Infância Interrompida

Infância Interrompida Cathy Glass

Resenhas - Infância Interrompida

Miriam 07/04/2020

Irreparável
O livro conta um lindo ato de amor e principalmente coragem. O terror vivido pela menina mostra como a cabeça de um ser humano fica transtornada com tantos atos de crueldade. Se perde a personalidade, a sensibilidade, a dignidade. Uma das leituras mais bonitas e ao mesmo tempo mais aterrorizantes que já li. Recomendo para as pessoas que são fortes e que não têm medo de enxergar a realidade. Não se trata de gostar de saber do sofrimento do outro mas, sim de permitir se sensibilizar com o que muitas pessoas vivem, pior ainda quando são crianças indefesas.

Guynaciria 07/08/2018

Que leitura difícil, não pela escrita que é bem acessível, mas pelo seu teor trágico e infelizmente real.

Quando uma garotinha de 7 anos é posta em várias famílias de acolhimento, sem que nenhuma dê conta de domar o gênio forte da menina e acabam por abandona-la. Surge então Cathy, uma acolhedora experiente, que com paciência e muito amor, acaba por transformar a vida dessa criança.

Fiquei chocada com a história de vida da  pequena Jodie. Todos os motivos que a levavam a ser tão agressiva com todas as pessoas que se aproximavam dela. Confesso que chorei muitas vezes e tive que dá um tempo desse livro, pois a dor de Jodie é capaz de transpor as páginas.

Quanto mal um adulto pode cometer contra uma criança? Quais as consequências de tamanha dor no psicológico de alguém que está em formação?

Quando tudo o que você conhece e maldade e descaso, é difícil entender que o normal e algo bem diferente da realidade em que estava inserido, talvez se torne uma lição que nunca possa ser de fato aprendida, já que foram deixadas marcas tão profundas em seu subconsciente.

Jodie foi uma das inúmeras vítimas que ainda estão sofrendo nas mãos de pessoas sem escrúpulos. Como a autora mesmo fala em um trecho de seu livro, é difícil prender esse tipo de gente, que não vê o mal que pratica como um crime, logo não age como alguém que tem medo de ser punido. E para piorar a situação tem a velada politica do não é meu problema, não devo me meter, vou me calar, que só faz com que mais crianças sejam alvos desses criminosos que ficam vários anos impunes.

Recomendo essa leitura com ressalvas, pois ela é capaz de despertar alguns gatilhos em pessoas que foram negligenciadas na infância, ou que sofreram algum tipo de agressão física, psicológica ou emocional.

Bruna3810 28/08/2016

Um dos melhores livros que já li
Uma leitura extremamente triste sobre a dura realidade enfrentada por crianças que tem sua infância roubada exatamente por aqueles que deveriam protegê-las e proporciona-las uma infância segura e feliz.

Carla839 28/09/2022

Me prendeu do inicio ao fim. Jodie é uma criança que foi prejudicada de todas as formas possiveis pelo abuso e negligencia que sofreu. Cathy nos conta sua historia com carinho, tato e atenção, sua escrita é envolvente sem deixar de transparecer a seriedade que precisa. O final do livro é muito real, sem fantasias ou finais milagrosos. O livro é incrivel.

Maria Inês 02/01/2016

Relata o drama de uma menina de oito anos que sofreu abusos e violência desde pequena, é agressiva ao extremo, não conhece o amor e não aceita o carinho de ninguém. Nada que está ao seu redor não tem nenhum sentido, dentro do seu coração só existe raiva, mágoa e medo. Cathy é acolhedora, adota crianças com problemas psicológicos, e acolhe até poderem conviver com suas famílias ou serem adotadas. Ela possui dois filhos e encontrou Jodie. Jodie tinha fortes traços de violência e Cathy a acolheu com muito amor e paciência mesmo vendo a sua família se desestruturar, mas deu a ela esperanças para sua convivência dentro da socidade. É uma história realmente triste e comovente vale a pena conferir a sua história.
katia 19/02/2016minha estante
Cruel...uma criança jamais em qualquer tempo poderia passar pelo o que a Jodie passou. Esse livro não é para qualquer leitor. Já li muitos outros com histórias bem chocantes, mas cheguei a ter pesadelos com a história dessa pobre criança.
Aos adultos normais sobra somente perplexidade por tudo o que ela foi submetida, muito forte.
A narrativa é linda, livro muito bem estruturado, detalhes na medida certa, na minha opinião tudo certinho. O livro prende tanto nossa atenção que li em 3 dias, poderia ter sido até mais rapido se eu não tivesse segurado a onda para poder digerir e seguir adiante. Que nossas crianças jamais sofram e passem pelo que ela passou. Indico com certeza, mas com a ressalva de que o conteúdo não é para pessoas "fracas'.

Cath´s 03/10/2014

Resenha Infância Interrompida.
Quando pedi esse livro para ler foi porque gostei da sinopse, mas não tinha ideia de que era baseado em fatos, e que gostaria tanto da obra, embora eu deteste que essa história tenha sido real.

Cathy é uma acolhedora temporária. O que é isso? São pessoas que ficam temporariamente com crianças até irem para uma adoção definitiva ou voltarem para a família.

Quando o caso de Jodie chega para Cathy, depois de ter passado por cinco acolhedores em quatro meses, ela não esperava que fosse um caso tão complicado, só um pouquinho, mas não tanto.

Cathy resolve ser acolhedora de Jodie e assim que se conhecem percebe que não vai ser fácil. Com oito anos, a criança parece ter a idade mental de 4 anos, está acima do peso, o que torna seus movimentos mais complicados, não sabe usar talheres e quando fica irritada faz suas fezes, pegando com a mão e passando no rosto ou na casa.

No decorrer do livro, Cathy vai descobrindo o que aconteceu com Jodie para que seja assim, e isso torna as duas ainda mais unidas. Acontece que Cathy não sabe o que fazer para ajudar Jodie.

Jodie não se dá bem com adultos, não confia neles e também implica muito com os filhos de Cathy, Adrian, Lucy e Paula, deixando a família nervosa o tempo todo com seus ataques de chutes, socos e gritos. Além de acordar várias vezes à noite com algum ataque diferente.

O livro é maravilhoso no retratar da história de Jodie, que é baseada em fatos, mas é terrível que uma criança tenha passado por tudo que ela passou (e tantas outras infelizmente), é uma obra pesada por mostrar como isso afeta uma criança e as vezes não tem como ela se recuperar o suficiente para viver uma vida normal.

Também será tocado pela forma que Jodie conta, como se fosse algo normal, depois de tanto sofrimento, ela se fechou, tentando não sentir nada, para assim não ser afetada.

Se você consegue lidar com várias coisas terríveis acontecendo com uma criança é um excelente livro, mas se for ultra sensível a isso não te indico, eu mesma queria ir até os pais de Jodie e quebrar as caras deles, embora eu saiba que coisas assim acontecem no mundo, infelizmente enquanto escrevo essa resenha pode estar acontecendo com alguma criança.

Além disso a obra demonstra como é complicado o sistema burocrático que, as vezes no seu decorrer, deixam crianças sem a assistência necessária, o que ajuda nesses acontecimentos terríveis.

O final não é o esperado, já aviso, eu queria outro, mas não nego que esse é o final real infelizmente.

Eu não gostei muito de Jodie no começo, por ela ter colocado fogo no cachorro do pai, e embora eu entenda o porque ela fez isso, devo dizer que não a perdoei totalmente (eu sou sensível a tudo que tenha a ver com animais) então acho que sou um pouco dura, motivo pelo qual eu digo: se eu sendo assim fui nocauteada pelo livro, você pode ser também.

P.S.: Claro que todos os nomes foram trocados para a publicação do livro.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/09/resenha-infancia-interrompida.html

Arthur Nowakowski 26/03/2022

Livro lido em um dia. Ualll Arthur como você lê rápido!!! Não é o caso, e sim pq não teria coragem de pegar para ler de novo, esse ?sofrimento? tinha que acabar logo. Um bom livro, bem escrito, mas muito perturbador, de tema pesado que envolve abusos físicos e psicológicos de uma criança por quem devia protegê-la a qualquer custo, os pais!!! Não recomendo a todos lerem pois não será uma leitura prazerosa, mas quem tiver coragem terá a oportunidade de ver o outro lado da moeda de uma família totalmente desestruturada que muitas vezes não acreditamos ser possível existir. Livro 6/2022 Nota 4,5/5

Tete 24/05/2014

Revolta, emoção, tristeza, medo e um tantinho de felicidade.
Outro Livro Viajante, o melhor livro do Grupo Livro Viajante. Um livro que nunca imaginei que leria, simplesmente, porque não o conhecia.

O problema do mundo é o SER HUMANO. Terminei de ler esse livro, e esse é o único sentimento que tenho, a impotência diante do dominó de erros que permitem que crianças como Jodie continuem a ser maltratadas todos os dias.

Cathy é uma mulher incrível, sua profissão: acolhedora. Ela dá as crianças, que aguardam a decisão judicial do rumo de suas vidas, um teto, amor e compreensão. Ela dá uma família. Cathy é a melhor no que faz, e é por isso que Jodie vai parar em sua casa.

Jodie é uma menina introvertida e difícil, depois de passar por cinco acolhedores, o Serviço Social não sabia mais o que fazer. O que ninguém sabia era o que estava por trás do pequeno monstro que todos conheciam. A doce menina que não entendia o que era certo e errado, a menina que não sabia o que era amor, o que era bom ou ruim. Tudo que eles conheciam era um monstro violento e que usava qualquer meio para persuadir as pessoas a lhe darem o que queria.

Cathy aceitou a responsabilidade de cuidar de Jodie, de ensiná-la e tentar entender o que se passava naquela cabecinha. Com a ajuda de seus filhos Adrian, Lucy e Paula (que são crianças maravilhosas), ela tentou dar Jodie uma família. Mostrar-lhe o que era amor de verdade, o que pessoas boas faziam pelas outras e o senso de comunidade. Mas infelizmente Jodie tinha suas limitações. Com uma deficiência grande de aprendizagem, ela não conseguia assimilar os ensinamentos de Cathy e, cada dia, tornava a vida da família mais difícil.

Com o tempo, Cathy foi ganhando confiança e acabou descobrindo o que realmente aconteceu com Jodie. Foi descobrindo o quanto o serviço social foi negligente com o caso dela. O quanto era inútil o serviço de Eileen, a assistente social irresponsável por Jodie [a mulher não visitava a menina, e nem procurava saber o que se passava com ela], a única ajuda de Cathy vinha de Jill, uma outra assistente social que realmente trabalhava.

Ao ler esse livro eu senti raiva, revolta, pena, tristeza e um tantinho de felicidade. Existem inúmeras Jodies pelo mundo e o que fazem por elas? Quantas tentam pedir ajuda, mas não são atendidas? Quantas pessoas se omitem, mesmo sabendo que existem crianças próximas sendo maltratadas? A impunidade dessas pessoas vai durar até quando? O livro fala principalmente disso, o quanto a impunidade pode causar danos a uma vida inocente.

Com certeza é um dos meus favoritos, não só pelo teor social, mas pela abordagem incrível de Cathy, o livro é lindo, delicado e muito bem escrito. Capítulos pequenos garantem uma leitura rápida e uma divisão de abordagens muito boas. É um livro que todos deveriam ler, e eu super hiper mega recomendo.

site: http://omundodetete.blogspot.com.br/2014/05/4-resenha-infancia-interrompida.html
Fabiola 08/04/2015minha estante
olha, li hoje e fiquei horrorizada... tamanho o descaso, a violência, a negligência...um soco daqueles bem fortes no estômago!

Renata.Decieni 01/09/2015

infância interrompida
Para conseguir ler e chegar até o fim é preciso ter estômago. Revoltante, triste, chocante é o mínimo que se pode dizer por tudo o que Jodie Foi obrigada a passar com os monstros que se diziam "pais". Quando você pensa que não ha nada pior para acontecer com ela, vem outra narração de abusos inimagináveis. Se fosse ficção ja seia horrível. Saber que é real me faz questionar se há limites para a maldade humana.

Nilson 18/03/2019

Chocante
É dificil acreditar que existam pais com capacidade de fazer monstruosidades com seus proprios filhos. Almas satânicas, perversas, pervertidas, abominaveis...nao tem quem não fique chocado com a historia desta criança. Poucas, pouquíssimas pessoas tem o dom, a paciência e um amor profundo para suportar um acolhimento destes. Se não quer se emocionar, nao leia este livro.

Manú @livros_da_manu 21/04/2020

Uma leitura chocante
Uma criança que foi tirada dos pais vai para várias famílias acolhedoras até chegar em Cathy... A partir daí percebemos o quanto as relações podem ser difíceis se não tivermos muito amor, empatia, paciência, autocontrole e dedicação.
Uma leitura comovente que nos faz refletir sobre nossas próprias atitudes.

Natália 26/05/2014

Infância Interrompida - Eu teria devolvido a pequena Jodie
Quando eu escolhi esse livro, me alertaram: “É forte, prepare os lencinhos”... mas, como é de costume da grande maioria das pessoas (e eu me incluo nessa maioria), achei que fosse algum exagero normalmente cometido pelas pessoas no momento da descrição de qualquer coisa.
Não sei como colocar em palavras aqui, o que senti quando terminei de ler esse livro, aliás, o que senti durante toda a leitura.
“Infância Interrompida” é chocante, forte, aterrorizante, pesado, cruel... adjetivos não faltam.

O livro trata da história real de Cathy Glass, durante o acolhimento de Jodie, uma garota de apenas 8 anos, com muitos distúrbios, chiliques, crises violentas, diversas identidades diferentes que assume de uma hora pra outra, e que teve 5 lares diferentes em menos de 4 meses. Cathy era a última cartada dos agentes sociais para tentar ajudar Jodie.
Muito experiente, Cathy abrigou mais de 50 crianças em mais de 20 anos, mas certamente, nenhuma como Jodie e seu passado assombroso.

A princípio eu não simpatizei muito com Jodie, por ela ter colocado fogo no cachorro de estimação de seu pai, iniciando assim um incêndio em casa, o que a levou a ser retirada dos pais pelo serviço social. Mas antes disso, ela já se encontrava numa lista de risco desde que nascera, onde era claro que necessitaria ser assistida de perto, mas por burocracias, problemas e lentidões do sistema, ela foi esquecida.
Obvio que eu não fazia ideia dos motivos que a levaram a tais atos bárbaros, sádicos, cruéis, e nem por tudo que aquela pequena criança passara, e todo sofrimento que nunca mais sairá de sua alma.
Todas as famílias acolhedoras de antes não souberam lidar com tudo isso, e uma das acolhedoras chegou a descrever Jodie com a seguinte frase: “Um pequeno demônio encarnado, cujo tamanho, força e pura maldade estavam na mais completa desproporção a sua idade”. Mas Cathy decidiu não desistir, apesar das noites sem dormir, com cansaço extremo físico e mental. Cathy demonstra ser uma guerreira. E, lendo tudo que Cathy passou, certamente eu seria mais uma que devolveria a pequena Jodie, não teria nem um milésimo de sua paciência, de seu autocontrole, sua bondade, e de seu amor.

A leitura vale a pena, é forte, mas muito emocionante!

Também vale ressaltar que essa leitura é um tapa na cara de todo mundo, do começo ao final mostra que o perigo muitas vezes está dentro de casa. Muitas vezes os próprios pais acabam com a ingenuidade, com a infância e até mesmo com a própria vida das crianças. E que a falta de denuncia de quem vê, ou pra quem a criança venha a se abrir sobre o que aconteceu, é um erro tão grave quanto a própria agressão. Por isso, fica um apelo:

Disque Denúncia
“Disque 100
É grátis. É anônimo.
Quem cala consente.
Quem não denuncia também abusa.”

Resenha publicada no blog "Livros com bolinhos".

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/05/resenha-infancia-interrompida.html

Danielle 04/01/2021

Cathy é uma mãe de 3 filhos que gosta de acolher crianças de orfanatos em sua casa. Tudo ia normal ate ela acolher Jodie, uma garota de 7 anos que possui um distúrbio de personalidade, acessos de raiva e um desenvolvimento mental de uma criança de anos. Agora Cathy tem que colocar limites a criança enquanto tenta descobrir quais os motivos que levam Jodie a ser uma criança tão agressiva.
Começo dizendo que se você tiver gatilhos, jamais leia esse livro, pois mesmo que pareça que ele não seja um livro tão pesado ele é. É uma história que vai mexer com você, pois ela é pesada de uma maneira que não tem explicação. O pior de tudo é saber que toda essa história é real.
Jodie poderia ser considerada uma garota endemoniada se não fosse o fato de ter um passado tão sombrio. Eu fiquei completamente horrorizada com o que aconteceu com aquela criança. É óbvio que vemos isso diariamente em tevês, mas a forma como a Jodie foi tratada por todos aos seu redor, faz a gente repensar será que existe ser humano bom nessa vida? Será que vale a pena viver para ver coisas como essas acontecendo com nossas crianças?
O que é legal no livro é que a autora mostra todos os tipos de distúrbios que uma criança pode ter, desde o acessos de raiva até mesmo a depressão e como todos esses fatores podem acabar afetando a vida de uma criança, que ainda nem completou 10 anos.
Outro ponto muito interessante foi a Cathy, acostumada a acolher crianças de todos os tipos e idades nunca ter visto algo tão sinistro quanto o que aconteceu a Jodie. É a forma como isso afeta tanto ela quanto a família dela do começo ao fim, acaba gerando uma trajetória de aceitação, onde você descobre o que a motiva a fazer isso, levando a pena.
O livro mostra como realmente o sistema não funciona, não importa o quanto queiramos que funcione ou o governo quer que acreditemos que funcione, ele sempre será falho. Sempre teremos aqueles que não se importam, aqueles que têm medo e aqueles que fazem 'o que der '.
Eu sei que isso é apenas um livro, mas me faz questionar quantas crianças no mundo não estão passando, já passaram ou irão  passar pelo mesmo que a Jodie e quantas pessoas ficaram impunes pelos crimes que cometem?
É um livro que eu acharia muito bom que as pessoas lessem, mas sei que são poucos que têm estômago e uma mente estável para ler esse livro.

Fernanda 26/04/2014

[Resenha] Infância Interrompida - Cathy Glass - Editora Fundamento.

Este livro chama a atenção pela capa. Uma lágrima escorre no rosto de uma menina e isso já é subjetivo. O nome é muito reflexivo e nos faz pensar o que de tão ruim pode acontecer para um ser humano. Principalmente, quando esse humano for uma criança, pequena e indefesa.

A história gira em torno de Jodie, uma garotinha de 8 anos, que sofreu intensamente maus tratos dos pais. Os acontecimentos do passado permaneceram presentes em sua vida, pois as sequelas são absurdamente apavorantes. Em quatro meses, ela passou por cinco lares de acolhimento quando Cathy resolve abriga-la.

O processo de acolhimento é diferente da adoção. A criança fica com a pessoa que lhe acolhe até que esteja pronta e livre de problemas. Seria uma preparação para a adoção ou retorno ao lar de origem.

O comportamento da garota é assustador: agressiva e introspetiva. Além do uso de palavrões em sua fala, reproduz cenas que apenas adultos conhecem. Faz perguntas indiscretas e pensa que isso é normal. Tudo isso é justificado pela convivência com seus pais biológicos.

Ela ainda assume identidades diferentes da sua, e quando isso acontece ela age de forma agressiva ou infantilizada. Esses rompantes de Jodie, deixa sua acolhedora em uma situação difícil e complicada, pois a garota não manifesta melhora.

Esta criatura não demonstra sentimentos de afeto salvo o ódio e a forma estranha de gostar que lhe fora apresentada. Ela pensa que todos os adultos vão machucá-la, essa é a forma dos adultos demonstrarem o amor e carinho pelos filhos.

Jodie é uma criança que não demonstra alegria ao receber um presente. Possui olhos vazios, sem expressão ou sentimentos bons. Apenas rancor, raiva, medo, agressividade e muito ódio.

Fiquei horrorizada de saber que este livro, aborda uma história real. Meu Deus, isso realmente aconteceu e acontece a muitas crianças por este mundo afora. Eu sei que não podemos deixar o ódio entrar em nossas vidas. Mas ler um livro com um conteúdo forte como este e não sentir raiva e desprezo pelos humanos é praticamente impossível. Em muitas passagens do livro eu arregalei os olhos, pois não queria acreditar na crueldade que o ser humano é capaz de fazer.

O convívio de Jodie com Cathy lhe trouxe uma melhora. A confiança nos adultos aflorava devagar. Uma criança que fazia um papel de adulto, deixou nesse ser indefeso traumas dos mais variados.

É triste e repugnante saber que alguém tão pequeno já sofreu tanto. Que alguém tão pequeno sabe descrever uma cena de sexo, sem a mínima vergonha. E pensar que é a coisa mais normal do mundo, na realidade que vivemos hoje. Triste saber que existem seres capazes de tamanha brutalidade, de roubar a infância de seu filho.

Não saber o que aconteceu com a personagem adulta me deixou apreensiva, apesar de saber que nunca mais será uma pessoa com uma vida normal.

Uma leitura para se pensar e nos deixar de olhos mais abertos.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/