1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Maltos 24/04/2022

Reascendeu meu patriotismo
Ler o último livro da trilogia do Laurentino fez com que minha paixão pela história brasileira voltasse à tona. Hoje termino o livro com uma imensa vontade de ler vários clássicos brasileiros para aprender mais e mais sobre as décadas passadas.

Isa409 12/04/2022

Terceiro livro que li do autor e disparadamente esse foi o melhor de todos. Laurentino já começa o livro destacando a importância de estudar história para poder compreender o país. Achei ele mais objetivo que os outros (1808 e 1822), mas gostei muito dos três.

Sandrað· 08/04/2022

Esse é o terceiro da trilogia sobre a história do Brasil. Já havia lido 1808 e 1822 e ficado encantada com a escrita de Laurentino Gomes e com esse não foi diferente.
O livro é sobretudo sobre a transição do império para a república e, principalmente, sobre seus bastidores e curiosidades que pouca gente sabe. Além disso, a forma como o autor conta essas histórias informa de uma maneira atraente e simples, como se contasse uma história, o que torna tudo mais acessível. Recomendo!

Victor.Clarindo 13/03/2022

Mesma qualidade
Minha segunda leitura do Larentino, e a qualidade do Storytelling sobre os acontecimentos e personagens segue na mesma qualidade, estou gostando cada vez mais de estudar a história brasileira.

Helena.Merces 27/02/2022

"...pouca ordem, minguado progresso e nenhum amor."
Entre os três livros esse foi o que eu menos gostei, mas não por ter um conteúdo raso, na verdade os capítulos são maiores e mais cansativos, porém ainda assim é um livro muito bom e repleto de informações.

Nesse livro nos deparamos com o declínio do Império no Brasil e os passos até a proclamação da República.

Aqui temos inúmeras figuras históricas que tiveram papel vital no Golpe que levou à proclamação da República. Conseguimos entender como tudo funcionava e como a classe militar arquitetou a tirada no poder da mão da monarquia, deixando D. Pedro II sem espaço para lutar pelo seu Império. Apesar disso, grande parte da população brasileira continuava como antes da República ser proclamada: sem direitos, sem entender o cenário nacional da época e o que verdadeiramente estava ocorrendo com seu país.

O processo de tornar o Brasil uma República passou por guerras, rebeliões e muito derramamento de sangue, os novos líderes republicanos não trouxeram grandes melhorias para o país e gerou um grande prejuízo econômico.

Embora a Monarquia não mais tivesse no poder e não podia mais privilegiar os seus, a nova República agora fazia esse mesmo papel porém com novos privilegiados, deixando assim os mais necessitados nas mesmas condições anteriores, se não piores.

Aqui vemos também sobre a tardia abolição da escravidão no Brasil, como leis que deveriam por fim a isto não eram cumpridas e como mesmo após o fim da escravidão os ex escravos continuam em condições de miseria, à margem da sociedade e negados a terem as mínimas condições de vida e sobrevivência garantidas.

Acompanhar essa trilogia desde a chegada da família real portuguesa no Brasil até o Brasil se tornar uma República é bem interessante, nos ajuda a entender (ou não) algumas situações políticas/sociais do Brasil hoje.

Yuririn 11/02/2022

este livro acompanha até mais ou menos a eleição do Prudente de Morais e dá uma pitada sobre o governo militar no fim, mas da trilogia toda, talvez tenha sido o que eu menos gostei. A escrita continua muito boa, porém acho q as coisas mais polêmicas e cômicas ocorreram nas épocas anteriores hahaha. Apesar disso o livro é interessante, leve e explica sem parecer que está explicando. Dá pra lembrar de vários fatos da história brasileira então foi uma leitura válida e queria muito q o autor escrevesse mais livros pra me ajudar em história desse jeito hahaha. ;D

NathDuda 07/02/2022

Sinceramente me cansou muito tamanha extensão desnecessária, muita "analogia" desafortunada como a do início do livro. Ok, tem sim sua parte interessante como todo livro, mas sério, muita coisa foi colocada aqui para a famosa fala dos professores de redação "encher linguíça".
Fiquei satisfeita por aprender muita coisa, mas foi uma leitura de fato cansativa e desestimulante por tanta enrolação.

@adriana_ lerlivros 06/02/2022

???????????, ?????????!
???? ?? ???? ????? ?ó?,
? ??? ? ??? ?? ?????????
???? ?????? ? ????? ????

Dom Pedro d'Alcântara, me cativou, foi um homem muito culto, amante dos livros, um diplomata e pelo que se diz aqui, foi também um bom homem, sensível e pacato e respeitava a liberdade de expressão.
Foram 67 anos de monarquia, que ao final, estava desgastada, o próprio Dom Pedro II estava quase sem forças para continuar. Mas o fim desta história não deixa de ser triste para Dom Pedro, mesmo com essas previsões.
O terceiro reinado não era desejado.
O marido da princesa Isabel não era bem quisto. Era visto com desconfiança, por ser estrangeiro. E por outro lado a princesa Isabel era uma beata que colocava a igreja acima de tudo e era submissa ao seu marido Conde d'Eu, Gastão de Orleans.
Acreditavam que após a morte de Dom Pedro, quem governaria o país seria o Conde.

?1889 de Laurentino Gomes conta com grandes detalhes, como se deu a queda da monarquia no Brasil, através de um golpe e como surgiu a República e o seu caos.

Sobre a Queda;
Dias antes da família Real ser exilada, Dom Pedro II não dava importância às movimentações e confusões que aconteciam, dizia:?conheço os brasileiros, isso não vai dar em nada?.

Sobre a República:
O marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil, por voto inderero, renunciou no dia 23 de novembro de 1891 e morreu nove meses depois em agosto de 1892. Assumiu o vice presidente Floriano Peixoto, o ?Marechal de Ferro" tornou-se ditador, matou, exilou e prendeu todos os seus adversários.

?Como Deodoro renunciara ainda no primeiro ano de mandato, teoricamente caberia a Floriano convocar novas
eleições de imediato. O marechal ignorou solenemente a disposição constitucional e se manteve firme no cargo por mais três
anos.?

?O manifesto que o governo provisório divulgou naquela noite, assinado por Deodoro, anunciava que o Exército e a Armada tinham decretado a deposição da família imperial e o fim da Monarquia, mas em nenhum momento mencionava a palavra república. A consulta prometi-
da por Benjamin Constant aconteceria somente um século mais tarde. Em abril de 1993, ou seja, 103 anos após 15 de novembro de 1889, os brasileiros finalmente foram chamados a decidir em
plebiscito nacional se o Brasil deveria ser uma monarquia ou uma república.
Venceu a República.?

?Refletindo sobre essa leitura me vejo mergulhada em lamúrias lastinamando a nossa realidade política. Em como vivemos até hoje em padrões repetitivos e nocivos de comportamentos, há séculos. Em como a maioria da população vive mergulhada nas trevas da ignorância, perpetuando essa doença congênita que é a corrupção no nosso país, em prol dos interesses da elite.

Quando será que eu e vc faremos a diferença ?

Alguns motivos para a queda da monarquia:
?A questãoMilitar
?Resistência ao terceiro reinado.
?A corte de Dom Pedro II era famosa por ausência de festas

Tiago Souza 05/02/2022

Fechando com chave de ouro
Um livro que fecha a trilogia, que conta desde a chegada da monarquia no Brasil até a criação da república, e nesse meio grandes histórias de um país que trás até hoje marcas desse passado.
Sem dúvida uma trilogia que todos deveriam ler, pois ela nos mostra como surgia essa nação e de algum modo explica a mentalidade de seu povo até os tempos atuais.
Em todos os livros se encontra histórias cômicas, trágicas, de suspense, terror, enfim, na história do Brasil temos todos os tipos de histórias, por isso acredito ser uma obra tão grandiosa e gostosa de ler, pois além de contar fatos importantes da criação do nosso país, trás também histórias secundárias que intretem e prende o leitor, com uma linguagem simples, direta e rica em detalhes.

Natalia Fernandes 30/01/2022

Fim da Monarquia e início da República
Entre os três livros do Laurentino, o último foi o que menos me prendeu, senti que o autor não seguia uma linha do tempo bacana.

Após ler todo o acontecimento da queda da Monarquia e o início da República, triste ver como os militares ja lascaram o Brasil desde cedo, os republicanos vieram com propósitos de um Brasil melhor, mas só trouxe benefícios aos q ja tinha em seu cargo o histórico militar, alem da ditadura do Floriano, ou seja, a monarquia não estava tão ruim assim

Stuart.bookster 23/01/2022

1889, de Laurentino Gomes
Não levará nota máxima pelo meu ódio da república, mas merece demais. O livro é fundamental para que compreendamos a forma vil com a qual a república foi proclamada. Um golpe dado em nome do interesse de cafeicultores odiosos com a libertação dos escravos e a não indenização dos senhores. Além da conjuntura do enfraquecimento do poder moderador, o medo da manipulação da Princesa Dona Isabel por seu marido, Conde D'Eu. Diversos fatores que o livro retrata que nos fazem ter uma visão diferente acerca do golpe da proclamação, sobretudo retirando a visão fantasiosa que normalmente aprendemos nas escolas. Recomendo demais o slivros do Laurentino por serem tudo de bom!!!

Eduarda.Silva 21/01/2022

O melhor da trilogia!
Como dito no título, dentre os livros 1808, 1822 e 1889, o 1889 foi o que eu mais gostei, a leitura foi a mais fluída também.

Laurentino Gomes é muito detalhista, nesse livro, ele nos conta sobre o segundo reinado.

Além disso, comenta todos os principais pontos de 1889, o processo até chegar no Brasil República (inclusive, defende que a república foi um golpe militar), os abolicionistas, a reação dos barões do café ao proibir a escravidão, lei Áurea, século das luzes etc.

Tudo isso é muito detalhado e com uma linguagem simples de entender, recomendo muito!

Anotações de frases/informações que considerei importantes:

? De cada 100 brasileiros, somente 15 sabiam ler e escrever na época; (pág 65)

? O índice de analfabetismo entre negros e escravos recém libertos era superior a 99%; (pág 65)

? "O Brasil é o café, e o café é o negro!"; (pág 78)

? "Saí daí, cão, que te faço barão!"; (na pág 98 temos a origem dessa expressão popular)

? Maria Augusto Generoso Estrela, a primeira médica brasileira, obtendo seu diploma em Nova York.
Alessander.Oliveira 22/01/2022minha estante
Toda a trilogia é boa, mas eu gostei mais do 1808. ??????

Eduarda.Silva 22/01/2022minha estante
eu gostei de todos os livros também, ele escreve muito bem!

Jonas incrível 20/01/2022

Brasil histórico
A história brasileira é bem mais complexa do que a gente aprende na escolinha. Cheia de monarquia, de golpes e acontecimento estranhos, pessoas importantes e outra nem tanto, mas que contribuiram para o Brasil atual. É um pouco triste saber que desde os tempos do império, estamos sempre cometendo os mesmos erros, isso é consequência de uma população pouco instruída e sem curiosidade sobre o passado tão rico do nosso Brasil. Nosso país tem história! Pode não ser uma das melhores, mas nós temos um passado que deve ser estudado e refletido.

Natasha 18/01/2022

Uma verdadeira aula de história, mostrando as facetas políticas do Brasil desde o Império até a primeira República civil.

Raysa Valéria 13/01/2022

As curiosas Origens República
Livro para refletir sobre as origens da república brasileira. Destaco as reviravoltas e golpes que muitas vezes eram desconhecidos politicamente por boa parte população, mas cujas consequências as atingiriam diretamente.
O livro também nos apresenta um brasileiro de grande fibra, Dom Pedro II, um intelectual, um pensador, líder com objetivos , pouco afeiçoado aos festejos e pai dedicado. Sem dúvida um personagem de nossa História, que sabia da potência que o Brasil poderia ser.