1Q84

1Q84 Haruki Murakami




Resenhas - 1Q84


206 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Gabi 27/12/2021

1 Q de que tortura.
Depois de tanta enrolação cheguei ao fim. Resumindo, esse livro poderia ser destruído da face da terra se houvesse um cometa, porque nunca vi uma coisa tão ruim. Serio, como o primeiro livro é tão bem escrito e esse é uma bomba radioativa de ruim?
Eu entendo perfeitamente quem gosta do Murakami, eu não tiro o mérito dele por escrever coisas boas como por exemplo Minha querida Sputnik e o primeiro livro dessa trilogia, por exemplo, e eu investi nessa livro historia porque ele é umas das principais referencias contemporâneas da literatura japonesa.
Sinceramente existe muito manga que tem historias sobre mundos paralelos que da dez a zero com historias fechadas e sem tantos problemas escritos no mesmo período em que essa obra foi publicada.
Bom, mas esse não é o ponto da minha resenha/indignação, to aqui pensando o tanto de problema que esse livro tem, além dos técnicos, historias que não vai para canto nenhum, coisas que pareciam importantes simplesmente não são mais (tudo bem, esse é o estilo do autor), mas tem horas que fica intragável e frustrante demais.
Esse livro tem pedofilia no meu ponto de vista, muito fetiche em peitos e todo o resto(toda mulher que aparece em cena ele faz questão de citar os peitos). Eu não sei explicar as coisas que me incomodaram porque foram MUITAS, o engraçado é que isso só aparece no segundo livro, é mais como se o autor tivesse assumido um certo poder e notoriedade na primeira obra e depois não tivesse medo de colocar na ficção o que poderia ser um eco de seu eu?
Ah, mais esse livro foi escrito a muito tempo, [*****], eu li agora e mesmo que naquele tempo esses problemas não fosse discutido, se eu a dez anos atrás lesse livro perceberia na hora.
comentários(0)comente



Well 24/12/2021

Como descrever esse final de trilogia?
Simplesmente não consigo definir o que o autor japonês quis com toda essa trilogia fantasiosa. Ao que me parece, ele dividiu toda sua saga em três volumes para se adequar à alguma regra de mercado ou foi sugestão de um editor muito do esperto.

Sim, os três livros poderiam ser resumidos, abarcando toda a história, em um único volume de umas 400/500 páginas. E o autor já fez isso antes (há livros dele com essa quantidade de páginas), mas aqui, ele quis "embromar".

Aomame continua foragida, após os eventos do segundo volume, e o que ela mais quer nesse terceiro é o mesmo que o leitor que chegou até aqui quer: o encontro com Tengo. Ele, por sua vez, também quer encontrá-la mas segue por caminhos confusos, recebe uma proposta estranha - Ushikawa, um terceiro personagem que possui capítulos próprios e muito bem feitos. - e parece querer se redimir com seu pai no leito de morte. Este terceiro personagem traz alguns capítulos interessantes pelo tom investigativo e acaba ajudando os principais, porém, não acho que ele precisaria de capítulos à parte.

O livro continua com os mesmos "defeitos", e aqui, talvez aumentados, pois a leitura nao é muito fluída, rolando uma quantidade enorme de repetições, agora não só por parte do narrador, mas também dos personagens. Sei lá, parece que o autor esquece de já ter dito algo e continua a se repetir. Mas não é isso não; é perfeitamente proposital, com qual intuito, ainda não sei. Ou seja, a leitura se torna enfadonha em muitos momentos, dando vontade de pular várias páginas pois, nada acrescenta realmente na história.

A parte boa de todo esse "sacrifício" de leitura é que, sim, o encontro do casal principal acontece e de maneira muito legal, mas que poderia ser mais surpreendente, já que é o último volume da série. E, após isso, o livro permanece na mesma. Apesar de levantar reflexões metafísicas da filosofia, não nos deixa com aquele gostinho de quero mais ou de satisfação ao seu final. O que é uma pena.
Uma sugestão à quem chegar até aqui: pule algumas páginas sem medo.
comentários(0)comente



Dave.Christian 04/12/2021

Esperava muito mais?
Esperava bem mais do livro conclusivo que deixou muitas coisas em aberto(o final ser aberto ok, todo o resto não dá?)
De verdade achei o livro 3 arrastado demais, e deixou toda a trama em aberto?
comentários(0)comente



Rodrigues 01/11/2021

Pessoas comuns em situações fantásticas.
No geral gostei da trilogia, é uma leitura com muitas camadas e intertextualidade, entendo a queixa de alguns de que a história poderia ser contada em menos páginas, é fato, mas discordo qdo dizem que o autor se perde em descrições triviais ou sem explicação, situações em que coisas inexplicáveis acontecem com pessoas muito comuns são quase uma marca registrada do autor, em todas a obras dele que eu li, descrições quase obsessivas de rotinas casuais são intercaladas com situações fantásticas provocando estranhamento, aceitar essas situações como algo mágico ou transbordamento de um rico inconsciente do personagem acaba sendo opção do leitor, as narrativas deixam espaço para ambas interpretações. Não nego que já me irritei, me revoltei e briguei muito com o autor por causa disso, mas no fim me pego sempre envolvida pelas suas obras.
comentários(0)comente



Dani Carrara 01/10/2021

"Mas o tempo rouba aos poucos a vida de todos. As pessoas não morrem porque chegou a hora. Elas morrem gradativamente a partir de dentro e, por fim, chega o dia do acerto de contas. Ninguém consegue escapar disso. Todos precisam pagar o preço das coisas recebidas".
comentários(0)comente



suellen 13/09/2021

Tinha tudo pra desenvolver melhor a história de Tengo e Aomame, mas infelizmente o autor se perdeu na história. O leitor realmente fica os três livros se perguntando qual será o final do livro pra deixar a desejar. Não é a primeira vez que Murakami decepciona, porém nesse foi o ápice. Terminei o livro com inúmeras dúvidas e questionamentos, principalmente sobre os personagens principais.
comentários(0)comente



Juh 07/09/2021

Decepção.
Tinha gostado bastante do primeiro livro, porém os seguintes tomos foram decaindo para mim. Como o primeiro volume estava nos apresentando a história, era tudo novidade, mas os próximos foram apenas a mesma coisa do primeiro tomo. Poucas inserções novas, as personagens tendo o mesmo pensamento repetitivamente, cenas que não acrescentavam em exatamente nada e foram mais de MIL páginas para ainda existirem diversas pontas soltas. Era uma ideia muito boa que acabou se tornando enfadonha.
comentários(0)comente



Pedro.Alves 30/08/2021

Fechou com chave de ouro
Essa trilogia é sensacional e até agora eu fico me perguntando como o autor pegou um conceito tão "monótono" e encaixar o realismo mágico naturalmente.

Mas tenho algumas ressalvas sobre essa trilogia, eu acho os capítulos um pouco longos e em alguns momentos parece que a história não avança, mas pra mim isso não exatamente um defeito, pois ajudou a aprofundar muito mais a história. E em especial nesse livro eu achei os capítulos do Ushikawa um pouco chatos.

Mas cara esse final foi tudo pra mim, combinou totalmente com o rumo que a história estava tomando. Se você quiser uma história que explica tudo que apresenta, definitivamente esse livro não é pra você, mas não é um problema pra mim, desde que combine com a história, como é o caso aqui.

Recomendo fortemente essa trilogia, mas para saber se essa é realmente a obra-prima do autor vou ler Kafka á beira-mar.

Aomame e Tengo = TUDO PARA MIM!
Nami 30/08/2021minha estante
Vc não vai se arrepender de Kafka à beira-mar


Pedro.Alves 30/08/2021minha estante
Espero realmente


Felippe 07/09/2021minha estante
SIMMMM, ESSA TRILOGIA É SENSACIONAL

muita gente não gostou, mas na minha opinião o final aberto deu um toque de participação do leitor na história




Camila 17/08/2021

Uma viagem total! Adorei esse livro.

Em alguns momentos achei as descrições e divagações excessivas (3 livros de fato parecem ser demais para contar essa história), mas elas contribuíram para que eu me sentisse inserida dentro do livro e me afeiçoasse muito às personagens.

Um ponto positivo para quem gosta de realismo fantástico é que os elementos fantasiosos são narrados com tanta naturalidade que eu sinceramente questionei meu senso de realidade. Impressionante.

Comentei com um amigo - quem me indicou o livro - o quanto o final me deixou cheia de perguntas sem respostas e ele falou que a graça era justamente o fato de que nem tudo precisa ter uma resposta. Foi uma grande lição para conter a ansiedade e também me deu a chance de imaginar o final que me agradaria mais. Paz.
comentários(0)comente



anna 10/08/2021

Cidade dos gatos
Vou levar essa trilogia pra sempre no meu coração. Sou completamente encantada por tudo nela: a escrita do Murakami, a criatividade, a conexão entre as histórias que te fazem entender sutilmente o que está acontecendo.

A nota não é tão alta por 3 motivos:
1. Apesar da importância da narração do Ushikawa, ela não foi tão boa assim. Não me prendeu e eram capítulos longos de monólogos com autorreflexão de um personagem por quem não nutri nenhuma simpatia.

2. Eu gostaria de mais explicação sobre Sakigake, Fukaeri e o Povo Pequenino.

3. Meu Deus, o Murakami precisa parar de descrever [*****] detalhadamente e falar sobre PEITOS toda vez que menciona qualquer mulher.

Enfim, amei. Esse livro é meu xodó e pretendo reler novamente.
Amilton.Dantas 17/08/2021minha estante
terminei agora. e concordo com a parte dos peitos kkkk sempre que ele começava a falar das amigas de Aomame ou da memória que Tengo tinha da infância, eu já sabia que vinha algum comentário do tipo kkkkkk wue fixação


Anna Lopes 04/09/2021minha estante
Nossa sim, concordo com tudo hahahah até parei pra pesquisar no Kindle quantas vezes a palavra s**** aparece na trilogia kk


Leandro Moura 03/04/2022minha estante
Murakami certamente tem alguma compulsão sexual, porque é incrível a quantidade de cenas sexuais que aparecem ao longo de seus livros. Ele deve achar que todas as mulheres são loucas por pênis. Será que ele nunca ouviu falar em lésbicas? kkkkkkkkkkkkkk




Lali 05/08/2021

Uma finalização perfeita para a trilogia de Murakami. Os três livros mantém a mesma densidade e fluidez. Uma distopia envolvente. Condução impecável.
comentários(0)comente



kat 16/07/2021

que bela bosta
eu não faço resenha desde "They both die at the end", mas sinceramente esse final me deixou tão brava que eu nao to aguentando guardar tudo pra mim.
razão 1 do pq que esse livro demonstra um conteudo extremamente inferior aos outros dois livros: A ORGANIZAÇÃO DE CAPÍTULO.
QUE. ODIO. eu nao quero saber sobre esse caralhento do ushikawa. ok eu entendo que é necessário o ponto de vista dele pro entendimento da história, mas PQ OS CAPÍTULOS DELE SAO EXTREMAMENTE LONGOS E PQ ELE É TAO CHATO E NAO PARA DE FALAR QUE É FEIO !:/&): MORE EU TAMBÉM ME ODEIO MAS NAO É POR ISSO QUE EU VOU FICAR MENCIONADO ISSO A CADA SEGUNDO.
essa organização de capítulos foi péssima e acabou ficando extremamente cansativa, já que eu acabei nao me interessando tanto por 1/3 do conteúdo do livro (aka a parte do ushikawa)
ok continuando
segunda coisa: que final horrível pelo amor de deus!
murakami meu amor.. depois de escrever o volume 1 e 2 dessa saga eu tenho CERTEZA que você tem capacidade pra desenvolver melhor esse final.
a aomame e o tengo se encontraram, subiram a escadinha e voltaram pro mundo normal???:??:???????, HELLO????? depois de 3 fucking livros é serio que isso se resolveu tão facilmente assim? me poupe
resumindo: esperava muito mais e agora vou deitar e chorar antes de dormir. acho que os dois primeiros livros são realmente muito bons e valem a pena serem lidos, mas esse terceiro me deixou muito desapontada
kat 16/07/2021minha estante
btw a resenha tem um pouco de spoiler ops esqueci de colocar




Júlia Ansaloni 15/07/2021

bom mas nem tanto
Gosto muito da escrita do Murakami, os livros 1 e 2 são ótimos mas no 3 deixou muito a desejar. Poderia ter explorado mais a história de Sakigake, Fukaeri, do Líder, povo pequenino... enfim, se o objetivo do livro era algo mais romântico para encontro de Aomame e Tengo, foi concluído com sucesso. Mas, na minha opinião, a história teria ficado mais atraente e empolgante se ele tivesse explorado as lacunas que abriu, gostaria de ter entendido melhor o mundo de 1Q84 e o porque dele existir.
comentários(0)comente



idkvixo 06/07/2021

Trilogia perfeita!
Não tenho palavras para descrever o quão incrível que foi a experiência de ler esses três livros. Amei muito a atmosfera fantástica e todas as conexões que os personagens tinham durante os capítulos. Amei como toda a história foi retratada de forma tao real e eu acho que conseguiria acreditar facilmente nesse novo mundo.

Me apeguei muito aos personagens Tengo e Aomame e fiquei muito muito satisfeita e feliz com o final, até me deu vontade de chorar de felicidade!! Também me apeguei bastante com o personagem Tamaru, amava suas reflexões e citações bem filosóficas, acho até que ele foi o meu personagem preferido durante essa trilogia.

Enfim, amei tudo!! Recomendo bastante pra qualquer pessoa, desde àqueles que gostam de fantasia até aos que gostam de ação e investigações. Os livros também servem para àqueles que gostam de romance, impossível não ficar ansiosa para o reencontro dos dois personagens principais! Muito emocionante e envolvente do começo ao fim/do primeiro livro ao último!
comentários(0)comente



Giovana 22/06/2021

O primeiro e o segundo livro são impecáveis. O terceiro deixa a desejar.

Sinto que a história que existia na cabeça do autor não conseguiu passar para o papel. Muitas lacunas permaneceram.

É lento, quase nada acontece em cerca de dois terços do livro, apenas repetições. A história é muito densa para acabar como um romance "água com açúcar". Gostaria de mais explicações.
comentários(0)comente



206 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR