Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

Daphiny 30/05/2013

Adorável.
Eu adoro a forma como este livro é escrito... É belíssimo, é inspirador. Fazia tempo que não suspirava lendo um livro por causa da escrita (e não pelas ações dos personagens masculinos ERRR), na verdade, acho que nunca suspirei só por ler o que o autor escrevia. A história é bem bonita. Niki é uma adolescente como outra qualquer, mais madura do que as outras porém. Ela é sonhadora, criativa, e tem uma personalidade bem forte. Talvez seja por isso que eu simpatize tanto com ela.. Alex também é adorável, só me é um pouco estranho ler sobre um amor que começa de um acidente de carro. Não sei, achei um pouco forçado a Niki fazer amizade, etc.. Isso não acontece normalmente, mas tudo bem. Livros são feitos para fugir de nossa realidade sem graça, pelo menos em minha opinião. Não entendi muito bem a história de Mauro, nossa.. Fiquei bem confusa. Acho que ele terminou com Olly, é isso? Não sei.... Er, me irritou bastante a constante repetição do assunto "Elena" na vida do Alex. Toda hora ele ficava pensando nela, até quando estava com Niki, isso me deixou chateada porque, enquanto isso, Elena estava lá se divertindo às suas custas com Marcello. Queria ler a carta que Alex mandou para Niki...
Não sei se lerei o próximo livro, provavelmente não. Mas foi uma boa leitura, um livro bem bonitinho. :)

thirtywishes 30/06/2013

Uma delícia italiana.
Ah, o amor. Existe algo mais inexplicável do que isso? Eu, por exemplo, sempre gostei de imaginá-lo como um sentimento capaz de transformar duas pessoas completamente diferentes - seja pela cor, classe social ou signo do zodíaco - em um verdadeiro par perfeito (ou mais do que isso, afinal, a série da HBO Big Love e o filme Vicky Cristina Barcelona já nos mostrou que a poligamia é bem-vinda para todos). E é com essa bela ideia de um amor sem perfil padrão que nós devemos encarar a história de Alex e Niki. Ele, um publicitário endinheirado em seus quase 38 anos. Ela, uma bela e espevitada colegial em seus plenos 17. Pela primeira vez aqui no Escolhendo Livros, apresento-lhes Federico Moccia, um encantador autor que sabe exatamente como mostrar o delicioso charme italiano.

Continue lendo no meu site:

Blog NR 02/02/2014

Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho

Quando algo nos faz falta precisamos preencher esse vazio . Só que quando o que nos faz falta é o amor, não há nada que verdadeiramente seja suficiente.

O livro conta a historia de Alex um publicitário de 37 ano, e Nikki uma jovem estudante de 17, Alex esta passando por momento deligado de sua vida, acaba de ser abandonado pela noiva, e esta numa grande disputa na agencia onde trabalha e precisa ganhar a qualquer custo, Nikki uma jovem alegre, atrevida que apronta todas com as suas três amigas, Olly, Erica e Dilitta .Os dois acabam se envolvendo em um acidente e por conta disso se encontram cada vez mais.

Não foram o primeiro amor um do outro. Conheceram-se depois de terem amado outras pessoas. E talvez não dessa forma. Talvez, seja necessário viajar antes de compreender qual a meta certa para nós. Talvez, a primeira vez, seja cada vez que amamos.

Eu simplesmente amo, adoro esse livro talvez uma das razoes seja por ele ser ambientado na Itália, que é um país que eu adoro, de qualquer jeito eu tenho um carinho especial por esse livro, Desculpa Se Te Chamo de Amor, é uma historia fofa e divertida, nos mostra a grande diferença entre a vida de adolescentes com a vida conturbada de adultos, mais como os obstáculos estão ai para serem superados Nikki e Alex nos mostram que pode dar muito certo um relacionamento entre pessoas com uma grande diferença de idade, é bonito de mais ver os dois lutando para poder se encaixar um na vida do outro. Dou muitas risadas com as conversas tanto do grupo de amigos de Alex como o de Nikki, com metas e responsabilidades tolamente diferentes a uma coisa que talvez se assemelhem eles é que todos estão em busca da felicidade.

Como é lindo se dar completamente a outra pessoa, confiar nela e não ter outro desejo a não ser vê-la sorrir.

O autor do livro Federico Moccia, é com certeza um dos autores pelos quais tenho uma relação de amor e ódio, isso por conta de seus outros livros, às vezes tenho vontade de parabeniza-lo pela incrível historia e outras só me pergunto “por que fez isso”.. De qualquer forma é um escritor e roteirista excepcional. Sim roteirista, e é ele mesmo que faz os roteiros dos filmes inspirados em seus livros. Digo com todas as letras que o filme Scusa Ma Ti Chiamo Amore foi uma das adaptações que mais se assemelha com o livro que eu já vi. Então o que está esperando, vá correndo ler essa bela historia.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/01/resenha-desculpa-se-te-chamo-de-amor.html

May 06/02/2014

Super recomendo esse livros são 4 meninas e suas historias incríveis com personalidades diferente mais que mesmo assim se dão muito bem, adorei as ondas.

ju 13/02/2014

Não é impossível.
Esse livro em surpreendeu de duas formas. Primeiro: Quem me deu foi minha mãe. Segundo: Eu o amei do início ao fim.
Desculpa se te chamo de amor, conta a história de Niki e Alex. Alex, um cara de 37 anos que foi abandonado pela esposa e Niki, uma garota de 17 que é apaixonada pela vida e acredita que ainda existe amor verdadeiro, como diria o Isaque de a culpa é das estrelas "... desses que duram pelo menos até o fim da vida da pessoa."
No decorrer da história eu percebi que amor de verdade, você constrói simplesmente porque pra amar a Niki, o Alex teve que abrir o coração dele e deu no que deu.
É uma leitura completamente gostosa e garanto que você não largará o livro tão fácil.

Petra 30/04/2014

Páginas Vs Frames
No começo fiquei meio confusa, pois o autor conta várias histórias ao mesmo tempo e eu não conseguia achar uma ligação, tive até vontade de pular alguns capítulos pra voltar pra história principal, achei que nem ia conseguir terminar de ler o livro, mas ai eu li algumas resenhas falando bem e consegui me interessar pela história novamente.

O que poderia acontecer quando uma menina de 17 anos e um rapaz de quase 37 se esbarram por acaso? Nada? Não nesse caso... pois é de Niki e Alessandro que estamos falando. Ele acabou de ser largado pela quase noiva e ela está no último ano da escola, juntamente com suas amigas Ondas (Olly, Dilleta e Erika). Niki tem um jeito único de ser, ela é super alegre e toda espevitada, se eu conhecesse ela pessoalmente, provavelmente não ia gostar nem um pouco, mas acontece que é ela que faz a "magia da história" acontecer.

Alessandro é publicitário e precisa que sua campanha seja aceita para manter seu emprego, por isso, quando Niki "oferece" ajuda, ele se vê envolvido com a garota e, a partir dai, é quase impossível não pensar em romance. Por mais que haja uma diferença de vinte anos de idade entre eles, não há nada que impeça esse relacionamento. Niki é exatamente o que Alessandro precisava naquele momento da sua vida, ela traz de volta a juventude, o entusiasmo, a alegria, a descontração que Alessandro já havia esquecido que podia existir.

O livro é cheio de clichês, mas que romance não é, não é mesmo? Mas eu acredito que, neste caso, os clichês foram os pontos altos da história. Eu fiquei esperando pelo momento em que Alessandro conheceria as amigas de Niki e os seus pais, o momento em que eles iriam se declarar um pro outro, entendem o que eu quero dizer? Niki me surpreendeu durante o livro, porque, mesmo achando ela beeem meio infantil, senti que certas atitudes foram adultas.

Pra mim o livro merece 4 estrelas. Tive que tirar uma por causa daquelas histórias paralelas que me incomodaram durante toda a leitura e que eu só fui saber pra que serviam no final do livro. Eu já mencionei que gosto de histórias com poucos personagens né? Pois então, achei bem inútil contar essas outras histórias, porque no final nem fizeram tanta diferença. De qualquer jeito, o livro está recomendado!!

Continua em:

site: http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/04/paginas-vs-frames-desculpa-se-te-chamo.html

Arca Literária 10/07/2014

Lindoooo!!!
Por Caroline Teixeira

Eu realmente me encantei pelo história, sou uma romantica incorrigível! Li esse livro em apenas 3 dias, era dificil parar de ler e fazer outras coisas do meu dia-a-dia!

Alex, era bem sucedido profissionalmente, tinha dinheiro para fazer o que quisesse e tinha convicção que tudo estava as mil maravilhas no auge dos seus 37 anos. Até sua atual mulher e até então noiva o abandonar sem justificativa! Ai ele afundou de vez, estava sem perspectivas. Suas irmas mais novas, todas bem casadas e com filhos e sendo o mais velho e sem mulher e nem filhos isso era o abismo para ele, ter que enfrentar a sua familia! Ele começou a se questionar e desacreditar no amor até o dia que sofre o acidente de carro com Niki, uma jovem de 17 anos, que inicialmente causou-lhe muita irritação! Mas ela tornou-se sua salvação, com ela ele resgatou a sua alegria e sentimentos que ao passar dos anos foram sendo perdidos, fez com que ele tivesse esperança, inspiração e amor, acreditar que é possivel sim se apaixonar e ser amado e a idade não significa absolutamente nada! Então ele se apaixona perdidamente!

Desafios são apresentados todos os dias para nós e em qualquer relacionamento também, mas a idade nada importa no sucesso deste, e sim a maneira que as pessoas lidam com os problemas que lhe são apresentados, insegurança todo mundo tem, mas é preciso se entregar e viver os momentos para então saber lidar com eles! A vida é assim!

Leiam o livro é lindo demais! Recomendo o filme também que chama-se Lição de Amor, tem momentos do livro que não são explorados no filme mas vale apena vê!

Boa leitura!

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Eu Conto Um Conto 29/07/2015

Tentei ler esse livro diversas vezes, mas não conseguia passar das 5 primeiras páginas. Fui persistente e consegui. Depois de alguns (vários) capítulos, a leitura começou a fluir. A diagramação do livro não é das melhores, em vários momentos não sabia qual personagem estava falando e tinha que ler novamente para entender. Achei que o Federico misturou muitas histórias no mesmo livro, o que acabou ficando confuso e dificultando a leitura também, porém, a história é super fofa, divertida e linda demais. Aquele tipo de romance que você suspira só em lembrar.

De um lado, temos Niki, uma estudante de 17 anos, que adora se divertir com suas amigas e que encara a vida de um jeito bem descontraído e divertido. Do outro, temos Alex, aos 37 anos, um publicitário cheio de deveres e responsabilidades e recém abandonado pela noiva. Por destino ou coincidência da vida, Alex e Niki acabam se envolvendo em um acidente de trânsito. Niki, gosta do Alex de cara e com sua desenvoltura acaba deixando Alex irritado, mas ao mesmo tempo tornando a situação divertida e a partir daí força uma amizade com Alex a todo custo.

Os dois se tornam amigos e a química e entrosamento entre eles é grande, até que engatam um delicioso romance. É tão gostoso de ler e bonito ver a transição do relacionamento deles, da amizade para algo a mais. É um romance daqueles que você deseja poder viver um dia ou entrar dentro do livro pra viver aquela história. Já contei aqui que amo livros com a temática de diferença de idade e esse aborda a ideia de um amor livre, despreocupado, leve, sem perfil padrão e sem preconceitos. Recomendadíssimo!

O livro tem continuação e se chama "Desculpa, quero me casar contigo". Eu optei por ler e ver apenas o primeiro livro/filme. Sim, para quem se interessar existe também o filme do livro que tem o nome de "Lição de amor".

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/05/resenha-desculpa-se-te-chamo-de-amor.html

Paulinha 09/02/2016

Lição de amor
Este foi um livro que enchi tanto o saco que a minha sobrinha me deu de presente de natal 2010, depois de ver o filme, me apaixonei pelo livro. Ainda mais que o ator é o Raoul Bova. Sim demorei muito para ler este livro, levei seis anos para pegar ele na estante e ler. Isso porque tenho esta manina, tudo que o amo deixo para depois, pois tenho a sensação que depois de ler não terei mais nada. Ficarei no vazio.
Olha a reflexão, e se eu tivesse morrido ano passado, teria perdido a oportunidade de ler este livro e me apaixonar novamente.
Nem preciso dizer que é mil vezes melhor que o filme, e que tem tantas partes legais e românticas que eu suspirava muito tempo depois de ter lido.
Sim, os italianos são românticos em tudo e são muito convincente. Me peguei desejando estar com um Alex em Roma, Paris, lógico que teria a aparência do Bova.
O livro mostra que as coisas podem surgir de um acaso. Seu amor verdadeira pode estar ao seu lado e você nem perceba. E sim, quem você pensava que era o seu grande amor, talvez não passasse de uma simples paixonite.
Eu amei este livro, por isso será um dos meus favoritos, e a forma poética de como foi escrito é tão linda e pura. Valeu muito ter enchido para ganhar este livro e me arrependo por ter deixado na estante tanto tempo sem ter lido.

Taynara Lima / @taaynaralima 25/02/2016

O livro conta a história de Alex, um publicitário de 37 anos que acabou de ser abandonado pela sua noiva e um dia indo trabalhar atropela Niki, uma adolescente de 17 anos que está no último ano do colégio e é bem maluquinha.

Alex é sério demais . Niki não tem nada de séria. Ela vê o mundo totalmente colorido . Ele vê o mundo preto e branco. Você para por um momento e pensa: Será que a diferença de 20 anos muda alguma coisa?

No decorrer do livro eles tentam se encaixar um na vida do outro. Enquanto ela se prepara para as provas, ele tem um projeto publicitário para fazer, que se ele perder pode ser mandado para outra cidade.

Enquanto isso, Alex tenta lidar com o abandono de sua noiva, que saiu de casa e deixou somente um bilhete dizendo que tinha ido embora, ele encontra em Niki uma forma de curar seu coração partido.

Além dos protagonistas, o livro também mostra Niki e suas amigas que se intitulam as “Ondas“ e mostra um pouco do cotidiano delas. Alex também tem seus melhores amigos, que são todos casados e têm problemas de relacionamento que são retratados no livro, para eles Niki é apenas uma diversão para Alex.

O que eu mais gostei do livro foi que eles lidam bem com o fato de terem idades bem diferentes, Nikki é jovem, cheia de vida. Alex é experiente, tem expectativas diferentes na vida.

O livro é bem poético, bem romântico e essa é a forma que o Federico Moccia escreve. Eu gosto dele mas confesso que eu tive que parar de ler e voltei dias depois porque a leitura ficou um pouco cansativa e às vezes poética demais.

Federico Moccia , que é autor desse livro, é muito famoso na Itália - seu país de origem. Os livros por lá fazem muito sucesso. Foi por causa de um romance dele chamado Ho Voglia de ti (Sou louco por você, aqui no Brasil) que casais apaixonados faziam juras de amor na Ponte Mílvia e escreviam seus nomes em cadeados, os prendiam na poste central da ponte e jogavam a chave no Rio Tibre para selar o amor para sempre. Isso causou uma dor de cabeça para as autoridades italianas pois o poste que tinha na ponte estava com excesso de cadeados e quebrou. Depois disso eles resolveram colocar correntes para as pessoas pendurarem seus cadeados.

Aqui no Brasil, além de “ Desculpa Se te chamo de amor “ também foram lançados outros quatro livros de Moccia: Três metros acima do céu , Sou louco por você (continuação de Três metros acima do céu), Desculpa quero me casar contigo (que é continuação de Desculpa se te chamo de amor ) e Carolina se apaixona. Com exceção de Três metros acima do céu todos os outros livros foram lançados pela Editora Planeta.

E pra quem tiver interesse existe um filme (em italiano) que foi inspirado no livro e aqui no Brasil ficou com o nome de Lição de amor. O filme é bem fiel ao livro e muito bom.

Citações favoritas:

"Não foram o primeiro amor um do outro. Conheceram-se depois de terem amado outras pessoas. E talvez não dessa forma. Talvez, seja necessário viajar antes de compreender qual a meta certa para nós . Talvez, a primeira vez, seja cada vez que amamos."

"Doença de coração; E não se sara tão facilmente. E não existem remédios. Não se sabe quando vai passar. Nem se sabe quanto dói. A única coisa boa é o tempo. E muito. Porque, quanto maior foi a beleza do amor, maior é o sofrimento quando este termina. Como na matemática : grandezas diretamente proporcionais. Matemática sentimental. E Nikki, infelizmente, nessa matéria agora poderia tirar nota dez."

site: http://www.paixoniteliteraria.com.br/2015/02/resenha-desculpa-se-te-chamo-de-amor.html

Sibele 30/08/2016

Amor.....
Quando comprei esse livro à muito tempo atrás, foi por causa do título. Por que falo italiano e me interessei. Scusa si ti chiamo di Amore, quer mais romântico que a língua italiana.
Adorei me apaixonei por Nikki e Alex, vi que a diferença de idade não era barreira. Ela se apaixonou imeditamente, ele foi evoluindo. Ela uma garota engraçada, uma adolescente maluquinha que fez a vida dele voltar a valer a pena, porque deixou ele doidinho. E daí que é um romance adolescente, eu ri, chorei e torci por eles. Eu acho que é isso que você tem que ir atrás, de leitura que te interessa, se o livro vai te fazer se sentir bem.
Adorei a leitura e recomendo, alias já recomendei para várias amigas e até emprestei o livro. Até comprei o segundo e assisti também o filme (um filme bem fiel ao livro).

Thais.Rodrigues 15/09/2016

Resenha crítica:
Resenha crítica:

Primeiramente, esse foi um dos livros que torci pra não chegar ao final, pois a leitura dele é bem envolvente, sabe aquele livro que você deseja entrar nele e interferir? Pois bem, esse livro me ganhou pela capa, é um livro antigo claro, mas toda leitura é válida seja qual for a sua publicação. Somos apresentados a Alessandro Belli ou simplesmente Alex, que está prestes a completar 37 anos, ele é diretor de criação de uma agência de publicidade, Alex é o cara sério e bem sucedido, que esta tentando superar o abandono sem motivo de sua noiva, Elena.

Niki é uma adolescente de 17 anos que está terminando o ensino médio ela é a melhor amiga da Olly, Diletta e Erica juntas formam as ONDAS, Niki é a garota brincalhona, espivitada e rebelde, a trama gira em torno do amor construído entre Niki e Alessandro, porém o grande detalhe e obstaculo é terem 20 anos de diferença de idade.

O livro inicia com a vida particular de cada personagem, narrado pelos dois personagens em intervalos de capítulos até o grande momento: o dia em que Alex atropela Niki pela manhã, Acreditem levou mil capítulos para chegar a esse momento. Posso dizer que a história em si é bem detalhada, chega ate ser cansativo.

Uma peculiaridade do autor que pode desagradar ou agradar muitos é o excesso de detalhes, cenas que poderia ter sido enxugadas e dado ênfase em outras coisas, além de Alex temos os seus amigos e as amigas de Niki. Mas além disso temos alguns eixos da história que não se conecta de forma alguma com o centro do livro. Por exemplo a relação da Mauro e Paola foram capítulos desnecessários, sem coerência e sentido algum.

Alex e Niki tentam se encaixar na história de outro, tentando fazer com que dê certo essa química que rola, Alex em todo momento se apega a Niki na tentativa de curar que Elena deixou e Niki busca transformar e ser a inspiração de Alex, além do amor que um sente pelo o outro, somos apresentados aos problemas, Alex está num bloqueio criativo correndo o risco de ser transferido caso não tenha uma ideia brilhante para uma campanha publicitária japonesa: La Luna. Do outro lado temos Niki e seus problemas com a mãe e o desenrolar de sua amizade com as ONDAS.

É o clichê que podemos prever o final, é divertido, e engraçado, é unico mas como eu sempre digo não existe um livro perfeito, a história começa a ficar interessante do meio em diante, é um livro extenso porém o melhor momento é o final, foi quando eu achei na minha opinião que teve uma mudança radical e até essencial.

Personagens secundários: Além de Niki e Alex, temos uma listinha de personagens eu escolhi alguns, os que são mais citados na história e ate narrado por eles. Olly é a mais espivitada do grupo das ONDAS, ela não consegue enxergar o amor, ela pensa em sexo e nos proveitos que pode tirar de uma situação, é uma personagem um pouco chata mas me surpreendi o quanto ela pode ser amiga nos momentos ruins. Diletta é a mais inocente do grupo, só tem um problema com ela que as amigas a fazem se lembrar todos os dias, mas isso você vai ter que ler pra descubrir. Erica é a única do grupo que namora sério, apesar de estar insatisfeita, é descontrolada e espivitada como Olly. Pietro é um dos melhores amigos de Alex e o mais mulherengo de todos. Enrico o outro amigo de Alex que é ciumento e desconfiado de sua esposa. Por fim Mauro e Paola que é um eixo desnecessário que poderia ter sido cortado que não faria e não fez falta alguma.

Considerações finais: Apesar de ser um livro extenso, com certos capítulos e poemas desnecessários é uma boa narrativa, o autor teve o cuidado de construir pouco a pouco esse casal, porém entre os dois eu fico com Alex, ele é o mais centrado e pé no chão, perfil ideal para um homem de quase 37 anos e foi interessante o autor ter dado um eixo ao grande dilema dele. Recomendo bastante a leitura para quem não sabe o livro tem uma continuação que se chama: Desculpa quero me casar contigo. E não poderia faltar é claro, temos os dois filmes: Desuclpa se te chamo de amor e Desculpa quero me casar contigo! O primeiro filme é fiel ao livro e em breve trago a resenha dele.

site: http://caprichadissimas.blogspot.com.br/2016/09/resenha-06-desculpa-se-te-chamo-de-amor.html

carolina.trigo. 04/10/2016

Desculpa Se Te Chamo De Amor
"Desculpa Se Te Chamo Te Amor" do Federico Moccia, Editora Planeta. Valeu muito!
Estava muito ansiosa para ler algo do autor depois de ter assistido aos filmes "Três Metros Acima do Céu" e "Sou Louco Por Você" - duas adaptações dos livros dele e que AMEI! (principalmente o segundo). Porém, quando fui comprar o primeiro livro, ele estava simplesmente esgotado. Então, peguei o único que tinha do autor aqui em casa.
Fazia muito tempo que tínhamos ele na estante, porém, sabia muito pouco da história, tanto que foi uma surpresa para mim ao começar a leitura e descobrir que a diferença de idade entre o casal é de 20 anos. Isso no foi "meio estranho", pois não é algo tão comum em romances. No entanto, esse sentimento passou logo nas primeiras páginas. E melhor: o autor conseguiu mudar a minha visão, porque quando é para acontecer, nada vai impedir, nem uma diferença de 20 anos!
As 412 páginas vai ter como foco dois personagens: Alessandro, um publicitário bem-sucedido de 37 anos que acaba de ser abandonado pela noiva sem nenhuma explicação; e Niki, uma adolescente de 17 anos que está prestes a acabar o ensino médio.
Os dois se conhecem depois que ele atropela Niki. Eles trocam o número do celular para ele possa pagar os custos do conserto da moto dela. A partir daí temos uma história de amor!
No começo, mais ou menos as 100 primeiras páginas, eu estava achando o Alex bem chato. Era uma coisa de ficar procurando o tempo todo um motivo para a sua noiva ter largado dele e não parar de pensar nela. Isso já estava me irritando. Mas depois que ele conhece a Niki, a sua vida muda completamente.
Ela vai mostrar para ele que algumas vezes precisamos parar de nos preocuparmos com tudo e deixar rolar. Ao mesmo tempo, ela trás sentido à vida dele, e ele, vai dar amadurecimento à vida dela. E essa troca dos dois é muito bonita e legal - porque apesar da diferença de idade, ambos tem algo para ensinar e aprender.
A Niki é uma personagem super carismática e decidida. Não vai ser fácil mudar a sua opinião e eu tenho um apreço por pessoas assim. Que não são manipuláveis. Tenho certeza de que ela segura as pontas muitas vezes ao decorrer do livro.
O mais interessante na narrativa do autor é que durante os capítulos dos dois personagens, vamos ter alguns narrados por personagens mais secundárias, e que no final serão bem importantes. Além de que, em vários capítulos, ele termina deixando aquele suspense do que vai acontecer, o que só torna a gente mais ansiosa com a sequência - para só depois de três, quatro capítulos, ele finalmente falar o que aconteceu. Mas não desanimem, isso acontece muito bem neste livro!
Já para terminar, outra coisa que achei muito interessante é que no final o autor dá um fechamento para todos os personagens que aparecem no livro todo. E o jeito que ele faz isso é incrível!
Adorei esse livro e recomendo para todo mundo por vários motivos. E para quem for ler, lembrem-se que o autor é italiano, então,obviamente, a história se passa na Itália, e mostra muitos lugares que eles passam que só aumenta aquela vontade de conhecer o país. Além de ter várias referências de livros, filmes e músicas (muitas italianas, claro!), mas também outras bem conhecidas, como por exemplo algo que me chamou muito a minha atenção: o autor deve ser fã do Robbie Williams, porque vira e mexe os personagens citam alguma música dele e para mim, que adora ele, isso foi fantástico!
Esse livro também teve uma adaptação chamada "Lição de Amor" (título bem bosta, por sinal), não vi ainda, mas pretendo assisti-lo em breve para uma nova coluna que iremos trazer para o blog. Fiquem de olho que acho que irão gostar!
Depois dessa leitura, só fiquei mais ansiosa por ler outros livros do autor.
Sei que a resenha ficou gigante, mas não tinha como ser menor. Não iria conseguir passar tudo o que achei e senti. Espero que tenham gostado!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/07/desculpa-se-te-chamo-de-amor.html