A guerra do fim do mundo

A guerra do fim do mundo Mario Vargas Llosa

Resenhas - A Guerra do Fim do Mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

André 26/11/2012

A Ousadia de Mario Vargas Llosa
Somente um escritor do quilate de Vargas Llosa se embrenharia numa história em outra nação onde a temática simplesmente já tem a chancela de maior obra literária do país, Os Sertões - Euclides da Cunha. Apesar de algumas características terem muitos paralelos no mundo: O fanatismo religioso, a violência e a misteriosa cultura dos sobreviventes das chagas climáticas, a responsabilidade era muito grande. Mas ele conseguiu fazer uma obra do mesmo nível: Envolvente e épica, de titãs desfigurados. Um tema tão rico como a Guerra de Canudos sempre poderá ter uma releitura e uma reescrita...

GilbertoOrtegaJr 03/11/2012

A Guerra do Fim do Mundo – Mario Vargas Llosa

Em uma entrevista ao programa umas palavras Mario disse que o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, lhe impressionou muito, pois falava de dois temas muito presente na história da América Latina o fanatismo e a violência, daí surgiu sua idéia de escrever um romance sobre a guerra de Canudos.
Não é difícil constatar que as duas coisas (fanatismo e violência) estão realmente ligadas à história da América Latina, como exemplo de violência pode se lembrar das violentas guerras civis que estiveram presentes em grande parte dos paises do continente ou mesmo a sua colonização que foi de forma violenta. Já sobre o fanatismo um exemplo disto é a devoção exagerada do qual é alvo os líderes da América latina tal como foi Evita Perón ou Che Guevara.
A escrita do livro A Guerra do Fim do Mundo foi iniciada em 1977, cinco anos após Mario ter lido o livro Os Sertões, ele pesquisou em vários lugares, e somente concluiu o livro em 1980 e publicou em 1982, na época a crítica ficou chocada com o livro, de forma positiva, pois nos livros anteriores (Pantaleão e as Visitadoras, e Tia Julia e o escrevinhador) Mario só tinha usado como base suas Vivências e pessoas que ele conhecia para inspirar seus personagens, mas em A Guerra do Fim do Mundo ele não somente fez uma pesquisa exaustiva como também baseou em Euclides da Cunha para criar um dos principais personagens do livro. Em determinado momento da história seus óculos se quebram e nada mais é percebido de forma nítida pelo personagem e passamos a ver a história como uma lente embaçada, o que exige que um exercício o maior de percepção por parte do leitor.
Entre os outros personagens se destacam Galileu Gall (uma espécie de anarquista), Jurema, que ao ser estuprado por Gall decide segui-lo, e o jornalista que apesar de sem nome é apontado como sendo Euclides da Cunha, devido a suas semelhanças.
Posteriormente ao retornar para sua casa, e não encontrar sua mulher.
O marido de Jurema também passará a seguir em busca de Gall.
Juntamente com Antônio Conselheiro se reúne outros personagens que tinham no sertão uma fama de místicos ou alguns rejeitados da sociedade, como o Leão de Natuba, que nasceu deformado e só consegue andar com uma quadrúpede que ao lado de Conselheiro ganham uma acolhida de sem nenhum preconceito.
A guerra do fim do mundo ganha forma como uma epopéia e cria em torno da história de Conselheiro uma narrativa sólida e totalmente aproveitada, o que realmente aconteceu em Canudos ganha traço nítidos sem com isso fazer perder o encanto e fascínio.
Eu que não gostava muito de livros de guerras peguei este com certo receio, mas em poucos momentos realmente se fala da guerra só na parte em que isso se faz indispensável e ela não é mostrada como alguma coisa exótica mas sim de forma simples e clara .

cliffoliveira 01/07/2012

Uma grande aventura
A Guerra do Fim do mundo é uma grande aventura, só que no lugar de Hobbits, cavaleiros ou elfos, temos jagunços, soldados, gente pobre e feia.
A história de Canudos é pintada com cores fortes de personagens diversos e desafiadores, mas ao mesmo tempo reais.
Os jogos políticos, o fanatismo religioso e a desesperança de uma gente que não tem como viver é o cenário dessa trama.
Acaba-se o livro sabendo-se um pouco mais do Brasil e da alma humana, quando exposta a todo tipo de dificuldade.

HARRY BOSCH 18/01/2010

CANUDOS
Mario Vargas neste belo romance historico,leva o leitor aos bastidores da guerra de canudos e nos da a oportunidade de conhecer o grande Antonio Conselheiro e outros personagens.Vamos conhecer as causas e consequências deste grande marco da historia Brasileira,a obra lembra muito o Grande Sertão Veredas de Guimarâes Rosa devido aos aspectos culturais dos personagens.
É uma grande obra Historica

Rosane 30/09/2009

Este livro conta a historia da Guerra de Canudos, magistralmente contada por ninguem menos que Mario Vargas LLosa. Nao ha muito que comentar...leiam!
hanover 19/07/2011minha estante
desculpa, cliquei em não gostei sem querer

1 | 2 | 3 | 4 | 5