O Guarda

O Guarda Kiera Cass

Resenhas - O Guarda

Bruna 01/07/2021

Esse conto, juntamente com "O Príncipe", foi lançado, se não me engano, um pouquinho antes do último livro da trilogia e não tenho certeza se eu já tinha lido. De qualquer forma, ler agora depois de anos despertou uma vontadezinha de reler a série toda e voltar a me apaixonar pela história de Kiera que possui sempre uma escrita bem fluída e envolvente que a gente nem percebe o tempo passando enquanto está lendo.
Além disso, o conto trouxe um pouquinho do lado de Aspen da história e a gente consegue gostar dele (sempre fui Team Maxon) por poder entender suas intenções, lembrar do quanto ele é uma pessoa doce e o quanto ele também se importa com América, ao mesmo tempo que também conhece mais de algumas dinâmicas do palácio que a gente não faz ideia lendo pelo ponto de vista de América.
Enfim, tenho planos de reler a série agora (depois de anos) após essa leitura, espero que seja um retorno interessante.
brunarsou 01/07/2021minha estante
amg espera um pouquinho pra gente reler juntassss

Vagner 13/05/2021

Leia entre A Elite e A Escolha
Mais um conto apresentando um ponto de vista diferente, o de Aspen. Vemos, do POV de Aspen, encontros narrados por America em A Elite, assim como um 'encontro' que ela não viu. Mas aqui o mais interessante é conhecer os bastidores do Palácio, esse é o ganho principal na leitura deste conto. Saber o faz o Rei Clarkson, o que os funcionários conversam na cozinha e como foram os ataques dos Rebeldes é uma experiência de leitura muito interessante.

isaasantosf 03/05/2020

Visão do Aspen
"Eu queria mantê- la em meus braços, tão próxima do meu coração que ela seria praticamente parte dele."

Clarice Adriana 01/06/2020

Aspen é melhor no conto que no livro propriamente dito
Pena a autora não o ter explorado mais, eu confesso que torci muito por Maxon, mas gostaria de ter conhecido mais desse lado de Aspen.
isadoracristini 01/06/2020minha estante
não quero nem ler pra não começar a gostar do homem que prometi odiar até minha morte

Damaris.Gris 09/07/2020

É um bom conto! Lendo ele entendi mais detalhes da história, mas como eu amo os personagens de A Seleção gostaria de saber mais. Mesmo assim gostei!

bellaisa ;) 08/08/2020

Legal
Apesar de ter um certo ranço do Aspen, entendi o que ele sentia pela América, e achei muito lindo, uma pena que foi só em 102 paginas! se tivesse mais converterá iria passar a torcer por ele e a América kkkkkkkk (deus me livre)

Pri 19/08/2020

Compreendendo melhor Aspen
Logo que terminei O Príncipe, decidi continuar na vibe dos contos porque fiquei animada em relembrar a série. Então comecei O Guarda.

"É que já vi muitas pessoas deixarem o mal ao seu redor torná-las duras ou teimosas. No fim das contas, perdem a chance de tornar o mundo um lugar melhor porque só conseguem enxergar o pior."

Dessa vez, o protagonista é Aspen. A história se passa em um período de tempo inserido no livro A Elite, logo depois da festa de Halloween, quando Marlee acaba eliminada, até o dia em que o palácio é atacado por rebeldes e America se perde na floresta próxima. Acompanhamos a rotina dos guardas do palácio, temos acesso a vida dos funcionários, de uma maneira que nem America nem Maxon têm. Uma vida mais simples e de bastante serviço.
A rotina de guarda é intensa, mas Aspen acaba tendo acesso privilegiado a algumas informações. Mesmo tendo uma visão ruim de Maxon, ele consegue perceber que muitas vezes o problema é o controle do rei Clarkson, que acontece até sem que o príncipe note.

"— Sabemos que você é forte — Lucy disse, inclinando a cabeça para o lado —, mas aceitar ajuda também é um tipo de força."

É interessante entender melhor os pensamentos de Aspen. Confesso que ele é um personagem que não compreendi totalmente as atitudes, mas pude entender um pouco mais depois de acessar sua visão do mundo. A imensidão de seu amor por America é muito bonita e até me fez ter um pouco de pena dele. Mas além disso, ele também ama muito a família, honra seu trabalho e faz amigos pelo palácio. Gostei bastante de ter essa experiência por trás dos bastidores.
Esse conto também serviu para explicar um pouquinho algumas coisas que eu não tinha aceitado bem no término da série e me fez simpatizar mais com Aspen. Gostaria até que a história se prolongasse um pouco mais, para que a gente visse de fato como as coisas foram se desenrolando para ele, mas sei que esse não era o objetivo da autora.

"Doía só de pensar. Pelo que eu lutaria no mundo senão por ela? Eu estava em busca das coisas boas. E ela era a única coisa boa em mim."

Com a leitura desses contos, consegui matar um pouquinho a saudade dos personagens e entender melhor como funciona a cabeça deles, mas ainda sinto falta do mundo e tenho curiosidade de saber como serão as coisas no futuro.

site: https://www.sigolendo.com.br/2020/07/resenha-contos-o-principe-o-guarda-a-selecao.html

Rayanna 27/09/2020

Amei
Aspen é tão fofo que da vontade de colocar ele num potinho. Mas é claro, que erra demais...

Anne208 20/10/2020

É um bom livro para ver a perspectiva do Aspen e até superar algum "ranço" que sentimos por ele duante os 3 primeiros livros.
Senti falta de saber mais sobre como ele foi se apaixonando por outra pessoa que não era a America.
Apesar de ter visto que ele era bem apaixonado pela America, não mudei minha opinião de que o Maxon é perfeito para a America.

Nanda 27/10/2020

ah, Aspen Leger...
Olha só, uma selectioner team Aspen por aqui!

Não vou negar que tenho uma queda por Maxon Schreave. Mas depois de um tempo e de algumas "reelidas" pude notar o quanto Aspen é valioso.

Acho válido ressaltar que a autora manipula o leitor a preferir Maxon. Praticamente os defeitos dele inexistem.

Ah, mas o Aspen é teimoso, temperamental, orgulhoso, e etc etc etc. Não vou negar que ele tem esses defeitos (que por sinal são os mesmos de America), MAS no conto O Guarda vemos um lado de Aspen diferente do que estávamos acostumados. Um lado sofredor, porém determinado. Mostra o quanto a seleção fez mal pra ele mesmo tendo incentivado a America desde o início.

E só fez confirmar mais uma vez vários motivos dele ser meu personagem favorito...

dudaelita 05/11/2020

O Guarda
Foi o primeiro conto da coleção da Kiera que eu li, e sinceramente? Amei!
Saber o que o Aspen pensava em certas situações dos livros da trilogia deixou na minha cabeça as cenas mais completas, e eu achei incrível a ideia.
Pretendo ler os outros e os próximos livros, porque eu me encantei mesmo com a história e tudo que ela proporciona. O vício nos livros da Kiera é real!