Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

igorvil 07/06/2010

Sintonia perfeita
Estava a procura de um romance leve e atual, e quando li a resenha desse livro, tinha a certeza de que havia encontrado o que buscava.

No início achei a história meio truncada e até cansativa, mas a partir do momento em que Alex e Niki se encontram, fica difícil querer largar o livro.

A história dos dois vale cada página, e não apenas pelo grande diferencial desse amor, a diferença de idade, mas pela química dos dois. Duas personalidades tão diferentes mas que juntos dão uma bela história de amor

O elenco de apoio também é ótimo, tanto os amigos do Alex como as amigas da Niki. Destaque pro Pietro e pra Olly que sempre que aparecem arrancam uma boa risada.

Uma coisa que eu achei completamente desnecessária, são as histórias paralelas. Tanto que na adaptação para o cinema sequer são mencionadas. São duas histórias que as vezes quebravam um pouco o clima da história principal e por muitas vezes me deu vontade de pular.

Adorei todas as referências utilizadas pelo Federico, é ótimo porque aumenta a experiência. Você quer saber de qual filme ou música eles estão falando, isso sem falar das frases sempre muito pontuais, muitas eu até anotei.

Em geral o livro é ótimo, e pra quem gosta de um bom romance, leve e divertido, esse livro é uma grande indicação. Pontos negativos apenas para o começo e para as histórias paralelas.

PS: Morte a Elena!

Bella 14/06/2021

3/5 fofinho mas só isso
Achei a história entre o casal muito lenta, demorou um pouco para se desenvolver. Ele todo orgulhoso, desconfiado e carinho, com seus 37 anos. Já ela toda feliz, intensa e entregue a vida, como toda juventude de 17 anos possui.

Apesar de contar vários momentos divertidos que o casal passa, parece que o autor se dedicou mesmo apenas no final do livro.

Que aí fiquei feliz.

Livro pra ler despretensiosamente, sem esperar muita coisa.

Paula 28/01/2010

O livro é uma graça, a Niki é uma fofa... É bem conto de fadas tudo o que eles vivem, rsrs...
É uma delicia de ler... Só o final deixa um pouco a desejar, as coisas acontecem MUITO rápido e dão MUITO certo !

camerighi 11/07/2020

Enrolado
No começo achei a personagem principal muito óbvia, depois comecei a gostar dela. Mas achei o livro muito longo para pouca história legal.

Alyne.Scarpioni 29/08/2020

História cheia de altos e baixos
Demorei um pouco para conseguir engatar de vez na história. O enredo em si é legal e cheio de aventuras entre Niki e Alessandro, porém ela é uma garota difícil de se acostumar. Alguns núcleos da história são confusos e sem tantos elementos para prender a atenção que só são de fato lembrados ao final do livro. A construção de vários capítulos (125) tornam a leitura cansativa porque alguns destes poderiam muito bem ter sido cortados da história final.
É um livro de trama incomum que se passa nas paisagens da Itália no começo dos anos 2000 e cumpre seu papel de prender a atenção do leitor para descobrir o desfecho do casal.

Juni 24/04/2010

É bom.
Olha pra quem vai ler o livro achando que é PERFEITO como Três Metros Acima do Céu vai ficar um pouquinho desapontado.
Desculpa se te chamo de Amor é legal, e a Niki e o Alex são muito legais também, mas a história não é tão boa e intensa quanto poderia ser.
Eu recomendo, mas já vou avisando... é 4 estrelas, ou para leitores mais exigentes é 3.

Rayssa 18/10/2022

Um dos poucos livros que ficará na minha memória pra sempre. Um rimance incrível e envolvente desde início.
Com toda certeza, é um livro que estou disposta a ler.
(Se eu puder dizer? Muito melhor que o segundo livro, RISOS)

Mari 06/06/2011

Um pouco pela história e um pouco pela escrita leve do autor, Desculpa se te chamo de amor é um livro lindo, gostoso de ler e trás aquela sensação de querer fazer parte da história incrível, de querer ver os lugares lindos que são descritos,mas principalmete de querer sentir todas as emoções e sentimentos que são passados nesse livro. É suave, é doce, é divertido, é intenso. Amei e recomendo muito!!!

Dany 10/07/2022

DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR de Federico Moccia
Desculpa Federico, mas não gostei do seu livro. Eu até me esforcei para comprar e entrar de vez na história, mas o fato da personagem principal Nike, ter apenas 17 anos e se envolver com o Alex de 37 não me agradou.

Este é o segundo livro do autor que eu leio. O primeiro foi UM INSTANTE DE FELICIDADE (e também não me agradou muito) – as histórias acabaram não funcionam para mim.

Este livro é extremamente longo. Contém muitas citações (muita mesmo), trechos de músicas, muitos personagens, muitas idas a restaurantes, muitos diálogos que foram escritos com o intuito de gerar frases de efeito – ninguém conversa da forma como o Federico desenvolve os diálogos em alguns trechos. Enfim, chega a ser ás vezes bem enfadonho. Um ponto positivo é a descrição da cidade, dos pontos turísticos e do fato dos personagens estarem em movimento fez com que a história não ficasse tão parada, embora ela comece de lugar nenhum e termine em nenhum lugar.

Ou seja, é uma história sobre o cotidiano de pessoas que tem seus dilemas, seus desafios no trabalho/escola, desavenças com amigos, interferência da família e por aí vai.

É interessante notar o quanto os amigos têm um papel de destaque. Tanto os amigos do Alex quanto as amigas de Nike são presentes. E conseguimos notar nitidamente o quanto a diferença de idade entre eles é um fator gritante, pois ambos têm suas crises e dilemas que condizem com a fase de vida que cada um está passando.

Por ser um romance, em certos pontos me envolvi na trama. Mas sempre ficava aquele incomodo, justamente pela diferença de idade deles. E por conta disso, não consegui comprar a ideia do livro e me deixar levar pela história. Mas vale ressaltar que a forma de escrita do Federico acabava me envolvendo. Poderia ter sido um livro menor e sem tanto personagens (teve uns que não tiverem nenhuma serventia para a trama, nenhuma. Estava ali apenas para ocupar páginas desnecessárias).

Enfim. Fica aqui uma possível dica de leitura, ou não. Depois acabei descobrindo que o livro tem continuação, mas vou passar. Não sinto vontade de ler e nem saber nada sobre a vida desses personagens. Me contento com o desfecho deste e pronto.

Daiane Miranda 03/01/2024

Prometeu nada ..mas entregou tudo!!
Não tem como não chorar com esse livro, vc fica preso em cada página!!!
Aquele tipo de livro que te prende em do início ao fim!

Nessa 13/02/2012

Quero um pra chamar de meu!
Que livro apaixonante!
Sempre tive uma queda e um facínio pela Itália que só ficou maior com esse livro!
Doce, simples, inusitado e arrebatador. Me identifiquei com as ONDAS em especial com a Nikki, claro.
Alex é um sonhos!
O livro te prende do começo ao fim e você se pega sonhando e suspirando com certas passagens.
A trilha sonora merece atenção especial. De um bom gosto impressionante! Baixei quase toda!
Vale muiiiiito a pena!

Quemlefazfilme 29/01/2011

Desculpa Se Te Chamo de Amor
Título Original: Scusa ma ti chiamo amore
Federico Moccia
Editora Planeta

"Alessandro pega o rosto dela entre as mãos e a olha nos olhos. E mil palavras se trocam naquele seu olhar. Silenciosas, alegres, românticas, apaixonadas.
Palavras escondidas, palavras que correm umas atrás das outras, palavras pressionam para sair como um rio subterrâneo, como eco longínquo de um vale apenas descoberto, como aquele alpinista que, com esforço, acabou de alcançar o pico de uma montanha e dali, sozinho, grita ao vento, às nuvens que o rodeiam, toda a sua felicidade. Niki abaixa os olhos, depois volta a olhar para ele. " No que você está pensando?" Alessandro sorri para ela. "Nada. Desculpe, mas estou em alto-mar. Você é o meu farol. Não se apague."

Ondas normalmente se encontram no mar, mas aqui as Ondas são amigas inseparáveis.
Olly, Niki, Dileta e Érica são unidas pelo sentimento mais lindo que acontece sem pedir licença : a amizade.
Nos 17/18 anos, dividem alegrias e tristezas, sonhos e esperanças e loucuras. Sim, porque o que é ser jovem sem fazer loucuras ?

Niki tem 17 anos, é linda, loira e dona de uma inteligência sagaz. Não tem como descrever Niki sem pensar na palavra intensa. Tudo nela é intenso. A fome, a coragem, a inteligência e principalmente a vontade de viver uma grande amor.

Alessandro tem 37 anos é publicitário, inteligente e lindo. Já ganhou vários prêmios por campanhas publicitárias, está no auge da carreira mas continua solteiro. Sua quase noiva o deixou. Simplesmente foi embora justamente quando ele pensava em desistir da solteirice.
Os dois viviam juntos e na visão dele aquilo tudo era perfeito. Todas as peças se encaixavam, e ela era aceita por sua família. Quando vão se casar ? Quando nos darão netos ? Eram perguntas frequentes.
Alessandro sofre pelo abandono. Não consegue entender onde errou e muito menos os motivos da separação, mas não tem tempo de curtir a dor porque o trabalho pede toda a sua atenção.

E foi assim que Alessandro vivendo o torpor da separação misturado com a adrenalina de uma nova campanha publicitária, atropela Niki em sua moto e sua intensidade.
A batida joga Niki e sua querida moto no chão, causa um grande amassado no Mercedes novíssimo de Alessandro e coloca sua vida de pernas pro ar.

*** Resenha completa em :

Lisse 29/01/2011minha estante
Não canso de dizer que esse é meu livro favorito, meu casal favorito, muitas palavras favoritas. E quando ela diz: "Já decidi, desculpa mas vou te chamar de amor" independente do que ele achei, do que sente, se protesta ou não, esse é a Nikki.

Adoro esse livro, mas com licença, agora tenho que ir no seu blog para terminar de ler sua resenha...

XOXO, da Lisse

Nina 18/01/2012

Um Amor
Eu sou suspeita para fala dessa livro, adoro histórias onde o amor é suave a avassalador ao mesmo tempo. No caso deste, dediquei horas lendo cada página, e em muitos momentos me senti visitando a Itália junto com os personagens, em cada restaurante, em cada sorveteria, eu pude sentir o gostinho de um pouquinho de tudo "aquilo ali". O autor, Federico Moccia, escreve para jovens, ou melhor para aqueles que possuem alma adolescente, e é exatamente este tipo de alma que eu possuo. Se você não leu, tire este momento e faça um tour por Roma através dos olhos de Moccia, e se você já leu, tenho certeza que compartilhamos a mesma opinião.

Nii. 10/04/2010

Lindooooo!
Muito Bom!
O livro é cheio de lindas citações e referências ao "mundo" italiano. A estória de amor entre Niki(Adorei essa personagem é divertidíssima) e Alessandro é linda e todas as estórias paralelas são cativantes(os encontros e desencontros ^^) e o modo como o autor abordou o choque entre o mundo adulto e o jovem foi perfeito.Anciosa pela continuação('Scusa ma ti voglio sposare') e pelo filme!
Recomendo!!!