O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Larissa.Herbsthofe 25/05/2020

Adorei conhecer o detetive Cormoran Strike...que história, que forma de concluir o caso investigado, curti muito.
Aline.Silva 25/05/2020minha estante
Vale a pena mesmo? Tenho ele aqui e nunca li

Babs 17/04/2022

Esperava mais!
A trama é bem envolvente, principalmente porque queremos saber se a morte de Lula Landry foi homicidio ou não.
Ao longo do livro nos deparamos com pontas soltas de todos os personagens, o que nos faz ficar perdidos e sem saber como desvendar o mistério - além de nos envolvermos com a história do investigador e sua assistente.
O livro é bom, mas por trazer muitos personagens e rodear na história de cada um, poderia ter sido mais esclarecedor..

Tobias.Vicente 08/05/2022

Um livro incrível!
A trama te envolve e te insere no crime com personagens cativantes e criativos. Robin é uma personagem genial! Strike tbm é um detetive incrível e o jeito q o crime vai se desvendando na parte final é lindo kkkk eu nunca imaginava um homicida como aquele!

Personagens humanos, histórias condiz com a realidade artística.

Dois personagens eu amei, na vdd três: a Ciara, o Somé e o Duffield. Esses eu meio q olhava torto e passei a curti mt.

Angel 17/11/2022

Demorei bastante tempo para dar uma chance a essa nova aventura da JK, principalmente por achar que "Morte Súbita" foi um fiasco.

Os personagens vão sendo apresentados bem lentamente, o que causa algumas confusões. Muitos nomes, vidas, profissões, motivos e relações.

Fiquei um pouco perdida com as descrições de Strike, em alguns momentos ele era um homem feio, manco, peludo e acima do peso, e em outros, um homem alto, de certa beleza, capaz de atrair a atenção e o desejo sexual de uma super modelo. Um homem com poucas habilidades sociais (e nenhum interesse nisso), mas de repente, capaz de ser um exímio conquistador.

Robin me pareceu a personagem mais interessante, sabe distinguir perfeitamente a vida pessoal da profissional, é competente, carinhosa e prestativa. Muito do desenrolar dos fatos ocorreu graças à sua inteligência e astúcia.

A história foi muito bem construída, e cheguei ao final suspeitando de outra pessoa, sem sequer imaginar quem poderia ser o(a) assassino(a).

Tenho como ponto negativo a quantidade exagerada de palavrões ao longo de livro. Acredito ser desnecessário esse tipo de linguajar pra descrever comportamentos pouco educados.

Com certeza lerei os próximos livros, tendo grandes expectativas para as novas aventuras do detetive e sua assistente.

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Encantadora e surpreendente
Comecei esse livro sem muitas expectativas (sinceramente só tinha começado por ser escrito pela J.K Rowling sob seu pseudônimo), mas no final devorei as últimas 250 páginas em algumas horas e virou uma das minhas séries literárias favoritas de todos os tempos.

Os personagens são encatadores e você acompanha a evolução deles e de suas relações de forma natural ao mesmo tempo que acompanha o detetive Cormoran Strike e sua (nesse primeiro livro) secretária Robin Ellacott desvendarem um possível assassinato de uma super modelo.

Esse livro tem aquele tipo de reviravolta no final que explode sua mente e faz você querer mais.

Atualmente (2023) a série está no seu sexto livro, com o sétimo sendo lançado em inglês em setembro.

Simplesmente maravilhoso.

Barbara M Giolo 01/09/2020

Queria ter explorado mais os personagens do que o ambiente.
Achei difícil escolher uma nota pra esse livro. Não sei dizer se gostei ou não. Hoje eu diria que nunca vou ler ele de novo. A escrita é bem típica da JK Rowling, tudo muito arrastado e com detalhes dispensáveis para nas últimas 100 páginas acontecer de tudo e mais um pouco. Entenda que o livro tem 450 páginas então a maior parte dele é muito chata e não consegue te prender. Achei o final previsível, nada de novo no gênero suspense policial, pelo contrário é bastante clichê.
A história traz a proposta de dois personagens principais mas Robin é deixada de escanteio muito antes do aceitável e seguimos apenas a trajetória de Cormoran Strike, um homem com muitas questões a resolver que acha em uma investigação a chance de recuperar sua dignidade. É contratado como detetive para investigar a morte de Lula Landry, uma modelo jovem e de muito sucesso, 3 meses após ocorrido. Com antigos problemas de droga, um namorado instável e antecedentes depressivos, a polícia se convenceu de suicídio mas seu irmão e os amigos próximos não conseguem acreditar. A maior parte do livro te deixa no escuro mostrando várias entrevistas que não parecem ter nenhuma ligação e são muito entediantes.
Na parte final do livro as descobertas começam e terminam rapidamente e tudo de uma vez. Este trecho me prendeu muito e eu li avidamente. Um mistério mediano com um desfecho aceitável. A vida e drama de Cormoran são mais interessantes que o suspense todo, poderia ter sido muito melhor aproveitada assim como o envolvimento de Robin que poderia trazer um tempero muito interessante a trama. O ambiente da trama acaba sendo mais bem explorado do que seus personagens. Deixa a desejar infelizmente.

PS.: Que título sem nexo e criatividade..
Vivian 12/05/2022minha estante
Na verdade o título remete ao apelido carinhoso pela qual a modelo era chamada pelo amigo estilista, Cuco. Em inglês Cuco's Calling, na tradução literal poderia ser O Chamado de Cuco, mas em português traduziram como "do".

Ana Jiran 21/05/2020

Não espere a mesma J.K de Harry Potter
Tentei ler esse livro há uns 3 anos e não consegui terminar, achei bem enrolado, tentei ler novamente e a leitura fluiu melhor, o final é bem surpreendente.
Alice.Justo 21/05/2020minha estante
Li há alguns anos, mas só engatou depois da terceira tentativa. No fim das contas, acabei amando! Quero ler os outros, inclusive.

Ana Jiran 21/05/2020minha estante
Pelo visto isso é comum então kkkkk pretendo ler mais livros da autora nessa pegada pra se se tenho uma primeira impressão melhor.

clarice 26/12/2021

toma meu dinheiro jk
eu achando que essa veia escrevia boa fantasia me deparo com simplesmente um suspense ótimo que me deixou totalmente acordada pensando QUEM FOI VELHO QUEMMM foi exatamente com esse livro que me vi apaixonada por investigação e o detetive eh um daddy hein ooo la em casa

Eder 21/05/2023

Cormoran Strike, mais um grande detetive literário que conheço
Livro primeiro da série do detetive Cormoran Strike, escrita pela JK Rowling sob pseudônimo.
Começou muito bem! A vida pessoal do detetive é o ponto alto da história, e a investigação não deixa a desejar. Bela ambientação em Londres, passa bem a vibe. Seguirei lendo os próximos livros sem duvida alguma. Curioso para conhecer melhor este detetive, que creio que se tornará um dos meus favoritos.

Bruna.Bortolazza 29/08/2020

O chamado do cuco
No começo achei mal escrito, enrolado.. depois comecei a me envolver! Todos eram suspeitos, fiquei bem ansiosa. Como vi em algumas críticas, acho que em alguns momentos o livro ficou meio enrolado, fez pensar em diversos culpados, criou mil cenas suspeitas.. o final surpreende de certa forma, mas quando termina, todas as possibilidades, inevitavelmente, já passaram pela cabeça!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 16/02/2023

Strike e Robin a dupla perfeita
Uma celebridade morre, tudo indica que foi suicídio, mas o seu irmão não acha isso possível,e pra provar que esta certo ele vai contratar o Detetive Strike.

Strke está quase falido, e mesmo achando que a Lula se matou, vai aceitar o caso afinal ele tem boletos pra pagar.

Mas durante a investigação ele vai ver que as coisas são bem piores do que ele imaginava !!

Gabriela Moreira 02/06/2020

Comentários o chamado do cuco
JK escrevendo sobre um pseudônimo comprovou que gosto da sua obra, contendo ou não temas de magia. O livro é um suspense tranquilo, que se resume em descobrir o que de fato aconteceu na noite de um suposto crime. O final é surpreendente, mas não a ponto de me deixar tão de queixo caído.