1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

victoria961 28/05/2021

era 5 estrelas mas as ultimas paginas me mararam
ja abri esse terceiro e - infelizmente - ultimo livro dessa trilogia tremendo de ansiedade, logo depois de ter terminado o segundo, porque nao aguentei esperar para saber o desenrolar.

romantica & cliche demais para dizer que odiei o desfecho, mas ficaram muitas duvidas e pontas soltas. PORÉM é sempre bonito ver como murakami descreve as cenas, senti tudo que aomame e tengo sentiram durante a trilogia. mukarami's vibesss! quem conhece sabe

se esse livro tivesse 700 pag só para completar as lacunas que deixou, seriam 6 estrelas se possível. terminei mas nao queria, ainda na sensação de que daqui a pouco vou começar 1Q84 livro 3 :)

Kimie1 21/05/2021

Talvez seja a minha história preferida de Haruki Murakami até agora. Ele realmente tocou meu coração. Foi tão fácil devorar essa trilogia. Ele me fez refletir sobre tantas coisas. O Japão é minha Cidade dos Gatos. Eu gosto que ele traz mais questões do que da respostas, nem tudo precisa ser explicado. E o amor, a solidão. Ele escreve tão lindamente. Eu me vi nos personagens. Tengo. Me fez querer amar profundamente. Ser forte como Aomame e bondosa como o Tengo.

Sophia Estrela 25/03/2021

1. Até 80% do livro nada acontece feijoada
2. Vc simplesmente só não para de ler pq já leu dois volumes e a metade do terceiro, então nada mais justo que saber o final da história (que é uma bosta)
3. Pura encheção de linguiça, eu não aguentava mais ler a mesma coisa de novo e de novo parece eu fazendo trabalho da faculdade
4. Vc espera ao menos uma explicação convincente de pq necessariamente o líder tinha que transar com meninas de 10 anos e mais uma vez fica aí na somente na sua cabeça o questionamento assim como um questionamento da história em geral, afinal os homens pequeninos querem o que usando um porta voz? O que comem? O que fazem? Sexta no globo repórter
5. E eu que até tava gostando do Ushikawa?

Resumindo: Murakami se perdeu tanto no personagem que pensou que os leitores sabiam tudo que estava na sua cabeça e esqueceu de escrever no livro

Isabel.Boing 14/03/2021

ACABOU
Finalização da trilogia de forma maravilhosa, e um final do mais perfeito possível. Adorei.
Emanuel230 25/06/2022minha estante
acho que ta duplicado

Isabel.Boing 14/03/2021

ACABOU

Emanuel230 25/06/2022minha estante
acho que ta duplicado

rodolfo 12/03/2021

valeu pela jornada
um pouquinho decepcionado com o fim, acho q essa sensação é coletiva, mas no geral vale a pena a trilogia.

Diego.Rates 22/02/2021

Uma excelente trilogia asiática
Minha primeira exploração de literatura de origem asiática, fiquei completamente envolvido na trama construída por Murakami. Os elementos fantásticos, malucos e inovadores apresentados nesse livro são extremamente empolgantes, assim como os personagens, que são muito bem construídos e interessantes.

O meu preferido da trilogia foi o primeiro, pois gostei muito de conhecer o estilo de escrita bem peculiar que esse autor possui e as referências a cultura no geral tornam essa leitura muito envolvente e não dá vontade de parar de ler. Não achei o desfecho espetacular, mas gostei do final dos personagens.

Ricardo 07/02/2021

Uma aventura Fantastica
O universo que Murakami criou nesses tres livro é fantastico! A narração dele é otima! Claro que nao é perfeito, por vezes ele enrola em desenvolvimentos dos personagens e acaba esquecendo do enredo, mas nada que comprometa a experiencia de ler! A trilogia termina com algumas pontas soltas, algumas questoes poderiam ser melhor trabalhadas, porem em nada compromete o trabalho belissimo de 1Q84. Pra quem gosta de ficçao e mundos distopicos é um prato cheio! Recomendo muito!

Mari Imaginária 29/01/2021

VALEU MUITO A LEITURA E RECOMENDO!!! ???
TERMINEI DE LER ESSA TRILOGIA! ? Gente, na?o vou romantizar, o 3° livro na?o fluiu como os demais. ? Sa?o 3 personagens e os capi?tulos se alternam entre eles. Achei que ficou muito repetitivo ter 3 pontos de vista diferentes sobre tudo que acontecia. Pouqui?ssimos dia?logos, (pore?m inteligenti?ssimos), maior parte do livro e? o fluxo mental dos personagens, eu particularmente acho que isso arrasta a leitura. ?

O que quero muito destacar nesse livro e? a construc?a?o psicolo?gica dos personagens. Incri?vel mesmo!! Dou destaque ao personagem secunda?rio ?Tamaru? que pelamorrrrr os melhores dia?logos sa?o os dele, cheios de citac?o?es incrivelmente cri?ticas e reflexivas. ?

Nesse livro 3, de 1Q84, a trama se volta para algo completamente fantasioso, beirando o nonsense (eu gosto, pore?m e? mo? viagem kkkk). O final foi previsi?vel e deixou algumas pontas soltas, pore?m o que fica mesmo dessa obra pra mim, sa?o as duras cri?ticas a?s doutrinas e dogmas impostas pelas religio?es/ceitas em geral; o questionamento do sentido da vida e da realidade; o quanto a fami?lia, a criac?a?o, e a infa?ncia influenciam na formac?a?o de um indivi?duo; reflexo?es sobre o senso de justic?a diante da cultura do feminici?dio; a presenc?a e importa?ncia da arte nas lic?o?es de vida... enfim, poderia listar muuuuuuita coisa abordada nessa trilogia. Gostei muito da escrita do Murakami, pretendo ler outros livros dele. ?

Juan 27/01/2021

1Q84 (os 3 volumes) foi uma obra que começou brilhante, teve ótimos momentos no meio, mas terminou mal. O problema é que a história ficou com muitas pontas soltas. Muitas perguntas e quase nenhum resposta.
No entanto, ainda que com muitos problemas, foi uma leitura muito gostosa pra mim!

Lótus 28/12/2020

Gostei da trilogia, mas confesso que não gostei desse volume :(
Achei que a história perde completamente o ritmo e se torna tediosa, apesar da escrita e descrições impecáveis.
Considerando a trilogia como um todo, achei a história bem interessante, mas um pouco frustrante também.. o enredo se arrasta a partir de certo momento e eu não consegui entender a utilidade da inserção de algumas cenas específicas na história. De qualquer forma, me manteve interessada o suficiente para terminar.. só gostaria de me sentir mais empolgada quanto ao fechamento da história.

Edméia 27/12/2020

*Uma história de amor !!!
Neste terceiro volume, aparece o personagem Ushikawa,
advogado esperto, experiente que irá trabalhar para
o grupo Sakigate !
Aomame se vê confinada, Fukaeri cumpre a missão
dela, Tengo quer encontrar Aomame; Sakigate precisa saber
sobre Aomame e o Povo Pequenino se vê numa situação muito
difícil !
Na verdade, o que eu mais gostei nesta trilogia
de Haruki Murakami foi das histórias com as quais ele
recheou toda a narrativa principal e a descrição do
tempo, das nuvens, da lua que ele faz ! Por falar em
lua, ela possui um papel muito significativo nessa
história !!!
Aparecem muitas vezes as palavras : rádio, música,
corvo, nuvens, coruja, floresta ... o fantástico, o
sobrenatural se mescla com a realidade ! Chega uma hora
que juntamente com os personagens principais, você também
se vê em dúvida se eles estão vivendo em 1984 ou em 1Q84 !
Os mundos se misturam, se fundem ! É interessante !!!
Gostei muito das histórias de Tamaru ! Sempre que
o texto começava a falar sobre este personagem, eu me
sentia mais envolvida com a história !!!
Tamaru foi uma criança sofrida !Aomame também por
causa da religiosidade dos pais ! Tengo também por causa
do trabalho do pai e do desaparecimento da mãe dele !
O final do livro me agradou ! Acredito que Haruki
Murakami, de propósito, criou um final que , futuramente,
se ele quiser, poderá escrever o volume 4 desta história,
transformar a trilogia numa tetralogia !
Não pretendo reler esta trilogia porque não compreendi
algumas coisas, por exemplo : o que o Povo Pequenino
queria ?! Qual era a função dele no mundo 1Q84 ?! Não
entendi !!!
De zero a cinco, dou nota 3 para esta trilogia !
Por quê ?! Porque a leitura é densa, lenta; são poucas
as ações ! Mas, todavia, tenho alguns e-books do Haruki
Murakami no meu kindle e quero lê-los ! É bom saber como
vive, pensa, sente e age o povo oriental !!!

*Guaratinguetá, Dezembro de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com