O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Lais544 15/08/2023

Um novo universo
Como é bom se sentir imerso em um novo universo!
Me senti preza, curiosa e empolgada durante a leitura, uma boa história sobre um detetive desvendando um caso.
Nada de inovador na história, entretanto, você se conecta tanto com o detetive e sua secretária que acaba querendo descobrir mais sobre outros casos!
Louca para ler o próximo.

Tati.Lima 12/06/2021

Sobre esse livro...
Tenho esse livro há exatos 2 anos em minha estante, comprei o Box completo na época, com os até então 3 livros da coleção, mas somente agora, realmente senti vontade de ler. A história dele é muito boa, a trama é extremamente bem escrita, e os acontecimentos muito bem relacionados. Os personagens Strike e Robin, são maravilhosos, intensos, fortes e absolutamente shippáveis. Mas o livro peca pelo excesso de descrição dos detalhes, o q deixa os capítulos enormes, e muitas vezes um capítulo sem nem tanta relevância, como a simples narrativa de uma caminhada no parque, seguida de uma parada num pub, se torna gigantesca, e sem necessidade. Muita coisa q poderia ter sido resumida, para torná-lo mais ágil, e menos arrastado em certos momentos. Apesar do livro ter uma trama incrível, se torna cansativo, ler muitos capítulos. Então, cheguei ao ponto de ter q optar por ler num dia quase 150 páginas, porq, com certeza, acabaria abandonando o livro. Se tornaria uma leitura pingada, poucos capítulos por dia, e duraria, pelo menos 1 mês para acabar. Sinceramente, costumo ler um livro no máximo, já estourando, em 5 dias. Enfim, é um bom livro, q com toda certeza poderia ser menor, para torná-lo muito melhor.

Elicia.Marta 15/06/2021

O livro prende bastante a atenção do leitor. A narrativa é muito boa e você se vê preso nos dramas dos personagens, querendo saber mais sobre o desenrolar da história.

Lila 07/06/2021

O lado obscuro da fama
Nesse livro, Robert Galbraith(J. K. Rolling) nos apresenta Londres de uma maneira bem diferente da que conhecemos em Harry Potter.

Aqui, estrelas da música, moda e cinema esbanjam todo o glamour da fama frente às câmeras dos enlouquecidos paparazzis.

Entretanto, é o lado obscuro da vida dos famosos que é posto em evidência, numa trama que envolve vícios em drogas, depressão, preconceito, suicídio e assassinato.

Pontos positivos:

? A dinâmica dos personagens principais, o detetive particular Cormoram Strike e sua assistente Robin Ellacott é muito divertida. Logo de cara me vi apegada e torcendo por eles.

? A ambientação e caracterização dos personagens é excelente. Tão bem feita que às vezes eu esquecia que estava lendo um livro.

Pontos negativos:

? Por mais que eu aprecie descrições detalhadas, acho que aqui há um certo excesso, o que tornou a leitura arrastada e cansativa diversas vezes.

? O enredo é bastante fraco e previsível. Foi muito decepcionante ler mais de 400 páginas apenas pra constatar o que eu já sabia desde o início do livro. Bem triste!

No geral, a proposta é muito boa, mas faltou um pouco mais de criatividade no desenvolvimento da estória.

Foi uma experiência legal, mas que deixou um gosto um pouco amargo no final.

paty.miki 25/06/2021

Um clichê muito bem escrito e que desperta interesse
Não podemos dizer que é um roteiro diferente e que tem um desfecho super imprevisível. Mas quem disse que clichês não podem ser interessantes?
O desenrolar da história que envolve o detetive Strike, sua secretária temporária Robin e a família Bristow desperta a curiosidade do leitor pelas resposta desde início, como um bom roteiro de romance policial. E ainda deixa algumas pontinhas para uma possível, ou não, continuação. Vale as 448 páginas.

Isa 19/05/2020

Esse livro ficou encalhado na minha estante por muito tempo e fiquei feliz de voltar a ele finalmente, acho que eu não estava pronta para esses livros policiais ainda. A narrativa em terceira pessoa faz com que você investigue junto com o detetive Strike e comece a ter seus próprios suspeitos e teorias de uma maneira que eu ainda não tinha visto.

MendesRodrigo 28/03/2021

Que escrita fenomenal!
Por mais pobre que seja a escritora, tenho q concordar q ela nunca decepciona com seus enrredos, que mãozinha boa pra fazer um livro fluir.
Tirando esses capítulos de 483847h de duração, o resto foi sem erros.

leão 03/07/2020

O CHAMADO DO CUCO
E um livro de tirar o folego, , uma leitura que te prende do começo. Impossível não se apaixonar por Robin e Cormoran Strike , juntos essa duplinha irão nos apresentar um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres .
O Chamado do Cuco e um livro extraordinário e eu recomendo.
Boa leitura..

Barbara M Giolo 01/09/2020

Queria ter explorado mais os personagens do que o ambiente.
Achei difícil escolher uma nota pra esse livro. Não sei dizer se gostei ou não. Hoje eu diria que nunca vou ler ele de novo. A escrita é bem típica da JK Rowling, tudo muito arrastado e com detalhes dispensáveis para nas últimas 100 páginas acontecer de tudo e mais um pouco. Entenda que o livro tem 450 páginas então a maior parte dele é muito chata e não consegue te prender. Achei o final previsível, nada de novo no gênero suspense policial, pelo contrário é bastante clichê.
A história traz a proposta de dois personagens principais mas Robin é deixada de escanteio muito antes do aceitável e seguimos apenas a trajetória de Cormoran Strike, um homem com muitas questões a resolver que acha em uma investigação a chance de recuperar sua dignidade. É contratado como detetive para investigar a morte de Lula Landry, uma modelo jovem e de muito sucesso, 3 meses após ocorrido. Com antigos problemas de droga, um namorado instável e antecedentes depressivos, a polícia se convenceu de suicídio mas seu irmão e os amigos próximos não conseguem acreditar. A maior parte do livro te deixa no escuro mostrando várias entrevistas que não parecem ter nenhuma ligação e são muito entediantes.
Na parte final do livro as descobertas começam e terminam rapidamente e tudo de uma vez. Este trecho me prendeu muito e eu li avidamente. Um mistério mediano com um desfecho aceitável. A vida e drama de Cormoran são mais interessantes que o suspense todo, poderia ter sido muito melhor aproveitada assim como o envolvimento de Robin que poderia trazer um tempero muito interessante a trama. O ambiente da trama acaba sendo mais bem explorado do que seus personagens. Deixa a desejar infelizmente.

PS.: Que título sem nexo e criatividade..
Vivian 12/05/2022minha estante
Na verdade o título remete ao apelido carinhoso pela qual a modelo era chamada pelo amigo estilista, Cuco. Em inglês Cuco's Calling, na tradução literal poderia ser O Chamado de Cuco, mas em português traduziram como "do".

Angel 17/11/2022

Demorei bastante tempo para dar uma chance a essa nova aventura da JK, principalmente por achar que "Morte Súbita" foi um fiasco.

Os personagens vão sendo apresentados bem lentamente, o que causa algumas confusões. Muitos nomes, vidas, profissões, motivos e relações.

Fiquei um pouco perdida com as descrições de Strike, em alguns momentos ele era um homem feio, manco, peludo e acima do peso, e em outros, um homem alto, de certa beleza, capaz de atrair a atenção e o desejo sexual de uma super modelo. Um homem com poucas habilidades sociais (e nenhum interesse nisso), mas de repente, capaz de ser um exímio conquistador.

Robin me pareceu a personagem mais interessante, sabe distinguir perfeitamente a vida pessoal da profissional, é competente, carinhosa e prestativa. Muito do desenrolar dos fatos ocorreu graças à sua inteligência e astúcia.

A história foi muito bem construída, e cheguei ao final suspeitando de outra pessoa, sem sequer imaginar quem poderia ser o(a) assassino(a).

Tenho como ponto negativo a quantidade exagerada de palavrões ao longo de livro. Acredito ser desnecessário esse tipo de linguajar pra descrever comportamentos pouco educados.

Com certeza lerei os próximos livros, tendo grandes expectativas para as novas aventuras do detetive e sua assistente.

Suzana 02/03/2020

Cormoran Strike
Bom saber que nem só de Harry Potter vive a carreira de um escritor. Nesse livro nasce um detetive que tem tudo pra se tornar um dos meus favoritos. Cormoran Strike é veterano do exército, tem uma prótese na perna e a vida pessoal totalmente bagunçada. Mas é inteligente e sabe desvendar crimes muito bem! O livro é muito legal para quem gosta de detetives e é diversão garantida!

Gustavo.Fortes 05/04/2023

Gostei
Livro agradável, sem ficcionismos tresloucados. Em alguns momentos a gente tem que fingir que acredita nas situações pra dar uma chance pra autora. O detetive consegue interrogar a galera tão facilmente que dá até vontade de seguir essa profissão...Afora isso, é inegável que a Rowling manda bem. Sabe escrever com primazia, é coesa e com uma linearidade que em nenhum momento o leitor se perde. Vou continuar a ler a saga do Cormoram Strike, sem dúvidas.

HelenaRiva 19/01/2022

Strike again!
Li os livros de Robert Galbraith fora de ordem, comecei pelo Bicho de Seda e agora esse.
Gostei bastante, achei que é um romance policial completo, tem mistério, especulação, plot twist, pistas falsas, etc.
Os personagens são muito bem construídos, destaque para a amizade de Strike e Robin, adorei!!
Não acho que ele tenha um ritmo super frenético de leitura, mas é muito gostoso pra ir lendo à noite, recomendo!

Bruna.Bortolazza 29/08/2020

O chamado do cuco
No começo achei mal escrito, enrolado.. depois comecei a me envolver! Todos eram suspeitos, fiquei bem ansiosa. Como vi em algumas críticas, acho que em alguns momentos o livro ficou meio enrolado, fez pensar em diversos culpados, criou mil cenas suspeitas.. o final surpreende de certa forma, mas quando termina, todas as possibilidades, inevitavelmente, já passaram pela cabeça!

Babs 17/04/2022

Esperava mais!
A trama é bem envolvente, principalmente porque queremos saber se a morte de Lula Landry foi homicidio ou não.
Ao longo do livro nos deparamos com pontas soltas de todos os personagens, o que nos faz ficar perdidos e sem saber como desvendar o mistério - além de nos envolvermos com a história do investigador e sua assistente.
O livro é bom, mas por trazer muitos personagens e rodear na história de cada um, poderia ter sido mais esclarecedor..