1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Lilian.Inoue 16/06/2023

República
Adorei este livro, o meu conhecimento sobre a proclamação da República era bem "5a série" e este livro me mostrou um lado bem diferente, não muito glamurosa, como pensei, no final do livro, até achei alguns pontos bem parecidos com os dias atuais!! Super recomendo!!

Brunabsss 06/06/2023

1889
Adorei esse como os outros dois, amo como as informações são transmitidas e amo como a escrita é muito boa e fluída, com certeza é um livro a ser adquirido.

Jorisdana 22/05/2023

Incrível, finalizando a série com chave de ouro.
Necessário para qualquer um que quiser entender melhor o Brasil.

A República só foi acontecer de verdade depois de 1984. Antes disso foi basicamente ditaduras republicanas que não envolviam o povo.
"A Campanha das Diretas que pôs fim a duas décadas de regime militar, abriu caminho para que a República pudesse, finalmente, incorporar o povo na construção de seu futuro. É dessa desafio que os brasileiros se encarregam atualmente."
Aleluia, arrepiei.
Gii.assis 22/05/2023minha estante
Ihaaaaaa

Christiane.Leite 02/05/2023

1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

Spy Books Brasil 24/03/2023

A história se repete?
É impossível não sair desta leitura, em 2023, com a sensação de que a história se repete e se repete e se repete... Na fundação da República, depois do Marechal Deodoro, fraco e doente, tivemos um ditador militar que encarnava o Salvador da Pátria. O Marechal de Ferro, Floriano Peixoto, era uma figura absolutamente autoritária, imprevisível, que fechou o Congresso e ameçou o STF inúmeras vezes e que ao término de seu mandato, se recusou a passar o cargo ao sucessor, Prudente de Morais, primeiro presidente civil da história do Brasil. Mais que isso: entregou o Palácio dos Arcos, então sede do governo, sem escrivaninhas nem cadeiras, com móveis destruídos a baioneta. Alguma semelhança com episódios recentes da história brasileira? Então pasmem com esta descrição, feita por Euclides da Cunha, acerca da figura de Floriano: "O herói, que foi um enigma para os seus contemporâneos pela circunstância claríssima de ser um excêntrico entre eles, será para a posteridade um problema insolúvel pela inópia completa de atos que justifiquem tão elevado renome. (...) Cresceu, prodigiosamente, à medida que prodigiosamente diminuiu a energia nacional. Subiu, sem se elevar — porque se lhe operara em torno uma depressão profunda. Destacou-se à frente de um país, sem avançar — porque era o Brasil quem recuava... (...) E foi assim — esquivo, indiferente e impassível — que ele penetrou na História." Sério, chega a ser assombroso!

Flávio 21/03/2023

Isso é um livro de História
Este é o terceiro livro da trilogia do Laurentino Gomes, comprei os três e ficarão na minha biblioteca como coleção e já adquiri os outros dois livros dele, Escravidão I e II. Nesta trilogia maravilhosa, os nossos "heróis" do tempo de escola são desnudados e descobrimos que não são tão heróis assim...

Karine.Godoy 19/03/2023

Necessário
Achei a trilogia excelente. Trouxe luz para muitas questões sobre o passado do país e, principalmente, sobre o presente. Recomendo fortemente!

Marcela.Nogueira 19/03/2023

1889
Como em muitos momentos da História do Brasil, a transição de regime político foi lenta e gradual. Contudo, também foi bastante conturbada. E novamente, o povo ficou à margem. Talvez por isso as leis brasileiras sejam como resfriado; precisa pegar pra funcionar. A população não participa do processo. Entretanto, hoje estamos melhor que há 100 anos. As mulheres e outras minorias podem votar, o voto é secreto, existem mecanismos de fiscalização e controle dos atos públicos, sem falar num poder Judiciário atuante. Certo, não é o regime político dos nossos sonhos. Mas, como bem concluiu o autor, "é desse desafio que os brasileiros se encarregam atualmente".

Caio 09/03/2023

1889
Muito bom ter acesso a história do seu país dessa forma ?mais leve?, eleva muito a nossa percepção, além do estudado na escola.

O três livros deveriam ser lido por todos os brasileiros, entender o porque do Brasil ter tantos problemas, iguais aos do século retrasado.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "1889" de Laurentino Gomes:

O livro "1889" de Laurentino Gomes, publicado em 2013, é uma obra de não-ficção que conta a história da Proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889. O autor apresenta um panorama histórico e político da época, além de detalhar os principais personagens envolvidos nesse evento que mudou o rumo do país.

O livro é dividido em quatro partes: "A festa do fim do mundo", que trata do clima político e social do Brasil no final do Império; "O rei está nu", que narra a crise da Monarquia e a ascensão de Deodoro da Fonseca; "O marechal e o professor", que descreve os primeiros anos do novo regime republicano; e "A corte despedaçada", que trata das disputas políticas no início da República.

O autor utiliza uma narrativa fluida e envolvente, mesclando fatos históricos e curiosidades sobre a vida cotidiana na época. Além disso, o livro conta com diversas ilustrações e fotografias da época, tornando a leitura ainda mais agradável.

Ao longo do livro, o autor apresenta os personagens-chave envolvidos no processo de transição para a República, incluindo Dom Pedro II, Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Benjamin Constant, entre outros. Laurentino Gomes analisa suas personalidades, ideologias e ações, mostrando como cada um deles contribuiu para a queda do Império e o surgimento da República.

O autor também discute os impactos da Proclamação da República na sociedade brasileira, incluindo o fim da escravidão e a busca por uma identidade nacional. Ele destaca as mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorreram durante a primeira década do novo regime, bem como as dificuldades enfrentadas pelo país nessa transição.

Em resumo, "1889" é um livro importante para entender um dos momentos mais marcantes da história brasileira. Laurentino Gomes apresenta de forma clara e objetiva os fatos que levaram à Proclamação da República e seus desdobramentos, tornando a leitura agradável e enriquecedora para todos os interessados em conhecer mais sobre a história do Brasil.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Guilherme.Oliveira 17/02/2023

Último da trilogia concluído com sucesso.
O livro é fácil de ser lido, além de ser bem objetivo.
A parte que trata do hino, bandeira e símbolos nacionais foi bem bacana.

Pedro Duarte 11/02/2023

Fechando a trilogia do Lautentino com mais um ótimo livro sobre história do Brasil, dessa vez sobre a Proclamação da República. Mantendo a boa didática dos outros livros, é possível conhecer melhor cada personagem que participou da Proclamação e a real história dos acontecimentos. Os livros explicam como o cenário político atual do Brasil é uma consequência histórica.

mariksj 10/01/2023

muito bom!
os outros dois livros (1808 e 1822) foram muito esclarecedores. e com 1889 não foi diferente. o segundo reinado é um tema que eu gosto muito, então meu interesse pelo livro dobrou.

extremamente informativo, direto e muito revelador. repito: o livro é leve de levar. muito bom mesmo.

recomendo toda a série!

Estefania 03/01/2023

Como os outros livros da trilogia, Florentino Gomes nos trás grandes informações do início do Brasil República de maneira simples e clara.

Marcos5813 18/12/2022

A coisa pública e vanguardas
Muito bom livro do Laurentino Gomes, o ultimo da sua trilogia sobre a História do Brasil, o primeiro, 1808, com a vinda da Corte Real Portuguesa as terras tupiniquins, fugida do exército de Napoleão Bonaparte. O segundo sobre a Independência do Brasil da Coroa Portuguesa em 1822, e findando com a Proclamação da República em 1889.

Novamente o autor faz um intenso estudo de narrativas e bibliografias que antecederam e sucederam o 15 de novembro de 1889. Novamente mostrando um novo quadro da História do Brasil nesses anos da passagem de um país colônia para república e tudo que implica de perdas e acontecimentos como as instituições que viraram ao largo sem representantes mais adequadas que figuras ilustres que efetivamente fizeram a história acontecer, um delas a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no Brasil, já indo tarde se comparado ao mundo, e o dito golpe militar, que antes fosse está de acordo com o pacto social dais ideias mais modernas, que a tomada do poder das mãos de um Imperador.

Mas aquiescendo aqui que apesar de todos os esforços dos iluministas e do seu tempo no Brasil, copiando aos termos a nação norte-americana, de traduzir liberdade, igualdade e fraternidade de ideais para a prática, o século XIX, ainda antes, como hoje, em pleno século XXI, confunde coisa pública com privada e mostra que no âmago das mudanças dos acontecimentos dá espaço as meneses das coisas críveis. Excelente leitura!