maravilhosamente incrível por falar de assuntos da adolescência ate o período das transformações para se tornar uma mulher adulta, e foi isso que aconteceu com as protagonistas do livro Tully e Kate adolescentes que nunca imaginariam que uma amizade duraria por tanto tempo e que pudesse mudar a vida das duas em todos os sentidos. A escrita da autora e maravilhosa e para completar tudo isso ainda temos a continuação deste livro para ser mais encantador, espero que o segundo livro 'Por toda a eternidade' seja tão realístico e maravilhoso como este. Na minha opinião se você não leu leia este livro que ira se encantar.

Biahhy 22/09/2015

Amigas para Sempre
Gostei bastante do livro pois ele trata á um ponto que nos sentimos na pele da personagem, a escrita da autora foi bela!
Estou muito ansiosa para a continuação.

manubarbs 15/09/2015

Desigual
É uma ótima leitura porém tem alguns contras. A amizade é o assunto tema, porém, as duas amigas (personagens principais) são tratadas pela autora de diferentes forma. Enquanto Kate é a tímida, "sem sal" e apagada, Tully é contagiante, conhecida, famosa e outros mais adjetivos. Diante dessa dualidade de personalidades, a Tully é colocada como a mais especial do livro, sente-se bastante a discrepância em que as duas são tratadas. Enfim, é uma boa leitura de descanso.

Nick 13/09/2015

Ganhei esse livro e admito que pelo título duvidei, mas aí entra a famosa frase "Nunca julgue um livro pela capa".
É um livro íncrivel que mostra os altos e baixos de uma amizade. Além disso as personagens são cativantes e é impossível não se envolver com a história.
Recomendo.

Vanessa Vieira 18/04/2014

Amigas para Sempre_Kristin Hannah
O livro Amigas para Sempre, primeiro volume da duologia Firefly Lane, da americana Kristin Hannah, nos traz um romance sensível e emocionante, que consegue retratar, com uma intensidade espetacular, o poder da amizade verdadeira. Com uma narrativa rica e empolgante, fiquei completamente absorvida pelo enredo, e me emocionei bastante com o desfecho da história.

Tully Hart, com 14 anos de idade, era uma garota popular, alegre e que chamava a atenção por onde passava, tanto pela sua beleza quanto pelo seu jeito de ser. Porém, o que ninguém imaginava era o quanto a adolescente sofria calada: ela nunca chegou a conhecer o pai, e sua mãe, uma hippie viciada em drogas, desaparecia por longos períodos, deixando a garota sob os cuidados da avó.

Porém, quando Tully se muda para a alameda dos Vaga-lumes, sua vida se transforma com a presença de Kate Mularkey. Kate é uma garota doce, amorosa e compreensiva, que acolhe Tully com todo o carinho do mundo e a trata como se ela fosse membro de sua família.

Passam-se três décadas e a amizade das duas continua firme e forte como outrora. Tully ajudou Kate a adquirir amor próprio, ser destemida e acreditar em sua beleza; já Kate a ensinou a ter mais responsabilidade, segurança na vida e valorizar o que realmente é importante. Elas juraram, ainda crianças, serem amigas para sempre, e essa promessa permanece intacta por muitos e muitos anos, até que uma traição acaba abalando a confiança entre elas.

O fato de ambas saberem tudo uma sobre a outra se torna uma verdadeira faca de dois gumes: elas podem tanto ferir quanto curar. Será que os laços de amizade que as unem por tanto tempo serão capazes de suportar e perdoar uma traição?

Amigas para Sempre foi uma leitura surpreendente e quase que mágica. A autora teceu a trama com riqueza de detalhes, ao mesmo tempo em que fez com que ela fluísse de um jeito linear, leve e nostálgico. Ela soube retratar de modo resumido, porém nada raso, fatos históricos que ocorreram dos anos 70 até os dias atuais, o que só tornou o enredo ainda mais realista, propiciando uma verdadeira viagem no tempo ao leitor. Narrado em terceira pessoa de forma pungente, e tornando os sentimentos e emoções dos personagens quase que tangíveis, Kristin Hannah construiu uma obra magnífica sobre amizade, amor, família e perdão.

"A música pode ter mudado ao longo das décadas, mas a promessa feita na alameda dos Vaga-lumes permaneceu: melhores amigas para sempre".

Tully sempre foi uma garota cheia de vida e ambiciosa, e com o decorrer dos anos, isso se acentua ainda mais. Agora, jornalista de renome e uma mulher extremamente independente, ela leva a vida a seu modo, se divertindo o máximo que pode, e evitando compromissos com o sexo oposto. Apesar de curtir cada momento que vivencia, é visível um certo vazio em seu interior, que ela acaba escondendo sobre camadas de egoísmo e até mesmo, de inveja.

Kate alimentava muitos sonhos, mas não nutria o mesmo amor pelo jornalismo quanto a amiga. Romântica, sensível e doce, abriu mão de tudo em prol de sua família e, por mais que não se arrependa da escolha que fez, ao lado de seu marido e de seus três filhos, muitas vezes se indaga se sua vida poderia ter sido diferente.

Em suma, Amigas para Sempre consegue ser intenso e encantar justamente pelo realismo presente em sua trama. A amizade é o tema central do livro, e ela é abordada de forma crua e nua, com seus desentendimentos, vibrações e exaltações. Kate e Tully são bem diferentes uma da outra, e cada uma, ao seu modo, possui suas qualidades e defeitos, mas o que as une é o respeito que elas nutrem por suas nuances. O livro me tocou de um jeito impressionante e quando dei por mim, estava soluçando de tanto chorar com o desfecho da história. A capa é simples e bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e a ilustração de uma flor no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2014/04/resenha-amigas-para-sempre-kristin.html

@APassional 25/04/2014

Amigas Para Sempre * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Mais uma vez Kristin Hannah nos surpreende diante da simplicidade que arrebata.

Não deixem-se enganar pela sinopse aparentemente óbvia de Amigas para Sempre, pois a trama é infinitamente maior do que se propõe, Hannah é uma daquelas autoras que te faz ver o invisível.

Ambientado no meio oeste americano, o romance nos faz acompanhar três décadas da amizade de duas mulheres, Kate e Tully, da juventude a idade adulta, seus sonhos, desejos, dúvidas, escolhas e consequente questionamento do caminho que cada uma delas decidiu seguir no decorrer dos anos.

Hannah tem como peculiar característica em sua escrita a abordagem temática da família, portanto esse ponto permanece largamente explorado, entretanto neste enredo ela volta-se especificamente ao universo feminino para explorar os sentimentos entre amigas, a amizade, as disputas, a competição, a inveja, a insegurança afetiva, mas principalmente o perigo da falta de comunicação, “das coisas que não são ditas” e como isso pode prejudicar uma grande amizade.

A escrita em si, sutilmente, é um grito de alerta, talvez para que possamos reavaliar nossos próprios afetos, para que através da mesquinhez e egoismo de suas personagens possamos enxergar o quanto temos sido egoístas e mesquinhos com as pessoas com as quais no relacionamos, esse efeito “Hannah” de: “Abra seus olhos e olhe para você mesmo” (Rosem Ferr), é o que mais me cativa a ler os livros dessa sensacional escritora.

“Pensamentos – até mesmo medos – são coisas feitas de ar e sem forma, até que os tornamos sólidos com nossa voz. E depois que lhes damos esse peso eles podem nos esmagar.”

Todos seus personagens são meticulosamente desenvolvidos e inesquecíveis, se Tully nos insere nos bastidores das grandes redes jornalisticas, Kate nos fará adentrar na pressão emocional das mulheres que fazem a escolha de serem mães em período integral e o preconceito que sofrem em função dessa escolha, e neste contexto a questão da escolha da carreira em detrimento da família será avaliada friamente, bem como, o preço a pagar em ambos casos. Neste sentido a forma como o amor desenvolve-se na vida dessas duas mulheres também será cruamente avaliada.

Portanto preparem seus corações, Amigas para Sempre é um livro denso, profundo, emocionante e revelador que nos remete a memórias, que nos faz questionar nossas escolhas, ou no mínimo reavaliá-las, se você já teve ou tem uma grande amiga, é inevitável que seu coração se volte a ela frente as peripécias de Tully e Kate, diante de seus desacertos e reconciliações.

Mais um detalhe, impossível não chorar com Kristin Hannah, ela sempre nos pega em um ponto ou outro, inevitável ficar imune.

A narração em 3ª pessoa sob o ponto de vista tanto de Tully como de Kate nos faz mergulhar na profunda dimensão emocional e dramática dessas duas incríveis personagens, e navegamos com cada uma delas na intensidade dos sentimentos e amor incondicional que as une, que as separa, enlaçando-as em uma infinita polaridade.

Uma leitura ímpar, magnífica, transformadora.

Obs. Se você tem uma filha adolescente “precisa” dele, leia e reveja seus valores... é vero!

By Rosem Ferr

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 22/04/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/04/resenha-amigas-para-sempre-kristin.html

Adriana.SzT 08/09/2015

Kristin Hannah emocionando outra vez
Li o livro “Amigas para sempre” por ter amado outros livros escritos por Kristin Hannah e com este não foi diferente. Amigas para sempre é um livro extremamente comovente que narra a história de Tully e Kate, adolescentes tão diferentes em aparência e personalidade, mas que têm um desejo em comum: encontrar alguém que as compreenda e que esteja sempre a seu lado. O destino conspira para que elas morem na mesma rua (Alameda dos Vagalumes – razão pela qual a capa tem vários vagalumes) e a partir daí elas se conhecem e formam uma amizade forte. O livro é sobre como o tempo transcorre e faz perdurar a relação entre elas. Kristin Hannah cria situações em que as personagens são postas à prova, precisando escolher entre a amizade ou a si mesmas. História lindíssima e super emocionante!

marta 04/09/2015

Perfeito!
Um dos livros mais comoventes que já tive o prazer de lê...

Rosem Ferr 27/04/2014

Mais uma vez Kristin Hannah nos surpreende diante da simplicidade que arrebata.

Não deixem-se enganar pela sinopse aparentemente obvia de Amigas para sempre, pois a trama é infinitamente maior do que se propõe, Hannah é uma daquelas autoras que te faz ver o invisível.

Ambientado no meio oeste americano o romance nos faz acompanhar três décadas da amizade de duas mulheres Kate e Tully, da juventude a idade adulta, seus sonhos, desejos, dúvidas, escolhas e consequente questionamento do caminho que cada uma delas decidiu seguir no decorrer dos anos.

Hannah tem como peculiar característica em sua escrita a abordagem temática da família, portanto esse ponto permanece largamente explorado, entretanto neste enredo ela voltasse especificamente ao universo feminino para explorar os sentimentos entre amigas, a amizade, as disputas, a competição, a inveja, a insegurança afetiva, mas principalmente o perigo da falta de comunicação, “das coisas que não são ditas” e como isso pode prejudicar uma grande amizade.

A escrita em si, sutilmente, é um grito de alerta, talvez para que possamos reavaliar nossos próprios afetos, para que através da mesquinhez e egoismo de suas personagens possamos enxergar o quanto temos sido egoístas e mesquinhos com as pessoas com as quais no relacionamos, esse efeito “Hannah” de :

“Abra seus olhos e olhe para você mesmo” (Rosem Ferr) é o que mais me cativa a ler os livros dessa sensacional escritora.

“ Pensamentos – até mesmo medos – são coisas feitas de ar e sem forma, até que os tornamos sólidos com nossa voz. E depois que lhes damos esse peso eles podem nos esmagar”(pag.82)

Todos seus personagens são meticulosamente desenvolvidos e inesquecíveis, se Tully nos insere nos bastidores das grandes redes jornalisticas, Kate nos fará adentrar na pressão emocional das mulheres que fazem a escolha de serem mães em período integral e o preconceito que sofrem em função dessa escolha, e neste contexto a questão da escolha da carreira em detrimento da família sera avaliada friamente, bem como, o preço a pagar em ambos casos. Neste sentido a forma como o amor desenvolve-se na vida dessas duas mulheres também será cruamente avaliada.

Portanto preparem seus corações, Amigas para sempre é um livro denso, profundo, emocionante e revelador que nos remete a memórias, que nos faz questionar nossas escolhas, ou no mínimo reavalia-las, se você já teve ou tem uma grande amiga, é inevitável que seu coração se volte a ela frente as as peripécias de Tully e Kate, diante de seus desacertos e reconciliações.

Uma leitura impar, magnifica, transformadora.

Obs. Se você tem uma filha adolescente “precisa” dele, leia , e reveja seus valores...é vero!

By Rosem Ferr

Alineprates 02/05/2014

Esse é um daqueles livros difíceis de falar, pois sei que minha resenha nunca ficará a altura do que esse livro significou para mim, jamais conseguirei expressar em palavras a emoções que a história despertou em mim e o quanto me comoveu, mas vou tentar.

A história começa apresentando Tully, uma garotinha que mora com a avó e que tem uma mãe viciada. Tudo o que Tully mais quer no mundo é que sua mãe a ame e tenha orgulho dela. É muito triste acompanhar a infância da Tully, vemos ali uma situação tão real e tão comum no mundo de hoje, que dói o coração.

Em um lugar conhecido como alameda dos Vaga-lumes temos Katie, uma menia que possui um família maravilhosa, cheia de amor, problemas, tudo completamente normal, porém Katie é a excluída da escola, ela não tem amigos e não é bonita, vive em meio aos livros para tentar amenizar sua solidão, até que um dia Tully se muda para a casa do outro lado da rua. Embora elas não tenham nada em comum, elas se tornarão melhores amigas para sempre.

A história vai transcorrendo por épocas, o leitor vai acompanhar a adolescência das meninas, o início da amizade delas, onde Tully que é uma beldade na escola ajuda Katie a se enturmar e se tornar popular e Katie por sua vez se torna o porto seguro de Tully, a menina que a ajuda, que dá carinho, atenção e amor.

Conforme o tempo passa as duas se tornam amigas inseparáveis e cada vez mais unidas. Vão para faculdade juntas, batalham pela carreeira, vivem sonhos, amores, desilusões e vitórias, sempre juntas. Até que um dia algo as afasta e poem em risco uma amizade de quase trinta anos.

Quando peguei o livro para ler já sabia que a história ia mexer comigo, a Kristin Hannah é mestre em emocionar os leitores. Ela cria personagens tão incríveis e tão reais, que o leitor se vê ligado a eles de forma intensa, quase mágica mesmo.

Katie é uma personagem sensível, romântica, amável e apesar das suas inseguranças ela cai fácil nas graças do leitor, como não admirar uma mulher como a Katie? Tully é ambiciosa e impetuosa, uma mulher determinada que faz qualquer coisa para conseguir o sucesso, mas no seu íntimo é uma pessoa tão carente. As duas são o inverso uma da outra, mas se complementam de forma perfeita. Os diálogos entres elas são tão bem construídos que o leitor sente uma amizade real e autêntica ali.

É difícil falar do enredo sem soltar spoiler, pois como eu disse a história vai desde a adolescência até a idade adulta delas e tudo o que acontece com elas é importante e vai formar que elas são. De forma que não posso adiantar nada.

O final do livro é de arrasar o coração, sério mesmo gente, tive que parar diversas vezes para secar meus olhos, as palavras embaçavam e em alguns momentos eu simplesmente não consegua continuar, precisava parar e respirar.
Quando fechei o livro me vi perdida em sentimentos, com o coração apertado e uma vontade louca de abraçar aquelas duas mulheres. Mais uma vez a autora criou uma bela história e soube passar uma grande lição de vida através dela fazendo o leitor refletir sobre amizade, perdão e pelo que vale realmente viver.

Obs: Por Toda a Eternidade é a continuação desse livro e eu aconselho a ler na ordem. Aliás a sinopse do segundo livro já tem um MEGA SPOILER do primeiro, então não leia. Acredite, vale muito a pena ler na sequência.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/05/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html#.U2Q4bvldWpc

Juliana Vicente 04/05/2014

Faz dias que conclui a leitura desse livro, mas só agora me senti apta a escrever algo sobre ele. Ler Kristin Hannah é sinônimo de pura emoção e nesse livro ela não deixou a desejar em nenhum momento. Iremos conhecer duas personagens incríveis que se tornam amigas na mais inusitada das situações.

Tully e Kate tem personalidades completamente diferentes; Tully é expansiva e conquista pessoas com facilidade. Seu passado conturbado a impede de confiar nas pessoas, mas com Kate ela pode se mostrar de verdade, sem medo de ser abandonada. Kate teve uma infância feliz, sempre teve certeza que é amada, mas nunca conseguiu fazer amigos como Tully, por isso é tão difícil dizer não a sua grande amiga, mesmo quando não concorda com ela.

A relação dessas personagens tem altos e baixos, Kate sempre abre mão das coisas por Tully, fato que vai criando pequenas fissuras nessa amizade. Tully é como um rolo compressor, passando por cima de tudo na busca pelo sucesso, não consegue entender como kate se sente feliz com sonhos tão “pequenos”.

É fantástico com a autora consegue nos levar pela vida dessas duas mulheres, desde os pequenos erros até os grandes, momentos felizes ou desesperados. Tudo é parte importante da história, que leva ao leitor a se identificar com Kate ou Tully, é impossível não torcer para que a amizade seja forte o suficiente para superar tudo.

Só de escrever essa resenha e relembrar tudo que vivi através delas, fico emocionada. É impossível não lamentar alguns fatos e sorrir ao lembrar de outros. Esse é um livro completo que permite ao leitor uma cartilha completa de emoções.

Ao terminar a leitura você irá precisar de uma pausa para enxugar as lágrimas, respirar fundo, ligar para aquela pessoa especial e dizer o quanto a ama, porque algo que a Kristin Hannah faz com perfeição é mostrar o quanto a vida é frágil e quanto tempo a gente perde com coisas sem importância.

Esse livro é o primeiro de dois volumes, sendo que o segundo foi lançado pela Novo conceito e se chama “Por toda a Eternidade”. Em breve será lido e resenhado, não tive coragem de seguir com a leitura imediatamente, como eu disse antes, preciso acalmar meu coração.

Recomendo mil vezes que vocês leiam esse livro, espero que se apaixonem tanto quanto eu.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/04/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html

GianiPlata 25/05/2014

Amigas Para Sempre - Kristin Hannah
Este foi o primeiro livro da Kristin que eu li e simplesmente me apaixonei! Adorei o fato de a história se passar nos anos 70, 80 e 90! Para mim, essas foram as melhores décadas de todas!
Ela cita várias músicas que embalam as aventuras e dramas de Tully e Kate.
Sempre que as ouvia cantarolando e rebolando ao som de Abba - "Dancing Queen" eu me imaginava com uns 10 anos dançando junto com minha mãe na cozinha enquanto ela cozinhava!
Bons tempos aqueles! *suspira*

Mas voltando ao livro... No inicio, fiquei com muita pena da Tully. Tão pequena e já sentindo a dor do abandono. Ao longo do livro ela faz de tudo para ter o amor e a admiração de sua mãe "Nuvem", uma hippie maluca e maconheira dos anos 60 que aparece e some quando da na telha...
Ela se tornou uma menina triste e sozinha que apesar de sua aparência madura e descolada, é apenas uma garotinha assustada querendo chamar atenção.
Mas no decorrer da história fui garrando uma raiva dela!!!!
Que garota chata e egoísta!
Como ela define o futuro de alguém baseada no que ela deseja para si?!
Pois foi isso mesmo que ela fez com sua amiga Kate!

Aaah Kate.... Essa eu queria ter como amiga/irmã. Sempre preocupada com todos e ajudando mesmo aqueles que não merecem!!!
Infantil e amorosa, tem uma família linda e como toda adolescente sempre tem um briguinha com a mãe, mas nada que um abraço não ajeite!
Sua vida é sempre à sombra das vontades de Tully que a diz como se vestir, como agir e todo o resto que deve fazer.
Não gostei de ver a Tully mandando e a Kate aceitando... Mas sei que se não fossem assim, essa amizade não daria certo.

Resumindo: Duas meninas que vivem em mundos completamente diferentes, mas que o destino uniu para completarem a vida uma da outra.

A amizade das duas cresce junto com sua idade. Elas amadurecem juntas. Kate sempre sonhando com amores perfeitos e Tully almejando o sucesso em sua carreira de jornalista, arrastando a amiga para todos os lugares mesmo sem o consentimento dela.

Tá... Pra vocês não dizerem que só impliquei com a Tully nessa resenha, vou confessar que admiro a força de vontade e determinação dessa menina para chegar onde queria!
Mas eu não faria tudo o que ela fez. E só a Kate e seu imenso coração para perdoar todas as mancadas que ela deu em mais de 30 anos de amizade, e não foram poucas!
Apesar de que... Amizades verdadeiras sempre perdoam...
Maaaaasss.... Como não sou amiga dela, fiquei FU RI O SA com a ultima que Tully aprontou! Ela pensa que a vida é só "oba oba" e sempre se mete no modo que Kate educa seus filhos... Deu vontade dar uma porrada nela!!!

Fiquei super triste com o final de Kate e imagino o que será de sua família no segundo livro. E o que será de Tully que mesmo com 50 anos nas costa não tem juízo nenhum!?

A capa ficou maravilhosa! Adorei os vaga lumes, são uns bichinhos tão simpáticos! E Vaga Lume é o nome da rua em que Tully e Kate moraram em sua infância. A fonte é simples em papel amarelo. O livro é dividido em décadas começando dos anos 70. Amei ver a evolução da moda nas roupas e cortes de cabelos de TullyeKate (Vão se deparar com essa "palavra" muitas vezes no livro).

Uma leitura apaixonante e ao mesmo tempo angustiante que te levará numa viagem no tempo rumo a uma amizade que ficará gravada em seu coração e em sua memória para sempre!

Beijokinhas de sua amiga Gii

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/05/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html

Mari Siqueira 27/02/2014

Uma das melhores leituras da minha vida!
Kristin Hannah conseguiu mais uma vez. Acabou comigo! A autora que já tinha me conquistado em Jardim de Inverno, agora se tornou definitivamente minha autora favorita junto com Cecelia Ahern e Nicholas Sparks.

Amigas para Sempre é uma história de amizade, amor e coragem que inspira, encanta e me fez chorar muito, muito mesmo. A capa maravilhosa e a diagramação impecável da editora fecham com chave de ouro.

Desde o momento em que vi os livros Amigas Para Sempre e Por Toda Eternidade nas respectivas listas de lançamentos das editoras Arqueiro e Novo Conceito, já sabia que ia me apaixonar por suas histórias. E de fato, foi o que aconteceu. Os livros foram lançados separadamente pelas duas editoras e estão diretamente ligados. Quem disser que a história de Por Toda Eternidade independe da leitura de Amigas para Sempre está mentindo. Não leia fora da ordem, você vai perder muito. E não leia a sinopse de PTE, o final do livro anterior está todo nele.

No livro de Kristin Hannah, conheceremos a história da amizade de Tallulah Hart e Kathleen Mularkey. As duas meninas que tem pouco em comum, para não dizer nada, se encontram num momento de dificuldade e se apoiam uma na outra. Dessa união surge a melhor e a mais forte das amizades: TullyeKate.

Acompanhando tudo o que acontece na vida das duas, desde sua infância, entendemos como cada uma delas se sente. Kate é a menina inteligente que não tem amigos, gosta de ler e é alvo de piadas na escola. Já Tully é a garota popular, descolada e superlegal. O que só uma sabe é o quanto a outra está machucada por dentro. Elas se entendem na dor e a superam, juntas.

Tully foi abandonada pela mãe, uma hippie viciada que se autodenominava 'Nuvem', e criada pela avó, que deu todo o carinho que ela precisava, mas nunca supriu o que de fato ela sentia falta. A menina nunca conseguiu entender o que fez de errado para que Nuvem não gostasse dela e se culpa pela indiferença da própria mãe.

É quando, sem mais nem menos, Nuvem resolve buscá-la após treze anos, para viverem juntas. Ainda usuária de drogas, ela não tem a menor ideia de como cuidar da filha, está sempre 'chapada'. Tully então, acaba ainda mais sem rumo e agora longe da avó, num lugar novo, sem ninguém.

É nessa época que ela conhece Kate, sua nova vizinha. Kate não é nada descolada, mas é alguém em quem ela pode confiar, talvez a única pessoa que não vai abandoná-la nunca mais. Ela tem uma família, algo que Tully nunca teve. Inseparáveis, elas crescem juntas, enfrentam os dramas da puberdade, os desafios da vida adulta e descobrem o significado da vida e da amizade. O problema é o quão forte uma relação dessas pode ser? Poderia suportar qualquer coisa? Até mesmo uma traição?

Em anos de amizade as duas passam por muita coisa e a evolução das protagonistas é algo tocante. Histórias que de tão reais chegam a ser palpáveis. O enredo bem construído e detalhado por Kristin, nos faz pensar que tudo isso poderia acontecer com qualquer um de nós.

Além de tudo, o livro é uma viagem no tempo que começa nos anos 70. Repleto de referências musicais, eu me senti guiada pelo passar dos anos, ouvindo mentalmente as músicas que as meninas gostavam. Prepare-se para voltar alguns anos atrás e lembrar de tudo o que você mesmo já viveu. Vocês vão se apaixonar por essas amigas, vão desejar que o livro nunca acabe, como eu desejei. Com certeza é um dos melhores livros que já li. Tully e Kate vão ficar na minha memória para sempre.

"- Nós vamos ser melhores amigas para sempre - disse Kate com sinceridade. - Combinado?
- Você quer dizer que sempre estará do meu lado?
- Sempre - respondeu Kate. - Não importa o que aconteça.
Tully sentiu uma emoção se abrir dentro dela feito uma flor exótica. Quase podia sentir seu aroma doce no ar. Pela primeira vez na vida, ela se sentia totalmente segura com alguém.
- Para sempre - prometeu. - Não importa o que aconteça." (p. 63)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Mari 08/03/2014

"Às vezes, ser uma boa amiga significa não dizer nada."

Existe um elo mágico, que poucos possuem. Uma cumplicidade, um laço inabalável. Algo forte e lindo. É graças a esse elo que entendemos a relação das duas amigas e é assim que nos emocionamos ao conhecer toda a história de Tully Hart e Kate Mularkey. Uma história inspiradora que promete grandes emoções.

Tully morava com seus avós e tinha uma vida tranquila rodeada do carinho e atenção, principalmente, da avó. Mas, foi em um dia que deveria ser comum, o barulho da porta da frente guardava grandes mudanças. Dorothy, a mãe de Tully, que a muito tempo não a via, voltou decidida a levá-la embora da casa da avó. Tully, no fundo, ainda tinha esperança de ter o amor de sua mãe, já que nem pai ela tinha, então resolveu acompanhá-la. Essa esperança dura muito pouco pois a decepção chega rapidamente. Os anos passam, Tully volta para a casa da avó, e para se libertar desse fardo, ela lidava com a ausência da mãe falando que a mesma havia morrido em um acidente de barco. Graças à decepção, a menina tão carente se tornou determinada e enquanto se ocupava, não tinha tempo de se lembrar do que a entristecia.

A vida a surpreendeu quando Tully, após a morte dos avós, teve que se mudar e viver com Dorothy. Talvez essa convivência fosse muito difícil, mas foi devido a essa mudança que sua vida mudaria de vez. Viver com a mãe drogada e cheia de alucinações, era seu maior problema, mas a mudança traria um presente para o resto da vida: uma amiga para sempre.

Kate morava com seus pais, tinha um irmão e muitos conflitos com sua mãe. Esses conflitos eram banais, só que incomodavam muito Kate. Acontece que sua mãe achava que ela deveria ter vários amigos e lhe cobrava isso como se fosse culpa dela. No fundo Kate sentia falta de ter uma amiga de verdade, mas como ela mesmo acreditava que não chamava atenção de ninguém, acabava sozinha. Quando uma garota descolada, que chama atenção e que tem atitudes rebeldes para ser notada passa a observá-la diariamente no colégio, ela, de tão tímida, não consegue nem puxar assunto. A menina nova é sua vizinha e, assim como ela, também precisa de uma amiga.

"A amizade das duas era mais importante do que qualquer relacionamento. Namorados vão e vem, amigas são para sempre."

Kristin Hannah nos apresenta a uma história admirável! A cumplicidade e a sinceridade das duas é única e no decorrer da história acompanhamos o crescimento da amizade de Tully e Kate, enquanto as duas dividem sonhos, momentos e segredos. Quando lemos a sinopse, podemos pensar que se trata de uma história onde a amizade das duas personagens principais é a única coisa abordada no livro, mas não é. A autora consegue, de uma forma surpreendente, escrever sobre situações dolorosas e situações incríveis com a mesma emoção. Ela mostra como as duas personagens são parecidas e totalmente diferentes ao mesmo tempo: uma acaba se realizando na profissão, porém não realiza o desejo de ter uma família; a outra realiza o desejo de ter uma família, mas não tinha se realizado profissionalmente. Uma era o oposto da outra. E as duas se completavam.

"Você tem muito medo do amor, mas muito amor para dar."

Um erro, ou talvez a tentativa de acertar essa amizade, acaba abalando a relação das duas e é nesse momento que percebemos como a autora sempre se supera. A narrativa em terceira pessoa é envolvente e, sem dúvidas, é o que mais transmite as emoções das duas personagens. A história é bem construída, temos momentos de sorrisos e momentos de lágrimas (é inevitável terminar a leitura em meio a elas) e personagens muito marcantes.

Uma das coisas que me agradou no livro é que Kate e Tully se tornam jornalistas. Além de Kate mencionar o livro "O Hobbit" (no livro, ela conta que este se tornou o livro da sua vida quando ela tinha apenas 13 anos), Tully menciona datas memoráveis como a morte da princesa Dyana, o ataque às Torres Gêmeas e vários outros. Além de, ao longo da leitura, a autora montar uma playlist da amizade de tantos anos das duas. Escutei cada uma das músicas e com certeza irei ouvi-las sempre.

CONTINUE LENDO EM: http://www.magialiteraria.net/2014/03/resenha-amigas-para-sempre-kristin.html

Leninha Sempre Romântica 10/03/2014

Sempre que inicio a leitura de um livro da Kristin Hannah já preparo um lugar confortável para relaxar, lencinhos para o momento das lágrimas e principalmente, previno meu coração para fortes emoções. A autora tem o dom de me dilacerar com suas histórias, ela aborda temas fortes e profundos relacionamentos familiares, foi assim com O Caminho para casa e Quando você voltar, lidos já há algum tempo.

É notável o dom que a autora tem de nos transportar para dentro da história, não tem como não se envolver, tomar partido, torcer pelos personagens. Nesse livro em particular, ficou claro para mim o poder que Kristin tem em fazer com que a passagem do tempo seja perceptível. Ao longo da leitura, e de acordo com que o tempo passa, você vai percebendo o crescimento dos personagens, eles se tornam familiares queridos. E quando, lá no final do livro, um ou outro relembra momentos do início da história, é como se o tempo tivesse realmente passado, você lembra-se dos fatos como se fosse possível que os 20 ou 30 anos tivessem sido vividos enquanto você lia. Não sei se fui clara ao tentar explicar esse aspecto sobre o tempo, mas acredito que lendo o livro vai ficar claro o que eu quis dizer.

Mas vamos falar de Tully e de Katie, duas amigas que se completam, almas gêmeas em suas imperfeições. Não tem como não gostar dessas meninas frágeis e, ao mesmo tempo, tão fortes.

Kate é a garota que se sente excluída na escola, sem amigos e sempre reclusa. Ela encontra em seus livros e em seu quarto o lugar perfeito para passar despercebida pela vida. Tully é a garota nova que se muda para o fim da rua de Katie, ela é linda, descolada, mas carrega em seu coração uma história de abandono e solidão. Ela mascara através de sua exuberância e autossuficiência um lado triste e solitário, porém juntas elas se descobrem e terão o mundo a seus pés.

Duas adolescentes cheias de sonhos, que se completam e se incluem nos sonhos uma da outra fazendo assim com que ao longo de suas vidas, elas criem laços inseparáveis de amor, companheirismo e amizade.

Em certos momentos da história tive ganas de bater na Tully, e em outros momentos vontade de dar umas sacudidas na Katie. Porém suas histórias são perfeitas em suas imperfeições, tudo é plausível e tão lógico que quase se torna real. É tão delicioso descobrir seus medos, compartilhar suas vitórias e sofrer com suas dores e desilusões. Elas nos levam pelas mãos e nos contam suas vidas de forma que nos faz parecermos membros da família.

E claro, não tem como não se desmanchar em lágrimas diante da dura realidade do final da história, num livro que abre uma janela imensa de possibilidades e muitas delas que só serão desvendadas e finalmente apaziguadas em sua sequência, no livro Por toda a Eternidade.

Acredito que essa duologia precisa ser lida sem pausas, para que não fiquem brechas a serem fechadas, nem dores a serem sanadas.

Nesse caso então vale a dica: Não se aventure na leitura fora de ordem e, não leia a sinopse do livro seguinte Por Toda a Eternidade, senão você vai ler um spoiler imenso e que pode tirar todo o brilho do “descobrir e desvendar”, impregnado no livro Amigas para sempre.

Eu sou suspeita em recomendar os livros da Kristin Hannah, ela é capaz de chocar, encantar e deixar o seu leitor sempre ansioso por seus livros. Esse é mais um dos que entra para o rol dos meus preferidos, e que indico para aqueles que gostam de histórias repletas de dramas e emoções e com um desfecho de cortar o coração.

Leia, se deixe conduzir, se emocione e chore, com a história de TullyeKate, duas amigas que passarão a fazer parte da vida do leitor e que com certeza deixarão saudades.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2014/03/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html