1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Tulio.Gama 03/05/2022

Arrastado e longo como uma jornada solitária
Não esperava que fosse uma leitura difícil. A linguagem não é tão rebuscada, é até bem aquém do requintado. Porém, é descritiva nos pormenores, nas coisas irrelevantes do cotidiano. Essa falta de agilidade e ação ainda me recai na dúvida de ser uma intenção narrativa ou um estilo autoral. Páginas e páginas onde quase nada acontece. Mas algo passa. Tempo?
A trama não responde ao leitor. Os personagens centrais é que buscaram seus destinos. Sair do mundo mágico (fictício, ilógico) para o mundo real (verossímil, lógico). O leitor é mero investigador que tenta, em vasto vão, achar alguma explicação para o inexplicável. Mesmo de volta ao "normal", o mundo deixa de ser o mesmo que antes.
A experiência passa a ser a própria dúvida. Como se a finalidade fosse sair de um sombrio labirinto, e sentir o alívio de ter saído dele sem se lembrar do motivo de ter entrado.

Lari 23/04/2022

não me cativou
Queria e realmente tentei gostar desse livro, mas simplesmente não consegui apesar da boa escrita e da criatividade do Murakami. Foi uma leitura lenta e maçante, com algumas partes muito interessantes? Mas que não foram suficientes para me cativar no final.

JAssica45 24/03/2022

que final
o desfecho é incrível, o mundo criado por murakami é encantador e repleto de sentimentos, o amor é o que prevalece

Joao.Victor 17/03/2022

Se repete demais e é muito longo.
Esse livro foi uma das piores conclusões que eu já li. Primeiramente porque esses volumes foram divididos em uma "trilogia", o que lendo esse livro eu fiquei me perguntando por qual razão eles foram divididos em três (dinheiro provavelmente) sendo que isso só deixou a história mais longa do que devia. Além de ser um livro grande, a narrativa é muito repetitiva nesse terceiro volume deixando uma sensação de que o livro é bastante arrastado. Tanto o arco da Aomame quanto do Tengo nesse livro foi muito chato parecendo que não ia pra lugar nenhum, e também o autor quis colocar outro ponto de vista que foi do Ushikawa que apesar de ser interessante de ler as vezes também só contribuiu pra aumentar o tamanho do livro, sendo de novo extremamente repetitivo nas partes dele, piorando mais ainda a experiência de leitura.
No final o leitor sai do mesmo jeito que entrou: com nenhuma resposta respondida. O que não é tanto um problema assim já que se trata de um livro com realismo mágico, mas a questão é que você sai do livro com uma sensação de que 472 páginas não acrescentaram quase em nada no final. Enfim se alguém tem interesse me ler essa "trilogia" eu recomendo só ler o primeiro e segundo volume, o terceiro não vai te dar nenhuma resposta e ele é muito longo, a história teria sido muito melhor se o autor tivesse condensado tudo em dois volumes ou se ele tivesse escrito um terceiro volume menor.

julia 01/03/2022

ainda bem que não gastei meu dinheiro comprando e li na pirataria porque se tivesse ele físico provavelmente iria queimar e olha que sou contra maus tratos a livros
acho que é um dos piores livros que já li na minha vida... a galera reclama tanto de livros de autores B e C mas não colocam a mão na consciência e criticam a merda que é esse livro "cult". o primeiro e o segundo são ótimos mas o Murakami cagou no pau nesse aqui. primeiro que ele vira um romance policial, enrola mais de 400 páginas e deixa um monte de perguntas não respondidas (não porque isso contribui pro mistério do livro mas porque ele simplesmente se perde no enredo e não consegue amarrar as pontas). consigo contar nos dedos as coisas realmente relevantes nesse livro, o resto é só baboseira insignificante que não agrega em absolutamente NADA. é contraditório, ruim, maçante e pseudo intelectual. só pra lembrar que não tô criticando o autor porque ele fez um trabalho ótimo nos dois primeiros livros, mas certeza que ele livro foi feito por encomenda e ele mandou todo mundo [*****] e fez ele de qualquer jeito pra ganhar a comissão. ainda bem que eu li e acabei com essa tortura, mas não recomendo pra NINGUÉM!!!!!!

MandsB 21/02/2022

Uma trilogia, nenhuma resposta...
Li essa trilogia faz quase um ano e até hoje não superei a decepção que ele foi, em meio a tantas boas resenhas sobre...
A ideia principalmente do livro é muito boa, os personagens são extremamente complexos e a forma como Aomame e Tengo se conectam é genial, mas isso não salva o livro.
O autor coloca no livro muitas coisas desnecessárias a ponto de você ficar extremamente desconfortável com algumas situações.
Não é difícil de ler, mas ele é muito repetitivo, a ponto de falar umas 100 vezes a mesma coisa, você sente que está andando em círculos sem chegar a lugar nenhum, mas você tem a esperança de chegar em uma resposta, mas não, os três livros não te dão nenhuma resposta perante aos acontecimentos apresentados.
Foi uma experiência diferente, não é igual a nada que li antes, mas não recomendo a leitura.
Giovanni. 21/02/2022minha estante
Meu deus me desanimou completo a ler isso, falam tão bem

MandsB 21/02/2022minha estante
Pois é, eu li nessa esperança, mas é muito ruim na minha visão

Clara.Brogliato 24/02/2022minha estante
Amor, não confia na Amanda, o gosto literário dela não é confiável. Ela gostou de biblioteca da meia noite...

Giovanni. 24/02/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK justo

MandsB 24/02/2022minha estante
A laaa KKKKKKKKKKK o gosto de vcs que não é confiável, se lerem e gostarem vamos ter um belo debate

Letícia 13/02/2022

1Q84 é uma longa história dividida em 3 volumes. É uma narrativa extremamente bela e filosófica. Em alguns pontos, eu parava para refletir e me perdia nos meus pensamentos. Nunca li algo parecido e que me deixasse tão intrigada, com certeza, leria novamente. No fim das contas, em outras palavras, é uma interessantíssima história de amor. Por não ser clichê é que ela é excepcionalmente boa.
Se eu pudesse escolher viajar para outra realidade, seria a de 1Q84.

Débora 07/02/2022

Esperava um final surpreendente?
Gostei, mas achei o livro 3 repetitivo e o final deixou muitas lacunas. O ?mistério? foi resolvido facilmente.

Alessandro117 19/01/2022

1Q84
A tricologia de Murakami é simplesmente perfeita de se ler. Totalmente diferente do que já li na literatura ocidental.

FilipeSS 31/12/2021

Concordo com todos os leitores desse mundo e do outro: a história realmente poderia ser menor. E nem reclamo das longas descrições, até gosto delas; mas as repetições, essas sim me incomodaram.
Este terceiro livro não responde tudo, e sinceramente, nem senti falta de tais respostas. Em algum momento da jornada eu me conformei e só vim perceber quando conclui a leitura. Além do mais, gostei do final, não no achei preguiçoso, pelo contrário, me pareceu ser o que tinha que ser.