1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Tuyl 21/08/2021

Laurentino - provavelmente pela sua formação de jornalista e não de historiador - sabe como ninguém recontar a nossa história! Seus livros são indispensáveis!!!

ffernandorl 19/08/2021

Brasil -> Parnaíba -> Alagoas -> Portugal
Com a mesma receita de sucesso de 1808 e 1822, Laurentino Gomes escreve 1889 com um texto leve e repleto de curiosidades. A obra consegue apresentar o panorama politico do Brasil antes e depois da fundação da república e ainda sim destacar os principais personagens como figuras humanas.
Fica o meu destaque para a questão da escravidão que tem grande impacto cultural e politico em toda a história do Brasil, e em dias atuais, e que tem seu merecido destaque em vários momentos da obra.

Adiel.Guimaraes 08/08/2021

Pra mim o melhor !!!!!
O caos dos primeiros anos da República fez crescer entre a elite civil a constatação de que era preciso afastar os militares da política o mais rapidamente possível. ?O militarismo, governo da espada pela espada, arruína as instituições militares?, escreveria o baiano Rui Barbosa. ?O militarismo está para o Exército como o fanatismo para a religião, como o charlatanismo para a ciência, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a realeza, como o demagogismo para a democracia, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu.?

Lindenberg 03/08/2021

História pode ser muito interessante.
Se você não gostava das aulas de História este livro pode mudar isso completamente, além de mostrar passagens interessantes e muito curiosas, a leitura é bem divertida. Acabei já querendo ler os outros livros da série.
Krishna.Nunes 03/08/2021minha estante
Eu li 1808 e 1822, são bons mesmo. Quero ler 1889.

Raphael Milão 23/07/2021

Com esse livro já consegue ter uma pequena noção de como a nossa república é uma porcaria, já se começou de forma errada e como diz o velha frase: "Pau nasce torto não se endireita"

Frazão 14/07/2021

Envolvente e esclarecedor
Mais uma vez o brilhantismo do autor reina, nos trazendo a vivenciar esse momento tão importante na nossa história. Os sentimentos e as necessidades da época afloram em nós junto a essa narrativa envolvente.

Injustiças cometidas, excessos e a queda da monarquia são assuntos que deveriam ser abordados nos cursos primários afim de que os erros cometidos jamais sejam repetidos e possamos caminhar como uma nação única em busca do bem comum.

Parabéns e obrigado por nos presentear com nossa história narrada e contada de forma simples e envolvente.

Rodrigo.Rodrigo 13/07/2021

Apesar da não participação do povo, a proclamação da República brasileira é um fato histórico fundamental para entendermos nossa história. Este livro traz de forma simples e de fácil entendimento seus principais atos e personalidades.

10/07/2021

Este livro é simplesmente incrível! A história da instauração da República contada simplesmente da melhor forma! E eu não imaginava quão violenta havia sido. Este livro não pode faltar na estante dos amantes da história história Brasil!

Gabby.Felix 29/06/2021

Excelente leitura para amantes de história
O livro é ótimo, linguagem clara, narra com muita objetividade os caminhos percorridos no fim da monarquia e início da República.
Recomendo

Biblioteca Chamma 27/06/2021

Leitura difícil, mas extremamente esclarecedora
Muito se entende sobre o governo atual brasileiro ao se ler essa obra. As atitudes e decisões por vezes confusas que vivenciamos nos dias de hoje se explicam desde o fatídico 15 de novembro de 1889, quando sem qualquer movimento popular instaurou-se a República, oficialmente proclamada 100 anos depois.
Uma leitura complicada de muitos personagens, sendo a maioria conhecida dos livros de história escolares, mas que nem de longe traz o verdadeiro e completo passado da derrubada da monarquia de Dom Pedro II.
O movimento abolicionista também é muito tratado e esse sim prende a atenção, mostrando que havia o interesse genuíno de muitos naquela época para uma verdadeira libertação, porém sem se ter a noção de que não existia estrutura e ausência de preconceitos para possibilitar aos negros seus devidos direitos como cidadãos.

_Du_ 16/06/2021

Melhor momento possível
Após ler algumas coisas sobre política, e os rumos em que o mundo está tomando, 1889 caiu como uma luva nessa trajetória. O fato da proclamação da República ter sido um Golpe Militar, até me era desconhecido! E como tudo aconteceu e as ações tomadas, prévia e posteriormente, deixa à pensar nas coisas que estamos vendo acontecer no Brasil de agora... E no que poderár vir a acontecer.

João Luiz 16/05/2021

No terceiro livro, dessa maravilhosa série, o jornalista Laurentino Gomes, nos traz um relato rico em detalhes sobre os acontecimentos finais da monarquia, e o inicio desastroso da República. Sempre muito criterioso sobre as fontes, o autor nos leva a viajar e imaginar como era o clima no Rio de Janeiro no fim do século XIX. Neste livro, o autor jogou os acontecimentos de forma atabalhoada, muito apegado a datas, achei o mais maçante da série. Sem dúvida essa trilogia foi encerrada de forma esplendorosa, para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o Brasil Império, esta série pode ser um excelente pontapé inicial.

Thiago.Moreira 07/05/2021

Sai a monarquia, entra a república
O autor fez um excelente trabalho bibliográfico como sempre. Porém achei a leitura um tanto arrastada apesar da escrita ser bastante acessível. O fato do autor trazer inúmeras curiosidades e "fofocas" torna o livro um pouco massante em algumas partes. Curti mais os livros 1808 e 1822.

Carlos Kelsen 25/04/2021

A história do Brasil...
O Autor, em mais uma obra, retrata a história do Brasil, nos levando ao momento da proclamação da República.

O mais incrível é identificar durante a leitura fatos ocorridos no passado, porém, que se transportam para o hoje, justificando algumas atitudes políticas e culturais do nosso povo e, principalmente, das nossas autoridades.

Vale a pena a leitura...

Como em alguns trechos da obra ocorre a citação de Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, que nasceu em Natal/RN, registro para o Autor que na nossa cidade temos um bairro em que as ruas foram ordenadas na sequência dos Presidentes da República, começando por Deodoro da Fonseca e finalizando por Hermes da Fonseca.