O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Aline Maia 20/09/2022

Thriller muito bem feito
Esse foi o livro que eu mais demorei para ler em muitos anos. Tive uma ressaca das bravas, então eu fiz muitas pausas durante a leitura. Mas sempre que eu retornava para essa história lembrava exatamente do ponto que tinha parado e ficava super entretida com o mistério. Para mim isso só aconteceu porque a JK/Robert Galbraith escreve muito bem.

Amei as descrições dos locais porque me senti na sala/casa do Strike, nas ruas e locais que a Lula transitou e nos pubs que muitas vezes o detetive se encontrava com alguns contatos. O universo da moda foi legal de ver também... as coleções do Guy, a realidade das super modelos e o cotidiano das pessoas da alta sociedade (e que galera bagunçada por sinal kkkkk).

O caso é bem elaborado e no final as coisas se encaixam fazendo muito sentido.
Me apeguei a dupla Strike + Robin juntando as pistas e estou feliz por saber que já saíram dois livros com casos diferentes.

Nat 22/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro de JK Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith, nos apresenta o detetive Cormoran Strike. Seu negócio está praticamente quebrado, quando um homem rico e irmão de um antigo amigo de infância de Strike, aparece querendo investigar a morte da irmã – que a polícia já havia investigado e dado como suicídio. O livro é bem escrito, porém tem muitas que poderiam ser resumidas (dava para reduzir umas 100 páginas, pelo menos). O enredo em si é bem elaborado e o mistério é difícil de desvendar; só descobrimos no último capítulo, quando um grande mentiroso vem à tona. Pretendo dar sequência aos demais livros da série.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Tamara Ferraz.As3Artes 06/06/2023

Um livro muito bem escrito
O chamado do cuco é muito bem escrito, tudo é descrito muito detalhadamente, o que eu particularmente adoro, porque consigo visualizar tudo o que acontece. A história lembra os livros da Agatha Christie, com a história focada na investigação do crime. Com uma trama simples, realista e personagens bem construídos. O começo do livro começou um pouco arrastado, mas logo comecei a me ver dentro da história. Um final surpreendente! Com certeza vou ler os outros livros da série.

Alina 05/03/2020

Um bom livro, mas em nada se compara à rainha Agatha Christie. Demorei para ler e acho que isso fez com que eu perdesse alguns pontos importantes para o desfecho final (que não me surpreendeu). Contudo, é um livro bem escrito, apesar da história não ser tão empolgante.

Adê 27/03/2021

Boa trama
A grande JK Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith, nos apresenta neste livro sua nova vertente, criando ótimos personagens e uma trama interessante. Os personagens são bem estruturados e possuem a profundidade necessária para nos familiarizarmos.

an4luiza 24/03/2021

poderia ser melhor
em geral, é um bom livro, típico de investigação. o problema é que fica bem enrolado na segunda metade e a revelação do assassino acaba não sendo tão emocionante como se espera.

Phil Correa 31/05/2020

Não é uma obra literária igual Harry Potter, mas, a autora J.k. Rowling escreveu com maestria um ótimo livro de investigação, os personagens foram bem desenvolvidos, mas o que mais gostei foi a trama para descobrir o culpado(a), o que estiga o leitor a criar suas próprias teóricas para descobrir o mesmo. A obra me lembrou um pouco dos livros feitos pelo autor Rex Stout que também escreve sobre ficção policial.
Recomendo a leitura.

Queria Estar Lendo 07/11/2017

Resenha: O Chamado do Cuco
O Chamado do Cuco é o primeiro livro da série envolvendo o detetive Strike e que tem como autor Robert Galbraith, pseudônimo utilizado pela deusa J. K. Rowling. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela editora Rocco, responsável por publicar todas as obras da autora no país. Em seu primeiro romance dessa nova série, Robert - ou J.K., como preferir - já prova ao leitor que Cormoran Strike veio para ficar, e que os demais detetives que se cuidem.

Cormoran Strike é um detetive particular que está afundado em dívidas e com problemas na vida pessoal, ele acaba de se separar da noiva em uma situação nada amigável e está se vendo obrigado a morar em seu próprio escritório. E é nessa bagunça profissional e pessoal que Robin acaba o conhecendo após ser indicada por uma agência de trabalho como secretária temporária do detetive.

Diferente de Strike, Robin tem uma vida que está finalmente entrando nos eixos. Ela acaba de se mudar do interior para Londres e ficar noiva do namorado de colégio, tudo parece se encaminhar para um futuro brilhante e a possibilidade de trabalhar em um escritório de detetive particular soa como a cereja do bolo, realizando suas fantasias juvenis.

Em meio a um primeiro encontro acidentado, Strike e Robin logo começam uma relação de respeito e compreensão. Ela é a melhor secretária que ele já teve, e além de eficiente é também muito prestativa e alguém com quem ele possa contar. Strike é um chefe que, apesar de ter seus problemas pessoais e ser um tanto quanto fechado, respeita e trata Robin como uma igual, incluindo ela nas investigações e sempre pronto para ouvir a opinião dela sobre o caso. Não é preciso muito tempo para que o envolvimento entre eles vá evoluindo e surja uma amizade, um carinho e empatia entre os dois.

Quanto ao caso central do livro, que envolve a investigação do suicídio da modelo Lula Landry ele implica diversos suspeitos e sua trama se desenvolve em diversas camadas, com pequenas revelações sendo feitas e acrescentando detalhes e profundidade à história. A apresentação do mundo glamouroso da moda e da fama é muito interessante, principalmente como ela se dá através do ponto de vista de diferentes personagens e como isso pode ser interpretado e absorvido para o caso em si.

O desenvolvimento do livro é gradual, não acredito que tenha sido arrastado ou rápido demais, embora algumas cenas - como as que envolvem a ex-noiva de Cormoran - tenham exigido um pouco mais de paciência, é compreensível a necessidade delas para a construção do personagem e o entendimento do mesmo. O mesmo vale quanto a resolução do caso, que seguindo o padrão típico dos livros do gênero se dá no momento final do livro, em uma grande cena de confronto entre o detetive e a verdade.

Ainda que tenha gostado do final apresentado, acho que faltou alguma coisa, não que exista alguma falha pois a justificativa está boa, o método do crime e o desenvolvimento do caso também, o problema foi, talvez, a ausência de pontos que pudessem ter indicado mais claramente essa resolução durante a leitura. Sim, algumas pistas estavam lá - tanto é que cheguei a certas conclusões corretamente -, mas acho que ao construir uma trama com diversas camadas muitos detalhes sem importância foram apresentados em detrimento de pistas reais.

Quando comecei a ler o livro já havia assistido dois dos três episódios da série que o adaptou, e mesmo assim a leitura não deixou de ser prazerosa ou minha curiosidade deixou de ser atiçada. Ao contrário, na verdade, já estar envolvida com os personagens através do seriado apenas fez com que eu me envolvesse e encantasse ainda mais e mais rapidamente com eles durante a leitura.

A edição nacional publicada pela Rocco é de capa dura e muito bonita, seguindo a capa original e com um trabalho editorial muito bom, não encontrei grandes problemas de tradução ou revisão. Acrescentaria, no entanto, aqueles marcadores de fita que alguns livros com capa dura costumam ter, seria um cuidado a mais muito interessante e que agregaria à edição.

O Chamado do Cuco foi uma leitura agradável e prazerosa, Cormoran Strike me conquistou e preciso dar continuidade a sua série o quanto antes. J. K. Rowling - ou eu deveria dizer Robert Galbraith? - se provou, mais uma vez, uma autora talentosa e que sabe, mais do que ninguém, escrever bons personagens e boas histórias.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/11/resenha-o-chamado-do-cuco.html

Karol 14/12/2020

Um outro lado da J. K.
A morte de uma modelo famosa, um detetive falido, uma secretaria temporária e uma herança milionária... são o pano de fundo deste livro.

Barbara 17/12/2013

O chamado do Cuco
Esse livro me decepcionou um pouco, talvez pq eu esperasse mais de J.K. (sou fã de Harry), ou pq achei q ele se distanciou um pouco da proposta inicialmente feita q era de ser um romance investigativo, policial.
O desenvolvimento da história é muito massante, nao instigou em mim uma curiosidade típica causada por esse gênero.
O livro só eh bom nas primeiras páginas e nas ultimas 50, é qdo realmente se dessenvolve. Assim, esse é o motivo principal de só ter ganho uma estrelinha. :/
Ladyce 19/01/2014minha estante
concordo!

Silvana 09/01/2015minha estante
Concordo! Estou na página 224, esperando que a estória tome outro rumo! Leitura arrastada, sem emoção, sem ação...já pensei até em desistir...mas vou continuar para me livrar logo dele...pode ser que daqui para a frente a leitura fique mais emocionante, quem sabe? Enfim, só lendo para descobrir...

Guilherme 17/02/2023

?Tornei-me um nome?
Caras, eu não leio muito livro policial. O último que eu li foi O Canibal de Nine Elms, e tinha gostado bastante. Daí ouvi falar desse num vídeo no YT e decidi ler.

Eu tinha lido Harry Potter recentemente e esse livro é da mesma autora (aquela ? #$%!& ), então fiquei bem empolgado pq, por mais que a autora seja uma vaca, a ? #$%!& escreve muito bem.

O começo do livro é lento e a investigação também é lenta no começo. Por isso, é um livro um pouco mais difícil de continuar, mas vale totalmente a pena.

A investigação, quando começa a acontecer com mais constância, e quando somos apresentado aos poucos sobre o que realmente pode ter ocorrido, se torna muito interessante e totalmente viciante.

Ele só não é um 5 estrelas e um favorito por conta do início lento mesmo!

Luana 04/05/2020

Ótimo mistério
No começo fiquei um pouco em dúvida se iria gostar da história, por que achei um pouco parado. Admito que demorei um pouco para pegar o ritmo nessa leitura.
Porém, quando consegui desengatar, a leitura fluiu de forma natural, sendo um ótimo passatempo.
Sem contar que tem um final surpreendente. Gostei muito!

William.Camara 27/05/2020

O principal motivo para ler O Chamado do Cuco foi J.K. Rowling - acredito que assim como muitos -, mas me surpreendi muito com a narrativa. Histórias de crimes, detetives e investigações não são muito o meu forte. Porém, a escrita de J.K. aparece, mesmo que pelas palavras de Robert, e constrói personagens muito cativantes. O equilibrio entre a vida pessoal dos personagens com a investigação é muito bem construído, nos instigando a ler, tanto pela solução do crime, quanto para conhecer Strike e Robin.

Daniel 29/01/2022

Atendeu às expectativas
O livro apresenta uma boa trama e bons personagens. Espero mistérios ainda mais empolgantes nos próximos.