Infância Interrompida

Infância Interrompida Cathy Glass

Resenhas - Infância Interrompida

Nilson 18/03/2019

Chocante
É dificil acreditar que existam pais com capacidade de fazer monstruosidades com seus proprios filhos. Almas satânicas, perversas, pervertidas, abominaveis...nao tem quem não fique chocado com a historia desta criança. Poucas, pouquíssimas pessoas tem o dom, a paciência e um amor profundo para suportar um acolhimento destes. Se não quer se emocionar, nao leia este livro.

Tiálita Lago 07/08/2018

Impactante
Um livro que marcou muito e que índico a leitura foi Infância Interrompida de Cathy Glass, que li se não me engano no ano passado. Foi um livro bem difícil de ler, não por conta da escrita, mas pelo seu conteúdo, um tanto delicado, chorei bastante ao lê-lo e precisei parar em várias partes para conseguir "digerir" certas situações narradas. Ainda não tenho ele, pois na época peguei emprestado, mas é um livro que ainda quero na minha estante. Um livro que nos faz refletir muito em tudo que uma pessoa é capaz de sofrer desde sua infância trazendo uma consequência grave em sua mentalidade, mas que ao decorrer do tempo nos mostra que pode ocorrer mudança quando tem amor envolvido.

Sareiax 10/07/2018

Que livro pesado, quase não conseguir terminar a leitura.

Malucas Por Romances 20/03/2017

Só pela capa já quero chorar :'(
Hoje não vou falar de romance, nem de livro de contos de fadas. Vou falar de um livro que vai trazer uma realidade triste, às vezes até desesperadora, mas uma realidade que é mais comum do que somos capazes de imaginar. Hoje vamos falar sobre o abuso infantil. Eu sinceramente estou fazendo essa resenha com raiva no coração, porque a realidade é tão dura que quando fazemos esse tipo de leitura é como se tirasse uma venda de nossos olhos. Não sei expressar meus sentimentos por esse livro, porque ao mesmo tempo que sei que isso é tão real gostaria de que o mundo fosse um conto de fadas pra ninguém sequer imaginar o que é sentir essa dor. Vou parar de me prolongar por aqui e vou falar sobre a história. Nesse livro vamos conhecer a história de Cathy e Jody.

"As crianças acolhidas não chegam a sua casa de olhos arregalados e sorrindo. Elas tendem a estar retraídas por causa do que lhes aconteceu e, muitas vezes, serão distantes, furiosas e difíceis de alcançar, o que não é de se surpreender muito."
Cathy uma mulher divorciada , mãe de 3 filhos adolescentes e que já havia acolhido mais de 50 crianças em 20 anos e quando informaram pra ela sobre Jodie, imaginou que seria mais uma criança que precisaria de cuidados e atenção, mas ela não poderia prever que Jodie tinha problemas que afetaram toda sua vida.
"A história dela ensinara que a companhia dos outros poderia trazer a dor ou a rejeição, e essa lição a isolara do mundo."
Jodie uma criança de 8 anos que passou muito mais do que qualquer criança pode ser capaz de aguentar, ela foi retirada da casa dos pais após colocar fogo em seu cachorro, e antes de conhecer Cathy ela passa por outras cinco famílias acolhedoras. Jodie é uma criança com ataques violentos de raiva e como forma de chamar atenção era capaz de se cortar ou esfregar fezes nela mesma (medonho né?). Só que quando Cathy conhece a realidade dessa menina descobre que isso não é nada perto do que ela realmente já passou.

Leia o post completo em: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2017/03/resenha-infancia-interrompida-cathy.html#ixzz4btn78XHG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/03/resenha-infancia-interrompida-cathy.html

paula 04/01/2017

Triste, mas importante ser lido
“... Como é possível não terem percebido todos aqueles sinais – e por tanto tempo? Talvez tenham se concentrado nos indícios físicos de maus-tratos, socos, queimaduras, ossos quebrados, em vez de em algum mal perverso bem mais profundo.”

Bel 04/07/2016

Um drama profundo!
O que dizer desse livro? Você ler 288 páginas em um dia e meio... Ainda estou paralisada, anestesiada, com essa história. Nem curto ler drama, mas esse chamou minha atenção.
É um relato da história da pequena Jodie, uma criança que sofreu diversos abusos desde bebê (o livro não deixa claro exatamente quando, mas foi desde bem pequena). Ela é acometida de diversos problemas psicológicos pelas perversidades que sofreu. É uma criança violenta, perturbada, grosseira e sem qualquer empatia nem socialização. A história é narrada por Cathy, que trabalha como acolhedora de crianças, as quais foram levadas ao Serviço Social do Estado por diversos motivos. O Estado paga a Cathy para cuidar de crianças por um determinado período até que estas retornem para casa (caso seja possível) ou para outros tipos de programas sociais. É um trabalho que ela exerce com muito amor, satisfação e carinho. Cathy acaba acolhendo a Jodie, e é a partir daí que iniciasse toda a narrativa... Não quero ser spoiler, então, caso tenha ficado curioso(a) posso emprestar o livro.
Mas vou logo avisando não é todo mundo que tem estômago pra ler NÃO, é uma narrativa bastante pesada, perversa, desumana, mexe com os nossos instintos mais primitivos.

Renata.Decieni 01/09/2015

infância interrompida
Para conseguir ler e chegar até o fim é preciso ter estômago. Revoltante, triste, chocante é o mínimo que se pode dizer por tudo o que Jodie Foi obrigada a passar com os monstros que se diziam "pais". Quando você pensa que não ha nada pior para acontecer com ela, vem outra narração de abusos inimagináveis. Se fosse ficção ja seia horrível. Saber que é real me faz questionar se há limites para a maldade humana.

Lê Vieira 29/08/2014

Pensa num livro que faz com que o leitor mergulhe num turbilhão de emoções e se sinta frágil ao mesmo tempo em que deseja ser forte. Por mais que eu esteja "acostumada" com violações de direitos, foi impossível não me surpreender com a história real de Jodie, uma criança que poderia ter sido muito feliz como todas merecem ser, mas que por diversos fatores teria seu desenvolvimento psicológico afetado pro resto de sua vida.

Aparentemente Jodie é apenas mais uma "criança problema" que quer as coisas do seu jeito e caso não o consiga sai quebrando tudo. Repleta de mudanças de humor repentinas com direito a outras personalidades que surgiam para dar "vida" aos sentimentos da menina. Ela podia muito bem assumir o posto de uma criança bem mais jovem que ela, como poderia falar insultos aos que estivessem ao seu redor ao assumir o lugar de um homem mais velho.

Fiquei sem fôlego em diversos momentos. Foi impossível não sentir o impacto das palavras ditas pela própria criança que não tinha noção da gravidade do que contava, e saber que tudo aquilo realmente foi feito me deixou tensa, sem saber como reagiria se me deparasse com tanta crueldade na minha frente.

Me senti incomodada com a atitude de alguns profissionais que deveriam estar acompanhando o caso da jovem. Quis em muitos momento pedir para que me deixassem fazer algo, além de achar que eu teria me saído melhor que a assistente social que deveria estar junto da criança. A autora não poupa detalhes do que presenciou durante o período em que conheceu e conviveu com a "criança problema", isto pode deixar algumas pessoas incomodadas por não se sentirem prontas para a proximidade com algo tão forte, pesado e angustiante. Realmente é revoltante todo o sofrimento que a menina passou em tão pouco tempo de vida, 8 anos não é nada se comparado ao trauma que ela vai carregar pelo resto da vida, pior ainda é saber que os adultos que deveriam saber proteger aprenderam a colocar seus interesses acima dos de uma criança indefesa.

Eu adorei a leitura, sem dúvida alguma Cathy conseguiu transmitir muito bem o que é ser a guardiã de crianças com as quais a vida não foi tão boa. Gostei de acompanhar o desenvolvimento de Jodie que aos poucos e com muita luta conseguia se manter estável, mesmo que fosse clara a necessidade de continuar um trabalho terapêutico com ela. Apesar de estar carregado de uma temática forte, o livro possuí uma narrativa simples e envolvente. A única coisa que o leitor precisará ter é a capacidade de se manter concentrado, pois em algum momentos eu me perdi em meus pensamentos, tentando digerir tudo o que eu acabara de ler.

Indico para todos que querem sair do mundo do conto de fadas!

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/08/resenha-infancia-interrompida-cathy.html

Fernanda 05/07/2014

Infância Perdida
Cathy, uma mãe acolhedora com seus 3 filhos, acolhem a pequena Jodie que com sua pouca idade já viveu muita coisa ruim que a traumatizaram profundamente, e para chegar em seu pequeno mundinho e ganhar sua confiança, Cathy tem um longo caminho a percorrer para que sua pequena bonequinha consiga recuperar sua infância que foi brutalmente interrompida.

Natália 26/05/2014

Infância Interrompida - Eu teria devolvido a pequena Jodie
Quando eu escolhi esse livro, me alertaram: “É forte, prepare os lencinhos”... mas, como é de costume da grande maioria das pessoas (e eu me incluo nessa maioria), achei que fosse algum exagero normalmente cometido pelas pessoas no momento da descrição de qualquer coisa.
Não sei como colocar em palavras aqui, o que senti quando terminei de ler esse livro, aliás, o que senti durante toda a leitura.
“Infância Interrompida” é chocante, forte, aterrorizante, pesado, cruel... adjetivos não faltam.

O livro trata da história real de Cathy Glass, durante o acolhimento de Jodie, uma garota de apenas 8 anos, com muitos distúrbios, chiliques, crises violentas, diversas identidades diferentes que assume de uma hora pra outra, e que teve 5 lares diferentes em menos de 4 meses. Cathy era a última cartada dos agentes sociais para tentar ajudar Jodie.
Muito experiente, Cathy abrigou mais de 50 crianças em mais de 20 anos, mas certamente, nenhuma como Jodie e seu passado assombroso.

A princípio eu não simpatizei muito com Jodie, por ela ter colocado fogo no cachorro de estimação de seu pai, iniciando assim um incêndio em casa, o que a levou a ser retirada dos pais pelo serviço social. Mas antes disso, ela já se encontrava numa lista de risco desde que nascera, onde era claro que necessitaria ser assistida de perto, mas por burocracias, problemas e lentidões do sistema, ela foi esquecida.
Obvio que eu não fazia ideia dos motivos que a levaram a tais atos bárbaros, sádicos, cruéis, e nem por tudo que aquela pequena criança passara, e todo sofrimento que nunca mais sairá de sua alma.
Todas as famílias acolhedoras de antes não souberam lidar com tudo isso, e uma das acolhedoras chegou a descrever Jodie com a seguinte frase: “Um pequeno demônio encarnado, cujo tamanho, força e pura maldade estavam na mais completa desproporção a sua idade”. Mas Cathy decidiu não desistir, apesar das noites sem dormir, com cansaço extremo físico e mental. Cathy demonstra ser uma guerreira. E, lendo tudo que Cathy passou, certamente eu seria mais uma que devolveria a pequena Jodie, não teria nem um milésimo de sua paciência, de seu autocontrole, sua bondade, e de seu amor.

A leitura vale a pena, é forte, mas muito emocionante!

Também vale ressaltar que essa leitura é um tapa na cara de todo mundo, do começo ao final mostra que o perigo muitas vezes está dentro de casa. Muitas vezes os próprios pais acabam com a ingenuidade, com a infância e até mesmo com a própria vida das crianças. E que a falta de denuncia de quem vê, ou pra quem a criança venha a se abrir sobre o que aconteceu, é um erro tão grave quanto a própria agressão. Por isso, fica um apelo:

Disque Denúncia
“Disque 100
É grátis. É anônimo.
Quem cala consente.
Quem não denuncia também abusa.”

Resenha publicada no blog "Livros com bolinhos".

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/05/resenha-infancia-interrompida.html

Fernanda 26/04/2014

[Resenha] Infância Interrompida - Cathy Glass - Editora Fundamento.

Este livro chama a atenção pela capa. Uma lágrima escorre no rosto de uma menina e isso já é subjetivo. O nome é muito reflexivo e nos faz pensar o que de tão ruim pode acontecer para um ser humano. Principalmente, quando esse humano for uma criança, pequena e indefesa.

A história gira em torno de Jodie, uma garotinha de 8 anos, que sofreu intensamente maus tratos dos pais. Os acontecimentos do passado permaneceram presentes em sua vida, pois as sequelas são absurdamente apavorantes. Em quatro meses, ela passou por cinco lares de acolhimento quando Cathy resolve abriga-la.

O processo de acolhimento é diferente da adoção. A criança fica com a pessoa que lhe acolhe até que esteja pronta e livre de problemas. Seria uma preparação para a adoção ou retorno ao lar de origem.

O comportamento da garota é assustador: agressiva e introspetiva. Além do uso de palavrões em sua fala, reproduz cenas que apenas adultos conhecem. Faz perguntas indiscretas e pensa que isso é normal. Tudo isso é justificado pela convivência com seus pais biológicos.

Ela ainda assume identidades diferentes da sua, e quando isso acontece ela age de forma agressiva ou infantilizada. Esses rompantes de Jodie, deixa sua acolhedora em uma situação difícil e complicada, pois a garota não manifesta melhora.

Esta criatura não demonstra sentimentos de afeto salvo o ódio e a forma estranha de gostar que lhe fora apresentada. Ela pensa que todos os adultos vão machucá-la, essa é a forma dos adultos demonstrarem o amor e carinho pelos filhos.

Jodie é uma criança que não demonstra alegria ao receber um presente. Possui olhos vazios, sem expressão ou sentimentos bons. Apenas rancor, raiva, medo, agressividade e muito ódio.

Fiquei horrorizada de saber que este livro, aborda uma história real. Meu Deus, isso realmente aconteceu e acontece a muitas crianças por este mundo afora. Eu sei que não podemos deixar o ódio entrar em nossas vidas. Mas ler um livro com um conteúdo forte como este e não sentir raiva e desprezo pelos humanos é praticamente impossível. Em muitas passagens do livro eu arregalei os olhos, pois não queria acreditar na crueldade que o ser humano é capaz de fazer.

O convívio de Jodie com Cathy lhe trouxe uma melhora. A confiança nos adultos aflorava devagar. Uma criança que fazia um papel de adulto, deixou nesse ser indefeso traumas dos mais variados.

É triste e repugnante saber que alguém tão pequeno já sofreu tanto. Que alguém tão pequeno sabe descrever uma cena de sexo, sem a mínima vergonha. E pensar que é a coisa mais normal do mundo, na realidade que vivemos hoje. Triste saber que existem seres capazes de tamanha brutalidade, de roubar a infância de seu filho.

Não saber o que aconteceu com a personagem adulta me deixou apreensiva, apesar de saber que nunca mais será uma pessoa com uma vida normal.

Uma leitura para se pensar e nos deixar de olhos mais abertos.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

San 07/03/2014

Uma criança esquecida...
Baseado em fatos reais, Infância Interrompida conta a história de Jodie, uma menininha de apenas 8 anos que se vê perdida e aprisionada dentro de suas próprias lembranças.

Misturando o passado e o presente, Jodie viaja entre dois mundos. Vítima de maus tratos desde bebê ela possui feridas que alcançaram a sua alma e que dificilmente irão cicatrizar. E são essas mesmas feridas que explicam o seu temperamento explosivo e carregado de ódio.

Recolhida pelo serviço social após ter ateado fogo no cachorro da família, Jodie sempre esteve na lista de crianças que estavam sob risco por ter um pai alcoólatra e uma mãe viciada, mas seu histórico passou desapercebido pelas assistentes sociais e esta negligência resultou no sofrimento de diversos tipos de abusos, físicos e emocionais inenarráveis.

Após passar por cinco famílias acolhedoras em quatro meses, Jodie encontra Cathy, que está disposta a dar lhe todo o seu amor, mesmo sem saber os motivos que levaram a todas as famílias acolhedoras a devolverem a menina.

Uma das acolhedoras descreveu Jodie como "um pequeno demônio encarnado, cujo tamanho, força e pura maldade estavam na mais completa desproporção em relação à idade".

Infelizmente os danos causados lesaram a alma dessa criança e Cathy não faz ideia da história monstruosa que essa garotinha carrega.