1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Marcelo 04/12/2022

O último da Trilogia 1908..
O fim da Monarquia, e a Proclamação da República contados de uma forma impressionante. Laurentino desenvolve a história de uma maneira leve, mas super rica, com personagens super detalhados. 1889 parece tão distante, mas é muito mais próximo do que a gente imagina, e entender esse momento na história, explica muito o Brasil que vivemos hoje, Excelente leitura, que fecha a trilogia: 1808, 1822 e 1889.
amandafffdo 04/12/2022minha estante
Vou ter que ler essa trilogia também!

Marcelo 06/12/2022minha estante
Vai sim, coom certeza!

Canteli Marcio 27/11/2022

Finalizando a trilogia com chave de ouro
Muito bom acompanhar a história do Brasil com esse competente jornalista
10/10
#Recomendo

Mariane 14/11/2022

Pra fechar
Não tinha como ser diferente dos outros livros. 1889 continuou com uma narrativa fácil de ler e de compreender e já deixou saudades por não ter mais histórias...

Estefany 04/11/2022

História
Há vários meses eu terminei os outros dois livros dessa trilogia: 1808 e 1822. E, é claro, estava faltando começar e terminar de ler esse aqui. Primeiro tive de esperar o professor Saulo (ele que é o dono desse livro) terminar de ler, o que aconteceu em meados de maio, se não me falha a memória. Peguei então o livro em agosto ou setembro. Mas só comecei a ler em 30 de setembro.

Tenho que confessar que esse livro não me agradou tanto quanto os outros, o porquê disso foi eu ter começado essa leitura depois de ter ouvido muitas reclamações sobre não só essa trilogia, mas toda a obra do Laurentino Gomes. Como foi uma reclamação feita por duas pessoas que também entendem de história, e entre elas estava um homem que ponho fé na opinião, já comecei a leitura com, como dizem, "um pé atrás". As opiniões dos dois homens que falaram mal do livro (Bruno Garchagem e o outro eu esqueci o nome) ficaram tão grudadas na minha mente que quando eu estava lendo eu pude perceber onde estava um dos trechos que eles mal-falaram.

Também pude notar que eles estavam com a verdade, pelo menos quanto a escrita, pois não tenho autoridade para comentar sobre os fatos históricos. Um exemplo que tenho em mente é quando o autor está escrevendo sobre um xingamento que o Deodoro (posso estar confundindo o nome da pessoa) proferiu e que nos livros de história os historiadores ou põem um asterisco - ou algo parecido - para censurar a palavra ou simplesmente escrevem que o Deodoro xingou e o Laurentino vai lá e põe um "controvérsias à parte...". Que controvérsia há se todos os historiadores que ele citou apenas mudaram a forma de pôr o xingamento no papel? Além disso, eu senti que esse livro estava um tanto confuso, mas não posso afirmar que ele realmente estava assim, pois eu o li espaçadamente, o que me fas duvidar que eu que seja a culpada por essa sensação.
O que verdadeiramente me chamou a atenção nesse livro foi o fato do Imperador não ter dado atenção às pistas que apareciam de que um golpe aconteceria. Pelo contrário, um grupo de jovens soldados pronunciava injúrias contra o Império? O Imperador os perdoava!

No mais, é um bom livro.
Estefany 17/10/2023minha estante
Meu Deus, eu escrevi "fas" ao invés de "faz".
Ficarei atormentada para sempre em razão desse erro ortográfico.

Luh 06/10/2022

Uma aula de história sobre heróis esquecidos.
Finalizando a trilogia sobre o processo do Brasil para chegar a proclamação da República, esse livro retoma o reinado de Dom Pedro segundo, já iniciado no fim do segundo livro, porém agora pela visão de um imperador cansado e passivo às mudanças da nação.
Com a chegada de uma nova era, o Brasil era a única monarquia solidificada na América, mas aos poucos, ao perder apoio da Igreja, Exército e Senhores de escravos, esse pilar irá começar a ruir. O livro mostra acontecimentos ocultados das aulas de história, como o começo da luta republicana, antes mesmos do lançamento do seu manifesto em 1870, personagens que construíram a sua fundação, como o repórter Bocaiúva, o professor Benjamin Constant e a "mocidade militar".
Também mostra personagens da luta abolicionista ofuscados pela princesa Isabel, como Luís Gama, advogado que libertou centenas de escravizados perante o júri, Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, lideranças populares na luta contra a escravidão.
Os capítulos dedicados a Dom Pedro também causam uma simpatia ao leitor, além do papel de imperador mostrado nos livros, ele também era um intelectual, simpatizante das novas ideias e pró abolição.
Os últimos capítulos do livro retratam a República recém nascida e suas dificuldades, herdeira de um legado escravocrata e ignorante, lidaria com governos severos e excludentes da população, assim iniciando um país preconceituoso e focado no interesse de minorias ricas.

"A Lei Áurea abolia a escravidão, mas não o seu legado." Pág 228.

Kilmer 03/09/2022

O menos interessante dos livros de Laurentino
Talvez pelos acontecimentos históricos e pelo período em si eu não tenha gostado tanto da leitura. Em alguns momentos me senti bastante entediado e não atraído pelos fatos narrados

Thi Acrisio 02/09/2022

1889
O livro é incrível, a escrita do Laurentino é sempre boa, parece meu prof de história do ensino médio, Sdss...esse é o fechamento da trilogia, e olha, poderia ter uma sequência, era Vargas e tal... nossa história é muito rica, são tantas informações, tristezas, bizarrices e mudanças, que faz tudo ser sempre fantástico de ler, aprender e buscar mudar. O passado é isso, um instituto de aprendizagem para a mudança.

Debora 02/08/2022

Uma verdadeira aula de história!
Para quem gosta de história é um prato cheio de detalhes. Numa didática impressionante o livro vai contando a história de uma forma prática e interessante que te faz viajar no tempo e que incentiva a buscar mais informações sobre esse período da história. A cada capítulo, muitas curiosidades iam surgindo. Eu simplesmente amei esse livro.

Clana 02/08/2022

Aula de história
Laurentino Gomes disserta com lucidez sobre o declínio do Segundo Reinado, da Proclamação da República e sobre seus primeiros anos. Este assunto e frequentemente abordado com rapidez pelos livros de história, talvez renegando sua importância. Pelo contrário, estes períodos são essenciais para entender o Brasil de hoje. Corrupções e jogos de poder não são exclusivamente do século XXI.
Contudo, apesar da linguagem de fácil acesso e objetiva, a leitura se torna densa em certos capítulos devido a quantidade de nomes, datas e lugares. Ambos os dados são necessários, mas às vezes é preciso fechar o livro e respirar um pouco.

@tigloko 27/07/2022

Encerrando a trilogia e a qualidade continua alta
Não preciso me repetir. Tudo que disse do primeiro e segundo da trilogia pode ser aplicado aqui. Mesmo nível de detalhes, mesmo cuidado com as informações passadas e a leitura fluída como sempre.

Gostei da parte final, quando foca na transição da Monarquia para República. É um período que eu não sabia sobre os pormenores do que ocorreu para a queda do Dom Pedro II, os personagens envolvidos e as situações inesperadas.

Só achei que deveria focar mais no governo do imperador. Teve muito mais destaque para o fim do imperio do que para o longo reinado. Mas fora isso foi um excelente livro.

Celso 19/07/2022

Mais um excelente trabalho para fechar a trilogia
"1889" é mais um excelente trabalho de Laurentino Gomes, fechando a trilogia iniciada em "1808" e "1822". Recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre a história do Brasil (no caso deste livro, o declínio da monarquia e o surgimento dos movimentos republicanos).

Richard O. Silva 16/07/2022

Golpe em cima de Golpe
Assim como nos primeiros Livros (1808, 1822), Laurentino Gomes mantém a fórmula de narrativa com maestria,em um texto fluido e de fácil compreensão, sobre os personagens e fatos históricos que participaram de forma direta e indireta na proclamação e/ou golpe da República, não é de se admirar de onde foi herdado, os conchavos e esquemas que se perpetuam até hoje na política brasileira.

Gabriel 08/07/2022

A construção de uma República
Com "1889", Laurentino Gomes finaliza a trilogia iniciada por "1808" e "1822", sendo que, no referido volume, trata do fim da monarquia com a queda só Segundo reinado, a proclamação da República e os governos militares da República velha (República da espada).
Laurentino Gomes faz uma leitura excelente do acontecimento ao trazer as causas da queda da monarquia, ou seja, a abolição da escravidão em 1888, os descontentamentos da Igreja com a maçonaria e as insatisfações do exército após a guerra do Paraguai e como a mentalidade positivista penetrou em grupos republicanos mobilizadores do fim da monarquia.
A seguir, trata-se, basicamente, de como o golpe republicano foi operado, suas dificuldades e a formação de dois governos militares (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que tiveram de lidar com uma série de revoltas, tais como as duas revoltas da armada, guerra de Canudos, revolta de Canudos etc.
Uma leitura muito boa para queles que desejam compreender a história do Brasil com mais profundeza de detalhes.

Lipe 03/07/2022

O número 2 dos 3
Como sempre gostei muito da forma que Laurentino Gomes escreve e faz tudo ser fácil de se absorver e entender.

Confesso que eu sabia pouco sobre Dom Pedro II e me surpreendi com sua história de vida e seu lado intelectual, quase um nerd. Um personagem de fato muito interessante.

Passei a entender melhor como estava o clima quanto a abolição. Infelizmente o Brasil ainda se encontra refém do Agro, que naquela época andava de mãos dados com o império na escravidão.

Fiquei triste de perceber como o nosso país era deixado às moscas naquele tempo. Uma minoria "iluminada" comandava um mar de gente analfabeta e pobre.

Uma ótima leitura! Fico contente de ter concluído a trilogia.

Bruno.Vieira 07/05/2022

Fantástico
Finalizando a leitura da trilogia. Vale muito a pena ler, creio que é a melhor obra sobre esse período da nossa história. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.