Infância Interrompida

Infância Interrompida Cathy Glass

Resenhas - Infância Interrompida

Dulce 20/05/2022

Difícil de ler!!
É difícil falar sobre esse livro!! Eu só consigo sentir!!

Uma criança abusada física e psicologicamente pela família e o descaso do sistema assistencial fizeram com que a vida da pequena Jodie, terminasse antes mesmo de começar!!

Thamara 08/06/2021

Sem ar!
Esse livro é baseado em uma história real de tirar o fôlego. É impressionante o quanto atividades desumanas podem interferir no desenvolvimento integral de uma criança, e cabe aos profissionais que trabalham com crianças, identificar alguns sinais, principalmente os sinas de abusos.

Manu 20/01/2014

Inspirador!
Um soco no estômago! Difícil chegar ao fim… por ser muito revoltante… mas a forma como a Cathy Glass coloca as palavras é deliciosa, passa o carinho e a maneira como ela luta pela menina é muito inspiradora! Vale muuuito a pena!

Lima 25/05/2022

Que livro !!!
Esse livro é incrível! Além de tratar de assuntos muito pesados mais necessários, é um livro inspirador que nós faz ter vontade de ajudar crianças, ou no mínimo ter mais
empatia.
Até para minha maternidade esse livro foi relevante, Cathy não é perfeita, teve momentos que ela perdeu a paciência, mais sempre tentava ser respeitosa com a menininha "que de graciosa não tinha nada" e com muita calma!

Vi 19/01/2022

Excelente!
Infelizmente é uma história muito triste que mostra a burocracia e o sistema falho na Inglaterra (acredito que no fim dos anos 90 ou início dos 2000) e como um abuso pode afetar uma criança.
O livro te prende do início ao fim te deixando curioso para saber o que vai acontecer a seguir.

Euflauzino 02/12/2015

Receita para se fazer um monstro

Deixo claro aqui que eu sabia, desde o início, com o que iria me deparar quando iniciei a leitura deste livro, portanto não embarquei desavisado. Mesmo assim fiquei chocado, muito chocado. Pensei comigo – “isso é um relato, aconteceu”! Então passei a lê-lo como se fosse uma ficção, não funcionou. Eu ficava imaginando as cenas, cada detalhe sórdido delas. Este livro é, definitivamente, para maiores de 18 anos e que estejam preparados porque é chocante na acepção mais cruel da palavra. Ficamos carregando uma carga negativa que custa a passar durante a leitura, mexe com nossa energia.

Infância interrompida (Fundamento, 288 páginas) de Cathy Glass (pseudônimo que a protege) conta a triste história de Jodie, uma menininha problemática de 8 anos, entregue a Cathy, que talvez seja sua última e única chance em sua vida sofrida, pois ela já havia passado por 5 famílias em 4 meses e ninguém conseguia controlar sua violência e agressividade.

Imediatamente liguei este livro ao caso, amplamente divulgado na mídia, do padrasto de Araçatuba, felizmente atrás das grades, que torturava uma criança, forçando-a a comer cebola, impedindo-a de dormir, entre outras barbaridades, todas gravadas em vídeo (podem procurar, está na net). Quando resgatada apresentava queimaduras na genitália e no chão do quarto onde ela dormia, restos de cola instantânea levaram os investigadores a crerem que ele tentava grudá-la ao chão.

O que será desta criança? Como sua mente irá trabalhar o inferno pelo qual passou? Não sou psicólogo, mas andei pesquisando. Resumidamente maus-tratos como este e o que Jodie suportou acarretam: pouco respeito pelo corpo; problemas com o sono (porque vivem com o mecanismo de defesa sempre ligado, além do mais confundem pesadelo com realidade); perda de sensibilidade, empatia e vínculos; mistura de presente, passado e futuro (como se o horror que viveram continuasse se repetindo, vivendo emocionalmente no passado).

Bom, essa é apenas a ponta do iceberg. No original o nome do livro é “Damaged”, numa tradução livre quer dizer “Estragada”. Então o que fazer? Cathy tem uma receitinha para todas as crianças que acolhe:

“... proporciono estabilidade e um ambiente positivo em que o bom comportamento é recompensado com elogios. As crianças, em geral, desejam aprovação e querem ser amadas; a maioria consegue desaprender os padrões negativos de comportamento e aceita um comportamento diferente quando percebe quanto a vida fica melhor com essa nova ordem... está atrelado a ser elogiado, aprovado e recompensado.”

Assim que Jodie chega é apresentada à família e levada ao seu quarto novo. Logo Cathy percebe que Jodie não responderá da mesma forma que as outras crianças:

“... Deixei que olhasse tudo. Eu não estava preocupada com a curiosidade, que era natural, o que mais me incomodava era a fúria que havia em todos os seus movimentos. Eu nunca tinha visto uma fúria tão pronunciada.”

Dessa vez seria diferente, depois de 20 anos de experiência, Cathy está em parafuso, amedrontada e refém de uma situação inusitada:

“... Havia algo no vazio dos olhos de Jodie que era de arrepiar. Eu nunca tinha visto aquilo antes, nem em uma criança nem em um adulto. .. Ela sorriu e, antes que eu me desse conta do que fazia, a mão dela estava enfiada nas calças e depois passava as fezes pelo rosto.”

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2014/10/infancia-interrompida-cathy-glass.html
Claudia Cordeiro 02/12/2015minha estante
Vou ler, um dia.... história assim pesada não é fácil.

Manuella_3 02/12/2015minha estante
:-(

Andrea 02/12/2015minha estante
Nossa, não tenho estrutura pra esse tipo de história.

Keyseane 02/12/2015minha estante
Muito interessada em ler essa história.

Nara 18/09/2021

Sabe o q é mais triste...
... nessa história? É que ela é real, é recorrente e é negligenciada o tempo todo. Além disso percebemos que a burocracia enterra toda esperança para essas crianças que sofreram o mesmo que "Jodie" sofreu. A burocracia é quase tão nociva quanto o problema em si porque não o inibe, não pune e deixa acontecer.

Nana 30/04/2014

Um livro de cortar o coração!
Se este livro fosse ficção já seria bem chocante, mas infelizmente são fatos reais e isso torna a leitura ainda mais angustiante. No inicio fiquei muito assustada com as atitudes da menina Jodie e me colocando no lugar da acolhedora, acredito que eu a teria devolvido nos primeiros dias como fizeram vários outros casais. Aos poucos a gente vai descobrindo os motivos dela agir assim e entendendo o quanto esta criança sofreu e o quanto ela precisa de amor pra se sentir segura novamente, se é que algum dia isso irá acontecer.

É muito lindo o trabalho de Cathy Glass. Incrível a bondade, paciência e amor que ela dedica a estas crianças. Um livro sofrido de ler, mas necessário pra que a gente veja quanta maldade pode estar escondida dentro de uma família e para que se entenda que muitos adolescentes ou adultos podem ter atitudes violentas devido a sofrimentos passados na infância e que nunca tiveram alguém para ajudá-los e salvá-los dos maus tratos. Infelizmente existem seres humanos capazes de coisas tão absurdas que sufocam a gente só de ler sobre o assunto. Terminei a leitura muito chocada!!

Helder 12/04/2020

Danos irreparáveis
Às vezes nos deparamos com livros que nos desafiam. Às vezes a linguagem é muito clássica. Às vezes o mundo criado é muito difícil de ser enxergado. Mas às vezes, o que o livro nos mostra nos machuca como uma faca, pois não queremos acreditar que aquilo seja possível . Infância Interrompida de Cathy Glass foi lançado no Brasil pela Editora Fundamento e se encaixa nesta terceira opção.
Infância Interrompida é um livro que pede que o leitor esteja preparado.
Preparado para ser ofendido, machucado e seguir em frente sem fazer julgamentos, pois o livro mostra que na bolha que vivemos, não temos a mínima noção de até onde vai a maldade humana.
O livro é narrado em primeira pessoa por Cathy Glass, pseudônimo encontrado pela autora para contar a estória de uma das meninas acolhidas por ela em sua casa.
Cathy Glass é separada e vive com seus dois filhos, Adrian de 17 anos e Paula de 13 e Lucy, uma menina de 15 anos que foi acolhida e seguiu com a família.
Ela é uma acolhedora.
O trabalho dos acolhedores consiste em cuidar das crianças enquanto os assistentes sociais procuram melhorar a família da mesma, ou conseguir outra família para elas.
É um trabalho de transição.
Há 20 anos Cathy acolhe crianças em sua casa, de bebês a adolescentes. E é a ela que é passada uma nova e difícil incumbência: Acolher a pequena Jodie, que está prestes a completar 8 anos.
Contando com sua experiência, Cathy rapidamente aceita receber a menina, pois acredita que será somente mais um trabalho.
Cathy confia muito em sua experiência e até hoje só teve casos de sucesso, cuidando temporariamente de crianças que sempre conseguiram se reintegrar à sociedade.
Acontece que Jódie é diferente da outras crianças que Cathy já recebeu. Em 4 meses, Cathy é a 6ª acolhedora a receber a menina problema.
E haja problema.
Com o tempo Cathy vai perceber que Jodie é diferente de todas as crianças que ela já recebeu em casa.
A menina não aceita não, só se comunica através de violência, está acima do peso,[defeca quando se sente contrariada, maltrata animais, tem pesadelos nas madrugadas, não consegue se socializar e o pior de tudo: É altamente sexualizada em seus 8 anos de vida.
A chegada desta menina aquela casa é infernal. Como Adrian e Lucy falam: “ela parece o Chucky. Não precisa de uma acolhedora, mas sim de um padre.”
Ao ler as descrições daqueles primeiros dias eu só pensava: Já teria desistido.
Mas Cathy tem uma alma diferenciada. Ela segue em frente e aos poucos Jodie passa a respeita-la. Mas não pense que isso aqui é ficção. A vida é real, e assim como está tudo bem, logo Jodie tem sua recaída. Mas mesmo com seus chiliques diários, aos poucos Jodie vai se abrindo com Cathy e contando o seu passado e ai é como se um buraco fosse se abrindo naquela casa e em nossa mente de leitor.
É difícil acreditar aonde chega a maldade humana e dói demais vermos o quanto aquela menina foi destruída, sim, pois esta é a única palavra que descreve aquela garota:
Ela foi destruída.
Cathy como acolhedora, é uma funcionária de um sistema publico de acolhimento social, e que logo percebemos, extremamente falho., mesmo em um país tão evoluído como a Inglaterra.
Jodie foi monitorada por anos por assistentes sociais, passou por 5 lares de acolhimento e ninguém conseguiu perceber o que estava acontecendo com aquela garota.
E ouvir aquilo da boca de uma garota de 8 anos é terrível.
Impossível não querer que exista pena de morte.
“Jodie é uma criança machucada. Ela foi vandalizada. Suas emoções e seus progressos mentais foram destruídos. Duvido que algum dia se recupere o suficiente para levar uma vida normal; ela jamais obterá da vida o prazer que deveria sentir. Jodie foi condenada a uma punição sem fim pelas mesmas pessoas que mais deveriam tê-la protegido. Para mim, esse é o pior crime imaginável.”
Para mim que tenho filhos pequenos foi uma leitura dolorida. Muitas vezes quis bater naqueles pais e até na assistente social, que para mim é tão incompetente que beira a psicopatia.
E que pena de Cathy, que luta para ajudar aquela garota e ainda busca conseguir justiça, mesmo tendo que vencer toda a burocracia do sistema social inglês.
E por fim, o livro me fez pensar que se aquilo acontece num país tão desenvolvido e correto como a Inglaterra, qual não será a nossa realidade aqui pelos trópicos?
No mínimo o livro serve de um sinal para que fiquemos atentos.
Muitas vezes achamos que não devemos nos meter na vida dos outros. Na realidade mostrada por Infância Interrompida, se muitos não tivessem pensado assim de maneira tão “prática e educada”, vidas teriam sido salvas.
O nome deste livro em inglês é “Damaged” , cuja tradução literal seria Danificado, e nos mostra que diferente de máquinas, seres humanos, principalmente crianças, não podem ser simplesmente “concertadas”.
Se você tem estomago forte, fica a dica.
Mas esteja preparado para chegar ao mais baixo do ser humano.
Se é que podemos dizer que o sofrimento impingido a Jodie foi algo humano.

Flávia Pasqualin 13/04/2020minha estante
Esse livro é extremamente pesado. Me lembra muito o documentário A irá de um anjo.

Helder 13/04/2020minha estante
Acho que o livro já bastou pra mim. Basta eu imaginar as imagens. Ve-las deve ser mais pesado ainda

Francine 13/03/2015

É impossível não sentir compaixão por Jodie e entender a fúria que expressa tão abertamente em seu comportamento violento.
Esse é um livro perturbador, provocativo e comovente. Narrado em primeira pessoa, Infância Interrompida apresenta a história real de Cathy Glass, a autora. Há 25 anos, ela atuava como acolhedora de crianças e adolescentes retirados do ambiente familiar. Isso quer dizer que Cathy recebe em sua casa, pelo período que for preciso, crianças e adolescentes (geralmente problemáticos) que poderão ou não retornar para suas famílias de origem.

Nesse livro, Cathy nos conta sobre a criança mais perturbada que acolheu em sua casa. Jodie era apenas uma menina de 8 anos, mas já havia passado por 5 acolhedores, no período de 4 meses, desde que foi retirada de sua casa. Todos desistiram dela sem grandes motivos aparentes e Cathy aceita ser a última tentativa como família acolhedora. Caso Cathy desista, Jodie será enviada para uma residência de acolhimento definitiva (uma espécie de orfanato).

Cathy é uma acolhedora experiente e já lidou com muitas crianças e adolescentes maltratados. Com amor, bondade, atenção e disciplina, ela sempre obteve êxito. Mas Jodie é diferente. É agressiva, violenta, perturbada, inalcançável. O que poderia ter acontecido para que Jodie expressasse esse tipo de comportamento? Cathy está esgotando seu repertório como acolhedora e Jodie não responde positivamente a nenhum estímulo agradável.

"Jodie era a criança mais perturbada, a mais exigente que eu jamais encontrara; ela era muito fria, não reagia, não tinha nenhuma vontade de ser gostada ou apreciada. Não era possível encontrar uma maneira de mediar, porque ela não tinha nenhum interesse em encontrar o meio do caminho." (p. 73)

A narrativa é muito humana e honesta. Vemos o quanto Cathy se esforça por Jodie, o quanto coloca toda a sua paciência à disposição dela. Ao mesmo tempo, vemos o quanto está exausta e frustrada. Ela não consegue compreender por que Jodie se mantém tão distante.

Então, a revelação acontece e temos um vislumbre do passado sombrio dessa garotinha. Jodie fora vítima de abuso sexual intrafamiliar a longo prazo; é impossível não sentir compaixão por ela e entender a fúria que expressa tão abertamente em seu comportamento violento. O problema é que a revelação não aproxima Jodie de Cathy, mas se torna um catalizador para o seu declínio. A personalidade de Jodie passa a se desintegrar a partir do seu contato com o doloroso passado.

É impossível não se revoltar com a história de Jodie. A violência sexual que ela sofreu é muito mais grave do que a sua primeira revelação faz parecer. Aos poucos, Jodie conta mais detalhes do que lhe fizeram e nossa impotência, nossa indignação, crescem em igual proporção. Cathy não é psicóloga ou assistente social e não possui um treinamento adequado para lidar com o declínio de Jodie. Mas ela é admiravelmente terna, humana e comprometida. Ela acolhe Jodie com todos os seus monstros e não acho que poderia haver melhor acolhedora naquele momento.

Devido à minha formação em Psicologia, interessei-me por Infância Interrompida quando soube se tratar de uma história verídica. Valeu cada página lida! A atenção de Cathy a cada detalhe nos permite compreender o padrão de comportamento de Jodie e o nível alarmante de sua esquiva experiencial em relação aos episódios traumáticos que vivenciou. Há consistência nos relatos, mas há – sobretudo – grande humanidade por parte de Cathy. Notamos seu esforço em não julgar Jodie e tentar entendê-la.

Conhecemos um pouco sobre o funcionamento do Serviço Social no exterior e, embora haja um suporte muito maior no que se refere ao acolhimento de crianças afastadas dos pais do que temos no Brasil, senti-me frustrada com a incompetência e burocracia de alguns departamentos. Jodie estava desde o seu nascimento na lista de casos que precisavam de melhor acompanhamento da Assistência Social. Isso quer dizer que a família dela recebia visitas periódicas... E nenhum profissional ao longo daqueles 8 anos notou o sofrimento de Jodie! É revoltante.

Infância Interrompida é um livro que recomendo a todos! O abuso sexual é uma violência que pode ser percebida por um professor, vizinho, amigo, parente... Basta uma denúncia para que o caso seja investigado e a criança ganhe, ao menos, a esperança de uma infância normal.

A capa é maravilhosa (representa a Jodie) e a Editora Fundamento fez um excelente trabalho no livro (ótima revisão e diagramação simples). Esse livro ingressou para os meus favoritos pela importância do tema e a forma como foi abordado. Espero que vocês possam lê-lo um dia.

Acesse a resenha no blog My Queen Side e confira os meus quotes favoritos:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/03/resenha-78-infancia-interrompida.html

Taísa 21/06/2020

É até difícil pensar em crianças que passam por situações tão ruins. Um tapa na cara que realmente é difícil de engolir, e chegar até o fim, mas extremamente necessário!

Tatianees 22/03/2022

Triste, mas necessário
Uma infância interrompida da Cathy Glass é uma leitura forte, triste, porém necessária para pais e, principalmente, para todos aqueles que trabalham com crianças.

Esse livro conta a história de real de uma garotinha. Com apenas 7 anos de idade, ela colocou fogo no cachorro da família, causando um incêndio. Por esse motivo ela foi retirada da custódia dos pais e entregue para uma família de acolhimento, onde era deveria ficar até que um juíz decidisse seu futuro.
Só que essa garotinha é extremamente agressiva, não tem empatia nem noção de limites. Isso faz com que nenhum acolhedor consiga lidar com ela. A menina passa por 5 famílias em quatro meses.
Cathy se torna sua última chance: se ela não se adaptar será mandada para uma instituição.

Essa garotinha era "vigiada" pelo Estado desde que nasceu, porém só Cathy percebe o que há por trás de tanto ódio e violência. Ela se recusa a desistir da criança, acreditando que amor, carinho e limites podem alcançar o coração dessa garotinha,

Esse livro serve de alerta para pais e todo adulto que lida com crianças. É preciso estar atento para os sinais e pedidos de ajuda. Essa garotinha tentou pedir socorro, mas nenhum adulto lhe deu atenção, ou pior, teve aqueles que preferiram não se envolver.
Quandor for ler esse livro esteja preparado para conhecer atos desumanos, impossiveis de acreditar.
Andre.Vieira 22/03/2022minha estante
Gostei da dancinha senha, vou por na lista aqui.

Nico 29/01/2021

Gente...que livro pesado
Cathy Glass tinha 3 filhos e acolhia crianças de orfanatos sempre que podia. Foi pedido para que ela acolhesse Jodie, uma garotinha de 8 anos com um temperamento meio agressivo.

Entre tentar acalmar a garota e tentar descobrir oque acarretou essa agressividade, Cathy ainda tem que fazer com que seus filhos adolescentes entendam a presença NADA FACIL de Jodie.

Jodie é o tipo de criança que eu nao teria um pingo de paciência. Mas por tudo que ela sofreu eu posso entender... É terrível, horroso e angustiante. A autora conseguiu descrever perfeitamente os fatos e os sentimentos da garota... Isso me deixa ainda com mais desespero.

O pior é lembrar que a história é real e pensar quants crianças sofrem com isso diariamente no mundo. Leia esse livro somente se for uma pessoa MUITO FORTE.