O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Um livro na minha casa por Ariane 30/08/2021

Um livro para se passar o tempo
Eu nunca li Harry Potter! Sim, pode parecer um disparate, mas quando a febre dessa famosa saga arrebatou todos os adolescentes millennials, meu acesso à livros era extremamente limitado(biblioteca escola, amoooo), enfim... os anos se passaram e eu nunca tive a oportunidade de conhecer a escrita da consagrada autora J.K. Rowling ou de Robert Galbraith, afinal quem ainda não sabe que é a mesma pessoa?
Indo na contramão do sucesso, peguei o Chamado do Cuco para ler, e posso dizer que encontrei muita coisa boa, e compreendi um pouco o sucesso que essa escritora faz!
Sinopse: Strike Cormoran é um detetive particular falido, contratado para investigar o suposto suicídio da supermodelo Lula Landry.
Não quero revelar muito da trama acredito que o gostoso desse tipo de livro é ir descobrindo aos poucos, Strike é um tipo de investigador nada glamoroso, falido e com sérios problemas pessoas, precisará se infiltrar em um mundo de sucesso e beleza e separar o que é aparência e o que é verdade.
Falando um pouco da escrita, li várias resenhas que a escrita é lenta, nesse ponto preciso concordar, em especial um tanto descritiva, com nome de ruas, prédios, que em alguns momentos me cansaram ou até me confundiram o entendimentos.
O final é bom, mas para mim não foi 100% fechado, o vilão e o motivo batem, mas tem uma coisinha que para mim ficou faltando...
Enfim é um bom livro, com certeza não um cinco estrelas, mas distrai, em especial pelo carisma de Strike e Robin, a dinâmica entre o detetive e sua secretária temporária é ótima, e promete para os próximos volumes.

Marcos Aurélio 08/05/2022

Londres
Este livro me seduziu pela beleza, pela capa. Eu não sabia que Robert Galbraith é na verdade Joanne Katherine Rowling, conhecida como J. K. Rowling.

A capa é a imagem que tenho da Inglaterra, especialmente Londres: a certa de aço forjado, o poste de ferro, a arandela londrina, as construções antigas, o nevoeiro e pessoas usando sobretudo.

O detetive Stryke e sua secretária/assistente/anjo da guarda Robin, têm uma relação profissional tão incerta quanto repentina e improvável. Robin ama o que faz e suas escolhas serão baseadas na paixão e intuição. Robin impõem seu desejo ao noivo, uma mulher determinada. Gosto deste tipo de personagem.

Stryke recebe a proposta de investigar um possível assassinato, cujo caso foi encerrado como suicídio. Um tanto clichê no que diz respeito as condições financeiras do detetive, a necessidade de aceitar o caso.

Os personagens são bem construídos e descritos, a trama é envolvente. John Bristow afirma que a irmã, a famosa modelo Lula Landry foi assassinada. Mas o quanto John está disposto a expor suas fraquezas, a reputação da família, e seus interesses para ajudar a resolver o caso.

Quase impossível de prever o fim. Stryke segue pistas falsas, constrói o caso sozinho, porque a polícia já deu o caso como resolvido. É desconfortável e trabalhoso rever os pontos que não fecham na investigação. Sobretudo porque Carver e Wardle acreditam no suicídio.

A inteligência, o raciocínio lógico, a formação militar, e sua assistente poderão não ser suficientes para ajudar Cormoram Stryke a fechar o caso. Mas a determinação, e o olhar atento aos detalhes mostram fatos que poucos veem. Será que Cormoram, aturdido pela sua própria realidade, conseguirá ver o que propõem o irmão de Lula?

A descoberta é prazerosa, são 450 páginas nas quais vale a pena se perder.
Thaíssa Pereira 08/05/2022minha estante
Olá estou começando um IG literário,ficaria muito feliz e grata se pudesse seguir @livros.por.thai
Obrigada! Boas leituras

Marcos Aurélio 08/05/2022minha estante
Seguindo e já interagindo...

@injoyce_ 09/05/2022minha estante
Adorei a resenha. ????

Marcos Aurélio 09/05/2022minha estante
Que bom....

gabihott 18/04/2020

Decepcionada.
A leitura foi super arrastada e cansativa, os capitulos eram muito grande e sem muita emoção. Após poucas paginas eu já havia imaginado um desfecho e confesso que li para ter certeza que eu estava errada. E o que aconteceu? Eu acertei. Agora estou a impressão de tempo perdido lendo esse livro.

Marcela.Sanchez 30/10/2021

O Chamado do Cuco
Primeiro livro de uma série de, se não me engano, 5 livros. A história de um detetive e sua assistente que foram contratados para desvendar o que realmente aconteceu com um suposto suicídio. Trama super bem elaborada, com muitos detalhes, as vezes um pouco cansativo, mas não a ponto de ser chato. Pelo contrário. Pouco antes do meio do livro a leitura fica bem difícil de largar. Gostei muito e com certeza lerei a sequência. Vale a leitura pra quem gosta de temas investigativos

NYS 18/01/2014

Absolutamente nada de mais. Não é um livro que se destaque no gênero (não chega nem perto). Apesar de sua leitura fácil, não achei a história muito bem planejada (na verdade, é muito sem lógica).

Acho que a maioria das pessoas deram mais crédito ao livro pela publicidade dele (eu inclusive). Provavelmente, se não tivesse todo essa mídia em cima, ia passar despercebido por qualquer um.
Juli 03/02/2014minha estante
Concordo. Eu empaquei nesse livro, li só metade dele em quase um mês! Muuuito chato, muito blábláblá, nada acontece. Ainda não terminei, mas estou tentando...
Me desculpe, mas as pessoas que falam que ele é bom para o gênero nunca leram um bom livro sobre investigação.

Davi 10/06/2014minha estante
CONTÉM SPOILER
Concordo com sua opinião. Foi simplesmente ridículo o fato do próprio assassino ter contratado o detetive, sem motivo nenhum! Se ao menos tivesse alguma explicação para ele ter feito isso, mas não, o caso já estava esquecido por todos os familiares e amigos da Lula.

Matheus 01/07/2014minha estante
Davi, o John Bristow contratou o Strike acreditando que ele fosse apenas um detetive vagabundo e aproveitador. A intenção dele era que Strike acusasse o irmão biológico de Lula (o que aparece correndo nas gravações) acreditando que, com o irmão biológico de Lula preso, o dinheiro da herança ficasse apenas para ele. Assim como procurava também pelo testamento para se livrar dele.

NYS 01/07/2014minha estante
CONTÉM SPOILER
Matheus,
Acho que o que o Davi quis dizer é que, se eu fosse o irmão dela jamais contrataria um detetive só para não dividir a herança e ainda correr o risco de ser descoberto - sério, isso é estúpido!. Ainda mais já sendo razoavelmente rico. Totalmente sem lógica!

Guillermo 27/07/2014minha estante
SPOILER
Na verdade, Bristow estava com dificuldades econômicas e precisava do dinheiro da herança, motivo pelo qual ele contratou um detetive decadente e mal-sucedido que poderia, na mente de John, ser controlado facilmente por sua ligação emocional com o irmão morto quando eram pequenos.
Eu gostei muito do livro, não achei nenhuma parte entediante!

Silvana 09/01/2015minha estante
Leitura arrastada...Estou na página 224 e ainda espero que a leitura tome outro rumo...não tem ação e a estória não me prende. Desde o início já desconfiei do assassino e, pelo que li aqui no skoob, acertei na mosca. Aliás, achei totalmente previsível. Tô quase desistindo de ler... é que prefiro leituras com mais emoção, ação, adrenalina... Os livros de Steven James, Camilla Lackberg, Elizabeth Haynes, Chevy Stevens, Tess Gerritsen, Tara Moss, Karin Slaughter...entre outros, são mais do meu estilo de leitura, me prendem do começo ao fim! Agora vou ler algum livro de Jo Nesbo, Julie Garwood ou Sandra Brown.

Davi 20/06/2016minha estante
SPOILER
NYS, exatamente. Pra mim não colou essa do próprio assassino ter contratado um detetive, por pior que ele o considerasse!

Paula 07/10/2013

O misterioso livro da J.K Rowling

Fiquei curiosa quando soube que a J.K. Rowling, autora de Harry Potter, havia lançado um livro novo, mas sob o pseudônimo de Robert Galbraith. O livro, uma história de mistério, havia vendido cerca de 1500 cópias antes da notícia de que era da J.K. Rowling ser divulgada. Se foi mesmo uma tentativa de ter um pouco mais de liberdade e menos pressão para escrever, ou se foi apenas mais uma grande estratégia da editora para alavancar as vendas, não sei dizer. Mas que isso aumentou a curiosidade dos leitores sobre o livro, isso aumentou. Nem precisa dizer que depois da notícia o livro começou a vender feito água e a tradução em português deve ser lançada em 01 de novembro pela Editora Rocco, com o título O Chamado do Cuco.

Comprei o ebook em inglês e comecei a ler. E a história realmente me prendeu. Não consegui largar o livro até terminar. A narrativa da J.K. é muito gostosa, e adoro como ela cria esses personagens por quem imediatamente sentimos afeto. Mas esse é o único aspecto em comum aos livros anteriores escritos pela Rowling. Então, não espere encontrar Harry Potter nele para não se decepcionar. O detetive e sua assistente merecem destaque no quesito personagem. O Detive Cormoran Strike é um ex-soldado que lutou no Afeganistão, que está sem clientes, passando por uma crise financeira e afetiva, sendo perseguido pelos credores por não pagar o aluguel e vivendo provisoriamente em seu escritório. Ele não tem dinheiro nem para contratar uma secretária/assistente. Por isso acaba recebendo estagiários de uma empresa de recrutamento de pessoas, que normalmente mudam de trabalho a cada uma semana. Um dia surge Robin, que deveria ficar trabalhando como assistente de Cormoran por uma ou duas semanas, mas que acaba conquistando seu lugar e também a amizade do detetive.

A história se desenvolve a partir de um evento trágico: uma modelo famosa (Lula Landry, chamada pelos amigos de Cuckoo, daí o título) se suicida causando uma grande comoção na imprensa. O irmão da modelo, contudo, decide contratar um detetive para investigar melhor a morte da irmã, pois acredita que ela tenha sido assassinada. Cormoran então passará a investigar esse assassinato com a ajuda de sua assistente, Robin.

O livro é gostoso de ler e divertido, e me deu vontade de ler mais histórias de detetive e de mistério depois dele, gênero pelo qual até então não me aventurei muito. Comprei um livro da Agatha Christie depois disso, e acho louvável isso na J.K.Rowling: ela desperta o desejo de ler. Seremos sempre gratos por Harry Potter e por tantos jovens e adultos que descobriram o prazer de ler por que se apaixonaram pelo pequeno bruxo. E imagino que deve ser um peso muito grande para um escritor criar novas histórias depois de ter tanto sucesso com sua primeira criação. Mas acho que mudando um pouco de ares como ela tem feito e dando passos seguros nas histórias de detetive, que provavelmente continuarão nos próximos livros de Cormoran Strike (a J.K já anunciou que vem outras histórias por aí), ela certamente conseguirá conquistar novamente esse público órfão de Harry Potter com novas histórias e novas personagens. Se tivesse que dar estrelas para avaliar esse livro, acho que ficaria em dúvida: três ou quatro estrelas...3 estrelas e 3/4?

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2013/08/the-cuckoos-calling.html

Yasmin 28/11/2013

Um livro construído através de personagens e que resgata o estilo do gênero crime investigativo.
Trama inteligente e uma ambientação rica.

Conheci o livro no Goodreads antes de saber que se tratava de um livro escrito sob pseudônimo e desde que conheci fiquei curiosa, tanto pela sinopse quanto pelas críticas positivas. Por isso quando saiu a notícia que se tratava de uma história de J.K. Rowling não fez muita diferença. Com uma trama instigante e um ritmo que resgata características perdidas no gênero crime investigativo O Chamado do Cuco é uma história que surpreenderá o leitor.

A história começa nos apresentando o desastre da morte da famosa modelo Lula Landry, que segundo a breve investigação da polícia foi um trágico suicídio. A teoria era corroborada pela vida irregular da modelo exposta na mídia. Três meses depois o caso estava caindo no esquecimento. E é ai que somos apresentados a Robin, uma jovem que vem trabalhando como temporária e acabou de ficar noiva se dirigindo até o escritório onde deve trabalhar por uma semana. Robin não tem tempo nem de se apresentar, é atropelada na entrada por uma mulher misteriosa e é assim que conhece Cormoran Strike, o detetive particular. Robin logo percebe a vida caótica que Strike vive. Porém é a chegada de John Bristow que dá rumo à história. Ele é o irmão mais velho de Lula Landry e três meses depois ainda está convencido de que foi assassinato e não suicídio. Strike não vê futuro no caso, mas diante do ataque efusivo de Bristow, a pilha de documentos obsessivamente organizados que o homem o apresenta e ao bom preço que está disposto a pagar, Strike aceita fazer um exame preliminar no caso. Entrevistando amigos, seguranças, e diversas pessoas que estavam no prédio na fatídica noite Strike começa a desconstruir a vida de Lula e as perguntas vão pouco a pouco surgindo. Contando com a ajuda de Robin e bons contatos Strike verá que tem mais do que uma vida de futilidades por trás do que as câmeras enxergavam em Lula Landry. Se foi mesmo assassinato, qual seria o motivo? Entre traições, mentiras e armações Strike descobrirá que a verdade está longe de ser simples.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e uma das principais características que marca a história como única é a construção de um mistério investigativo sob personagens. Desvelando uma rede intrincada de personagens Galbraith construiu um mistério à moda antiga, um investigativo com traços que me lembrou o estilo de Agatha Christie. A narrativa é fluida e o ritmo cadenciado, casando muito bem com o aspecto intrincado da trama e aliado a uma ambientação vívida a história é um mistério que revela-se imprevisível, com reviravoltas e pistas sutis, além de um protagonista com uma visão única do mundo, sempre com comentários afiados sobre tudo.

A cada nova pessoa que o detetive conversa o quadro se formava, sempre marcado por uma ambientação vívida e bem comentada. A Londres apresentada pelo autor é parte viva da história assim como a obsessão das pessoas por celebridades e pessoas famosas. Strike é um protagonista fantástico, com um olhar satírico e que age de forma instintiva. Tudo, desde sua história pessoal ao seu método investigativo molda um detetive ao estilo antigo, com mais trabalho cerebral do que científico, com mais sutileza do que ação, ricamente baseada em personagens, mergulhando em um lado abastado e privilegiado da sociedade e no lado sombrio da mente humana. O fim foi inteligente e perspicaz. Robin é uma personagem curiosa e forma uma dupla perfeita com Strike. Aguardarei ansiosa pelo próximo livro.

Leitura rápida, que instiga e cativa o leitor logo nas primeiras páginas. A visão de Strike do mundo de fama e luxo é outro ponto alto da história, que reflete muito da realidade e deixando o leitor com impressões e questões que poucos enxergam. Galbraith aka Rowling construiu um mistério investigativo elegante e meticuloso, com um herói incomum e cativante.

Esse é um livro adulto, perfeito para quem gosta de policiais, thrillers, suspenses e crime. Narrado por um veterano de guerra, com um linguajar ácido e uma vida conturbada. Não leia só porque é J.K. leia porque ficou curioso, porque gosta do gênero. Uma trama inteligente, inovadora e bem amarrada. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/11/resenha-o-chamado-do-cuco.html

Alessandra 28/12/2020

A saga que prende
Se você, assim como eu, também é apaixonado por um romance policial esse será seu novo xodózinho, este é o primeiro livro da saga mas se cara você já vai se amarrar, a maneira como o autor envolve a vida profissional e pessoal do detetive Sr. Strike e sua secretária Robin enquanto desvendam o caso é enlouquecedor e instigante. Garanto que não irá se arrepender.

Laura 16/07/2023

O chamado do cuco
Uma história muito envolvente, apesar de ser um pouco arrastada em alguns momentos, o suspense perdura, finalizado com todas as peças se juntando de uma forma incrível
Wagner47 16/07/2023minha estante
Exatamente o que achei. Enrolativo, mas que direciona a um final muito bom.
A sequência já achei o oposto. Frenética na investigação, mas com uma solução bem normal.
Porém o terceiro equilibrou os dois lados pra mim

Jessika 31/03/2021

Ótimo livro de investigação policial
O livro é muito bem escrito, como já era de se esperar de J K Rowling. O detetive e a ajudante são carismáticos e creio que possam render muitas boas histórias. O plot twist foi inesperado para mim creio que devido a grande quantidade de envolvidos na trama, justamente para despistar o desfecho. Não recebeu 5 estrelas pois tem uma parte que realmente fica bem arrastado, o que já tinha me levado a abandonar a leitura uma vez. A recomendação é que não desistam, a leitura vale a pena!

Gabriela 01/11/2021

Interessante mas muito longo
Demorei horrores para terminar esse livro simplesmente pq achei ele bem maçante até mais ou menos a metade. Acabou me entediando um pouco tanta descrição que a escritora colocou no livro. Eu só queria saber do crime, poxa!

Falando nisso, não sei se sou desligada, mas eu caí direitinho na ideia de suspeitos que o livro mostrava e não imaginava que seria essa pessoa. Nisso eu acho que foi muito bem feito, apesar de que não achei as provas tão claras assim. Tinha gente com muito mais indicadores de culpa do que o assassino.

Lucas.Wijk 04/04/2021

Livro chato!
Meu Deus, que livro chato!
Os fãs que me perdoem, mas eu não abandonei "O Chamado do Cuco" por um triz (porém, demorei quase 2 anos para terminar essa leitura, que era sempre deixada de lado em prol de outros livros melhores).
E realmente não sei nem o que escrever. Só que achei chato mesmo.
As personagens são até interessantes, mas trama parece não sair do lugar. O trabalho de detetive tenta ser retratado de maneira menos romanceada e mais realista ao meu ver, focando muito mais na colheita de depoimentos e na relação das personagens do que em uma "magia" dedutiva mirabolante do detetive.
Mas é tudo muito chato. Não acontece nada no decorrer do livro que me incentivasse a continuar lendo, a não ser algumas relações entre as personagens. E o trabalho do detetive é looooooongo, parece que não vai acabar nunca. Não existe sequer uma descoberta que me despertasse interesse.
Enfim... não recomendo a leitura à ninguém. Existem muitos romances fantásticos de investigação e suspense. Gaste seu tempo com eles, e não com este.
J.K. Rowling só me ganhou no Harry Potter mesmo.
(Mas ainda quero dar uma chance à Morte Súbita)

Nath 09/01/2022

Surpreendente
História muito bem trabalhada, com todas as pontas bem fechadas.
O que me incomodou um pouco, foi a leitura meio arrastada que se dá devido ao fato da escritora detalhar muito, cada coisa, cada pensamento e afins. Me enrolei para terminar, mas o final foi muito bom e inesperado, embora eu tenha cogitado algumas vezes sobre o assassino.

Valeu a leitura

Marcelo.Castro 21/05/2023

Boa história de detetive
Uma história de detetive bem honesta, com todos os elementos corretos e bem desenvolvidos. Um detetive com uma personalidade bem construída sem resvalar para estereótipos. Também é interessante a improvável relação que se constrói com sua secretária temporária/definiva, criando um bom contraponto na trama. A narrativa em si prende bastante a atenção. O "mistério" não é dos mais complexos, mas tem um desfecho satisfatório. O único senão fica por conta de uma certa repetição no perfil dos personagens - uma recorrência de famílias desestruturadas, criação negligente e traumas de infância. Entendo que a proposta do(a) autor(a) é trazer luz ao tema, mas poderia ter eleito um ou dois personagens no máximo com esse perfil. Ainda assim, nada que desabone o todo da obra. Há muitos bons aspectos que podem ser explorados na dupla Ronin/Strike - o próximo livro já está na lista TBR - e esse fica na lista dos recomendados.