Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Luanaselhorst 31/10/2022

??
O livro conta a história de duas amigas durante 30 anos.

Se passa em 3 épocas.

Com a Kate e a Tully crianças se conhecendo.
Ambas adultas cursando faculdade e iniciando suas carreiras.
E atualmente, ambas com suas vidas definidas.

Enquanto a Tully decidiu focar na sua carreira, na qual se tornou uma apresentadora de sucesso. A Kate abriu mão da sua profissão para focar na família.

O livro te prende, te apaixona, te ilumina. É uma grande reflexão para a vida. Te mostra como o amor e a amizade superam os obstáculos.

Ele te mostra como nenhuma escolha é a melhor. Mostra problemas reais, como uma infância turbulenta afeta a vida adulta. Como a falta de amor e carinho familiar podem ser preenchidos por uma amizade. Te faz entender que família não é apenas de sangue.

Te mostra, dois lados da história. Duas verdades sobre a vida, e sobre as dificuldades de ser mulher na sociedade.

Enfim, acho que só lendo para entender.

O livro possuí série na Netflix, na qual conheci a leitura.
A série é tão boa quanto o livro, há mudança de alguns pontos, mas de ambas as visões a história é perfeita.

Recomendo tanto o livro quando a série.

Eu amo e recomendo com todas as minhas forças. Leiam!
paula bettoni 31/10/2022minha estante
Vou ler!!!!

Luanaselhorst 31/10/2022minha estante
Te empresto ? tem o segundo livro também

Lina DC 16/02/2014

O primeiro livro da série Firefly Lane é emocionante e delicado. Nessa primeira parte da história conhecemos a vida de Tully e Kate. Narrado em terceira pessoa, o livro começa narrando a vida de Tully na década de 1970 que naquele momento estava com 10 anos de idade. Acompanhamos através do olhar inocente de uma criança, o abandono constante de sua mãe Dorothy. Dorothy aparece esporadicamente na casa dos pais (Tully é criada pela avó e pelo avô), sempre bêbada, drogada ou ambos, leva a filha por pouco tempo e depois some. A necessidade de amor de Tully e de entender porque sua mãe nã a ama toca o coração do leitor.
Desde cedo a garota aprende a esculpir uma máscara de indiferença e acaba se tornando precocemente popular. É aos 14 anos que a sua vida muda, ao encontrar Kate...
Ao contrário de Tully, Kate tem uma vida estruturada, com pais presentes e seu irmão mais novo Sean. Mas o fato de não ser "moderna", querer beber e fumar maconha a torna excluída socialmente, e voltada ao mundo dos livros.
Duas jovens tão diferentes vão formar uma amizade que o tempo não altera.....

" - Eu não disse que a fé era algo simples. Disse apenas que é necessária". (p. 255)

A trama é extremamente sensível e mostra como a vida dessas duas jovens vão se entrelaçando, de modo que uma não existe sem a outra. Enquanto Tully se torna uma mulher mais centrada na carreira, em atingir seus objetivos e até mesmo um pouco egocêntrica, Kate se torna a conciliadora, aquela que sempre perdoa e na maioria das vezes é colocada em segundo plano. Claro que uma relação desse tipo tem altos e baixos, principalmente quando a vida das duas começa a tomar caminhos diferentes. Mas o que é tão belo nesse livro é que não importa os anos que se passaram, os caminhos que ambas tomaram ou os seus desentendimentos.... no final ninguém no mundo conhece os segredos das duas a não ser elas mesmas.

"Logo, Tully estava fazendo Kate dar risada. Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar; mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos". (p. 260)

A história das duas é dramática. Existem momentos em que vemos o sofrimento, a dor, a perda, mas também acompanhamos as alegrias, as conquistas e os amores.
Kristin Hannah conseguiu criar uma amizade atemporal que ultrapassa a barreira do impossível e deixa o leitor com lágrimas nos olhos até a última página do livro.
O enredo é perfeitamente construído com a passagem das décadas, os personagens secundários são enriquecedores e a vida dessas duas mulheres são um testemunho de amor.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa faz menção a rua onde ambas se conheceram e transporta o leitor a um mundo maravilhoso.

"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz". (p. 27)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/
Maria Izabel 27/02/2014minha estante
este é um livro que pretendo comprar ..adorei a resenha, obrigada

Lina DC 27/02/2014minha estante
Obrigada Maria Izabel ;)
Bjkas

Dany Strass 18/06/2021

"Amigas para sempre" foi o livro que escolhi para começar a conhecer a escrita de Kristin Hanna. Já percebi que ela gosta de um dramalhão... É uma história muito envolvente, que nos faz refletir sobre as pessoas que queremos manter por perto, além de nos mostrar que família é muito mais que laço sanguíneo. Gostei muito do livro. Não é uma narrativa muito rápida, pelo menos para mim. Mas valeu o aprendizado e com certeza vou continuar a ler outros livros da autora.
Dany Strass 18/06/2021minha estante
Ah! Esqueci de mencionar que pode assisti à série da Netflix sem medo. A série está muito diferente do livro. Manteve - Se a ausência entre as duas amigas, mas tem muita coisa que acontece no livro, não aparece na série. Assim como tem algumas questões no livro, que a série até mostra, mas de forma diferenciada. Adaptada. Tanto o livro quanto a série, merece uma chance.

Dany Strass 18/06/2021minha estante
Ops! "Essência"...

Rayla Brito | @sertao__ 01/03/2022minha estante
Também estou tentando entender, só passei raiva com essa leitura e com a Tully

Duda 02/03/2022minha estante
Um ódio! A Tully era insuportável. Não posso nem me lembrar desse livro

Maira.Krefta 25/04/2017

Que livro lindo!
Depois de ter pego o livro por toda a eternidade (sequencia de Amigas para sempre) senti que faltava algo e peguei este para entender o que faltava, e entendi.
A História da amizade de Tully e Kate passa por altos e baixos, e faz com que nos identifiquemos com elas em vários momentos. Eu me identifiquei muito com Kate, a adolescência mais reservada, até que ela se descobre uma linda menina, e então a super valorização do amor.
A Tully mostrou-se muito mais egocêntrica do que havia se demonstrado no outro livro, cara que criatura que só pensa em si mesmo!!!
A nuvem (Cloud) é realmente escrota nesse livro!!
A Marah então, uau, que adolescente terrível!!!
No entanto, apesar dessas personalidades que eu não esperava... o livro é muito lindo!! Chorei em muitas passagens de Kate, não imaginava que a história de Kate e Johnny havia sido tão complicada, por assim dizer, mas mesmo com tudo que passaram, é uma linda história de amor!!
Dryka -@drykabooks.exp.literarias 25/04/2017minha estante
to super curiosa por esta autora, estou um livro dela na minha meta pra ver se gosto, agora vc me deixou mais curiosa.

Nadia.Paula 19/06/2017minha estante
Este é o primeiro?

Talita 18/06/2020

Que livro!!!
Esse foi o segundo livro da Kristin Hannah que eu li. Confesso que tinha ficado meio "traumatizada" com o tanto que Jardim de Inverno mexeu comigo e me fez chorar sem fim.
Mas Amigas para Sempre foi muito diferente - apesar de também me fazer chorar rs.
Que leitura maravilhosa! Me senti dentro de uma máquina do tempo, aterrizando nos anos 70. Quantas referências! Impossível não se sentir vivendo aquilo tudo com as personagens, mesmo não tendo nascido nessa época.
A história de Tully e Kate foi linda! Podemos acompanhar o surgimento de uma amizade verdadeira, daquelas que poucos tem o privilégio de ter e o amadurecimento das duas, passando por muitos momentos alegres, mas também de lutas e tristeza.
Amigas para Sempre entrou definitivamente pra minha lista de recomendações, todo mundo devia ler!
Agora vou ali descobrir a continuação dessa história em Por toda a eternidade ;)
pam 29/07/2020minha estante
Recomendo ?O caminho para casa? da Kristin. O melhor livro dela, na minha opinião. É incrível

Adriane120 03/06/2020

Emocionante e surpreendente!
Superou todas as minhas expectativas, uma história de amizade real, com altos e baixos. Essa autora sabe mesmo expressar personalidades, sinto que os personagens são parte da minha vida agora. Um livro que mostra a importância dos detalhes, das prioridades, e que o que realmente importa é o amor, que damos e recebemos. E que o orgulho não vale a pena, ceder é uma virtude necessária para se viver bem.
Juliana Rodrigues 04/06/2020minha estante
Muito emocionante! ?

Carol 06/05/2022

Leitura ótima?
Comecei a ler o livro por causa da série
Tinha amado a serie..
E amei o livro tbm
Linda história
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

naniedias 06/03/2014

Uma história emocionante sobre a amizade de duas meninas tão diferentes quanto possível.
Excelente!

Você já leu alguma coisa da Kristin Hannah?!
Eu já tive o prazer de me encantar com outras histórias narradas pela talentosa autora estadunidense. É dela o livro que mais me fez chorar - da primeira à última página; também foi ela que me mostrou que uma família pode não se conhecer e que segredos do passado podem ser um peso extremamente incômodo; e, por fim, foi ela que me fez descobrir uma história com uma inversão de papéis que achei simplesmente incrível.
Kristin Hannah é envolvente e versátil e, novamente, me trouxe uma história diferente, cativante e deliciosa!
Quer ler Amigas para Sempre? Então prepare-se para se tornar amiga de TullyeKate, duas garotas que em um verão se tornaram uma só para sempre.

Tully Hart é uma menina com um passado dolorido.
Abandonada pela mãe, ela foi criada pela avó, que sempre nutriu um grande carinho pela menina, mas não era a mãe por quem ela sempre ansiou. Alguns episódios trouxeram Nuvem (o nome que a mãe dela adotou depois de adulta) de volta à vida da menina, mas quase sempre esses momentos foram mais doloridos do que interessantes. Mas quando Tully tinha 14 anos e a mãe a levou para morar como ela, foi um grande presente que Tully ganhou na Alameda dos Vaga-lumes, onde ficava a casa em que as duas viviam.

Kate Mularkey tem uma família maravilhosa!
Seu pai é um homem trabalhador e acaba sendo um pouco distante pelo volume de trabalho a ele imposto, mas sua mãe é dedicada e compreensiva.
Só que Kate é uma adolescente e não consegue enxergar isso totalmente. Ainda mais agora que não tem mais amigos. A menina sonhadora perdeu suas duas melhores amigas, que mudaram completamente, e agora não consegue fazer novas amizades.
Até que a estranha vizinha que se mudou para a casa da frente dá uma abertura.

Assim, TullyeKate se conhecem e se tornam uma só. Uma amizade que durará pela vida inteira. Uma história que é mais do que deliciosa de acompanhar.

O evento que marca a vida de Tully logo antes das duas se encontrarem é chocante.
Primeiramente, pela sua gravidade.
Em seguida, pela forma como a autora o narra.
Por fim, porque é totalmente comum na vida real e quase sempre tratado de maneira leviana.
Não vou entrar em detalhes - porque quero que você se surpreenda (e, principalmente, se comova) com o acontecimento. Tenho certeza que também ficará revoltado com o que encontrar, mas conseguirá enxergar o quanto é comum.

A amizade das duas protagonistas do livro é algo encantador. O tipo de amizade que eu, confesso, adoraria ter!
Não, não é perfeita. E isso é o mais bacana! As meninas se gostam demais, isso é visível, mas não estão totalmente satisfeitas uma com a outra o tempo inteiro. Elas têm pensamentos diferentes, sonhos diferentes e lidam com a vida de maneira diferente.
A autora teve uma sensibilidade incrível na hora de criar seus personagens e sua história.
Tully e Kate têm um passado concreto (sim, mesmo tendo apenas 14 anos quando se conhecem, as duas já têm uma bagagem emocional bem grande) e essa carga pesa não apenas na amizade das duas, mas em tudo o que vai acontecendo ao longo do livro. Além disso, as personalidades delas são muito bem desenhadas. Elas mudam ao longo dos anos, como é de se esperar, mas não sem mudar sua essência. E isso é maravilhoso!

A história acompanha a vida das duas protagonistas.
Seu tempo de escola, a faculdade, os namoros, a vida adulta!
E a amizade das meninas é mostrada ao longo de todos esses anos. Com altos e baixos, confissões e segredos, amores e confusões. É muito prazeroso acompanhar a evolução das garotas e a forma como elas se relacionam ao longo do tempo e das modificações que a vida de ambas sofre, e como elas são companheiras mesmo com todas as divergências e dificuldades.

Ri.
Chorei.
Torci.
Odiei.
Desejei.
Me emocionei e me envolvi completamente com essa história deliciosa!

A melhor notícia?! Há um segundo livro!
O primeiro, para meu total deleite, tem início, meio e fim. Não há necessidade do segundo, embora existam vários detalhes que desejo ver retratados no segundo volume. Mas a verdade é que há apenas uma questão não resolvida do primeiro volume (e é um segredo que poderia não ser revelado) que realmente faz falta - todo o restante foi muito bem fechado e finalizado.

O primeiro livro - Amigas para Sempre - foi lançado nessa maravilhosa edição da editora Arqueiro. O segundo volume - Por Toda a Eternidade - também já foi lançado aqui no Brasil, mas pela editora Novo Conceito.
Se eu quero ler logo?! Com certeza!

Não há o que pensar duas vezes. Kristin Hannah é maravilhosa e Amigas para Sempre é uma leitura mais do que gostosa!

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Valéria Medeiros 15/06/2021

Amizade!!!
Acabei hoje e a carta da autora é incrível! Tem vários gatilhos no livro pra aviso sexual,abandono paternal entre outros! Mas é uma história boa sobre amizade e quero continuar os próximos livros da autora me emocionei em várias cenas e recomendo!!!
Valéria Medeiros 26/07/2023minha estante
Abuso*

alvarengamarina 14/10/2021

Kate porque tanta insegurança?
Fui ler o livro por curiosidade de saber o que acontece na série. Expectativa frustrada por saber que a série mudou muito a história, de forma que o livro não respondeu as perguntas da série.

Por outro lado o livro trás uma história ainda mais dramática e profunda.

Johnny da série: que ódio de você!
Johnny do livro: ahhhh
Nina 08/02/2022minha estante
Na série eu não curti ele. Lendo o livro(até a página 400) eu só quero alguém como ele.

Fernanda 27/02/2014

Resenha: Amigas Para Sempre
Resenha: “Amigas para sempre” é tão marcante e intenso que é impossível não se identificar com os personagens, seus dramas e anseios diversos. O enredo mistura sentimentos de aflição juntamente com os laços invisíveis de uma amizade verdadeira. Explora ainda momentos corajosos e cheios de dramas e dificuldades. E há muito mais a se falar do que apenas citar lembranças boas ou ruins, sendo que há toda uma história expostas por décadas e o leitor se vê sendo transportado no tempo.

Kathleen Mularkey e Tallulah Hart possuem personalidades muito diferentes e ainda assim conseguiram iniciar uma forte amizade. Suas vidas se entrelaçam e mesmo que se distanciem algumas vezes ao longo dos anos, as aventuras que seguem e as memórias que eles criam com o outro são preciosas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-amigas-para-sempre-kristin.html
Maria Izabel 11/03/2014minha estante
ainda não comprei esse livro mas será o próximo. adorei

Fernanda.Lima 05/04/2022

Amigas para sempre
Uma leitura doce e tocante sobre uma das coisas mais importantes da vida: amizade verdadeira, entre Tully e Kate. Linda história sobre duas amigas que sabem tudo a respeito da outra e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto curar.

Fabi 15/04/2022

Nossa como chorei...
Não imaginei o que viria no fim desse livro, acho que me pegou tão de surpresa que chorrei horrores, de soluçar... sempre fui da opinião que livros que me fazem chorar são os melhores pois conseguiram me ticar no fundo do coração. Esse livro foi um exemplo disso, lindo, triste, porém emocionante!

Olga.Maria 03/07/2021minha estante
Quando ele fica bom, estou quase na pág 400 e estou odiando kkkk