Filha da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Filha da Floresta

gabrielle.brambilla 31/08/2022

Jane Eyre Irlandesa
Finalmente terminei esse livro após ter começado a leitura a muito tempo e parado por algum motivo. Talvez só não fosse a hora de ler e conseguir apreciar.
A escrita é bem gostosa, com um ritmo bom em partes calma e também quando há mais ação, fazendo com que a leitura fluísse. O clímax do livro me fez ser incapaz de parar de ler, com um final que enlaça bem o livro.
Como eu declarei no título, lembra muito Jane Eyre pela história e pelo romance. Inclusive O ROMANCE, bonitinhos demais.
Recomendo muito a leitura. Mas não sei se irei continuar a trilogia (gosto demais de livros únicos pra isso, e esse satisfaz e dá um final para a história de Sorcha).

Bárbara 07/12/2019

Simplesmente maravilhoso!
É um livro de fantasia baseado em mitologia celta. Somos introduzidos a um mundo mágico que tem como cenário a Irlanda em uma época medieval. Mais especificamente, somos levados a Sevenwaters, um feudo rodeado por 7 rios. Além disso, o lugar é envolto por uma floresta encantada, que de certo modo faz a segurança de quem vive por ali.

Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho. Sua mãe faleceu logo após lhe dar à luz. Essa triste perda fez com que seu pai, Lorde Colum, se tornasse um homem frio, distante, incapaz de demonstrar qualquer sentimento afetivo pelos filhos.

Assim eles foram crescendo, os mais velhos sempre cuidando dos mais novos. Lorde Colum não passava muito tempo em casa, vivia em campanhas de guerra em razão de disputas de terra com os bretões. Mas quando estava presente reunia os filhos para saber o que aprenderam e se desenvolveram habilidades que poderiam ser úteis em seu exército.

Ao retornar de uma destas viagens ele traz consigo uma mulher que mudará tudo em suas vidas. Uma maldição cai sobre essa família e a protagonista tem nas mãos a chance de reverter a situação.

Nessa trajetória há o nascimento de um amor proibido que pode comprometer o trabalho de Sorcha na tentativa de quebrar o feitiço que recaiu sobre seus amados irmãos.

- OPINIÃO:

Eu amei tudo nesse livro.

É uma história intensa, cheia de sofrimento e sacrifício, contudo, linda. A autora escreve de uma forma maravilhosa, que nos prende. Quando começar a ler você nem vai se importar com o tamanho do livro.

A relação entre esses irmãos é muito bonita. A Sorcha amava tanto a sua família, a ponto de se sacrificar para salvá-la.

"Se obrigava a cumprir uma tarefa estranha, que lhe causava imensa dor, isolada e incompreendida pelos moradores da casa".

E o romance que há no livro é tão forte, não tem como não se encantar.

"Ele não sabia como dizer o que se passava em seu coração. Não se arriscaria a assustá-la e perdê-la, pois ela era, agora, tudo pra ele."

Os sentimentos foram muito bem explorados. Foi possível visualizar cada situação. Me apaixonei pelos personagens.

O final me surpreendeu.

Eu não mudaria absolutamente nada. Com certeza é um dos meus favoritos.

Shirlei.Torres 16/08/2022

Queria que mais pessoas conhecessem!!
Este é um dos livros que mais me marcou na vida... hoje nem lembro mais como achei, mas depois que o li, minha visão sobre muitas coisas mudou!! Sei que tem sequencias mas não gostei delas, prefiro vê-lo como obra única. Perfeito, forte e lindo!! Indico demais!

Lidiane 21/06/2021

Amei o livro e a escrita, a experiência foi muito boa e a história conquista demais.
O final foi bom, mas um pouquinho triste. Já quero ler o outro.
Não dou 5 estrelas porque achei a 5 a maldição dos irmãos e a tarefa dela meio sem noção a princípio.

Sah.rp 24/11/2023

Filha da Floresta
Esse livro é bem escrito, os personagens foram bem desenvolvidos, a história foi surpreendente, muito emocionante, porque você sentia o sofrimento da Sorcha, e via o quão ela era forte e corajosa.
Por outro lado, tudo que a Sorcha vivenciou foi muito pesado para a idade que tinha (12-16), e a questão da idade do Red quando se apaixonou por ela (20), a malícia que alguns homens viam nela mesmo sendo uma criança, foi preocupante.

@babi.teixeira 23/10/2021

Uma ótima fantasia
Achei o início lento e cansativo, mas a personagem principal é muito carismática e faz com que tenhamos muita empatia ao longo da história. A autora descreve bem os cenários, mas sem exageros tornando uma leitura bem imersiva.

naiarafernands 29/04/2021

Saiu do padrão
Filha da Floresta não é o melhor livro do mundo, mas me conquistou de certa forma.

Sorcha é uma personagem forte, especial desde o nascimento, mas que não é algo abismante ou distante da nossa realidade. Sua habilidade com cura é algo que com estudo qualquer pessoa viva pode aprender, e mesmo em um universo onde a magia é real, em alguns momentos senti que eu poderia passar pela mesma coisa que ela.

A narrativa é bem arrastada no começo, mas por volta do capítulo 3 a história já fica boa. E meu maior problema foi o tamanho dos capítulos, enormes e cansativos.

Fora isso, a história foi bem planejada pela autora, sua escrita deixa pontas essenciais que se unem durante todo o percurso. A mitologia poderia ter sido mais aprofundada, mas espero que ela apareça mais nos outros livros. E, apesar dos defeitos, a obra em si consegue se sustentar bem.

Mas não é um livro para todo mundo, com assuntos pesados, bastante sofrimento e drama, é preciso ter certa maturidade ao ler e entender.

Não recomendo para qualquer um, mas se você procura uma personagem forte e um romance mais maduro, e principalmente se você gosta de drama, esse é um livro muito bom!

Littleâ¤ï¸ 03/11/2021

??????????
A leitura é inicialmente cansativa.
As palavras são mais formais e leva um tempo para compreender o que o texto quer passar, o que significa que temos que prestar atenção em cada mínima letra para conseguir entender.
Foi por isso que eu tinha abandonado o livro meses antes, mas não tive coragem de excluir da estante e dar um ponto final.
E nossa, que boa decisão.
Apesar do início muito lento e o texto mais complicado, passei a me acostumar rapidamente com ele, logo a história tomou um rumo.
A protagonista é inteligente e muito forte. Simplesmente da na cara de qualquer personagem de fantasia que se diz coitadinha.
A fantasia da história, apesar de não ser o ponto principal, é auto suficiente (ou seja, não precisa de grandes explicações ou super detalhes, é o que é, e continua sendo fascinante).

Ally 03/08/2021

Surpreendente
Eu já tinha lido outros livros da autora, mas em todos a fantasia era algo mais simples, os livros mais juvenis e fáceis de ler.
Já A filha da floresta foi um livro difícil, com uma trama fantástica bem complicada e meio difícil de se situar no início, além de uma história bem mais denso e de acontecimentos realmente pesados e de gatilhos.
É fácil se conectar com a protagonista (pelo menos ao meu ver) e que contém uma boa construção dos personagens coerentes em seus caráteres e decisões.
O livro baseia-se no conto "os seis cisnes - Grimm", porém aprofundando bastante a trama, nos mostrando uma jornada cheia de dor, provações, coragem e acima de tudo amor.
É possível tirar tantas e tantas mensagens bonitas e importantes desse livro que realmente ganhou um espaço no meu coração, mas foi tanta desgraça atrás da outra, tanto drama e sofrimento que eu fiquei angustiada sem conseguir parar de ler para ver o que aconteceria, mas o fim me rendeu satisfação quase completa e embora haja outros livros, esse por si só se basta.
Recomendo bastante a leitura para quem gosta de fantasia.

MahElisabete 02/01/2022

Primeira leitura 01/09/2015

Segunda leitura 02/01/2022

Um livro repleto de magia, paisagens incríveis, criaturas místicas, lendas, personagens cativantes e uma história de autoconhecimento e amor de tirar o fôlego.

Filha da Floresta conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho. Sorcha sempre foi protegida por seus seis irmãos, todos os sete possuíam uma conexão gigante entre si e com a natureza.

Após seu pai voltar da guerra e anunciar que se casará novamente, os estragos começam. A nova esposa de seu pai começa a fazer mudanças drásticas na vida de todos que moram na casa. Assim, quando os irmãos percebem que algo de mau está se instalando em suas vidas eles resolvem se unir e chamar os seres da floresta, pedindo ajuda para afastarem essas sombras.

No entanto, todos os sete são acometidos por uma maldição, a qual apenas Sorcha poderá quebrar. Ela terá de completar uma tarefa quase impossível, onde sairá machucada e magoada. Além disso ela não terá sossego, ao invés de completar a tarefa em um lugar calmo e tranquilo ela passará por dificuldades, conhecerá seus inimigos cara a cara, enfrentará pessoas que apenas querem seu mal e sentirá coisas que nenhuma garota de sua idade deveria sentir.

Nessa instigante aventura, Sorcha também conhecera um homem, o qual jurará protegê-la a todo custo, mas mal ela sabia que o destino de ambos já estaria pré escrito há muito tempo.

Ju 06/12/2013

Filha da Floresta
Sevenwaters é o lar de Sorcha. A garota se sente segura em sua casa, com o pai e os seis irmãos mais velhos, protegida pela floresta que aprendeu a respeitar desde bem pequena. Um estranho dificilmente seria capaz de vencer as barreiras naturais que os cercam. O povo de Sevenwaters nunca pega algo da natureza sem autorização; nunca toca em madeira viva sem necessidade e sem pedir licença aos Seres da Floresta.

Esses seres controlam, de certa forma, a vida dos habitantes do lugar. Há histórias de pessoas que foram levadas por eles e retornaram em condições psicológicas bem ruins; ou com mais ou menos idade que a esperada pelo tempo em que ficaram desaparecidas. Mas Sorcha não tem medo desses seres, convive bem com eles.

Seu pai, viúvo, começa a pensar que seus filhos precisam de uma mãe por perto. Acaba escolhendo alguém para desempenhar esse papel. Na verdade, não foi bem uma escolha. Trata-se de uma feiticeira, e uma feiticeira super do mal, que o domina e o faz ter atitudes visivelmente contrárias a todos os seus costumes.

Tudo o que ela quer é se ver livre de todos os filhos de Lorde Colum, e acaba lançando uma maldição sobre eles. Mas o encanto não atinge Sorcha, que consegue escapar. A Dama da Floresta, a rainha do mundo mágico, ensina à garota o que deve fazer para acabar com o feitiço, mas não será uma tarefa nada fácil. Ela vai precisar fazer seis camisas, uma para cada um dos irmãos, utilizando uma planta repleta de espinhos. E, durante o tempo que levará para confeccioná-las, não poderá emitir um único som. Uma palavra, um grito, um riso, e seus irmãos estarão condenados para sempre.

Filha da Floresta foi baseado no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm. Corri para lê-lo antes de ler o livro, para ter uma ideia do que esperar. Mas Juliet, apesar de ter utilizado alguns fatos da história, foi muito além. É incrível ver a Sorcha renunciando a tudo para salvar sua família. Ela tem uma força absurda. Precisa enfrentar situações bem difíceis, e não pode dividir seu segredo com ninguém.

Todas as personagens são muito bem trabalhadas. Inspiram amor ou ódio em nós. Os irmãos de Sorcha são fascinantes. Um deles vê o futuro; vários se preparam para seguir o caminho do pai, treinando para a guerra; outro quer entender e conhecer tudo no mundo. Outro deles se dedica secretamente a um treinamento... é considerado um intelectual. Uma família bem diferente.

Acho a capa linda, e ela seria perfeita se tivessem usado uma modelo mais parecida com a personagem. Filha da Floresta tem 607 páginas, e a leitura flui de um jeito que, quando a gente percebe, a história já terminou. Fiquei bem feliz por já ter o segundo volume da série em mãos, e não vejo a hora de iniciar a leitura. Deixo o book trailer para vocês, tem umas imagens lindas! *-*

"- Da escuridão do inverno surge a luz da primavera. Do sono do inverno vem a vida nova que chega com ela. Não podemos perder a esperança, não quando esta verdade da natureza nos é mostrada a cada ano."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/11/resenha-butterfly-filha-da-floresta.html
Michelli Prado 06/12/2013minha estante
Olá Ju!! Tudo bem??
Não li ainda nenhum livro que fala sobre fadas. Mais gostei da proposta, a capa é muito linda.
Gostei da resenha, ainda não conhecia esse livro, mas estou fugindo de séries por que tenho outras na frente e outras que necessito completar. Mas anotei na minha lista de futuras série a ler...
Bjuss?

Juh 06/12/2013minha estante
A capa é muito linda mesmo Ju.
Acho que ainda não li esse conto os seis cisnes do irmãos Grimm, mas eu adoro livros que se baseiam em outra história e que legal que a Juliet foi mais além.
Ainda não tinha visto falar na autora, mas fiquei super curiosa quanto a esse livro!!

Beijos!

Cris 07/12/2013minha estante
Vi este livro na Livraria e a capa é realmente lindaaa! Eu gosto de livros que usam florestas como cenário. E também adorei o Booktrailer, mas ainda não conhecia este livro. Mais de 600 páginas é muito hein?? A história tem que ser realmente boa! rsrsrs

Leilane 08/12/2013minha estante
Sempre achei esse livro muito instigante, mas nunca pensei em comprá-lo, agora estou realmente cogitando, mas vai para a lista dos que desejo, mas não ouso desejar de verdade no momento rs...
Amei a resenha!
Beijos

Isabel 08/01/2014minha estante
É uma pena que a editora brasileira resolveu publicar somente 3 livros de uma série que tem 6 livros. :(
Melhor ler a edição portuguesa.

rafacheca 21/07/2021

Livro incrível
Esse livro é maravilhoso e era exatamente o que eu estava precisando ler... Obrigada por me apresentar esse livro July (já pode tirar a faca do meu pescoço).
É um livro sobre aventura, sobre família, sobre amizade, amor, lealdade, sacrifício. É um livro que mostra que amar de verdade é estar disposta a dar 1000% de você. Não existe egoísmo no amor.
tUUDOOOOO

ai eu venci demaissss

que felicidade

rafacheca 21/07/2021minha estante
???

Isabella Serrano - @sededehistorias 03/03/2020

APENAS MARAVILHOSO
Virou preferido da vida!! Louca para ler a continuação! ?

Isabelle 09/10/2020

Me apaixonei por esse livro!

Escrita incrível, detalhista na medida certa e que te faz viajar para a Irlanda e imaginar toda aquela magia da natureza, que é uma forte aliada da nossa personagem principal.

Sorcha é a 7ª filha do 7º filho, uma menina peculiar, especial e que tinha o dom de curar, pois conhecia cada propriedade medicinal das plantas e flores.

Ela é a caçula de mais 6 irmãos, todos homens, e que acabam sendo amaldiçoados e transformados em cisnes. Sorcha é a única que pode salvá-los, partindo em uma longa, difícil e dolorosa jornada para quebrar a maldição e liberta-los.

wanna.nalin 03/08/2021

?????+??
Não existem palavras para descrever o quão bom é esse livro, desde o início você cria um vínculo com os personagens, sem falar nas experiências que a leitura te permite, pois essa história aborda dilemas humanos dentro desse contexto de fantasia, a própria autora fala sobre isso.

PS: Contém relato de abuso sexual (228-231)